Navegação de Posts

Alonso e Piquet juntos mais uma vez

(SÃO PAULO) O que era esperado foi confirmado hoje. A Renault anunciou Fernando Alonso e Nelsinho Piquet como seus pilotos em 2009. Estou tentando contactá-lo. Aguardem.

*** (atualizado às 15:51) Depois de ligar algumas vezes para celular de Nelsinho Piquet, entro em contato com sua assessoria. O brasileiro está em viagem de retorno à Inglaterra. O contato só será possível amanhã.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Leonardo Soares

    Merecida a renovação do Piquet, com um carro melhor e mais rodagem ele tem uma boa chance de mostrar qualidade. Se ele conseguir desempenho próximo ao Alonso no próximo ano, tipo ficar 30% das classificassões na frente e fazer pouco mais da metade dos pontos que o companheiro fizer, será uma temporada espetacular e de muita evolução pra ele. Só acho que o Nelsão, que entende tudo da coisa, devia fazer uma presença por lá e meter uma sombra na equipe…

  • http://bestlap.com.br FEB

    o piquezinho é o companheiro de equipe dos sonhos de qquer piloto de f1… :-S

  • http://www.myspace.com/depalmeira Dé Palmeira

    O Renato Maurício Prado do O Globo já tinha dado essa notícia na segunda feira. Disse ainda que no contrato de Piquet com a Renault existem cláusulas que prevêem recisão em caso de desempenho abaixo do esperado.

    Não sei se gostei de ver Nelson e Alonso juntos novamente. O espanhol é o verdadeiro dono do time e não haverá muito espaço pra que o brasileiro cresça dentro da equipe.

    Se esse ano já foi difícil pra ele temo que em 2009 com regulamento novo e novas tecnologias seja ainda mais traumático pro Piquet e que isso o queime de vez na F1.

    Ainda que só o tempo venha a confirmar isso tudo uma coisa é certa, Nelson Piquet vai ter que fazer jus ao nome e andar muito na próxima temporada.

    Esse ano ele tomou um vareio do Alonso e não conseguiu se qualificar uma vez sequer à frente do seu companheiro.

    Além disso a própria postura dele nos áudios que pudemos ouvir aqui nesse blog a partir do meio da temporada era de uma cara muito desanimado sem brilho e sem esboçar nenhuma competividade.

    Seu carro foi o que mais evoluiu no final do campeonato e mesmo assim sua performance não correspondeu, ao passo que Alonso foi o piloto que mais ganhou pontos nas últimas corridas.

    Eu sei que é injusta a comparação de um Bi-Campeão com um novato mas a vida não é justa mesmo e no mundo da F1 menos ainda.

    Desejo sorte ao Piquet no ano que vem, espero que ele tenha mais gana de vencer, seja mais agressivo e mostre do que ele é feito.

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    É divertido!!!

    Onde anda o Henry?

    Ele poderia ajudar com os números.

    Mas mesmo assim:

    Alonso, é de longe o melhor piloto, e já veterano, assim a comparação não sobrevive.

    A Renault foi apenas um carro mediano quanto muito.

    E Piquet, ao que parece, nesse ponto peço ajuda ao henry, pontuou muito, na condição de estreante em carro meia boca.

    É realmente divertido, parece que o filho paga pelo mesmo pecado do pai, não liga muito para marketing pessoal, e não faz mesuras na Rede Globo, a dona, quer queiramos ou não do produto Fórmula 1 nesse grande país tupiniquim.

    Assim, sem dúvida, o tal do Senninha, que nem estrepou, será desde já, melhor, e vai aparecer em todas as manchetes.

    Incrível, só faltou dizer que sua renovação é imposição de Alonso.

  • Malu Mello

    Tomara que o Nelson faça uma temporada mais constante em 2009

  • Sílvio D Oliveira

    Olá para todos!

    Eu acho que o Piquezinho saiu perdendo e a Renault também………………Lucas de Grassi era a melhor opção para o time francês, no ano que vem será mais um 18 x 0 nas classificações……………e isso vai queimar o Piquet Jr.

    O que não é poder dos bastidores, segundo dizem por aí………………O Nelsão pediu para o Bernie intervir junto ao Briatore e a Renault para manter o seu filho, nda contra essa atitude de pai para filho, mas se o seu filho não virá o jogo em relação ao desempemho fica a pé em 2010 ou até mesmo no meio da temporada que vem.

    Agora é esperar e ver o que vai rolar.

    Abraços!

  • http://bestlap.com.br FEB

    eu sinceramente acho que não teve tanta intervenção assim.

    Pelo o que eu lí a renault não gostaria de ter um novato pelo terceiro ano seguido (kova, piquet) então resolveu dar mais uma chance para o piquezinho.

    De qualquer forma o rendimento dele melhorará muito o ano que vem se ele conseguir manter o carro na pista.

    []‘s

  • Ricardo

    Ola Felipe !!

    Parabens pelo seu trabalho, estou ansioso pra ver o que vc preparou pra gente pra esse final de temporada…

    Gostaria muito de ver o final da narração do TEO JOSE no GP Brasil, vou tem como postar ou onde posso encontrar ??

    Abraço a todos

  • Milton Bin

    “Eu sei que é injusta a comparação de um Bi-Campeão com um novato mas a vida não é justa mesmo e no mundo da F1 menos ainda”

    Se é para falar em justiça: considerando que Hamilton, em seu ano de estréia, botou o Alonso no bolso, pode-se chegar às seguintes conclusões:
    1- O Hamilton é muito bom (e incomparevelmente melhor que o Nelsinho)
    2- O Nelsinho não é nenhuma Brastemp. Mediano talvez seja uma avaliação otimista (a próxima temporada mostrará)

    Para os fãs de F1 e para o campeonato seria muito mais interessante um companheiro para Alonso também em condições de ganhar corridas.

    É claro que o Príncipe das Lamúrias pensa diferente e está muito feliz com a permanência do Piquezito.

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Grande Milton Bin

    Nem passei perto de conceitos de justiça, nenhuma filosofia, nenhum delírio.

    Agora quanto à suas premissas, especialmente a maior, Hamilton estreou junto com Alonso, é verdade, embora discorde do “botou no bolso”, não sou muito afeto ao termo,mas ainda temos um probleminha:

    Na premissa menor, Piquet, embora tenha também estreado junto com Alonso, parece que Renault e MacLaren não seriam bem iguais para termos de comparação.

    De resto, continuo no meu ponto de vista, um leve e nada perceptível, por óbvio, problema de marketing, afinal Piquets não combinam com Rede Globo, o que nesse nnosso peculiar país é condição quase que marginal.

    Ou estarei sendo “injusto”?

    Sabe-se lá qual o significado de justiça, também é verdade, essa dúvida sem passarmos por tertúlias homéricas sobre filosofia.

    Apenas, repito, é só uma questão de verificar os números do estreante, e comparar com outros, nesse aspecto continuo sentindo falta de Henry e seus números.

    Saudações!

  • Henry

    @Luiz Alfredo,
    Estava num cliente e bem que eu estava louco para acessar o DF mas ia parecer que eu era DF addicted (só parecer…)

    Os 2 estreantes da temporada foram Nelson Ângelo Piquet: 19 pontos (melhor pontuação no ano de estréia para um brasileiro) e Sébastien Bourdais: 4 pontos.

    Dos pilotos em atividade, o piloto com mais pontos é Fernando Alonso, 551 pontos acumulados em 7 anos de atividade (já é o 4o. maior pontuador de TODOS OS TEMPOS, atrás apenas de Schumi, Prost e Senna).

    1abraço

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Grande Henry

    Agora posso respirar aliviado

    Eu sei que li aqui ou ali, umas comparações feitas com Piquet e outros estreantes, até de outras temporadas, e ele não estava mal posicionado.

  • Henry

    @Luiz

    Acho que você se refere a este ranking dos pilotos brasileiros, onde NELSON ÂNGELO já é o sétimo de todos os tempos:

    Pos Piloto Pontos [Corridas] (Ano de Estréia)
    01 Ayrton Senna 614 [162] (1984)
    02 Rubens Barrichello 530 [270] (1993)
    03 Nelson Piquet 485.5 [207] (1978)
    04 Felipe Massa 298 [106] (2002)
    05 Emerson Fittipaldi 281 [149] (1970)
    06 José Carlos Pace 58 [73] (1972)
    07 NELSON ÃNGELO PIQUET 19 [18] (2008)
    08 Roberto Moreno 15 [75] (1982)
    09 Cristiano da Matta 13 [28] (2003)
    10 Christian Fittipaldi 12 [43] (1992)
    11 Mauricio Gugelmin 10 [80] (1988)
    12 Pedro Paulo Diniz 10 [99] (1995)
    13 Antonio Pizzonia 8 [20] (2003)
    14 Wilson Fittipaldi 3 [38] (1972)
    15 Ricardo Zonta 3 [67] (1999)
    16 Nano da Silva Ramos 2 [7] (1955)
    17 Chico Landi 1.5 [6] (1951)
    18 Chico Serra 1 [33] (1981)
    Luiz Pereira Bueno 0 [1] (1973)
    Fritz d’Orey 0 [3] (1959)
    Gino Bianco 0 [4] (1952)
    Ingo Hoffmann 0 [6] (1976)
    Luciano Burti 0 [15] (2000)
    Alex Ribeiro 0 [20] (1976)
    Tarso Marques 0 [26] (1996)
    Enrique Bernoldi 0 [29] (2001)
    Raul Boesel 0 [30] (1982)
    Ricardo Rosset 0 [33] (1996)

    1abraço

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Henry

    Sou teu devedor!

    Talvez agora, minhas observações iniciais façam sentido e mereçam atenção, embora não sejam da Rede Globo.

    E, quiçá, o pensar venha antes do falar por falar.

    Grato!

    Abraços!

  • Lauro Doria

    Não sejam tão crueis com o Globo e com a equipe do Gagá Bueno. Eles tanto tentaram absolver o Nelsinho que até enxergaram um toque que ele teria levado na traseira, depois da mais recente das barbeiragens do moço. Deve ter sido o Piloto X que bateu nele. LOL

    Quanto ao Senna sobrinho, não haverá milagres, nem da Globo, para transformá-lo em piloto vencedor. Duplo vice-campeonato na GP2 = piloto fraquinho para a F1. Vide caso recente do rapaz citado acima.

  • Henry

    Bom, eu concordo com o alerta do Dé Palmeira: “Eu sei que é injusta a comparação de um Bi-Campeão com um novato mas a vida não é justa mesmo e no mundo da F1 menos ainda.”

    Nos tempos da Fórmula 1 com 20 vagas, a concorrência chegou a um nível em que ninguém pode bobear. Nem o campeão Kimi e Felipe Massa podem facilitar com Vettel em franca ascensão.

    Outras observações: a estratégia da Renault 2008, com o equipamento que tinha, acabou sendo mais eficiente em termos de resultado (chegou à frente de Toyota, Red Bull, Toro Rosso, Williams e Honda) do que a McLaren de 2007.

    Também não acho que a qualidade de um piloto (Lewis) é automaticamente a falta de qualidade dos outros. E como já falei em outro comentário, o mérito de RON DENNIS no sucesso de Hamilton é de um tamanho gigantesco.

    O bi-campeão Alonso é o quarto pontuador de todos os tempos, tendo seu apogeu até o momento em plena era do hepta-campeão.

  • Henry

    Não sei porque essa marcação cerrada com os pilotos brasileiros: afora Vettel e Kubica, que já demonstraram serem especiais, está toda a nova geração no purgatório: Rosberg, Glock, Kovalainen, Nakajima, Bourdais, Sutil, além dos mais antigos Heidfeld, Trulli, Button, Fisichella e Webber.

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Eu fico meio fora de foco

    Acredito que fora Alonso, temos alguns candidatos a pilotos, Hamilton, Massa, e Raikkonen nessa ordem, e algumas promessas, Vettel, Kubica e Piquet, o resto preenche grid.

    Não tenho uma visão otimista, talvez com as modificações que virão, a necessidade de saber pilotar volte a figurar como condição para preencher vagas, por hora é só uma questão de business.

    Mas admito, é uma opinião de alguém que não se esmera em detalhes, e até evita conviver com dogmas.

    Agora essa visão de justiça, não faz parte de análises, quando muito pode pautar programas do tipo “Esta é a sua vida”, que difere e muito de esporte, competições e circos.

    Deixemos com Faustão aquela famosas frases, tanto no pessoal como no profissional, o que importa é se sabem pilotar, e a capacidade que possuam para enfrentar pressões.

    Quando a crônica esportiva caminha para esse lado, costuma produzir textos de dramalhões mexicanos.

    Volto a insistir, o público é muito maior, e diverso, do que sonham os que produzem novelas com canhestros atores como o são os pilotos.

  • http://www.myspace.com/depalmeira Dé Palmeira

    Bom, então foi a TV Globo quem tirou o Nelson da pista no Domingo passado? :-)

    A Globo não tem rigorosamente nada a ver com esse assunto. E posso afirmar que se tivesse, tanto Piquet (filho) quanto Senna (sobrinho) seriam (e são) excelentes produtos.

    Comparar pilotos de épocas distintas (e distantes) é um exercício nulo. Todos sabemos que os sistemas de pontuação são diferentes e mil outras variantes que nem vale a pena citar.

    Piquet (filho) é bom piloto mas precisa se cuidar e mostrar garra. Senão o tempo passa e aí já era.

  • Henry

    @Dé,
    Nunca vi o Nelson Ângelo como piloto tartaruga, como o qualificaram, mas ele terá que minimizar os erros (algo esperado de todos os pilotos) e evitar aqueles conflitos explícitos com a equipe – discordância de estratégia (se for o caso, não lave roupa suja em público).

    @Luiz Alfredo e Dé,
    Em contraste com o estado de espírito que às vezes atrapalha o Nelsinho, a tranqüiliade do Vettel até o momento chama a atenção. Naquela corrida de Monza, por exemplo, ele se portou como um veterano, mais à vontade do que Kubica no Canadá. E agora em Interlagos, ele ficou umas boas voltas em 2o. e passou o Hamilton com categoria.

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Caro Dé Palmeira

    Fórmula 1 é um produto Globo de produção, e Senna o melhor e mais bem acabado subproduto, dessa necessidade mercadológica.

    O que difere e muito de sua tentaiva de colocar como minha a afirmação de que a Globo tirou Piquet da pista, volte lá no texto, leia com calma, e verás que não passei sequer perto dessa tolice.

    Vamos combinar um a coisa, para o bem do papo, e a caminhada normal dos argumentos, evitando os delírios, e mantendo o foco, não vamos introduzir conceitos não emitidos.

    Volto a repetir, as pautas estão muito iguais, todos venderam a temporada de Piquet como se fracasso fosse, é só prestar a atenção.

    Volto a dizerr, até para não ser mal compreendido, o Piquet pai sempre ignorou essa necessidade de venda de imagem do piloto ideal, sempre disposto a dizer frases politicamente corretas, por essa razão essas repetidas frases, do tipo, o Nelson estava sem jeito, a cara não escondia o desalento, é de chorar, até pela simples razão que parte do princípio que nós consumidores de mídia somos tolos.

    È sobre isso que falava, e por essa razão pedi osa números para o Henry.

    Espero, quando citado, o ser pelo menos com respeito ao realmente expressado.

  • Douglas Fortes

    Alonso,dois anos,acabando- se com os rumores de vez da imprensa espanhola dele ir pra Ferrari.

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Henry

    Concordo, e por isso mesmo destaco o garoto.

  • http://www.myspace.com/depalmeira Dé Palmeira

    Ô Luis, eu fiz uma piada rapaz, veja lá no texto que coloco até um “:-)’ pra deixar isso claro.

    Eu não concordo com você quando você diz esse tipo de coisa. Pra TV Globo ter o Nelson e o Senna na mesma temporada seria mais do que bom. Imagina um dia ter os dois disputando um campeonato?? Com a decisão em interlagos? Quem não ia querer isso?

    O problema do Piquet (pai) é outro, ele nunca foi um cara muito diplomata e andou falando mal do Galvão Bueno em algumas entrevistas (procura no youtube).
    Já estava no final de carreira e o Galvão ficou chateado, Reginaldo também. Disse mais ou menos o que todos dizemos hoje.

    Nelson (filho) é totalmente diferente do pai nesse sentido. Esse inclusive foi embora do autódromo logo depois da largada quando o Renault do filho ficou na grama.

    Deixa a Tv Globo em paz. Cê tá parecendo o Leonel Brizola!! ;-) :-) (Bricadeira hein??)

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Grande Dé Palmeira

    (rindo muito: “mas bah tchê”!)

    E eu posso com ela?

    Apenas fico aqui, como diria o gaudério: “acoando em sombra de corvo”!

    Ou seja, trabalho inútil, do tipo “jogar água no espeto”!

    Abraços!

  • http://www.myspace.com/depalmeira Dé Palmeira

    Oi Henry, já disse e repito, acho que o Piquet é bom piloto mas precisa se cuidar muito.

    Quanto ao Vettel esse cara vai ser campeão em pouco tempo. Tá pilotando pra C… esbanjando confiança e muita segurança na tocada! Em Monza ninguém chegou perto dele.

    E quer saber o que eu acho? Piloto campeão a gente vê logo, o cara já chega dizendo ao que veio, não importa se o carro é mal projetado, se anda melhor com tanque cheio, com pneu macio etc… O alemão sentou num STR e mandou ver.

    Coloque-o no lugar do Kovalein pra você ver se o Hamilton não vai ter trabalho? O que faz a diferença é que ele tem gana de vencer.

  • Henry

    @Dé,
    Olha que o Kubica também não brinca em serviço…

    A única coisa é que a Fórmula 1 parece seguir num caminho que vai diminuindo gradativamente o percentual braço e aumentando o peso de outros fatores.

    As cartas voltam a ser embaralhadas em 2009 com os pneus slick, restrições aerodinâmicas e KERS e quem será que vai se sobressair nesse novo ambiente? O bom piloto? A equipe com maior capacidade de adaptação?

  • http://fontanablog.blogspot.com luiz alfredo motta fontana

    Caro henry

    A piada está pronta!

    Esse tal de KERS!

    Guardando energia!

    Cinética!

    Vai favorecer os enrustidos!

  • http://www.myspace.com/depalmeira Dé Palmeira

    Henry eu não sei, acho que o campeão vai ser exatamente o time que reúne todas essas qualidades, maior poder de adaptação & melhor piloto.

    Na verdade o KERS é que vai ser a grande incógnita, pneus sliks todo mundo sabe que é melhor do que esse raiado e as tais restrições aerodinâmicas pelo o que eu ouvi são bem-vindas porque com todos esses apêndices nos carros ficava muito difícil colar no carro da frente pra ultrapassar e sem eles talvez isso melhore.

    É, o Kubika não é bobo não.

  • Henry

    Felipe,
    Você deve estar bem cansado depois dessa maratona toda que culminou com o GP Brasil, mas, pense bem:

    No ano que vem:
    18/10 Brasil
    1/11 Abu Dhabi
    Nessa semana pós A

  • Cacá

    bom dia, pessoal!

    o melhor disso tudo é poder ficar lendo todos esse comentários hora concordando, hora discordandoe oytras vezes rindo a valer com vcs…rsrs

    mas uma das coisas que mais me chamou a atenção, mesmo sendo fora da esfera técnica e profissional, foi o fato de os carros não terem mais esses “apêndices” aerodinâmicos, pois assim os carros ficarão com aspecto mais limpo, mais bonitos, na minha modesta opinião, lembrando os carros de décadas passadas, onde podíamos ver que apenas eram (nessa ordem) pilotos, motores e “carenagem”…

    obs. os carros da Renalt, no início dessa temporada que acabou, me parecia o mais bonito pois quase não possuia nenhum desses apêndices, apenas aquela carenagem limpa…

    .. sei que isto não mostra o melhor desempenho que um carro pode apresentrar…

    … mas daqui, no meu cantinho do hospício, que agora volta a ficar um pouco mais calmo, o que eu quero mesmo ver é o desempenho dos pilotos… e não somente dos carros…

    … então de maneira bem grosseira até, quanto maior for a dificuldade dos pilotos na condução dessas máquinas maravilhosas, maior será o piloto…

    abraço Luiz Motta, Henry e Dé Palmeira, grande abraço a todos!

    Go Massa e go Piquet, go!!!

    Cacá

  • Querida

    Boa sorte ao Piquet!

  • Leonardo Soares

    Pessoal, acho muito difícil avaliar corretamente a temporada do Piquet sem sabermos até que ponto o carro dele era inferior ao do Alonso, e isso eles não vão nos contar. Quanto a postura dele, acho que se deixou abater e não reagiu. Foi irregular, teve momentos ótimos e outros bem ruins, mas isto é normal para um estreante, anormal foi o desempenho do Hamilton ano passado. Ví uma entrevista do Massa em que ele lembrou que a temporada de estréia dele não foi melhor que a do Piquet, inclusive ficou sem carro no ano seguinte, e agora tá aí…

    Torço muito para o Piquet, por ele e pelo pai, que foi um gênio na pista e um injustiçado fora dela, mas só torcida pode qualificar o Piquet como promessa, na F1 este ano ele não mostrou nada que possa colocá-lo nesta condição, por mais subjetiva que seja a avaliação disto. Espero que o ano que vem ele esteja mais tranquilo para merecer esta condição.

    O Hamilton, assim como o Alonso e agora o Vettel, são os pilotos excessão em minha opinião. Vejo um pouco abaixo o Kubica, o Massa e o Kimi. A favor do Massa o fato de que ele evolui ano a ano e seguindo nesse ritmo passará ao grupo de cima rapidamente.

    A globo quer produto, vive disso, e devem ter se escabelado bem mais do que a gente quando o Glock ficou pelo caminho pois o Massa não ter sido campeão deve representar pra eles alguns milhões a menos em anúncios para os GP’s no ano que vem. Com um brasileiro campeão, cresceria o interesse nacional no assunto e consequentemente o preço dos anúncios… o Massa é um bom produto porque amadureceu e lida bem com a imprensa, já o Nelson é, por enquanto, muito tímido e desconfiado, mas é um gurí, e deve se soltar.

    Alguém falou do Senna, que 2 temporadas como vice na GP2 = piloto fraco pra F1. Quero ver isso por outro lado: 2 temporadas como vice na GP2 com 4/5 anos de pilotagem é excelente. Sinceramente, não sei qual opção é a correta.

    Em minha opinião, o fato do ano é o Vettel, foi o piloto do ano e vai ser duro para os demais quando ele tiver um carro de ponta, espero que o Massa siga evoluindo e que Hamilton, Alonso e Kubica possam também fazer frente para o cara.

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Leonardo, concordo com tudo que foi escrito. Só acho que o desfecho como foi a temporada 2008, mudou pouco Massa como campeão ou vice. Tenho escutado que muitos se emocionaram e acharam a atitude do brasileiro após a corrida muito digna. Amanhã falarei sobre isso.

  • MP4-23

    Leonardo Vettel é uma grande piloto sim, aliás sou muito fan do garoto, mais temos que esperar um pouco, uma coisa é você pegar um campanheiro rocha como Fernando Alonso, Kimi e sair vitorioso, outra é você pegar um Sébastien Bourdais
    que mal conseguiu se adaptar ao carro e dar um cacete no cara.
    Eu to muito curioso pra ver essa dupla Webber e Vettel ano que vem. Eu vi uma declaração do Massa no linha de chegada que ia nesta mesma linha de raciocínio.
    Ano que vem vai ser o teste de verdade do garoto e ai Felipe o que você acha?