Navegação de Posts

O campeonato após o Bahrein reforça o que teremos pela frente

(SÃO PAULO) Bom dia a todos! Quatro vencedores diferentes, seja no Mundial de Pilotos, seja em Construtores. Precisa falar algo a mais?

A vitória de Sebastian Vettel e o que ela gerou na classificação geral do campeonato mostram como será o Mundial, pelo menos a primeira metade da disputa.

Com equilíbrio tão grande, um piloto pode saltar muitas posições na classificação. Vettel, ontem, pulou de quinto para primeiro. Isso porque a temporada não terá sempre os mesmos quatro, cinco pilotos nas primeiras posições. Vejam o caso de Vettel. Venceu, viu seu companheiro, Mark Webber, em quarto, Alonso em sétimo, Hamilton em oitavo e Button fora dos pontos. Ou seja, pontuou muito enquanto os outros “pararam”.

Essa deve ser uma tendência. Diante de muitos carros competitivos, fica difícil garantir-se sempre na frente. Outra coisa: qualquer piloto que tenha problema numa corrida, como Hamilton ontem, terá de “comer grama” para se recuperar durante a prova. O pelotão intermediário é sólido e sair ultrapassando todo mundo é tarefa ingrata atualmente. Daí a dificuldade do inglês, mesmo com bom ritmo, voltar a ficar no TOP-5.

Vettel foi impecável no Bahrein. Acertou sua volta na classificação e parece estar mais familiarizado com o carro. Na Europa deve crescer cada vez mais. Ainda que tenha mostrado muito talento, não foi o nome da corrida para mim.

Mas sobre o tal Homem de Gelo falarei logo mais. Não senti ontem entusiasmo nos comentários com base na mudança frenética de líderes e vencedores de GP. Não estão fascinados por esse Mundial da pesada? Quero ler as opiniões de vocês.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Massa

    Felipe, por isso que eu acho que aquela questão de limitar os gastos das equipes é uma boa medida para que elas fiquem pelo menos mais equilibradas e aí teremos um campeonato mais emocionante. É o que está mostrando esse início de campeonato, onde há mais equipes com carros equivalentes, trazendo muito mais emoção à temporada, não é??? Se tivesse uma ou duas equipes disparadas na frente como aconteceu nos últimos campeonatos, seria outro ano monótono, ainda mais em várias pistas que entraram no calendário ultimamente mas que não proporcionam nenhuma emoção por falta de pontos de ultrapassagem.

  • fernando julio barbosa

    boa tarde felipe, se eu sou uns dos sócios da mclaren, hoje a casa cairia como pode três paradas de box do hamilton, 14 segundos perdidos e falta de competencia.

  • Felipe D’Aloia

    Boa corrida ontem.
    Acho importante a melhora significativa do Massa. Mesmo sabendo que em um mundo real não significa nenhuma maravilha, comparado à situação das 3 primeiras corridas, pode dar uma folga ao bombardeio implacável da imprensa italiana (ou não?). A maior importância de ter pontuado reside no fato de que caso isso não tivesse ocorrido, seria o único piloto zerado após 4 corridas, além das nanicas.

    Aproveitando que estamos falando da Ferrari, aproveito para opinar sobre o carro B que deverá vir em Barcelona: para mim, não mudará muita coisa; a Ferrari deverá continuar pra trás. Não torço por isso, mas é o que deve acontecer. Carro que nasce mal, vai sempre mal…

    Queria a vitória do Kimi. Uma pena!
    Mas apesar de admirar sua pilotagem, vê-lo fora da pista me irrita. Particularmente prefiro figuras públicas que demonstrem mais emoção que um robô.

    Sobre o Rosberg: não condenaria suas duas manobras. Acho que ele foi agressivo, mas não fez movimentos ilegais. E pra variar, adivinha quem chorou? Alonso…

    Me estranhou muito a falta de ritmo das McLaren, Mercedes e Williams, cada uma no seu quadrado (é lógico!).

    Abç a todos!!

  • Valtersmiths

    Maclaren tá sacaneado o Lewis Hamilton, estão loucos pra ver ele fora do time, só pode.

  • http://www.facebook.com/people/Leonardo-Ávila-Duarte-Sepúlveda/100001475772262 Leonardo Ávila Duarte Sepúlved

    O mundial está ótimo. Espero que continue assim. Torci ontem pelo Kimmi, por pouco ele não levou essa, mas para ele está tudo certo, segundo ou primeiro não muda muito. Será que a Willians vai começar a ficar para trás novamente?

  • Alisson

    Não sei não. Acredito que o Vettel voltará ao topo e só não o fez no começo da temporada em função de algumas deficiências do carro, que parece terem sido resolvidas. O Vettel é muito eficiente em classificação e quando sai na pole dificilmente perde a corrida. Acredito que a tendência é se manter no topo da tabela ao longo da temporada.

  • birman

    Concordo com vc, o raikkonem ontem foi excepcional, largou de 11º e por pouco não vence essa corrida!! Acho ainda que ele vai disputar o titulo esse ano!

  • Alex

    “Fernando, Massa is faster than you…” -Não, não ouvi a ordem. Nem muito menos “Fernando, Massa está numa estratégia diferente. Deixe-o passar”

    Acredito que, naquele momento, Felipe tivera maiores condições para passar o escocês….

    • http://www.facebook.com/people/Leonardo-Ávila-Duarte-Sepúlveda/100001475772262 Leonardo Ávila Duarte Sepúlved

      Não cai nessa do Galvão! Você acha que a Ferrari realmente sem mais e nem menos deveria pedir para o Alonso dar passagem para o Massa? Ambos tinham a mesma estratégia (2 paradas) e em nenhum momento o Massa colou no Alonso a ponto de mostrar que realmente estava mais rápido!

      • Davidarizon

        e

      • T.J.

        Concordo com o Alex: o Massa estava com pneus macios, e pegou “tráfego” causado pelo Alonso, que estava com pneus médios… acho que a scuderia caiu em contradição…já que eles primam pela equipe em 1º lugar, ao invés de 7º e 9º eles poderiam conseguir um 7º e 8°…até quem sabe um 6º e 8º

      • Felipe

        concordo com tigo ávila, é só vc olha os pontos de cada um dos 2 no mundial desse ano, como da passagem para o massa????????/

  • Debora

    Não é só vc que ficou empolgado não Felipe, eu pelo menos estou amando essa temporada, as últimas duas foram algo meio chato. Que graça tem um carro apenas ganhando tudo? Afff…
    O Vettel quase saltitava no pódio ontem e ainda fez graça com o Kimi (chifrinhos foi impagável).
    Eu fiquei impressionada com o Grosjean, excelente atuação, mostrou arrojo, capacidade e velocidade, se não fossem as bobeiras cometidas nas duas primeiras corridas estaria em situação muito melhor no campeonato, provavelmente a frente do Kimi.
    O mais impressionante dessa temporada pra mim é que não tem ninguém sempre bom, constante, está muito variável, a cada corrida um carro se dá melhor em uma pista, o acerto do carro, o pneu, a temperatura, a configuração da pista, tudo tem contribuído para que a cada corrida haja um carro melhor que os demais. Amazing. Mal posso esperar pela próxima corrida.
    Como será que os carros virão para o teste? Que tipo de inovação será trazida? Será que vai funcionar? Espero que todas consigam fazer algo mais, seria muito ruim que por falta de dinheiro algumas equipes estacionassem e ficassem para trás. Tomara que isso não aconteça. Acho que o acordo que o Bernie faz com as equipes só faz aumentar isso, dar mais dinheiro justamente para as equipes que tem mais dinheiro é perpetuar a pequenez das outras equipes. Deveria se fazer justamente o contrário, dar mais subsídios as pequenas e estimular o desenvolvimento das mesmas, possibilitando que estas crescessem. Com certeza o espetáculo agradeceria.

    • Felipe

      boa debora belo comentario parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Eduardo Schmidt

    A F-1 está louca, como já esteve em 85-87 por exemplo, muitos pilotos lutando pelo título e pela vitória!!!! Hehehe!!! Discordo de vc Motta sobre o ritmo de Hamilton, acompanhei a prova pela TV e Live Timing….e tanto o ritmo dele como de Button eram levemente mais rápidos que as Ferraris…A disputa está muito acirrada…e a Mercedes??? Ritmo horrível…não tá dando pra entender mto…mas que tá gostoso de assistir tá sim…o Iceman correndo mto…Grosjean fazendo uma ótima prova…e o Vettel hein???? Cadê nossos amigos que falavam aquelas besteiras do tipo: “Viu??? O que ele é sem carro e etc.”??? pqp Vettel hj…é o melhor do grid…disparado!!!