Navegação de Posts

Confira o documentário sobre o primeiro título de Emerson Fittipaldi

(SÃO PAULO) A Jovem Pan apresentou ontem um documentário sobre o primeiro título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. O feito foi conquistado há 40 anos, no dia 10 de setembro de 1972.

O trabalho consistiu nos longos e detalhados depoimentos que colhi de Emerson, Jackie Stewart e Wilson “Barão” Fittipaldi. Como ficarei muitas horas em trânsito até chegar em Cingapura, onde domingo ocorre a próxima corrida, é uma boa oportunidade para que acompanhem o trabalho.

Desde a Faculdade sempre quis fazer um rádio-documentário em que não existisse locução, apenas os personagens entrevistados. É uma tarefa difícil, principalmente em um veículo em que não podemos contar com imagens para que você saiba quem está falando. Às vezes, as vozes podem se confundir, o que não foi o caso neste trabalho.

Conforme as entrevistas se desenrolaram percebi que poderia conseguir executar esse projeto seguindo a linha de um trabalho que fiz na Faculdade, claro, muito menor do que o que apresento aqui.

Confiram o programa:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ainda que ouvir o especial me gere enorme emoção, o que está por trás dele é ainda mais rico para mim. As longas entrevistas que fiz com Emerson em São Paulo, o papo agradável com Jackie Stewart na Índia e a tarde inesquecível com o Barão no Rio de Janeiro ficarão para sempre em minha memória. Muitas histórias de personagens que já fazem parte da História. É como se aproximar do Olimpo sem sair da Terra.

Aproveito para agradecer aos envolvidos, especialmente a Reginaldo Lopes e Ana Paula Meira, que participaram de todo o processo. Foi uma experiência incrível para todos nós!

Espero que apreciem o trabalho de nossa equipe.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Joao Cerqueira

Eu ouvi de ponta a ponta. Se há heróis nesse mundo Emerson personifica o termo! Uma história de um aventureiro brazuca em terras desconhecidas apoiado por uma família incrível e que transformou sonhos de criança em uma saga digna dos melhores roteiros das lendas desse mundo. Só posso dizer que esse é um dos homens que me fazem sentir orgulho do Brasil e de nossa gente. E depois de tudo ainda desbravou a América. Palavras são insuficientes. Parabéns Felipe e a toda a equipe da Jovempan

• schibrasil

Um visionário…um grande homem vestido como grande piloto! Se tivesse continuado a correr nas grandes equipes da F1 teria sido campeão diversas vezes, mas como batalhador foi atrás de montar uma equipe brasileira gastando todas as suas economias e mesmo após o encerramento da equipe voltou a ser campeão na F Indy. Merece o respeito e admiração de todos pois foi único e inigualável. Que falta você faz nas pistas EMO!

• Manuel

Fantástico!
    Voltei a minha infância!
    Emerson Fittipaldi abriu o caminho para os demais pilotos brasileiros na F1 e na Indy. Minha paixão pelo automobilismo nasceu aí.
    Emerson Fittipaldi um vencedor!
    Um dos maiores pilotos do mundo, sem dúvida nenhuma.

Manuel

• Ricardo

Parabéns, excelente documentário. Irretocável!

• Anderson

Excelente trabalho, queria mais … quando vai ser a continuação. Ainda tem muita história, né!
    PARABÉNS A TODA EQUIPE.

• Pingback: Documentário da Jovem Pan mostra trajetória de Émerson Fittipaldi rumo ao título da F1 em 1972 « Radioamantes

• Carlos_eduardobenevides

Campeão nas pistas e um exemplo de trabalhador a ser seguido. Parabéns Emerson!

• Marco Brizzi

Após ouvir as histórias de Emerson Fittipaldi neste domingo,um filme passou na minha cabeça,no sabado quando ele treinava na represa de Guarapiranga com 16 anos de idade pilotando um barco de corrida, eu fiquei admirado com a habilidade daquele garoto que tinha 2 anos a mais do que eu, e perguntei ao meu pai quem era aquele garoto? Ele me respondeu esse é o rato – Emerson Fittipaldi. Depois reencontrei-o varias vezes, treinando de kart aquecendo o equipamento para seu irmão Wilson Fittipaldi correr em seguida. Ele sempre fazia o melhor tempo extra-oficial, até porque não era válido e ele não podia correr porque não tinha idade limite de 18 anos. E a partir dessa época passei a acompanha-lo na sua trajetória até sagrar-se o campeão mundial de F.1 . E minha maior lembrança foi quando ele pilotou um carro construido pelo meu pai ( Nelson Brizzi ) o famoso Fusca 3.200cc.o bi-motor, que chamavam de Fitti-Volks.3.200 . Parabens Emerson por todas suas conquistas e que Deus te dê vida longa para você continuar contando suas histórias e orientando aqueles que precisam de um exemplo de profissionalismo neste esporte.

• Pingback: Este é melhor documentário sobre os 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi - Jalopnik Brasil

• De’ Palmeira

Oi Felipe, só hoje pude ter tempo de ouvir o Doc. e queria te parabenizar. Excelente trabalho.
    Muito bacana mesmo.

• Paulo Arnaldo A. Lima

Espetacular! Parabéns a toda equipe da Jovem Pan.

P.A.

• Amricardo

Uma das coisas mais bonitas que ja ouvi em 39 anos de vida. Excelente trabalho. Nao tenho palavras, mas nao posso deixar de dizer muito obrigado a JP por me dar a oportunidade de recordar e aprender ainda mais.