Navegação de Posts

Debate sobre a punição de Sebastian Vettel

(VIENA) Bom dia pessoal! Escrevo esse texto no carro em que sigo para Viena. A internet 3G que utilizo quebra o galho para postar o texto, mas não consigo ler os comentários do dia de ontem. Depois falamos com mais calma.

Só sei que a história do Grande Prêmio da Alemanha que mais repercutiu foi a punição de Sebastian Vettel após ultrapassar Jenson Button na parte final da prova.

Logo que vi a imagem pensei que o alemão não merecia ser penalizado. Era claro que ele tinha saído da pista, mas não via uma enorme vantagem para ele. Ele não cortou chicane, não encurtou caminhos, portanto não levou vantagem.

Quando saí da sala de imprensa, fui buscar compreender melhor o episódio. E ouvi de todos os personagens (pilotos, engenheiros e jornalistas) que Vettel merecia ser punido. Fiquei surpreso e busquei entender alguns pontos. Felipe Massa foi um que falou bastante sobre o ocorrido. E concedeu informações importantes.

“Na minha cabeça, isso não faz parte do regulamento. Você não pode usar o lado de fora da pista para fazer uma ultrapassagem. Isso é ganhar vantagem por um lado que não é pista. Se fosse grama, ele não ia ultrapassar ninguém. A pista acaba na linha e você não pode invadi-la para ganhar vantagem, seja para ganhar tempo ou ultrapassar alguém.”

“Na reunião dos pilotos (após Bahrein), todos eram a favor de que ele deveria ser punido, porque você não pode ultrapassar ninguém do lado de fora. Para mim, o Hamilton não poderia ter feito aquela manobra, mas essa do Vettel é ainda muito mais clara, porque é uma curva fechada. Lá, era no meio da reta e o Hamilton teve ainda menos vantagem. Aqui foi muito pior.”

Até mesmo Pastor Maldonado, o campeão de punições, foi direto ao comentar o assunto.

“Você tem de respeitar a pista. Nesse caso havia asfalto e dava para passar por fora, mas se fosse terra ou grama, a manobra não aconteceria. Então, fica muito claro que ela é proibida.”

De ouvir todos os personagens admito que entendi a situação e mudei minha visão. Acho que isso é ter humildade de compreender a questão. TODOS falavam que foi algo errado, e numa baita simplicidade. Sem estresse. Podemos discutir se a regra precisa ser mudada, se alguns conceitos devem ser revistos, mas na F-1 atual não cabia discutir.

Numa condição como a que tivemos ontem, não entra em julgamento a vantagem que ele obteve ou não. Utilizar a área de fora da pista não é permitido.

Se olharmos a imagem com atenção, percebemos que Vettel está lado a lado com Button, mas na hora de contornar a curva, ele acelera antes ganhando velocidade, provavelmente por saber que ali havia uma área de escape e não uma grama, caixa de brita ou muro.

Não se pode afirmar que Vettel fez de forma premeditada, e acho que não. Mas isso não importa. É como um pênalti no futebol. Não importa se foi uma falta tranquila ou uma falta criminosa, pênalti é pênalti. Não podemos dizer “coitado do zagueiro, ele pegou leve, então vamos colocar a bola na meia-lua que é mais justo”.

Voltemos ao caso polêmico do duelo de Hamilton e Rosberg no Bahrein, quando o primeiro ultrapassou o segundo por fora da pista em plena reta. Podemos dizer que Rosberg jogou Hamilton para fora, o que de fato parece ter acontecido. Lá, a justificativa para não punir Rosberg é que ele começou o movimento de defesa antes do ataque de Lewis. Se fosse o contrário, ele seria punido, como Michael Schumacher foi no duelo com Barrichello na Hungria, em 2010.

Eu não minimizo a discussão em torno do assunto. Na Fórmula 1 não dá para ser tudo preto no branco, claro como água. A margem para discussão existe, claro. Em Valência, a disputa Maldonado e Hamilton não é 100% definida na primeira visão. E no esporte em geral é assim. Quem nunca divergiu de uma avaliação no boxe dos árbitros, notas na ginástica olímpica e assim vai.

Só dois argumentos contrários que não concordo. 1) Assim, ninguém vai ultrapassar mais. Sabemos que isso é uma bobagem. 2) Que todo mundo na F-1 é fresquinho. Outra tolice. 3) Não adianta ficar resgatando que Schumacher passou Trulli em 2003 desta forma. Diversas avaliações mudam ao longo dos anos. Repito, acho que cabe discussão sobre se é certo ou não avaliar desta forma. Mas se decidirmos que algo está errado, então precisamos mudar. Porque como as coisas estão estabelecidas e assim que se deve proceder.

Lembro-me bem de um outro caso. Em 2010, quando Vettel errou e bateu em Button em Spa, achei que ele não merecia ser punido. Afinal, ele tinha tentando uma manobra e perdido o controle de seu carro, e não acertado deliberadamente. Ou seja, ele pagou o pato junto. Quando consultei todo mundo no paddock a ideia geral era: “claro que tem de ser punido, ele errou, mesmo que sem intenção, e tirou um cara da corrida.”

Que fique claro, Vettel, no calor do momento, não tinha muito como avaliar se devolveria ou não a posição. Cabia ao time fazê-lo. Naturalmente, faltando uma volta e meia para o fim, fica muito difícil decidir isso.

E aqui lembro de um caso final. Em 2010, a famosa disputa entre Raikkonen e Hamilton em Spa que resultou em batida de Kimi e punição do inglês fez muito barulho. Hamilton cortou a chicane e devolveu a posição já em condição de levar a vantagem. Para mim era claro que seria punido, ainda que respeitasse quem discordasse. Em Monza, na corrida seguinte, houve muita expectativa sobre o assunto.

Na prova todos estavam atentos. Massa ficou algumas voltas preso atrás de Rosberg. Quando passou, colocou suas rodas sobre a chicane. Eu até achei que ele não tinha cortado, mas a Ferrari pediu que devolvesse. No caso, era uma prudência diante de um incidente tão vivo na categoria.

Sendo como for, cabem interpretações do que se pode mudar na F-1, mas neste caso foi feito o que se podia fazer. Tanto que Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que a punição foi maior do que o “suposto” crime cometido, mas que era a única que os comissários poderiam aplicar. “Foi uma decisão dura mas, infelizmente, essa é a única pena que os comissários podem dar quando algo é julgado após a prova. A punição não condiz com o suposto crime, mas é assim que funciona e temos de respeitar.”

O que vocês pensam, passadas algumas horas e o calor do momento do GP?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Mauricio-tavares

    Fantástico, punir o piloto por ultrapassar! Só na F1 mesmo! Emocionante!

    • Alexandre

      Mauricio, concordo plenamente. Na F1 qualquer dia vão proibir as ultrapassagens porque são perigosas. É corrida porrrrraaaaaa …. que raiva destas coisas.

    • Alexceresa

      Mauricio, a temporada de F1 não está te satisfazendo em relação às ultrapassagens??????? Eu acho q nos anos passados, a F1 foi difícil de assistir, mas esse ano tem sido espetacular!!! Vários pilotos diferentes ganhando corridas, Kers e abertura de asa favorecendo as ultrapassagens, e ainda não está bom?

      Para que serve a delimitação da pista, senão para impedir atos como o do Vettel? Eu não acho q ele fez de propósito ou de má fé, pq ele já provou ser um excelente piloto, e MUITO ético, mas errou. E mereceu ser punido.

      Para mim, o que deveria mudar era a punição. Ganhou uma posição, perca uma posição. Mas aí, o regulamento deveria ser mudado.

    • Decio Rangel

      Você não entendeu o regulamento, Mauricio Tavares.Alguém ultrapassa em cima do muro?Ultrapassa numa caixa de britas?. A pista é onde há o traçado.Escapes existem pela segurança dos pilotos.Ultrapassa em regiões de escapes é totalmente incoerente. É como se fizesse um gol, onde a bola saiu pela linha de fundo, mas o juiz deixou a jogada continuar.Simples assim!

      • Samirdrift

        tuto para favorecer o cigano alonso

        • Samirdrift

          vettel e o melhor do mundo e estao com medo da hegemonia dele como aconteceu com o schumacher

    • Jorge

      Qual piloto NÃO utilizou a pista depois do traçado na corrida? Todos deveriam ser punidos então! Vários utilizaram até a grama, por que não foram punidos também. Isso tem cheiro de “armação Ferrari” para ganhar campeonato.

      • Ferraz

        Jorge, o problema é que foi uma manobra de ultrapassagem. Ganhou vantagem, pois usou uma tangência diferente acelerando para fora do traçado ideal antes da retomada natural de aceleração de Jenson. É simples identificar o ganho de aceleração antecipada analisando a foto postada pelo Felipe. Trace linhas imaginarias tangenciando cada carro à zebra interna da curva e perceberá que Sebastian acelerou antes por não apontar o carro na tangência natural.

        • Eduardo

          O Sr. pode ser um especialista em linhas imaginárias, tangências, aceleração, etc…, porém não convence qdo afirma que quem está do lado de fora de uma curva tem mais facilidade pra contorná-la e sair mais rápido. Sempre percebi o contrário nos quase 50 anos que dirijo e que acompanho automobilismo. Nunca ví tanta gente inventando régras no esporte e até na física como agora.

          • Tite

            Pois nesses seus 50 anos de direção ainda falta ver muita coisa kkkk, o vettel veio for fora, mas como ele “criou” uma curva com uma tangencia (raio) maior, ele pode acelerar antes pelo lado de fora da curva e tirou vantagem é só olhar pra onde o bico do carro dele ta apontando na foto. Eu sei que a física é complicada mas ela explica tudo o que aconteceu acredite.

            Antes da corrida os pilotos se reuniram e concordaram que não poderia circular por ali, TODOS inclusive o vettel concordaram, ai o garoto vai e da uma dessa por um lapso de alzeimer e não quer ser punido? por favor…

            E respondendo ao Jorge ai em cima, pode se utilizar o lado de fora da pista QUANDO é CHICANE, ela delimita ate onde é pista, e até onde você pode forçar por cima dela, botar as 4 rodas pra fora da chicane NÃO PODE!!

            Se for assim, é melhor começar a usar aquele traçado que fica interno aos circuitos pra encurtar caminho…

          • Ferraz

            Exato!

          • Ferraz

            50 Anos de direção e não percebeu que “dobrar” uma esquina de ângulo Obtuso é mais fácil que uma de ângulo Agudo?

          • http://profiles.google.com/danilovboas Danilo Vilas Boas

            Já ouviu falar em aceleração? Sabe o que determina, mais do que tudo, o movimento? Aceleração.
            Carro de corrida vive de aceleração. Velocidade é consequência.
            Ele ganhou vantagem não porque fez um trajeto por fora da pista, portanto mais longo. Ele ultrapassou porque acelerou antes, ganhando velocidade bem antes do normal, coisa que não faria se ali tivesse brita ou grama, tanto é que foi para fora da pista. Mas como é asfalto e sua velocidade e aceleração já eram bem superiores que as do adversário, mesmo indo fora da pista ele teve sim vantagem.
            O fato de o Sr. ter quase 50 de habilitação e ainda não saber estas coisas só faz explicar porque o trânsito no Brasil é tão débil.

      • Tato

        Isso mesmo: se é proibido ultrapassar por ali, tem que apurar o tempo de todos os pilotos que “escaparam” por ali durante a corrida… há, não houve ultrapassagem?? Não interessa, ele pode ter ganhado tempo passando por ali. Então que punam todos.

      • Luisfabianopimenta

        Concordo Na epoca do Aryton passava-se sobre qualquer lugar,alonso é sim um filho de papai,lembro do senna já sofreu muito a mudança de regulamento a favor da ferrari

    • Educmelo

      O cara mais lento, com pneus desgastados por barbeiragem, pode segurar o mais rápido e não é punido por isso. O outro faz uma bela manobra, ultrapassa e é punido. Como comentei, o Alonso somente perde este campeonato se não aparecer nas demais corridas, e olha lá se não dão um jeito pra ganhar assim mmo. Domingo mmo comecei a assistir a NASCAR e percebi que a corrida tem mais alternativas do que a infeliz F1.

      • Ex-Piloto

        E se vc – ou alguém – curte automobilismo de verdade, como deve ser, acompanhem a GP2 e principalmente a DTM. É emoção pra dar, vender e jogar fora: tudo no Youtube, de graça!!

      • http://profiles.google.com/danilovboas Danilo Vilas Boas

        Educmelo e Mauricio-tavares:
        Bela manobra? Punição por ultrapassagem? Sabia que existem regras neste esporte? Uma delas diz que você pode ultrapassar à vontade, desde que dentro da pista.
        Agora, se a preferência por determinado piloto, ou o ódio gratuito pelo Alonso faz vocês serem tão descontentes assim com o regulamento, bem, vão assistir o Rubinho na Indy.

        • Flaviogg1

          deveria então ter punição quando nosso massa sendo mais rápido é obrigado a ceder ultrapassagem,isto sim teria ser punido!Que saudades do Senna com Prost!

  • Carlos Regner

    Se fosse Alonso / Ferrari provavelmente não haveria punição.

  • Sandrokaram

    Faltou o duelo entre massa e kubica no molhado, se não me engano o brasileiro também foi lá fora

  • Younapedro

    para ajudar a ferrari…………………………..vale tudo

  • Alexandre

    Sabe que eu penso. Que na F1 de hoje há um monte de bundão. Que corrida deixou de ser corrida prá virar passeio de carro potente. Vettel não tinha por onde sair ali, usou o espaço que sobrava, saiu tracionado e passou.
    Melhor que ficar passivo com o segundo lugar quando se podia tentar algo como o Button fez sem sequer tentar atacar o Alonso. Se as posições fossem inversas, duvido que Alonso não iria prá cima.
    O Senna foi muito contestado por ser arrojado. Perez e Maldonado que são agressivos tem suas habilidades contestadas.
    É muita frescura e pouca emoção.

  • Eduardo Schmidt

    Tem razão Motta, mudei minha visão a respeito…puniram Maldonado este ano por estar fora da pista e tentar ultrapassar Hamilton, é o mesmo regulamento e deve ser aplicado, fora da linha branca não se pode passar.

    Agora o que não se questiona é a deliberação do piloto, muito pelo contrário. Sou piloto de kart, e entendo Vettel sim, ele apenas usou o lado de fora por prudência em evitar que Button o tocasse, ele poderia ter feito tudo igualzinho não usando o lado de fora da pista e Button teria que aliviar para não bater…parto desse raciocínio que Vettel apenas quis jogar limpo e deixar que Button tracionasse bem tbm evitando que houvesse um toque…mas…regulamento é regulamento, e o fato de Vettel usar o lado de fora foi sim um erro dele mesmo, mas não deixa de ser um piloto completamente genial, sou fã do alemãozinho!!!

  • AAPM97

    So esqueceram de mencionar que pelo regulamento o Button deveria deixar espaço para o Vettel , pois ele ja estava com o carro lado do ingles , coisa que não aconteceu , ou seja Button praticamente empurrou o alemão para a area de escape

    • Juninho Und

      eu não vi isso…
      O Vettel tinha espaço para manobrar na saída da curva, mas preferiu acelerar antes para sair mais forte, e foi nesse momento que acabou indo pra fora da pista…

  • Leandro

    A FIA já decidiu quem será o Campeão esse ano. Precisam dar o titulo a Alonso e a Ferrari. Tem muito dinheiro correndo por tráz disso. Adoro F1 mas não me deixo mais enganar com isso.

  • Renato

    Se for punir, faça com que o piloto apenas perca a posição que ganhou com a manobra considerada ilegal…Perder 5 posições por uma manobra agressiva, que é a razão pela qual todo mundo liga a TV para assistir automobilismo, é só coisa da F1 mesmo…Tudo bem que é o regulamento, mas que deveria ser revisto, deveria…

    • Alexceresa

      Com isso eu concordo. O regulamento, em relação à punição, deveria ser repensado. O q o Vettel ganhou? Uma posição? Então a punição deveria ser a perda dessa posição.

  • Alexceresa

    Eu não sei qual mundo vcs vivem… Quer dizer q vcs acham correto o cara ultrapassar por fora da pista?????? Então, é melhor não ter regulamento mais… Daqui a pouco, ninguém iria respeitar chicane mais! Em Monza , os pilotos chegariam a 300 km/h e passariam direto na chincane! Lógico, pode passar por fora, segundo vcs!

    Tinha q ser punido mesmo. Pelo erro e pela burrice, pois tinha pneus em melhores condições, e poderia passar sem problemas na volta e meia q faltava.

    E ainda tem gente q fala q é para favorecer a Ferrari… Meu Deus, quanto complexo… O Vettel teve todas as chances de superar o alonso, e não conseguiu! Parabéns para o Alonso, e para vcs q acham válido ultrapassar POR FORA da pista, recomendo q assistam a corridas de demolição!

  • Lollarun

    E se fosse o Alonso?

    • Fabmeyer

      Boa pergunta!!!! LOOOL

  • Carlos

    regulamento é regulamento, todos fizeram ultrapassagem limpa na corrida, exceto o bebê da redbull

  • Rubens_

    Segundo o jornalista Marc Limacher, há uma guerra de bastidores deflagrada entre Ecclestone e Jean Todt. As punições são a manifestação explícita de poder da FIA. Parece que Bernie reagiu e propôs que a aplicação das regras dependa de um referendo das grandes equipes em conjunto.
    Bernie pretende transformar a FIA num órgão meramente consultivo, sem poder de regulamentação.
    Em toda corrida haverá punições. A punição de Vettel não foi tanto motivada pelo mérito da manobra, mas pela guerra. E guerra é guerra.

  • http://www.facebook.com/cesar.erica.9 Cesar Erica

    minha opinião é a mesma dos pilotos, se fosse brita ou grama ele passaria?

  • Decio Rangel

    O que não é pista, não é para se correr é escape.Pior é quando o escape não é asfalto, muito pelo contrário, quando é pneus empilhados, ou muro, que comprometem até a segurança. O fato de ser asfalto é para que o escape seja algo mais seguro para os pilotos e não para que haja disputa nessas áreas. Algo muito claro , totalmente sensato e coerente

  • William

    Dá logo o título para o Alonso. Todas as inovações técnicas encontradas pela Red Bull foram vetadas, com claro objetivo de não permitir que a equipe mais talentosa da F1 atual consiga abrir vantagem no campeonato (difusor aquecido, assoalho com furo, etc). Era interessante que surgisse um campeão jovem (Vettel). Agora que ele já é bicampeão, não interessa mais. O importante para a FIA é que a Ferrari e Alonso voltem a vencer (sem tirar o mérito do piloto espanhol, que é muito bom e não precisa de ajuda externa para vencer).

    • BRENO

      FOI A FIA TB Q MANDOU O HAMILTON ULTRAPASSAR VETTEL E ATRAPALHAR A APROXIMAÇÃO DELE EM ALAONSO.
      ELES DEVEM TER DITO NO RÁDIO: “HAMILTON, AJUDA TEU AMIGO ALONSO Q NÓS QUEREMOS ELE CAMPEÃO.
      HAMILTON RESPONDE: “CLARO, NÃO PRECISA PEDIR, O CARA É MEU AMIGÃO E SONHO, COMO VCS, EM VÊ-LO TRICAMPEÃO.
      KKKKKKKK
      HAJA BABAQUICE NESSE MUNDO

  • Guto_yudi

    Eu concordo com a punição uma vez que houve discussão entre os pilotos e dirigentes sobre esse tipo de manobra e foi decidido que seria passível sim de punição. Acho que é saudável à F1 pelo fato de ter sido matéria de discussão anterior, e não simplesmente uma decisão arbitrária dos comissários. Portanto, nada a discutir sobre o tema.

  • Lisandro

    Até agora achava errado punir por ultrapassar por forma, mas o comentário de que ele pode ter acelerado antes utilizado a área de escape seria uma clara vantagem contra o adversário..

  • LIsandro

    Corrigindo:

    Até agora achava errado punir por ultrapassar por fora, mas o comentário de que ele pode ter acelerado antes utilizando a área de escape seria uma clara vantagem contra o adversário..

  • Cesar Vilson Toassi

    Ora senhores, o tempo todo os pilotos usam áreas de escape e não são punidos por isso. Agora só porque naquele momento houve uma ultrapassagem então tem punição. Se é para punir quem sai da pista então punam todos que usarem as áreas de escape, independente de haver ultrapassagens ou não. Vejam bem, um piloto usa a área de escape durante todas as voltas, é claro que ele estaria se beneficiando disso, mas não é punido se não ultrapassar pela área de escape. É claro que está havendo incoerência no raciocínio dos comissários.

  • Alvasconcellos

    Vettel, assim como outros punidos não merecem julgamentos ambiguos, caretices desses ex-pilotos que são motivados por logicas antiesportivas, caras com rabo preso, argh!

  • paulo

    No meu entender, o vettel não usou o escape para ultrapassar, apenas para ganhar velocidade. Ele já havia feito a ultrapassagem. Penso que o Button tracionou mal e não conseguiu, mesmo estando na pista “melhor”, tracionar melhor do que o vettel. O Button deu mole. Vettel não merecia a punição.

  • Lucas Brunini

    Discordo totalmente da punicao. Adotando esse mesmo criterio, Massa e Kubica no Japao receberiam bandeira preta. Os pilotos pensarao cada vez mais antes de serem arrojados e trentarem ultrapassar.

  • Ro-1994

    Na minha opinião a punição foi justa. Está se argumentando que ele foi punido por fazer uma ultrapassagem. Mas não foi isso que aconteceu. Ele foi punido por fazer uma ultrapassagem incorreta. E isso não significa que não pode usar o lado de fora da pista, mas não se pode usar de “atalhos” para fazer ultrapassagens. Foi justíssima!

  • Victor Rafael Jomaa

    Existe uma questão que precisa ser levada em conta: a força política da escuderia. A regra, me parece, vale “até a página 3″. Para manter o equilíbrio ou permitir avanço na posição de classificação do campeonato (tanto de pilotos quanto de equipes) o entendimento da regra é “diferente’.

  • MiltonJr

    Se a área de escape tivesse com o nome da “Red Bull” não levaria a punição, mas com o nome do “Santander”. O Investimento do banco Santander é muito grande para o Alonso não ser favorecido, já é o segundo GP que Vettel é prejudicado. Gente!! Tá na Cara!!

    • BRENO

      KKKKKKKKKKK
      É MUITA BABAQUICE!!

  • Bruno

    Excelente análise, Felipe. Excelente mesmo, parabéns.

  • Antonio Araujo

    O Felipe Massa chgou em 12º lugar, o Felipe M. está no 13º lugar no campeonato, o Fernando Launço foi o 1º na corrida, o Fernando Lonço é o 1º no campeonato. Somente os dois correm num carro Ferrari. No entanto 11 chegaram na frente do Feliupe M., na última corrida e 12 estão na frente dele no campeonato, sendo que só um usa corro Ferrari. O que ainda o mantem fazendo e passando vergonha. Soccorram este cara e milhares de torcedores brasileiros!

  • Marcelo

    Palhaçada, depois reclamam que os pilotos não atacam, mas se fazem a ultrapassagem o que acontece? Tomam punição, nos anos 80 os pilotos faziam cada barbaridade na pista e nada acontecia.

    Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 era normal no passado.

    “Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/13/berger-diz-que-manobra-de-schumi-sobre-rubinho-era-normal-no-passado.jhtm

    Hoje qualquer coisinha vem choradeira no rádio e punição da FIA, Vettel colocou lado a lado no meio da curva, Button fez a curva normal, o alemão foi para a esquerda na parte suja da pista para evitar um toque de rodas, não tinha mais o que fazer. Existe uma coisa que se chama “malandragem” no esporte, MUITO USADO POR JOGADORES DE FUTEBOL. Se tudo for rigorosamente dentro das regras perde a graça, é a lei do mais esperto no esporte(Oras, Button poderia fazer o mesmo em outra corrida, seria o “troco” em cima de Vettel, seria bacana de ver e o alemão nem iria reclamar, essas polêmicas na pista que dão graça ao esporte), mas hoje em dia qualquer coisinha vem punição. O ponto alto no final da prova era saber se Vettel ia passar ou não, e ele ficou economizando pneus várias volta para dar o bote, a FIA estragou o resultado da prova.

    http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/vettel-ultrapassa-button-no-gp-da-alemanha-de-formula-1/2052824/

    Se na época da ultrapassagem do Schumacher x Trulli não fizeram nada, porque iria mudar agora? Outra disputa polêmica foi entre Massa e Kubica em 2007, ambos sairam da pista várias vezes, e nada de punição. E eu pergunto, porque os ingleses da FIA puniram Vettel? Será que era para favorecer Button que era inglês?

    Massa x Kubica no Japão – 2007
    http://www.youtube.com/watch?v=I7YujiyyiFI&feature=related

    Campeonato começou a ficar sem graça, porque o único que podia buscar Alonso na tabela era justamente Vettel. Webber esta pilotando muito bem, mas pra brigar com um piloto como Alonso no áuge…sem chance! Já Vettel é mais lutador e as chances são maiores, se não fosse a quebra de alternador na EUR o alemão teria hoje 135 pontos, sem essa punição RIDÍCULA estaria com 143 pontos. Ou seja, em termos de piloto Vettel tem condições de bater Alonso(que esta com a bunda virada pra lua, o carro não quebra nem a pau), ele também fez corridas vindo lá de trás e ninguém tirou ele da prova em um acidente.

    A RBR que comece a fazer como a Ferrari, focar em apenas em UM PILOTO, senão…adeus temporada! Alonso tem agora a vantagem de ter um carro muito bom pra treino e corrida, esta no áuge ao volante, além de não tem companheiro forte na equipe pra lhe tirar pontos. Pelo contrário, Massa agora mais do que nunca tem que ajudar Alonso. Coisa rara vai ser ver Massa a frente de Alonso pra abrir passagem, ele só larga atrás e fica longe nas corridas, mas se acontecer:

    “Felipe, Fernando is faster than you”

    E ninguém pode reclamar de jogo de equipe porque isso esta liberado em 2012!!! Já que ele só fica longe do espanhol, então a obrigação de Massa pra garantir vaga na Ferrari em 2013 é tirar pontos de Webber, Vettel e Lewis.

    Em termos de tabela, a pior fase de Alonso por incrível que pareça, foi justamente na primeira corrida onde estava 15 pontos do líder do mundial. Mesmo com um carro ruim no começo do ano, Alonso sempre esteve próximo do líder do mundial, a coisa não era tão dramática assim.

    O carro de Alonso não começou bem a temporada(primeiras 4 corridas), mas a sorte e o talento do espanhol sempre estiveram por perto, principalmente nas provas da Malásia e Europa, foram 50 pontos que fizeram muita diferença até aqui.

    Atualmente Alonso é o piloto que mais liderou o mundial, foram 5 vezes, já é um domínio pra 10 provas. O espanhol a um bom tempo não pode reclamar que não tem carro bom, em termos de confiabilidade é o melhor dos que lutam pelo título. A temporada extremamente equilibrada ajudou muito Alonso a se recuperar, agora que ele tem carro forte…vai ser complicado tirar e diferença na tabela. A péssima temporada de Massa deu a entender que o carro da Ferrari era um lixo, mas não é bem assim, Alonso admitiu que o carro era novo e complexo de desenvolver, mas com a evolução o carro melhorou muuuuito! Quem continua péssimo é Felipe, o carro melhora e ele não? Tem alguma coisa erra é com Felipe que não se “entende” com nenhum carro da Ferrari desde 2010.

    1)Austrália
    1-Jenson Button,25
    2-Sebastian Vettel,18
    3-Lewis Hamilton,15
    4-Mark Webber,12
    5-Fernando Alonso,10(15 pontos atrás do líder)

    2)Malásia
    1-Fernando Alonso,35(Liderando com 5 pontos a frente)
    2-Lewis Hamilton,30
    3-Jenson Button,25
    4-Mark Webber,24
    5-Sergio Pérez,22

    3)China
    1-Lewis Hamilton,45
    2-Jenson Button,43
    3-Fernando Alonso,37(8 pontos atrás do líder)
    4-Mark Webber,36
    5-Sebastian Vettel,28

    4)Bahrain
    1-Sebastian Vettel,53
    2-Lewis Hamilton,49
    3-Mark Webber,48
    4-Jenson Button,43
    5-Fernando Alonso,43(10 pontos atrás do líder)

    5)Espanha
    1-Sebastian Vettel,61
    2-Fernando Alonso,61(Liderando ao lado de Vettel)
    3-Lewis Hamilton,53
    4-Kimi Raikkonen,49
    5-Mark Webber,48

    6)Mônaco
    1-Fernando Alonso,76(Liderando com 3 pontos a frente)
    2-Sebastian Vettel,73
    3-Mark Webber,73
    4-Lewis Hamilton,63
    5-Nico Rosberg,59

    7)Canadá
    1-Lewis Hamilton,88
    2-Fernando Alonso,86(2 pontos atrás do líder)
    3-Sebastian Vettel,85
    4-Mark Webber,79
    5-Nico Rosberg,67

    8)Europa
    1-Fernando Alonso,111(Liderando com 20 pontos a frente)
    2-Mark Webber,91
    3-Lewis Hamilton,88
    4-Sebastian Vettel,85
    5-Nico Rosberg,75

    9)Inglaterra
    1-Fernando Alonso,129(Liderando com 13 pontos a frente)
    2-Mark Webber,116
    3-Sebastian Vettel,100
    4-Lewis Hamilton,92
    5-Kimi Räikkönen,83

    10)Alemanha
    1-Fernando Alonso,154(Liderando com 34 pontos a frente)
    2-Mark Webber,120
    3-Sebastian Vettel,110
    4-Kimi Räikkönen,98
    5-Lewis Hamilton,92

    • BRENO

      “Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 era normal no passado.

      “Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”

      FAZIA PARTE TB NAQUELES TEMPOS AS MORTES DE PILOTOS. AFF!!!

    • http://profiles.google.com/danilovboas Danilo Vilas Boas

      “Se na época da ultrapassagem do Schumacher x Trulli não fizeram nada, porque iria mudar agora? Outra disputa polêmica foi entre Massa e Kubica em 2007, ambos sairam da pista várias vezes, e nada de punição. E eu pergunto, porque os ingleses da FIA puniram Vettel? Será que era para favorecer Button que era inglês?”

      É porque agora tem regra pra isso, ô cara pálida!
      Sabem, já ouviram falar em uma coisa chamada LEI, REGULAMENTO? Eu sei que brasileiro não está acostumado a isso, ter ou não ter regra pro nosso povo é a mesma coisa, aqui se faz o que dá na telha, e não o que tá na Lei.
      Mas em lugares sérios do planeta as regras são cumpridas, acreditem! Sei que parece estranho, mas é verdade.
      Engraçado que pessoas que estão no dia-a-dia da F1, TODOS concordaram com a punição, como disse o Felipe. Mas obviamente os comentaristas daqui que entendem inúmeras vezes mais de corrida e do regulamento, estão certos em dizer que a punição foi injusta. Quem são os fiscais da F1 para discordarem de tão corretos comentaristas de blog brasileiros?

  • Marcelo

    Deixem os pilotos resolverem na pista, assim quem se sentiu prejudicado(Button), pode dar o troco em outra corrida. Essas regrinhas idiotas estão estragando com a F1. Já vi Massa, Schumacher, Kimi e cia parado na saída de box durante a corrida esperando a luz passar do vermelho para o verde. Tenha dó…

    Pega de M Schumacher x Trulli GP Alemanha 2003 (GLOBO)
    http://www.youtube.com/watch?v=7xPJeBzqoBk&feature=youtu.be

  • Motorock56

    Digo q REGRA é feita p/ ser cumprida, quer se goste ou não! Enquanto ñ for mudada, a corrida tem q ser praticada DENTRO da pista sinalizada como tal e ñ nas áreas de escape!
    Nós temos q aprender a obedecer as Regras, Regulamentos e Leis, se não, continuaremos eternamente no 3º mundo e servindo de chacota p/ os gringos q nos visitam. INFELIZMENTE….

  • Luciano Fermino

    PODE ESTAR NA REGRA…OK….MAS, ACHO UMA BOBAGEM. SE FOSSE UMA CHINCANE TUDO BEM, MAS NÃO ERA. SE NÃO PODE ULTRAPASSAR POR ALI, COLOCA GRAMA PÔ….

  • http://www.facebook.com/silvio.chioro Silvio Chioro

    O que dizer entao da 1a. curva de spa…….anulariam todas as corridas…kkkkk

  • http://www.facebook.com/silvio.chioro Silvio Chioro

    para elucidar…

    Olha, estava olhando a repercussao da punição do Vettel por ter passado o Button a 2 voltas do final no gp da alemanha por fora da pista…. Ahhh para ne? Se fosse assim as 1as. voltas de todo grande premio da belgica iria dar o que falar…. Vou postar os videos….vejam voces mesmos….

    Vejam ai a ultrapassagem de Vettel…

    http://www.youtube.com/watch?v=ghiK1zy6-6c

    Agora a 1a. volta de Spa com Raikkonen

    http://www.youtube.com/watch?v=QMse73dgLrg

    …. #podeistoArnaldo?????? #aregranaoeclara

  • Caréca Santista

    Comecei no Domingo a ver a NASCAR. A F1 virou coisa de meninas, bonécas. O tal do Alonso só não será campeão se deixar de pilotar nas corridas restantes. Não é bom para os “negócios” que o menino alemão seja tricampeão. Pelas duas corridas não completadas, creio que até a RED BULL creia nisso.

    • Andre Juliano

      boa sorte na NASCAR. É menos um pra fazer comentários idiotas.

  • André

    Vejam bem, se o Vettel podia passar por lá, mesmo tendo espaço na pista demarcada, por quê o Button não podia fechá-lo, indo para fora, no mesmo espaço que o Vettel escolheu?
    Assim, o Button usava a mesma vantagem que o Vettel…
    Mas aí, ele é que seria punido, por tirar o outro da pista!!
    Achei a punição justa, porque o Button teve que perder tempo equilibrando o carro pra sair da curva fechada acelerando, enquanto o Vettel simplesmente abriu a sua trajetória enquanto já “enchia” o motor desde o meio da curva…
    Assim, realmente levou uma vantagem em rodar por fora da pista oficial.

  • Antonio Moraes

    Vendo a foto fica claro o espaço de um carro deixado por Button. Assim como a mudança de direção de Vettel. A vantegem está no fato do alemão ter atenuado o efeito da força centripeta que diminuiria a sua velocidade assim como o fez com o inglês, igual a vantagem que se obtem ao cortar uma chincane. Portsnto punição correta.

  • l3llo

    Acho que o que pesou tbm, foi o fato de o Vettel ter utilizado a área de escape diversas vezes durante a corrida. E claro que a utilização da área de escape na manobra do Vettel, é obvio que foi deliberado e a intenção era aumentar o raio da curva para maior capacidade de tração.

  • Luis Carlos Fat

    Exagero essa punição. Ele só fez a manobra para não bater no Buton. Estão tramando nitidamente para o “espanhol” ser campeão e colocar a Ferrari novamente no topo…Sempre foi assim e assim sempre será…

    • http://profiles.google.com/danilovboas Danilo Vilas Boas

      Ahh, sim, claro, uma manobra entre Vettel e Button, cuidadosamente pensada por Ecclestone e cronometrada por toda a máfia dos fiscais da F1 somente para ajudar Alonso, que provavelmente é um dos piores pilotos do grid e a Ferrari, umas das maiores perdedoras da história da F1. Nítido.

      Sempre a mesma ladainha de que é conspiração, armado… povo pobre de espírito.

  • Sergio Rosa

    O Fernando Alonso em uma das curvas fechadas usou varias vezes (e seguidas) e area de escape, pouco, mas o suficiente para ganhar tempo, pois foram as voltas mais rapidas e niguim comenta pois é Ferrari e Alonso.

    • Andre Juliano

      Amigo, usar a area de escape não é proibido. Proibido é usá-la par ultrapassar. E nisso TODOS os pilotos são contra. Então não fale que isso é para beneficiar o Alonso ou seja lá quem for. Lembre-se da famosa curva logo após a linha de largada em Spa-Francorchamps, onde todos os pilotos se utilizam da área de escape para fazê-la ganhando assim velocidade. E mais uma vez, não esqueça que TODOS os pilotos, consideraram a manobra como ilegal.

  • Mathedi

    E em Mônaco quando o Hamilton passou o Massa por fora daquela curva que todos param. Os fiscais fizeram “vista grossa”?

  • José Luis – Jundiaí

    Vettel foi punido por ultrapassar “fora da pista”, mas assim como o Button, há pilotos que “espalham demais” nas curvas para evitar ultrapassagens. O Massa mesmo é um que vive fazendo isso. Achei errado a punição.

  • ssracing

    o Vettel ultrapassou alonso em monza sendo jogado na terra e ninguem puniu ninguem !!!
    a F1 inventa regras pra punir sempre o melhor no caso vettel como foi com o Schumacher !
    tudo pra beneficiar pilotos mediucres como e o alonso !!!

  • SSracing

    quando Vettel esta na frente tem que esperar, quando esta atras nao pode ultrapassar. podem acompanhar que este campeonato vai tentar de tudo pra prejudicar a vida do alemão
    graças a quererem um campeonato disputado pra traser audiencia e pra ajudar o pais quase falido a espanha que nao por coecidencia e do piloto beneficiado que e patrocinado pelo tambem nao por coecidencia o banco espanhou santander
    so cego não ve ou faz vista groça !

  • SSracing

    punição so nao vai existir para o olonso q no Q2 com bandeira amarela fez tempo pra passar para o Q3 se foce o vettel alem de nao ter tempo iria perder 5 posições !!!

  • Fernão

    Se não pode passar assim, que ponham grama ou terra no local – se tem asfalto, que usem – o Button podia ter usado tb essa área, e se protegido da ultrapassagem. Ta cada vez mais desestimulante assistir a F1 – repito, se era pra ser grama, que ponham grama. Esse negócio de ultrapassar nas paradas é uma emoção extremamente artificial.

  • Alê

    Os caras foram avisados no Briefing que aquilo daria punição. Simples. Burro foi o Vettel de não devolver a posição para tentar de novo na última volta. Na pior das hipóteses, seria terceiro. Mas como os pneus do Button estavam péssimos, muito provavelmente ele conseguiria a ultrapassagem anyways.

  • Claudemir Freire

    Felipe, foi em Spa 2008 que houve o entrevero entre o Kimi e Hamilton, na qual o Massa acabou herdando a vitória.

    Punição justa e a penalização exitente no código desportivo da FIA.

    Pena que muitas dessas punições são políticas e não técnicas.

    Fossem apenas técnicas Hamilton no Bahrein e Schumacher em Valência deveriam ser punidos com os rigores da lei, mas não foram. Ao passo que Massa e Vettel foram punidos em Barcelona por algo que o Schumacher faria na corrida seguinte e agora Vettel é punido por algo que Hamilton já havia feito.

    Um peso… Duas medidas!

  • Mk_maekawa

    Aff. cada coisa que se le aqui hein…
    Entao, se no passado podia, e hoje com novas regras, o passado sempre deve prevalecer..kkk
    Gente, passado é passado, todo ano as regras mudam, se foi acordado tal coisa que se cumpra.
    Antigamente podia apredejar as pessoas, e por isso hoje vamos fazer o mesmo.
    Vamos sair matando porque antigamente crime se punia com morte.
    cada coisa…

  • Punição mais do que justa. Aliás Vetel tem sérias deficiencias no quesito ultrapassagem. O moço só se dá bem largando na pole pois nesse caso não precisa dessa coisa chata(para ele) que é ultrapassar.

  • Raitz

    E o Massa em Fuji???

    Ah, por favor, memória fraca dessa gente!

    http://youtu.be/vbb70UDFFQg

  • Avafonso

    Para mim é a mesma situacao da demarcacao das saidas de box, tem que se respeitar as faixas