Navegação de Posts

As grandes polêmicas da F-1

(ZURIQUE) Ola pessoal, bom dia! Já estou na Suiça enquanto espero minha escala de 12 horas para seguir à Tailândia. Só depois parto para Cingapura. Eita viagem que não acaba.

Neste momento, em Paris, o Conselho Mundial está reunido sobre o escândalo de Cingapura/08. Conforme eu tinha prometido antes de viajar, gostaria de recordar momentos polêmicos da F-1. A batida proposital de Nelsinho na primeira corrida noturna na história da categoria fez com que uma longa discussão sobre “sacanagens” viesse à tona.

Evidentemente que julgamentos assim são bem pessoais. Aproveito para expor os meus.

JAPÃO, 1989:

Hoje acho que serei linchado, justamente por falar algo que é quase um sacrilégio no Brasil. Para mim a manobra de Alain Prost sobre Ayrton Senna não é tão deliberada quanto muitos apontam. Observando várias vezes, pode se perceber que o brasileiro, sempre ousado, tenta dar o bote no francês. Ou seja, fez a parte dele. Porém, Prost, que já começava a traçar sua curva, não abriu ao brasileiro. Também fez o que devia. Eles não vieram lado a lado durante toda a reta.

Penso que toda a discussão do episódio se deve ao fato de Senna ter voltado à prova, vencido e depois ter sido desclassificado. Esse é o ponto da discórdia. Mas de qualquer forma, vai lá o toque dos dois.

JAPÃO, 1990:

No ano seguinte, as peças mudaram de posição. Era Senna quem estava em vantagem. Os jornalistas que estavam presentes em Suzuka garantem que o brasileiro antes mesmo da largada já anunciava a batida por vingança. Se pensarmos a velocidade em que ambos estavam na primeira curva, foi uma temeridade. Uma das piores manobras por colocar em risco a vida dos dois.

AUSTRÁLIA, 1994:

A disputa entre Michael Schumacher e Damon Hill foi polêmica quase que toda. Porém, o capítulo final na Austrália foi uma piada, de tão mal feita. Hoje, vira motivo de riso. Schummy fica caçando o inglês na pista toda. Uma vergonha! Reparem que quando o alemão bate olha para direita, como quem busca a confirmação da “tragédia”.

JEREZ DE LA FRONTERA, 1997:

Schumacher ataca de novo. E se dá mal! Ao tentar bater em Villeneuve, sai da corrida. O canadense não. E leva o título.

ÁUSTRIA, 2002:

A troca de posições em Zeltweg em 2002 é inesquecível. Foi algo realmente triste para o esporte. Para mim, todas as pancadas são piores. Isso não significa que a mudança nas posições de Schumacher e Rubens Barrichello não me agrida como a todo o mundo. Lamentável!

MÔNACO, 2006:

Já disse que o que houve em Cingapura é incomparável. Mas a luta pela pole-position em Monte Carlo, em 2006, foi uma piada. Mais uma péssima atuação do canastrão Schummy. Ninguém caiu nessa meu amigo!

CINGAPURA, 2008:

O pior para mim. Chega ao trambique máximo. O acidente de Nelsinho além de colocar sua vida em risco, pôs o de todos os outros pilotos. Além dos espectadores. Isso que é inaceitável, como o de Senna em 1990. Para mim os dois acidentes mais perigosos.

Quanta mutretagem!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Leone

    Perfeito Motta…

    Foi um belo DOCUMENTÁRIO, parabéns.

    So que, se vc me permite, não quantifico nenhum deles… Todos são mutretas, nem a mais, nem a menos.

    Legalmente, so temos agora que saber, quais os motivos que levaram cada um deles, a fazer o que fizeram.

    Valeu, grande Motta.

  • Leone

    “Qual a diferença entre o caso de Nelsinho e esses outros citados acima?

    Eu vejo pelo menos 4: a primeira, é que nenhum deles tinha 22 anos quando se envolveu em situações desse tipo; a segunda, é que nenhum deles estava no seu ano de estréia; terceiro, nenhum estava submetido a um ASSÉDIO MORAL desse tipo; e, finalmente e mais importante, é que nenhum deles se arrependeu e denunciou com todas as letras o que aconteceu, o que certamente vai provocar uma mudança de comportamento em qualquer chefe de equipe quando estiver planejando alguma ação desse tipo para beneficiar sua equipe.

    Para concluir, Nelsinho errou ao aceitar, mas estava submetido a pressões que hoje a lei reconhece como grandes atenuantes. O responsável-mor é certamente o Sr. Briatore, e, ao denunciar o esquema, Nelsinho ajuda a F1 do futuro, na qual ele vai estar certamente.

    *Paulo Barreira Milet é consultor, empresário e Diretor da ESCHOLA.COM”

    Motta, tomei a liberdade de colocar o pensamento do Senhor Paulo, novamente… Achei bastante pertinente.

  • Blackbird

    “O acidente de Nelsinho além de colocar sua vida em risco, pôs o de todos os outros pilotos. Além dos espectadores. Isso que é inaceitável.”

    Este trecho é enfatizado por toda a impresa tupiniquim, de forma geral. O que me incomoda é todo este julgamento sobre o Nelsinho e a vista grossa sobre a manobra do Senna em 90, porque, segundo um outro blogueiro, esta “valia campeonato” e Cingapura, não.

    Sejamos justos, a manobra de Senna também colocou em risco a vida de todos os outros pilotos. Eles estavam a mais de 200 km/h no fim da reta.

  • Telles – SSA/Ba

    E isso Felipe sem falar em tantas outras mutretas q ninguem descobriu ainda. Concordo com o Paulo Barreira Milet, so acho muito dificil o Nelsinho voltar a F-1.

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Blackbird: leia o que eu escrevi. O de Senna foi o mais forte acidente de todos os citados acima.

  • Leone

    Saiu o Veredicto:

    Braitore Banido do Automobilismo.

    Piquet e Alonso, absolvidos

  • Leone

    Symonds, suspenso por 5 anos.

    Quanto ao BRIATORE: FIM MAIS DO QUE MERECIDO, AO MAIOR SALAFRÁRIO DE TODA A HISTORIA DA F1!!!

    MERCENARIO, ALICIADOR, BANDIDO…

  • Bruno Felix

    Felipe:

    Se você for linchado, apanharemos juntos então!

    Nunca achei que o Prost tivesse batido propositalmente no Senna em 89. E muita gente se esquece que o Senna não foi desclassificado por voltar à corrida, mas sim por voltar à corrida cortando a chicane (naquela época o traçado original daquela curva de Suzuka ainda estava asfaltado, só impedido por cones, ou algo do tipo).

    E digo mais: Alguém pode me explicar POR QUE O SENNA VIRA O VOLANTE TODO PRA ESQUERDA AOS 17 SEGUNDOS DO VÍDEO DO ACIDENTE DE 89???? A curva não era pra direita??? Não era o carro do Prost que estava à esquerda?

    Sob o risco de ser banido do País: quem será que bateu de propósito????

    Mas… Considero o episódio de 1990 o pior pelo seguinte: por mais que no caso do Nelsinho houvesse a intenção de manipular o resultado da corrida, a intenção dele era bater sozinho. A priori, a única vida colocada DIRETAMENTE em risco era a dele. Já em 1990, o Senna tinha por intenção causar um acidente envolvendo outro carro, ou seja, colocando a vida de uma outra pessoa em risco, além da dele mesmo.

    Além disso, foi uma atitude maquinada, pensada, premeditada e executada por vontade própria. Não havia qualquer pressão sobre ele, alguém que lhe ordenasse “vai e bate, senão você tá fora”.

  • Bruno Felix

    Como visto, aliás, o traçado original da curva em Suzuka era impedido por pneus… My bad.

  • André Bires

    De acordo com a Autosport, a Renault foi banida por 2 anos dá Fórmula 1: http://www.autosport.com/news/report.php/id/78770

  • André Bires

    Mas parece que o banimento é válido somente se ela cometer outra irregularidade… ou seja, não sofreu nada!

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Sim. Exatamente!

  • Elvis Cedro

    Olá amigos do site, nessa lista ainda ficou faltando o caso da espionagem da McLaren em cima da Ferrari em 2007, e o GP da Austália desse ano quando Lewis Hamilton mentiu para os fiscais com o único intuito de se benficiar da posição, como foi descoberto jogou a responsabilidade num cara que tem de carreira o que o Lewis tem de vida! Detalhe você não acha muita coisa da espionagem de 2007 no youtube

  • Vinicius

    Felipe,

    Não é à toa que você está onde está.

    Parabéns. Fantástico!!!!

  • Renault

    E o mau caráter ficou impune, que belo exemplo, ninguém merece.

  • Fernando

    O caso Cingapura foi o pior por se tratar de algo planejado em grupo. Coisa de quadrilha.
    Prost e Senna nos dois incidentes estavam brigando por uma posição e não demonstram claramente a intenção de provocar um acidente. Pra mim, o primeiro título de Schumacher em 1994 foi uma vergonha. A intenção do alemão é visível. Foi um grande piloto, mas de muita má índole

  • Realista

    O Senna não afetou a corrida de todos, não tirou o campeonato de outro brasileiro com sua atitude, nãoo obedeceu ordens de equipe para bater ninguém…
    Para mim no vídeo fica claro que o Senna já tinha passado o Prost, o mesmo devia abrir ou causaria um acidente como causou, e se desejava recuperar a posição deveria ter utilizado-se de alguma manobra de maneira limpa, e não simplesmente bater o carro.
    Além, que coisinha sem noção nem parâmetro comparar o Nérsin pião com o SENNA, ídolo e campeão, por favor.

  • Realista

    Além, o Senna não tentou derrubar ninguém dentro da f1, muito menos logo que entrou como fez o Nérsin pião.

  • Realista

    Se o Nérsin procurou o Briattore é por que procurou alguém igual a ele para trabalhar.

  • Elvis Cedro

    Gente vocês não observam, será que o Shumacher em Mônaco 2006, também não colocou em risco a vida de pilotos e público parando o carro da forma como ele parou na Rascasse? E da forma como ele vai pra cima de Damon Hill, caso quebrasse a suspensão e a roda voasse para cima do público? Como bem disse aqui o Leone, ele não estava sofrendo um forte ASSÉDIO MORAL. Pensem o que passa na cabeça de um piloto, quando seu engenheiro deliberadamente muda o setup do carro sem o consentimento do piloto, aonde foi parar a confiança a a auto-estima?

  • Manoel Luiz Silva de Almeida

    Bom dia para todos, F.Motta ótimo trabalho , quanto ficar comparando qual acidente é mais escandaloso fica impossivel porque em esporte de competição estes absurdos são planejados e executados em pequenos momentos com uma grande pressão em cima de todos os envolvidos, gostaria de escrever mais um detalhe para o Realista o acidente de Senna em Suzuka em 1990 foi na largada e o nosso Grande Tri Campeão Senna jogou o carro em cima da Ferrari do Prost, batendo praticamente na trazeira, logo apos a largada, acredito que a velocidade dos carros estavam acima de 200 km e tem mais o Senna informou (via TV) no dia anterior que iria bater, se ele larga-se do lado sujo da pista e ele tirou o campeonato do Prost e da sua Equipe Ferrari.
    Em tempo – Eu fiquei muito feliz e vibrei bastante com a batida de Senna em Prost em 1990.
    Sds.
    Manoel Luiz Silva de Almeida

  • Renault

    Quem é que mudou o setup do carro sem o consentimento do piloto? Eu hein, essa o Leone que inventou.
    Um erro não justifica o outro, o que o schumacher fez ser mais ou menos errado não torna menos errado o que o Nérsin fez.
    O Schumacher sequer bateu e estão comparando até isso com o caso do Nérsin.
    O Schumacher era o Dick vigarista, se vamos usar ele como comparação já podemos até apelidar tambem o outro Alemão (Nérsin).
    O caso do Nérsin não é comum nem aconteceu muitas vezes na f1 não, pior que uma menttira é uma meia verdade.

    Nérsin afetou a corrida de todos, tirou o título de um brasileiro, pôs a sua vida e de outros em risco por bater daquele jeito, mentiu para todos (inclusive jornalistas, está o áudio aqui no blog para se ouvir, e foi perguntado sobre o acidente VÁRIAS vezes), entrou na f1 querendo derrubar pessoas (e não derrubou?)ao invés de pilotar (e mostrando uma habilidade ridícula nas pistas), etc…
    Algum dos citados àcima nos vídeos fizeram metade?
    Mostrou cinismo, mau caratismo, falsidade, ser dissimulado,etc…
    Agora estão aprovando isso é?
    Como diria Bial, batatinha quando nas…, ha não, desculpe, não é esse, rsrsrsrsr, no fundo o bom é o mal e o mal é o bom, não é não? Que piada. Por isso que tem tanto corrupto em Brasília, aprovam de novo e de novo esse tipo de coisa, uma triste realidade para quem é assim.
    O mau caráter é o bom? O Nérsin por acaso é diferente ou menos ruim que o Briatore?

  • Renault

    E isso de ficar comparando acidentes é infantilidade.

  • Manoel Luiz Silva de Almeida

    Agora eu quero ser realista, o Nelson filho provou ser um grande piloto, executou a manobra planejado pela direção de sua equipe com grande perfeição, não se machucou, não bateu em nenhum outro carro e nem machucou nenhum espectador ou torcedor. Sem dizer que ele provou ser uma pessoa de equipe, cumpriu o que os chefes ordenavam.
    Antes que alguém escreva alguma coisa a respeito do que eu postei aqui, quero esclarecer que eu não estou dizendo que ele está certo ou errado, so estou informando que Piquet filho executou a manobra com exactidão.
    Sds.
    Manoel Luiz Silva de Almeida

  • Bruno Felix

    Ao Renault:

    1 – O fato da equipe ter mudado o setup do carro do Nelsinho entre o terceiro treino-livre e o qualifying naquele GP é bem conhecido… leia um pouco mais (inclusive o audio da entrevista do Felipe Motta com o Nelsinho no post anterior) e vc vai ver isso;

    2 – O Nelsinho tirou o título do Massa? Meu caro, o Massa teve outras intercorrências no ano que tiraram o título dele… Aquele erro no GP da Malásia, o erro de estratégia da Ferrari em Mônaco, aquele motor quebrado a 3 voltas do fim, na Hungria… e além disso, alguém tem como garantir que a Ferrari não teria feito a mesma c*gada que fez, caso o pit stop dele em Cingapura tivesse sido feito mais tarde? Pra mim, o que tirou o título do Massa foi a quebra de motor na Hungria e o Timo Glock patinando no gelo no final do GP Brasil.

  • Realista

    Colocaram a coisa como se o Flávio tivesse sido o responsável pelo desempenho pifio do Nélsinho nas pistas. A f1 está cheia de segundos pilotos e nenhum é pião. Mas com o Nélsinho era o carro é? Heheheheheh, é até engraçado, sem noção.
    Mas ele é um piquet, então tem que comparar ele com o Alonso, o Massa, ???? O SENNA?????, o Schumacher? heheheheheh, da pra rir até não aguentar mais.
    O magrão é uma piada pilotando, um desastre, um tsunami digno das Filipinas.
    Quanto ao setupque estão falando, podem até ter mudado, MAS O MAGRÃO NÃO SABIA? Essa é a questão, ninguém mexe no setup de um carro sem um piloto saber, outra mentira pro curriculum do Jr.
    Esse blog está ficando perigoso, esta quase dando medo, aprovando esse tipo de coisa, quem sabe, serpá que vão sair fazendo esse tipo de coisa por aí tambem? ai ai ai.
    O magrão é safado, mau caráter igual o pai, e tem um pessoal nesse blog que é bem cabeça fraca mesmo, igual a gado, um toca o berrante e todo mundo vai atrás, até omtem tavam aí detonando o Jr., foi o Mottta botar UM postzinho só e pronto, o jornalista falou é lei, hehehehe. Por isso que no Brasil urna é privada!

  • Elvis Cedro

    Só pra registrar caso Alonso perdesse a vitória para o Nico Rosberg, Hamilton subiria de terceiro para segundo marcando 8 pontos, ou seja, a diferença entre Hamilton e Massa no final do campeonato seria de 3 ao invés de 1 ponto. Como bem disseram a Ferrari e o próprio Felipe cometeram outro erros que lhe custaram outros pontos! Talvez o que muitos queriam aqui é que fosse dado como não válida a prova assim Hamilton perederia 6 pontos e o Massa seria campeão. O que vale ressaltar é que essa hipótese nunca foi cogitada na FIA!

  • Realista

    E não se esqueçam, nas próximas eleições votem no DE…, que é pra eles trazerem bastante cocáina pro Brasil e morrer bastante gente com bala perdida no Rio hein. Mas não vão esquecer!

  • Elvis Cedro

    Realista, não sou admirador do Nelsinho, mas também não quero ser injusto, mas se pegar o áudio do PiquetJr. aqui no blog do Felipe ele fala bem claro que chegaram nele e falaram o Fernando achou um set-up bom e vamos colocar no seu carro,mesmo ele já tendo acertado o seu carro!

  • Realista

    Bah Elvis, esse cálculo agora foi o tiro de misericórdia, que cálculo é esse, tirou isso de onde, do inferno?
    O MASSA ESTAVA GANHANDO A CORRIDA, rsrsrsrsrsrsrrsrsrs.
    Dá pra rir até não aguentar.

  • Elvis Cedro

    Realista,

    Faça jus ao seu nick, cada corrida é uma corrida, quem garante que o motor do carro do Felipe não quebraria, quem garante que ele não poderia cometer um erro e bater, quem garante que não aconteceria outras falhas no pit ( como a McLaren e a Brawn esse ano). Até a volta em que houve o incidente ele liderava a prova. Daí dizer que ele ganharia, entra no campo da suposição e não da realidade!

  • Realista

    Bah, nem vou comentar mais, essa foi o tiro de misericordia, matou três com uma bala só.
    É a prova, quando uma pessoa quer se convencer que algo é de determinado jeito não adianta tentar falar, explicar, esmiuçar, seja o que for.
    É como quer se convencer e pronto, veja só, o HHamilto ia até terminar o campeonato a mais pontos na frentte do Massa se o Jr. não tivesse batido (e o Massa estava ganhando a corrida), que piada. Urna privada, é por isso.

  • Realista

    Pelo contrário, é bem real, o Massa entrou no box POR CAUSA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO SAFETY CAR, e aconteceu o que aconteceu, vou embora, essa …

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Elvis, penso que calcular o que aconteceria é vago. Mas o motor do Massa não apresentaria problema algum. Afinal, ele fez a prova inteira. Seria a mesma coisa. Claro que ele poderia errar, mas estava sobrando!

  • Realista

    Calculando o que ACONTECEU e sem especular, o Massa se f.deu no box, e só foi pro box por causa do safety car do Jr. Piquet mau caráter. Campeobato no lixo, e não fosse suficiente tinha que esculachar com a imagem do país no mundo inteiro o filhinho de papai.

  • Renault

    Daqui a pouco o Nélsão vai pro fantástico, dá uma choradinha, diz que ficou de mal com o filho por causa do ocorrido em cingapura, que não foi ele que aconselhou o Jr. a bater, e quem é gado vai atrás como bom bezerro, até repetindo as mesmas palavras, heheheheheheeh.
    É a história da humanidade. Por que teria tanto vilão e mau caráter no mundo? Coincidência? hhehehehehhehehehe. Que tristeza esse tipo de coisa, sempre igual.

  • Elvis Cedro

    Felipe, como você bem falou calcular o que aconteceria é realmente muito dificil por isso dizer que o Massa perdue o título por causa do que o Nelsinho fez, acho que é exagero! Acredito que temos que colocar uma pedra nesse assunto e deixar as coisas tomarem seu rumo. Como o Felipe listou neste post além de mais alguns que poderiam ser acoplados a esses,a F-1 continuou os pilotos continuaram. Vamos ver as atitudes daqui pra frente!

  • Blackbird

    Sim, Felipe. Na pressa, meu post ficou mal escrito. Você foi o único jornalista lúcido o suficiente para comentar que a pancada entre Senna e Prost também colocou os outros em risco.

    Mas me espanta o Fábio Seixas e Flávio Gomes atenuarem a gravidade do ato de Senna porque era uma vingança ao ano anterior, que valia o título.

    Até li um artigo da mídia inglesa comentando que o Nelsinho fez uma manobra perfeitamente controlada (qualquer piloto de F1 teria capacidade para tanto), pois ainda bateu e “estacionou” do lado de dentro da curva, enquanto o pelotão passava por fora. Quem mais se arriscou nessa foi o próprio Piquet, pois a roda poderia voltar em direção a sua cabeça.

    Claro, foi arriscado, mas prefiro acreditar que ele não seria tão irresponsável/inconsequente assim. Não que isso justifique também, óbvio que não.

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Apesar de difícil, Elvis, acho que dá sim para que algumas pessoas pensem que acidente tirou título do Massa. Curioso não?

  • Anselmo Coyote

    Felipe e amigos,

    O Nelsinho errou e está pagando por isso com a mancha em currículo.
    Qto ao julgamento, obteve o benefício da delação premiada, inaugurada pelo Alonso-espião, que tb não foi punido.

    Eu disse desde o começo o moral que anima o esporte não é o mesmo que anima nossas vidas.
    Muitos (muitos mesmo) não souberam nem sabem separar as coisas e misturam alhos com bugalhos. Pensaram que dariam uma lustrada no ódio antigo que têm pelo Nelsão, com validade pra lá de vencida, e o veriam cair de derrotado.

    Lamento, mas vcs perderam, como não poderia deixar de ser. Engarrafem seu ódio novamente e ponham no freezer. Quem sabe um dia…

    Quem tiver achando ruim que vá reclamar com o bispo.

    Abs.

  • Leone

    “#
    40
    Anselmo Coyote Says:
    setembro 21st, 2009 at 1:08 pm

    Felipe e amigos,

    O Nelsinho errou e está pagando por isso com a mancha em currículo.
    Qto ao julgamento, obteve o benefício da delação premiada, inaugurada pelo Alonso-espião, que tb não foi punido.

    Eu disse desde o começo o moral que anima o esporte não é o mesmo que anima nossas vidas.
    Muitos (muitos mesmo) não souberam nem sabem separar as coisas e misturam alhos com bugalhos. Pensaram que dariam uma lustrada no ódio antigo que têm pelo Nelsão, com validade pra lá de vencida, e o veriam cair de derrotado.

    Lamento, mas vcs perderam, como não poderia deixar de ser. Engarrafem seu ódio novamente e ponham no freezer. Quem sabe um dia…

    Quem tiver achando ruim que vá reclamar com o bispo.

    Abs.”

    ANSELMO, tomei a liberdade de novamente postar o teu texto, pois, é simplesmente fantástico… SIMPLES OBJETIVO INTELIGENTE…

    Eu termino, dizendo o seguinte…

    Afora reclamarem com o bispo… Poderiam tambem, chorar na cama, pois há cobertor e, é lugar quente.

    Abraços.

    P.S: Motta… Vc esta censurando a minha opinião??

  • Anselmo Coyote

    Por último,

    O Nelsinho expôs a vida de muita gente a risco. Sim. Tal e qual uma fábrica de chicletes que fabricou o chicletes que matou engasgada uma criança de 08 anos aqui em Belo Horizonte-MG na semana passada. Tenham dó, né.

    O Nelsinho não bateu em ninguém e nem foi abalroado por quem quer que seja. E ficou completamente fora do alcance de quem quer que seja que fizesse a trajetória certa. Quem saísse da trajetória normal bateria no Nelsinho, mas se ele não estivesse lá o roda-presa se espatifaria no muro.

    O Senna bateu premeditadamente no meio do carro do Prost numa época em que a F1 não tinha 20% da segurança que tem hoje. Os carros eram umas casquinhas de ovo. Basta ver que a batida do Massa foi muito similar à do Senna e ele não machucou absolutamente nada.

    Abs.

  • Leone

    Briatore se esqueceu, com quem estava lidando…

    Briatore não é ninguem na F1, seus titulos foram alcançados, pelos bom pilotos que teve… Ele não sabe nem com qual pneu o piloto esta… Afff…

    É um Zé roela, que era instrutor de esqui, que caiu de para-quedas na F1.

    Volta lá pro esqui… Morfetico.

  • Leone

    Anselmo,

    O proprio Motta, ja demosntrou a opinião dele, sobre o caso do Senna… Acontece, que os anti-Piquets, não querem nem saber… Eles simplesmente deletaram esse episódio do Senna, de suas mentes… Eles simplesmente tapam o Sol com peneira.

    Pode ter certeza, que esses que deletaram o episodio do Senna, são os que mais jogam pedras no Nelsinho….

    Mas, pelo menos eles tem o Bispo pra irem reclamar e, cama para se esquentarem…

    Abraços.

  • Leone

    Caro Motta,

    Esqueça o que falei sobre vc estar me censurando… Me enganei, não é esse o tópico…

    Te peço desculpas.

    Abraços.

  • Elvis Cedro

    Galera, a lição que tiramos desse post que o Felipe colocou é que independente dos motivos que sejam, a carreira de ninguem acabou por causa disso, detalhes todos esses são grandes nomes do automobilismo tidos com lendas, fenomemos e mito da F-1! Por isso, acho que o Nelsinho pagou seus pecados dentro da equipe, Flávio pagou por tudo que fez e a Renault sai como grande vítima dessa história pois tem sua imagem mundial arranhada.

  • eduardo

    A batida do prost (1989) é claramente intencional: o ângulo em que ele inicia a virar o volante, antes da chicane, não lhe permitiria fazer a curva; naquele ângulo, ele forçosamente iria parar na grama. depois, o sr. balestre fez o que fez…
    no mais, o dick vigarista agiu com louvor. e os mutleys calaram “em prol da sobrevivência do esporte”: aqui valeu, literalmente, a máxima do “rei está morto, viva o rei”…

  • Glas Zwiebel

    Prezados,
    Só dois comentários sobre o assunto das assim chamadas “mutretagens”:
    Suzuka 90: Senna fez a pole position e naquela época o “pole” podia escolher o lado que preferia largar. O Balestre o forçou a largar no lado sujo da pista, colocando o Prost em vantagem. Tanto que ele largou na frente. Mas abriu antes da primeira curva e permitiu que o Senna (que não tinha nada a perder…) colocasse o bico por dentro da curva. Deu no que deu…
    Nelsinho: acho que a maior indignação dos brasileiros contra o Nelsinho é por ele ter sido “dedo duro” e não por ter batido de propósito. Coisas de nossa “cultura”

    Glas

  • Renault

    Por que que existem umas criatuiras que insistem em declarar que ¨quem não gosta do Nélsinho é por que tem ódio do Nélsão¨, eu hein. Por que? O Nérsin é POUCO mau caráter? O problema é o Nérsin, não tem relação NENHUMA com Nérsão, o Nérsin é que era pião, o Nérsin é que fez a m.rda que fez, o Nersin é que tirou o campeonato de um brasileiro, o Nérsin é que mentiu várias vezes EM ENTREVISTA sobre o episódio (foi até perguntado se havia batido de propósito, e negou. Ja que compararam com o Senna, o Senna não só assumiu como avisou antes que faria, e seu motivo era totalmente relevante, além de não ter afetado a corrida de todos como aqui disseram, pelo contrário, afetou só a sua e de Prost), o Nérsin é que fez QUALQUER coisa para continuar com seu contrato em 2010 sem receber ordem para isso (leia-se sua confissão, nunca foi mencionado a ele que teria contrato renovado em 2010 se batesse, nem foi mencionado o assunto, isso foi mesquinharia, miséria, dele, ¨maldade¨ do pensamento dele, pensou em manter o contrato para 2010 fazendo isso) O Nérsin é que mudou o resultado de TODOS naquela corrida, agora, já que mencionaram, é verdade, mau caráter os dois são, isso vem de berço, além, o pai dele é que o aconselha e sempre o aconselhou na f1, e isso é de conhecimento público. Tem gente que gosta de mau caratismo, são os mau caráter. Fazer o quê. Cobra gosta de cobra, não vai gostar do pássaro que a come.

    Te uns raciocínios aqui tão tendeciosos para defender TODAS as atitudes do Nérsin que dá até pena dessas pessoas.

    O magrão é uma piada pilotando, um desastre, um tsunami digno das Filipinas, é só rever as corridas, é inquestionável, fato, e não opinião.

    E não se esqueçam, nas próximas eleições votem no DE…, que é pra eles trazerem bastante cocáina pro Brasil e morrer bastante gente com bala perdida no Rio hein. Mas não vão esquecer!!!! Hehehehehehe, que piada.

  • Cabernet

    O Schumi sempre foi safado, e PAROU o carro no QUALIFY, foi MUITO errado, e no máximo afetou a ordem de LARGADA de alguns carros ou somente a sua posição na largada, se isso foi errado imagina o que o Nérsin fez. Conseguem ver a diferença?

    Se é para comparar que seja com parâmetros, e não para comparar um genocídio com um assassinato. Já que nos dois casos morreram pessoas, então é tudo a mesma coisa não é não? Hehehehehehehe.

    Todos casos mencionados em vídeo àcima é assim, só que fica MUITO chato comentar todos.

    Infantilidade fazer essas comparações, é querer justificar o injustificável.

  • G.A.

    ¨O Nelsinho expôs a vida de muita gente a risco. Sim. Tal e qual uma fábrica de chicletes que fabricou o chicletes que matou engasgada uma criança de 08 anos aqui em Belo Horizonte-MG na semana passada. Tenham dó, né.¨

    Acho que o comentário mostra o nível de conhecimento da pessoa sobre f1.
    Claro, por isso que sem fazer nada, andando numa reta o Massa quase morreu com uma simples mola de poucos centímetros. Vai ser tendencioso e usar falácia assim lá no…

    Se torna até chato ler certos posts. É demais. ???????? Fábrica de chicletes????????? ?????criança que morreu engasgada?????? Isso sim é curioso, mais ainda como o jornalista moderador do espaço ataca o Senna, atacava o Barrica, defende os Piquets e certos participantes da sua ordem.

  • Tonhão

    O Nérsin é um safado, e quem falou tudo que falou sobre pré-julgar lá no começo de todo esse escândalo analise novamente seus comentários e os comentários que chamavam de pré-julgar, pra ver se pelo menos não erram igual de novo, o próprio Nérsin assumiu tudo que foi dito lá.
    Hoje faz sentido não é não?
    Tem que aprender a falar menos e ouvir mais.

  • Leone

    É MOTTA,

    Como diz o ditado, quando o gato sai, os ratos fazem a festa…

    Ta precisando novamente jogar o veneno e, fazer uma limpeza.

    Abraços…

  • Leone

    Nego acha que bater propositalmente num muro em baixa velocidade e ainda de traseira… Se compara, com bater no carro do concorrente direto, a mais de 200 km/h, estando na primeira fila e, claro o resto do pelotão logo atras.. Detalhe, NA LARGADA!!!!

    Nego quer justificar o injustificável.

  • Leonardo Soares

    No calor da hora o mais revoltante para mim foi o De Shummy no Hill, pelo tamanho da afronta ao esporte, sem consequencias. Os de Senna-Prost podem ser contestados por diversos pontos de vista, mas esse do Shummy, pelo escracho, pela total falta de ‘discrição’, foi o mais nojento no momento do ocorrido. Dei muita risada da cara dele no ano seguinte quando se deu mal frente ao Villeneuve. Os multi-campeões se fazem também em cima das cafajestagens dentro e fora da pista, Prost, Senna e Schummy teriam menos títulos sem atos anti-desportivos, a exceção é o Nelson Piquet que, até onde lembro, além de ser campeão com carros ‘meia-boca’, nunca precisou se meter neste tipo de sacanagem pra vencer.

  • http://www.jp.com.br Felipe Motta

    Mensagens infantis escritas pela mesma pessoa foram apagadas. E serão sempre. E nunca esculhambei Barrichello. Nunca!

  • G.A.D.U.

    ¨a exceção é o Nelson Piquet que, até onde lembro, além de ser campeão com carros ‘meia-boca’, nunca precisou se meter neste tipo de sacanagem pra vencer.¨

    Desculpe, você acompanhou a f1 na época do Piquet? É justamentte o contrário do que você disse.
    Teve o tanque de gasolina com água para o qualifing jogando a água depois na pista, teve a ¨roubada¨ de box do Mansel, e uma carreira toda recheada de maracutaias, dentro e fora das pistas.

    O Schumi não é exemplo, comparar com ele não é defesa para ninguém.

  • André Bastieri – GER

    Já repararam que de todos os caos citados àcima QUATRO são com o Schmi? Dois os do Senna que são EXTREMAMENTE POLÊMICOS, um dos do Schumi o que o Barrica deixou passar (, pro campeonato do schumi fez pouca diferença, 4 pontinhos pro Schumi e o Alemão ganhou o campeonato por vários. e ). O outro é o caso do Nérsin.
    Já li antes em algum lugar que o Motta esculhambava o Barrica, não nesse post.