Navegação de Posts

Mais um passo importante para Fernando Alonso

(BANGKOK) Bom dia a todos! Já comecei minha interminável viagem de retorno ao Brasil e espero nos próximos dias usar minhas conexões para que troquemos algumas ideias e visões sobre o campeonato.

O Grande Prêmio de Cingapura foi muito positivo para as pretensões de Fernando Alonso conquistar o título mundial, seu terceiro na Fórmula 1.

O espanhol em nenhum momento teve carro para se colocar entre os quatro primeiros e, ainda assim, foi capaz de se projetar até o pódio. Alonso ainda viu Lewis Hamilton, que para mim era seu grande rival ao título, pelo talento que tem e o melhor carro que dispõe, abandonar a corrida quando liderava com algum refresco.

A vitória caiu no colo de Sebastian Vettel, que ainda ameaça Alonso, mas não como o inglês da McLaren fazia. Vale lembrar que neste ano a Red Bull dominou de forma impressionante um ou dois GPs, mas foi competitiva na maioria deles. Somente em Monza que o time ficou para trás.

Por esse motivo, Hamilton era o cara a colocar medo em Alonso. A McLaren andou muito em pelo menos 80% do campeonato e só está distante da luta pelo título por detalhes bobos: erros cometidos em pit stop no início do ano, falhas de confiabilidade e acidentes em que foi vítima. Essa soma dificultou, e muito, a vida da equipe prateada, que mesmo distante do Campeonato de Pilotos, tem boas chances em Construtores.

Enquanto isso, Alonso, como uma raposa esperta e malandra, vai superando todas as adversidades corrida após corrida. O ferrarista é brilhante e sabe como poucos administrar um campeonato. Seus dois títulos foram assim. Alonso abria alguma vantagem no começo do ano e se defendia como podia nas provas finais, seja com Kimi Raikkonen em 2005 ou contra Michael Schumacher em 06.

Em 2007 e 2010, anos em que também batalhou pelo título, era caçador e acabou ficando pelo caminho. Como caça, ele sabe como se comportar como ninguém no grid. Um profissional acima de qualquer questionamento.

Ainda que tudo indique que Alonso já colocou as mãos no troféu, ainda penso que Vettel e até mesmo Hamilton podem atrapalhar o caminho do espanhol. Talvez não virem o jogo, mas se engana quem pensa que já era.

Em seis corridas, são 150 pontos em jogo e neste campeonato estamos vendo que é comum um piloto vencer, enquanto o rival termina em sexto em condições normais. Numa dessas a diferença já cai uma barbaridade. Ontem mesmo, por pouco Lewis não vence e Alonso termina em quinto. Ou seja, mesmo em uma corrida normal tiraria 15 pontos de uma vez.

Repito o que escrevo desde o começo do ano. O campeonato está com a cara de Alonso. Mas em minha opinião a “brincadeira” não vai ser nada fácil. Aguardemos os próximos capítulos.

E aí turma, como vocês avaliam o Mundial de F-1 após 14 etapas?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Rosário de Fátima

    Felipe Motta,
    Tudo o que vc. falou acima está correto, principalmente que Fernando Alonso é brilhante, esperto e apesar
    do carro não ser lá essas coisas, sabe administrar como ninguém uma corrida….Evidentemente, todos os outros têm méritos. Também concordo, sinceramente, que ó campeonato não findou e que o jogo pode virar por qualquer motivo….É um risco
    para DOM FERNANDO ALONSO DAS ASTÚRIAS, que como você mesmo disse tem sensatez para compreender, eu acredito nisso, não fosse ele um homem inteligente. MAS EU GRITO BEM ALTO E EM BOM SOM: .AVANTE FERNANDO ALONSO,,,,Eu sou sua fã de carteirinha, pela sua credibilidade, competência e sensatez. Rosário de Fátima.

    • Paulo S

      Ok as prateadas são boas ficaram 12anos sem ganhar nada, e ainda GANHARAM POR UMA CURVA E UM PONTO,e foram copiar os projetos da FERRARI!!

    • Eduardo Schmidt

      Credibilidade???? Vc tá lembrada de 2007??? 2008 em Cingapura???

      • Rosário de Fátima

        SR.EDUARDO…
        E você se lembra da deslealdade de Hamilton anos atrás, inclusive em Mônaco, com Felipe Massa???,,,…Você percebeu que quando Vettel esse jovem rapaz e que com certeza terá um futuro brilhante, fica muito feliz e sorridente quando ganha e se transforma (é fato, é visível), quando perde? Ele não sabe e não gosta de perder….Aliás, Schumacker também era assim…E era muito desleal, você se lembra??? Bem, Vettel, ainda não tem maturidade e nem traquejo, ainda….Não é à toa que F.Alonso tem credibilidade, sim….É compenetrado no que faz, tem meta, é brilhante como bem disse Felipe Motta….Merece ganhar esse
        ano…Aliás, está merecendo faz tempo, meu caro….
        Mas vamos aguardar os GPs….Falta muito por ver….Nada está decidido. Fique tranquilo, Sr. Eduardo…Quem sabe o seu favorito vença, ok!
        Rosário de Fátima.

      • Rosário de Fátima

        quis dizer em meu texto:…Shumacher e não como constou, ok! Obrigada, Rosário de Fátima.

  • fernando julio barbosa

    Bom dia Felipe mota é colegas, eu faço um convite a todos que acompanham a f1, vamos matar algumas galinhas e colocar na encruzilhada pra acabar com a sorte do Alonso.

    • Rosário de Fátima

      Faz-me rir Sr. Fernando Julio Barbosa…O senhor acredita nessas coisas?????
      KKKKKKKKK!
      Sem comentários, hein? O senhor está de brincadeira, não está???? kkkkk!
      Rosário de Fátima.

  • Emílio Toaliari Jr

    Nossa que horror!tem gente apelando galinha vai muito bem na panela com polenta,não assim!
    Rosário ao contrario de mim tenho uma companheira blogueira torcedora da Ferrari,tudo bem independente dos nossas prefêrencias,mesmo torcedor das prateadas inglesas mantenho ao máximo minhas colocações e imparcialidades.
    Motta tudo bem que temos ainda 6 duelos a realizar,uma Ferrrari com um carro inferior,mas Hamilton que poderia ser uma sombra ao espanhol virou miragem nessa etapa.
    Desta vez por um erro mecânico e não por ser afoito em alguns momentos,a sorte com a competência nesse momento favorece que mantem a regulridade no caso Alonso.
    Até mais pessoal.

    • Rosário de Fátima

      Concordo com você Emílio…Mas eu não sou torcedora da Ferrari, Torço por Fernando Alonso..
      Mas entendi, perfeitamente o seu comentário:- ….Hamilton dessa vez parou por um erro
      mecânico, não por pressinha…..E assim, com a regularidade e, também com a competência desse brilhante piloto espanhol, F. Alonso subiu ao pódio ainda desta vez…
      Sinceramente eu espero que não seja a última…Mas tudo pode acontecer, certo?
      Até a próxima, Rosário de Fátima.

  • Alisson

    Carro ruim o Alonso tinha em 2009 quando pilotava aquela Renault horrível e ficou em nono no campeonato, o F2012 é um bom carro sim porque apenas o piloto não faz milagres. O Alonso é muito bom na política e sabe colocar muito bem a pressão nos outros.

    • Rosário de Fátima

      Para o senhor eu respondo o seguinte, Sr, Alisson: …A Ferrari não está bem e o senhor deveria saber disso…..E F.Alonso, meu caro, é BOM EM TUDO O QUE FAZ, SEM COLOCAR PRESSÃO EM NINGUÉM, COMO FEZ NESSE DOMINGO PASSADO…
      Ele não causou o problema de Hamilton….Hamilton forçou muito seu carro, para variar, eu acho, por isso parou…Rosário de Fátima.

  • Jose Carloscosta

    Boa Tarde a todos!

    A coisa mais importante para o leitor ou ouvinte é o comentário imparcial do Jornalista,a opinião objetiva dos fatos sem se prender ao desejo de agradar ninguém e justamente tem faltado este tipo de postura no Jornalismo esportivo atual.
    Parabéns Felipe Motta pelo texto,pois deveria servir de exemplo ao sumo Sarcedote da narração Global,que passa a Corrida inteira torcendo contra o Hamilton e Não perde um instante sequer de alfinetar o Piloto Inglês,só faltava culpar o Hamilton pela falha do Carro,pela quebra do cãmbio,parece que ainda não digeriu o Titulo que o Hamilton conquistou em 2008.Todo mundo sabe que o Alonso é um Grande Piloto,mas ninguém é obrigado passar a Corrida inteira ouvindo asneiras,gafes,pérolas e perseguição a determinados pilotos demais ,além de narrar e comentar ao mesmo tempo.Para o bem do esporte,continui assim Felipe Motta!!!!

    • Ricardo Vogel

      Na hora q o carro do Lewis quebrou, o Galvão quase teve um orgasmo, dava pra perceber pelo tom da voz dele comentando a cena, por q será q ele não gosta do Lewis hein???

      • Eduardo Schmidt

        O Galvão não dá mais né…pra quem gosta de F-1 tá horrível, deveriam promover o narrador da Stock, pq Luis Roberto e Cleber Machado tbm não vingam!!!

      • Rosário de Fátima

        Não gosto de Galvão Bueno, mas o que o senhor disse não procede…Aliás, se me permite lembrar-lhe.: Galvão Bueno só passou a aceitar Alonso quando o mesmo falou em favor de Felipe Massa…Afinal Galvão Bueno é padrinho de casamento de Massa…Quando Alonso pediu a Ferrari que mantivesse Massa, na Ferrari, SIR. GALVÃO BUENO, o falsinho e chatinho “mudou” seu comportamento quando falava sobre Alonso, na telinha global…Antes desse fato, não falava bem de Alonso….Que memória o senhor tem???? Esses fatos ocorreram há bem pouco tempo….GALVÃO BUENO é um idiota …E o senhor não percebeu o motivo da mudança dele….O senhor tem certeza que acompanha a F1 ???
        Rosário de Fátima.

  • Eloisa

    Caro Felipe Motta;
    Li o seu texto ; Mais um Passo Importante para Fernando Alonso. De maneira geral,você descreve o que ocorreu no Grande Prêmio de Cingapura no D,p.p. Como em todos os grandes Prêmios,sempre ocorrem incidentes, mais ou menos graves.
    Em seu texto , na parte em que você se refere ao Fernando Alonso comparando-o Uma Raposa,Esperta,e Malandra, e sabendo-se que as Raposas,são animais oportunistas você não estaria Desclalificando o piloto. Ora Felipe,Fernando Alonso è considerado por críticos mundialmente famosos como sendo,o melhor piloto da fórmula1,na atualidade(o mesmo não ocorre em relação.ao seu carro).
    Considerando que, o Piloto sempre manteve o equilíbrio fisico,e psicológico,para sair-se bem de situações extremamente conflitantes e,tendo em vista ,sua tão Brilhante carreira na Fórmula 1,até o presente momento,por tudo isso,acredito que, não seria Necessário Fazer Semelhante Alegação.
    Agradecida Eloisa.

    • Marcelo Henriuqe

      Eloisa

      O que desclassifica Fernando Alonso é o seu próprio carater.
      Sua habilidade em pilotar é inquestionável, mas o seu carater, na minha opinião Felipe Motta desclassificou a Raposa, coitada.
      Como piloto admiro muito Alonso , e sobre o campeonato, se derem mole para o Vettel e para a Red Bull eles ganham esse campeonato novamente.

      Abraços

      • Eloisa

        Sr.Marcelo Henriuqe
        Eu, não desclassifico quem conheço,muito menos a quem não conheço.Quando
        se trata de carater ,para que possamos falar do tema , teremos de ter esclarecimentos qto. a psicologia ,e a sociologia. O Sr. poderá pesquisar os temas citados Devemos, ler, entender, e saber responder com sutileza, aquilo que pensamos,.
        Obrigada Eloisa

        • Felipe Motta

          Eloisa: ideia não era desclassificar Fernando Alonso. Muito pelo contrário! Abs

          • Rosário de Fátima

            Entendi você, perfeitamente, Felipe Motta, por isso meu comentário foi a seu favor…As pessoas devem tomar cuidado quando leem e tomar cuidado com o que escrevem….Mesmo porque, você foi bem claro, quando disse no seu texto:…..o ferrarista (F.Alonso), é brilhante e sabe como poucos administrar o campeonato…….-A raposa é esperta sim, mas é é oportunista, é sábia…Antes de fazer um comentário, devemos ler com atenção o que você postou, na íntegra….No entanto MARCELO HENRIQUE ao mencionar a palavra “caráter” deixou dúvidas…Se falou no sentido FERNANDO ALONSO ESPORTISTA, não vejo e não encontro nele falha alguma de caráter…Inclusive Felipe Motta deixo o recado para você, pois a palavra caráter é muito forte, tão forte que o cidadão EDUARDO SCHMIDT também não compreendeu, absolutamente, nada e foi de uma grosseria terrível…LEIAM MAIS, LEIAM MELHOR E DEPOIS DISCUTAM NUMA BOA, OK! Fica aqui o meu recado a todos que sem manifestaram……Rosário de Fátima.

        • Marcelo Henrique

          Eloisa

          Também nao julgo quem nao conheço, mas como esse blog fala de automobilismo, estou me referindo ao Alonso como esportista e nao sua vida pessoal.
          Fernando Alonso nao tem caráter como esportista, nao estou falando da sua garra e vontade de vencer, mas sim, dos meios que ele usa para conquistar seus objetivos.
          Nao preciso entender de psicologia e ou sociologia para dizer isso, ate porque , se isso fosse requisitos para opinar , poucas pessoas poderiam escrever suas opiniões.
          Ficou claro para mim, que o Felipe Motta se referiu a Alonso como uma raposa , pelo oportunismo que ele tem de ganhar os pontos que seus concorrentes perdem, assim como a raposa pega o alimento de outros animais quando eles bobeiam.Mas voce deve ter algum preconceito contra as raposas, por isso achou que ele estava desqualificando Alonso.
          Peco desculpas se voce achou que nao fui sutil na minha resposta.

          Abraços

          • Eduardo Schmidt

            Concordo contigo, esportivamente ALO não será exemplo algum para meus futuros filhos, é um mau caráter de marca maior, parece ter vendido sua alma para o diabo pq tudo acontece a seu favor!!!! Mas em 2010 ele pagou boa parte de seus pecados…é um baita FDP!!!

          • Rosário de Fátima

            Sr. Eduardo.
            Antes de falar em exemplo para os seus filhos, veja que tipo de exemplo o senhor está dando a eles, por favor.
            O modo como comenta, as palavras que usa….O senhor não sabe o que é : educação….Seus filhos, graças a Deus, são seus….Com certeza os filhos que Alonso tiver um dia, serão muito mais educados…..Coloque a mão na sua consciência, ok!!!! CARÁTER É ALGO QUE F. ALONSO TEM ATÉ DEMAIS…Talvez o senhor precisaria de umas aulinhas com ele para poder educar melhor seus filhos. Rosário de Fátima.

          • Eloisa

            Marcelo Henrique,
            É evidente, que entendo que,o tema mau caráter, neste contexto, se refere ao do esportista Fernando Alonso, e não da pessoa de Fernando Alonso. Ainda,acredito na crítica construtiva, e no elogio
            verdadeiro.
            Marcelo, você não me deve desculpas por nada No seu comentário você foi muito claro,objetivo com muita…Sutileza.
            Eloisa. .

          • Eloisa

            Marcelo Henrique;
            Acho que você deve ser uma pessoa muito divertida.Lendo os seus atuais comentários, pela ira que você demonsta pelo piloto Espanhol, será que no fundo você não torce para ele.. Se isso fôr,
            você tem um excelente gosto. Agora,falando um pouco sobre o piloto Espanhol, moço de família pobre,(você sabe que as famílias
            dos pilotos são de classe social elevada), e que cujo,avó era mecânico,lutou por si só, e foi ajudado mais tarde por seus méritos.Conseguiu entrar na fórmula1,sendo Campeão e Bicampeão , pela equipe Renaud. Sendo um piloto competidor, mas leal,saiu da MacLaren ,por não fazer concessões. É meu piloto preferido, por isso e muito mais , mas aprendi sempre a não
            desmerecer aos demais pilotos,pois, todos almejam o mesmo a
            Vitória,
            Erro no tex…você demonstra
            Sei que você conhecendo a F1 ,sabe que é verdade o que relatei. Desculpe a brincadeira ,quanto ao seu piloto favorito OK…..
            Eloisa. ..

      • Eloisa

        Sr.Marcelo Henriuqe
        Eu não tenho como costume desclalificar,ou qualificar a quem não conheço.Falando em carater, saberemos mais sobre o assunto, através ,da psicologia e da Sociologia .O importante sempre é ler , entender e saber
        responder ,com sensatez o que se pensa. Obrigada. Eloisa

      • Rosário de Fátima

        Sr. Marcelo Henrique:
        O senhor apenas foi muito infeliz no seu comentário dando margem a outros para entenderem o que quiseram e o que puderam entender…: quando disse:… na minha opinião Felipe Motta desclassificou a Raposa, coitada…., contraria o seu parágrafo final: …Como piloto admiro muito Alonso……
        O senhor não gosta de Alonso e ainda menciona sobre o caráter dele….O que significa caráter para o senhor?
        O senhor também se perdeu na resposta a Sra. ou Srta. Eloisa, quando diz que só falou em caráter por conta do esporte, ou seja, do automobilismo…CARÁTER É
        CARÁTER, meu senhor….Dentro e fora do esporte…O senhor se perdeu na resposta a Eloisa, ou é muito contraditório. Me desculpe a sinceridade.
        Rosário de Fátima.

        • Marcelo Henrique

          Rosário

          As pessoas sempre entendem aquilo que podem e principalmente aquilo que querem.
          Eu nao posso dizer sobre o caráter de Alonso fora do esporte porque eu nao o conheço, mas se a sua afirmação , de que caráter e igual tanto dentro como fora do esporte, suponho que ele seja mau caráter tanto dentro como fora do esporte.
          Caráter para mim deve significar o mesmo que para voce , mas quando somos fanáticos por alguém nao conseguimos ver seus defeitos.
          Para ficar mais claro, admiro o estilo de pilotar de Alonso , mas nao concordo com algumas atitudes dele: Cingapura – 2008 , China – 2010 , Alemanha – 2010 , Cingapura – 2010(Petrov)…

          • Rosário de Fátima

            Sr. Marcelo Henrique:
            O senhor insiste em dizer que houve uma tramóia em 2008 em Cingapura, onde F.Briattore e Nelsinho Piquet armaram para que
            Alonso , na época, de outra escuderia, a Renau, passasse a frente para continuar na mesma…Alonso desmentiu que conhecia esse fato e sobre ele nenhuma culpa foi provada…SEU NOME NÃO FICOU MACULADO. No entanto, Nelsinho Piquet sujou seu nome e na Fórmula 1 deverá aguardar por uma nova oportunidade…Briattore tb. foi punido…NENHUMA MANCHA maculou sua pessoa , ou sobre o seu nome, pois continua na Fórmula 1, a despeito de tantos “erros” e antipatias sobre sua pessoa. Eu entendo o que
            vi, li , revi ,reli e finalmente compreendi….Já não consigo entender, repito, como uma pessoa se refere a outra mencionando a falta de caráter…E O SENHOR CONTINUA INSINUANDO ISSO….Não sou fanática, uso de um expediente para escrever: ponderação…Admiro F.Alonso, sim. Ele merece meu respeito: é regrado, tem meta, é extraordinário, etc,,, Insisto Sr. Marcelo: sinto-o muito contraditório…. Quando se referiu ao caráter de Alonso, há uma hora atrás, foi mais verdadeiro do que anteriormente, pois assim colocou:…….suponho que ela seja mau caráter tanto dentro como fora do esporte…….O senhor diz uma coisa, depois outra…… O senhor é muito contraditório, mesmo.
            Rosário de Fátima.

          • Rosário de Fátima

            onde se lê:….suponho que ela seja mau caráter, ler::…suponho que ele seja mau caráter….Obrigada, Rosário de Fátima.

          • Marcelo Henrique

            Rosário

            A estrutura financeira pot traz de Alonso , impediu que ele fosse penalizado.
            Alonso tinha experiência e autonomia suficiente para decidir qual estratégia tomar na corrida, ele nao iria jogar pela janela sua otima colocação na largada e em vez de fazer uma estratégia apostar em uma loteria, mas ele apostou na loteria e por ‘ coincidência ‘ ganhou, depois com o tempo entendemos tais ‘ coincidências ‘.
            O resultados dos julgamentos nao levam só em conta a ética e o cumprimento das regras, mas sim a política e o dinheiro envolvido.
            Assim como voce, admiro Alonso por ser regrado, objetivo, um ótimo piloto , o problema dele e justamente o etc……

            Rosário a vida e feita de contradições, principalmente onde se envolve muito dinheiro, assim como na F-1.

          • Rosário de Fátima

            Sabe Sr. Marcelo: – o senhor não desiste e por isso, uso do meu bom senso e eu mesma desisto do senhor, rsrsrs….Vamos discutir , forever, caso eu continue sendo contrária ao senhor…Como mulher e boa observadora que penso ser, creio que o melhor que tenho a fazer quanto aos seus comentários, é calar-me, definitivamente. Política existe em todos os esportes e até mesmo em outros setores públicos e privados….Nisso eu concordo com o senhor, mas dizer que o problema dele (F.Alonso..) é justamente o etc….., mostra algo que não conseguirá entender e que não foi provado, NUNCA!!!!!
            Creio que o meu favorito é um grande piloto, mas não é tão carismático porque não mostra os seus dentes, que por sinal, são lindos (rsrsrs..), à toa….Acho até que é um pouco tímido, quer saber? Não comemora quando ganha, pois não é dele esse perfil…No entanto, de nada adiantarão minha opiniões se o senhor não quer entender….
            Mesmo assim, agradeço por responder-me….
            Alonso pode não ganhar o campeonato, mas deixará seu nome escrito nas estrelas….Não sou fanática, não?! Sou observadora ao extremo. Obrigada,
            Rósário de Fátima.

          • Marcelo Henrique

            Rosario

            Fiquei triste por não conseguir abrir seus olhos, mas também pelos comentarios a respeito de Alonso acho que você não deve enxergar direito, RSRSRSRSRS…. brincadeira.

            Abraços

          • Rosário de Fátima

            Tudo bem….Entendi que o senhor necessita como bom machista ter a última palavra….Pode continuar com o sarcasmo, eu aguento….Aliás, é um prazer debater com o senhor…..kkkk!
            abraços,
            Rosário de Fátima.

          • Rosário de Fátima

            eu que me entristeço por não ver o que está estampado tanto na cara: o perfil do piloto é discilplina e meta e quanto ao seu sorriso é fenomenal…Pena que ele, Alonso, não sorri mais…..kkkkkk!
            OPA: ENXERGO SIM!!!!!
            Abraços, Rosário de Fátima.

          • Rosário de Fátima

            onde se lê:….suponho que ela seja mau caráter…ler:….suponho que ele seja mau caráter tanto dentro com fora do esporte……..
            Obrigada, Rosário de Fátima.

          • Rosário de Fátima

            onde se lê Renau, leia Renaud, por favor……Rosário de Fátima.

    • Eloisa

      Erro por distração na palavra……….Desqualificando o piloto.
      Obrigada Eloisa.

  • Eduardo Schmidt

    A Ferrari tem tido o carro mais regular do grid, permitindo a ALO mesmo não tendo um desempenho que lhe dê chances de vitórias, mas ao menos no pior das hipóteses em 5º lugar, fazendo com que acumule bons pontos.

    Não acho ALO tão sensacional como vc Motta, acredito que tanto VET como HAM estando na Ferrari teriam pontuação parecida senão maior que o próprio espanhol, acontece que hj MAS não é comparativo pra ninguém do grid, assim é fácil pintar ALO como o cara.

    A falta de confiabilidade das Mclarens e RBR tem sido fator preponderante para que ALO lidere o mundial, aliado a isso, tanto as Mclarens quanto RBRs tiveram desempenhos ruins ao longo da temporada em algumas etapas, enquanto a Ferrari não, sempre permite que ALO termine entre os 6 primeiros.

    Acho muito difícil VET virar esse jogo, principalmente porque acredito que ele não terá carro pra tirar essa diferença construída por ALO, mas torço para que o alemãozinho seja tricampeão, até porque acredito que ALO morreria de inveja…

  • Anselmo Coyote

    Avalio que se o carro do Kimi fosse 0,05s mais rápido o que foi dito sobre Hamilton e Vettel teria sido dito sobre ele. Ah… só para lembrar que o Nelsinho disse que em condições normais, COM CERTEZA, o Grosjean faria mais pontos do que o finlandês-voador. Se bem que ele quase fez uma enormidade de pontos na cabeça do Alonso. Pensando assim, de repente o Nelsinho pode estar certo.
    Abs.