Navegação de Posts

A sequência de Nico Rosberg

(SÃO PAULO) Bom dia a todos! Não foram poucos os casos de pilotos que tinham potencial, mas só realmente se transformaram em realidade na Fórmula 1 após vencerem.

É como se uma vitória colocasse em um piloto uma energia extra e uma crença em suas próprias qualidades. Não tenho dúvidas que o triunfo de Nico Rosberg na China irá fortalecê-lo.

Apesar de parecer uma corrida fácil, pois em nenhum momento o alemão foi confrontado na pista, seu carro não era uma máquina dez vezes mais veloz que a dos rivais. Nada disso. Rosberg foi eficiente. Cumpriu o que a estratégia da Mercedes exigiu que desempenhasse e o fez com enorme qualidade.

Rosberg sempre foi capaz. Em seu primeiro ano na GP2 (o primeiro da categoria, no caso) foi campeão em um ano muito sólido. Aprendeu demais em seus primeiros anos na F-1, em uma Williams já decadente.

Quando chegou à Mercedes tinha a tarefa de dividir a garagem com Michael Schumacher, que retornava à F-1 após três anos parado. Dominou amplamente o compatriota no primeiro ano e venceu com vantagem menor no segundo. Nas duas primeiras etapas deste ano, ficou para trás de Michael nos treinos de classificação.

Em Xangai, Nico resolveu mudar essa história. Fez uma volta incrível no sábado e coroou seu fim de semana com a primeira vitória. Um momento importante para ele, sem dúvida alguma.

Quando ele fez a pole, confesso que não acreditava que venceria, apesar das boas chances que tinha por largar na frente. Ainda não o achava 100% confiável. Com a vitória na China, Nico prova para mim, para todos e para ele mesmo que é capaz de vencer. E quando isso acontece, é impossível não haver um salto de qualidade em sua pilotagem.

Aonde Rosberg pode chegar agora na F-1?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Reiaugusto02

    Será o próximo novo campeão….

  • MGKC

    FMotta, não duvido das qualidades de Nico, já visíveis desde os tempos de Williams, como citou. Entretanto, dois fatores ajudaram demais na conquista. Primeiro o erro com Schumacher nos boxes, que tirou o alemão da prova. Tinha chances tanto quanto de roubar a cena. E depois Button, esse, que fatalmente, roubaria a cena. Por isso achei válida a vitória e acredito que isso o faça acreditar mais nas possibilidades futuras, mas, esse campeonato está muito louco. Assim como Perez era a sensação da Malásia (2º), na China, o deixou de ser (11º). Portanto, acho que a pergunta deveria ser: Quem vencerá a próxima?

    https://www.facebook.com/MGKartClube

  • Jackson

    Acho que o velho Schumi ainda vai desbancar ele
    este ano.

  • Alcides Neto

    Com o retrospecto da Mercedes nas duas primeiras corridas, tbm ñ esperava que o Rosberg ganhasse essa corrida.

  • Robson

    Foi uma vitória isolada, pode até ser que ele venha beliscar alguns pódios, mas dependerá da qualidade do carro para a temporada. Esse ano é da Mclaren sem dúvida….está escrito

  • Anderson Ramos

    Seria muito bom o Nico Rosberg chegar a um titulo da Fórmula 1, pois talento não falta, 111 GPs com 26 anos na F1, não é para qualquer um, se comparar ao Bruno Senna….da para ver a diferença que isso faz.

    É sempre legal ver um novo campeão na categoria….Acelera garoto.

  • Fidelrsantos

    Tb.acho que foi uma vitoria isolada não acredito que ele volte a vencer outra vez esse ano…igual o sergio perez falaram tanto dele por causa do segundo lugar e cadê na gp da china chegou em 11º lugar então em um circuito como o da china se ele fosse bom mesmo teria pelo menos entrado na zona de pontuação…

  • Alisson

    Sendo uma vitória isolada ou não, atualmente não é pra qualquer um vencer um GP na F1.

  • Eduardo Schmidt

    Acho que ele não tem carro pra chegar a brigar pelo título…porém fatalmente terá mais vitórias nessa temporada, acho que ele ficará posicionado entre as RBR’s…

    • Eduardo Schmidt

      Acho que ele vence mais uma ou duas provas nesse ano…

    • Lopes75

      As provas de Monza e Spa são muito rápidas e boas para os carros da Mercedes

  • Massa

    Felipe Motta, desde que o Nico começou na F1 achei que ele iria ser um grande piloto. Passou por equipes médias e sempre mostrou algum serviço e de boa qualidade. Um piloto vencer depois de 111 GPs é realmente uma glória e isso pode sim levá-lo a ter uma motivação extra pois agora ele sente que pode. O problema dele é que ele nunca tinha um carro bom o bastante pra vencer, mas já mostrou em muitas oportunidades que tem consistência e personalidade pois foi para a Mercedes junto com o Shummi e nos dois anos juntos sempre foi melhor e não se intimidou com a presença do multi campeão. Se o carro da Mercedes continuar a evoluir e ter confiabilidade, certamente ele irá dar muito trabalho e deve aparecer mais vezes no pódio. Ainda bem que ele herdou do pai os bons ensinamentos e a gana de vencer pois o pai foi um “Leão” como o chamavam e travou sensacionais disputas com Piquet e Senna.

  • Alexandre

    Uma vitória. Ainda acho pouco para falar alguma coisa dele. Acredito que o piloto que pode levar a Mercedes a brigar ainda seja o Schumacher. Não vejo o Nico Rosberg como o grande piloto ainda. Pode vir a ser, mas ainda não é. Penso que com um grande carro nas mãos poderá brigar por mais vitórias e quem sabe até pelo título depois da aposentadoria definitiva de Michael Schumacher. Antes, deve ser o escudeiro do alemão maior nesse ano e no ano que vem. Devemos lembrar que Schumacher teve azar na última corrida, pois caiu fora no início da prova e poderia ter incomodado mais seu companheiro de equipe no fim, por ter mais experiência, ser um grande estrategista e acima de tudo, ser o Schumacher. Ninguém é sete vezes campeão do mundo por acidente.

    • Wagner Pereira

      Concordo !!

  • http://www.facebook.com/ILUSTRADORANDRE Andre Miranda

    Eu acho e sempre achei que Rosberg dirige melhor que Hamilton.

    • Wagner Pereira

      O resto do ano está aí para definir quem é melhor !! Se bem que todo mundo usa o Hamilton quando vão apontar o talento de alguém … isso que é legal, ser bem lembrado.

      • http://www.facebook.com/ILUSTRADORANDRE Andre Miranda

        Alonso dirige melhor que Hamilton, ah o Button tb! e tem o Raikonen! Putz ia esqueçendo o Vettel….

  • Newtonvelloso

    O Bruno Senna, parece a Apollo 13. Se não for para contar o que de ruim aconteceu com ele, não é noticia. Engraçado né, pois logo, que assinou o contrato com a Willians, marretaram bastante o cara, na primeira corrida, tinha lista de marreteiros para detonar o piloto. Mas, de duas corridas para cá, não se ouve falar no cara, estranho não é mesmo.

  • Sergio Muller

    No momento ele anda mais que o Schumy ou muito próximos…e ele está tentando provar algo, coisa que o Schumacher não precisa, por isso arrisca mais e é mais rápido. Pode disputar o título este ano!!

  • http://twitter.com/marcelofeitoza Marcelo Feitoza

    Há um detalhe que a maioria das pessoas não estão levando em conta.
    Ele, de fato, fez uma volta impecável e uma corrida estratégicamente perfeita, mas, só fez a pole por pura sorte, a mesma sorte que levou o Koba pra frente.
    Ambos fizeram a volta com certa condição do vento. O vento mudou e todo mundo que veio atrás não teve a mínima condição de competir. Tanto o é que, ainda faltando 6 minutos para o fim do Q3, a câmera focou o Rosberg já sem capacete e de boné porque ele já sabia que ninguém conseguiria alcançá-lo.

    • Antonio Carlos

      Sorte de 1 décimo de segundo vá lá, agora sorte de meio segundo sobre o segundo colocado é sorte demais. Aí não foi nem vento, foi um vendaval que soprou atrás do carro dele e contra os outros. Se fosse o Vettel, era gênio. Idem Hamilton, Button e Alonso. Agora, como é o Rosberg, creditam à sorte. Pode ter tido até um pouquinho dela, mas a volta foi perfeita, o melhor nos 3 setores e duvido que ventou igual em todos eles, já que em algum momento você tem que mudar a mão de direção e o vento estaria fatalmente contra. Então, menos, menos. Vamos dar crédito a quem merece. O único sortudo da Fórmula 1 é o Massa que ganha 5 milhões de euros para fazer o monte de presepadas que faz. Qualquer equipe decente já teria dispensado o piloto há muito tempo. Deve ter um padrinho muito forte na Ferrari, ou deve ser agradecimento pelos títulos ganhos que ele perdeu. Desculpe, ia esquecendo de perguntar – cadê o Perez? Cadê o novo gênio da Fórmula 1? De novo e de novo, menos, menos… mais regularidade e menos publicidade, menos oba-oba…

  • http://twitter.com/marcelofeitoza Marcelo Feitoza

    Por sinal, isso não diminui em nada o feito dele, diga-se.
    Mas é preciso ser justo sempre.
    É cedo para achar que ele de uma corrida pra outra se tornou um outro piloto.
    A tendência {TENDÊNCIA} é uma evolução porque a pressão diminui e ele se percebeu capaz, mas isso só o tempo dirá…
    Muitos disseram que o Vettel era um gênio.
    O Alonso certa vez disse: “é preciso vê-lo em um carro comum porque na RBR é fácil.” “Com carro ruim, ninguém é mais veloz que o Hamilton”, setenciou, mais uma vez, o espanhol que sabe que, em condições adversas é ele, Alonso, o maior da atualidade.
    Não deu outra: o carro deste ano na RBR nem ruim é, apenas não é de outro planeta, e ele está tomando pau até do Webber.
    É preciso cautela sempre para analisar um piloto…
    Bruno Senna foi de supremo à besta em 15 dias, e só agora, com calma, tem mostrado evolução…

    • Valter Smiths

      Concordo, com vc. Mas quanto ao q vc escreveu “Com carro ruim, ninguém é mais veloz que o Hamilton”, setenciou, mais uma vez, o espanhol que sabe que, em condições adversas é ele, Alonso, o maior da atualidade “. O Alonso elogiou ou meteu o pau no HAminlton ?
      PErgunto isso pq vc termina o texto colocando Alonso com ” o maior na atualidade”, então há discordância com a frase citando o lewis, pq se ele é o mais veloz com carros ruins, imagina com carro bom.
      Mas concordo com vc, também acho Alonso a melhor piloto, apesar de nã gstar dele e da farrari, e depois vem o Hamilton.

  • Fernando Cruz

    Há 30 anos o pai venceu o primeiro GP no ano em que foi também campeão. Seria bonito o filho fazer agora o mesmo. Em 1982 só os acidentes de Gilles Villeneuve e Didier Pironi deram o título ao pai, pode ser que o filho seja campeão este ano sem precisar dos azares de ninguém. Parece ter carro para ganhar muito mais corridas do que o pai ganhou no ano em que foi campeão. Pode ser que Hamilton e Button tirem pontos um ao outro, mais do que aqueles que Schumacher vai tirar a Rosberg. Mesmo que ainda ganhe uma ou outra corrida, não me parece que aos 43 anos o veterano hepta-campeão vai conseguir lutar pelo título de igual para igual com os mais jovens, até porque já começa atrasado, devido a uma série de azares…

  • Osmardelmaschio

    Se a Mercedes continuar assim, Shumacher é o nome e não Nico !

  • Evandro

    Eles tem que agradecer ao Norbert Haug e o Ross Brawn,por ainda estarem na Mercedes.

  • Marcus

    Sinceramente, ele apenas ganhou pq o Hamilton perdeu 5 posições pela troca de câmbio. Duvido que ele conseguiria segurar o inglês, mas, enfim, como “se” não ganha nem par ou ímpar…

  • Macaco culto

    Não tem sequência nenhuma, Rosberg vai precisar de outras 100 corridas pra conseguir alguma coisa. Hamilton não tem jeito mesmo, ele vai entregar o campeonato para o Button. Alonso apanhou do Maldonado e Senna vai evoluir mais.

  • José Luis – Jundiaí

    Acho uma vitória do acaso, como a vitória do Alonso na confusa corrida da Malásia. Pode até ter outra vitória na temporada, mas não vai disputar o título, que para mim estará entre Vettel, Button e Hamilton, sendo que os dois primeiros com mais chances. Abç.

  • Carlos Henrique

    E é bom não esquecer que lá tem um certo Schumacher cuja bagagem certamente é responsável pelo desenvolvimento da flecha de prata.

  • Mauricio

    É simples no Nico somente ganhou por sorte do destino , primeiro o Hamilton perdeu cinco posições , segundo Button teve o erro da equipe nos box , terceiro se o mecânico não erra com o Schumacher dúvido que não iam pedir para o Nico dar passagem para ele vencer , status . noticiarios dizendo ele voltou , formidavel e assim vai para se vender jornais e explorar a mídia ao maximo ou vocês acham que a Mercedes ia perder essa boquinha.
    Enfim Nico deu sorte , apenas sorte , igual ao Alonso, campeonato tem tudo para Button ser Bi Campeão ao não ser Hamilton controlar seu temperamento e virar o jogo.
    Domingo tem mais e veremos já o que irá acontecer.

    Abraços,

  • Marcelo

    Se o Schumacher já deu show com carro inferior em pista que gosta como CAN/BEL/ITA em 2011, imagina com carro de ponta? Segura o homem agora com essa Mercedes evoluindo, já vi isso na Benetton e Ferrari por 3 vezes 96/03/06, lembrando que a FIA mudava o regulamento para FERRAR o domínio do alemão! Não adiantava NADA, Schumacher foi campeão em 03 e colocou a Ferrari na briga novamente em 06, não foi campeão nesse ano mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, colocou a equipe Ferrari no topo vencendo 7 corridas(e sem Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia a diferença). Se Kimi foi campeão em 07 muito é graças ao trabalho de Schumacher em 06, e se o alemão não se aposenta, ele seria o campeão em 07 dando o troco em Alonso. Melhor ainda, ia bater Lewis em 08 porque ia fazer mais pontos que Massa. A Ferrari nunca mais vai ter um piloto completíssimo como Schumacher, não foi a toa que R.Brawn chamou o homem pra correr na Mercedes. Os dois levam a coisa com mão de ferro, pediram troca no staff técnico e o carro deu um salto de performance logo no primeiro projeto agora com: Bob Bell(ex-Renault), Aldo Costa(ex-Ferrari), e Geoff Willis(ex-Red Bull).

    Onde esta o Rubinho agora, ele deu conselho ao Rosberg para sair da Mercedes porque tinha Schumacher lá, curiosamente semanas depois Nico admitiu que muita coisa que falavam na mídia contra Schumacher não batia. E Nico também admitiu que acreditava na mídia e fofocas, mas vendo como é trabalhar com Schumacher voltou atrás. Curiosamente, Keke Rosberg deu conselho a Nico não ir para a Ferrari enquanto Alonso estiver lá(esse é outro satanizado), melhor ficar do lado de Schumacher, como o mundo dá voltas.

    Melhor coisa foi o Nico vencer com Schummy tendo problemas no boxes, assim não tem como alguém vir com choradeira de velha “teoria da conspiração”.

    “Olha lá, que p…sacanagem! O carro Mercedes é totalmente feito para o estilo de pilotagem do Schumacher, enquanto isso o pobre Rosberg quebra na AUS, e tem roda solta no boxes na CHN, assim é muito fácil Schumacher vencer”.

    Pois é, só que aconteceu justamente o contrário, nem por isso o velho alemão esta disparando contra a equipe ou CHORAMINGANDO na mídia dizendo que Nico esta sendo favorecido.

    Schumacher esta fazendo o que Rubens NUNCA ADMITIU NA VIDA, em 2010/11 reconheceu e elogiou o trabalho de Rosberg. O velho alemão foi melhor que Nico na AUS e MAL, embora só tenha marcado 1 ponto. Na China os dois estavam bem, mostrando que o carro era bom para os dois pilotos. O carro pode até ter dificuldades em temperaturas mais elevada, mas não dá para duvidar de Schumacher e R.Brawn, eles estão fazendo o mesmo que fizeram na Benetton e Ferrari. Começaram vindo de trás com resultados medianos, pra brigar com as grandes equipes. Observe que a Mercedes esta muito a frente de Ferrari, e briga pau a pau com RBR. Falta um pouco de sorte com Schumacher, mas ele não vai desistir. Ainda mais o carro mostrando evolução!

    Um piloto aos 43 anos fazendo todo trabalho de desenvolvimento nom carro é um caso inédito na Formula 1 moderna! Agora cada pole, pódio e vitória vai ter um valor maior.

    E pra quem diz que Schumacher venceu com o melhor carro, lembre como ele começou na Benetton e depois Ferrari, ele veio lá de trás. Se chegou aos títulos foi trabalhando no carro, e não se transferindo para a melhor equipe da época. Senna pra ser campeão em 88 teve que fazer isso, saiu de uma equipe Lotus que não chegou ao título, para correr na melhor equipe da época, a Mclaren que já dominava entrea 1984 e 1986. Senna foi tricampeão com um carro desenvolvido emprestado por Prost-Murray-Nichols.

    Esses detalhes ninguém lembram…ainda pra bater Prost em 88 teve que depender de regulamento de descartes, pra ser bicampeão teve que jogar o carro em cima de Prost, e pra ser tricampeão pegou uma equipe Williams que só quebrava. Fora Mansell e a equipe que errava muito. E Senna entre 90/91/92 dependeu muito da ajuda de Berger. Tanto que teve que dar a vitória ao austríaco no JPN 91. Não teve nada de gentileza, R.Dennis entrou no rádio e MANDOU Senna entregar a vitória a Berger, todos na Mclaren sabem que Berger ajudou muito. Ficar sem vencer uma corrida ia ser um grande ato de EGOÍSMO. O curioso é que Senna sequer lembrou disso, teve que R.Dennis entrar no rádio para ele se lembrar que Berger existia.