Navegação de Posts

O casamento entre Massa e Williams

(SÃO PAULO) Boa tarde a todos! Embarco hoje para Austin na última viagem do ano. E claro gostaria de escrever sobre a união entre Felipe Massa e a Williams.

De início afirmo que acho uma boa. Tudo o que Massa precisava era de novos ares e na Williams o brasileiro será muito bem tratado.

Ok, não vamos vender ilusões neste momento, não dá para esperar um projeto mega vencedor, ainda que isso possa acontecer. A referência que temos da Williams nos últimos anos é de um time que oscila muito. Em 2010, teve um ano decente. Em 2011, era um carro terrível. Ano passado, novamente, um carro bom. Em 2013, o pior ano da história. Ou seja, uma gangorra maluca.

O argumento em que Massa se escora é legítimo. O regulamento do próximo Mundial está deixando todo mundo de cabelos em pé. Ninguém, de fato, sabe o que vai acontecer.

GP ABU DHABI F1/2013

Como nos bastidores a ideia é que os motores da Mercedes estão um passo adiante das rivais, a Williams poderia dar um salto. Outro bom argumento é que a equipe contratou bons engenheiros, inclusive o anjo-da-guarda de Massa: Rob Smedley.

Por esses motivos, Massa pode sim se agarrar na expectativa de ter um bom carro na mão.

Há outros componentes importantes para falarmos sobre o assunto. Ontem, quando entrei no ar na Jovem Pan, meu companheiro Claudio Carsughi, a quem tanto respeito, disse achar a parceria um furo n’água. Além disso, comparou como sair de um duplex no Jardins para ir a um conjunto habitacional.

Respeito muito sua opinião, e acho que a chance de Massa viver um ano terrível (três, na verdade) existe. No entanto, Massa está saindo do duplex no Jardins de Fernando Alonso, onde ele mora de favor no quarto de empregados. Agora, viverá num apartamento menor, é verdade, mas será seu. É como se morasse em Moema em um apê de 80 metros quadrados.

Foi recebido com continência pela equipe, será abraçado e ouvido e fará a única coisa que sabe: acelerar um carro. O que ele poderia querer aos 32 anos de idade? Ficar em casa olhando para o teto? Convenhamos, um pouco cedo.

Acredito que Massa será feliz e, com um pouco de sorte, terá um carro para andar constantemente na zona de pontos.

A dupla com o promissor Valtteri Bottas é boa para uma equipe que busca se reerguer. E os novos nomes do comando do time são capazes.

E aí, quero lê-los; o que esperam?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Adinan

    Felipe, também concordo contigo, acho que o Massa vai ajudar a equipe nessa nova fase de desenvolvimento do carro e saberá ter a paciência que só vem com a experiência, acompanho a F1 desde os anos 80 e gostaria que as emoções daqueles anos voltassem às corridas, o que espero que aconteça com os novos conjuntos de motores e regulamento,onde se espera um maior nivelamento entre as equipes, pelo menos as mais tradicionais, como a Williams.

  • Paulo Brandão

    POIS É, FICO FELIZ , com os dois Williams e Felipe, os dois são merecedores de possivel sucesso para os treis anos que assinaram,. E que Brasileiro tem memória curta, e é perfeccionista em criticas, mas lembro da equipe Honda e em um carro mediocre e no seguinte campeã do mundo (B
    raw). POrtanto vamos ter fé e torcer para os resultados vindouro. Felipe Motta quem gosta de automobilismo vai acompnharf e torcer, correto.
    Olha que eu tenho pelo menos 36 anos acompanhando este esporte , e que cada dia fico mais fã. ok

  • Renato

    Fala Vizinho, também concordo com sua colocação no que diz respeito a sua situação na Ferrari mas, será que a Williams terá dinheiro para desenvolver um bom carro? Afinal, até onde sabemos, a equipe(assim como quase todas no grid) está vendendo o almoço, lá em Moema, para pagar o jantar, e este jantar não é no Fasano, certo? Mas como você disse, melhor do que ir pra casa, é!

  • Paulo

    Só não precisava levar o Rob Smedley, que é péssimo estrategista.

  • Enzo

    Francamente?, vejo uma equipe e um piloto decadente tentando se agarrar a qualquer coisa que lhe jogue. Pensa numa pessoa que não sabe nadar, o que vc jogar pra ela, vai se agarrar, mesmo que seja uma viga de ferro.

  • Guilherme Fazio Lima

    Vou torcer pra cara***!!! Sou brasileiro e sempre irei torcer por brasileiros.

    • SBKRacer

      conceito errado! devemos torcer por identificação e não pq o cara é brasileiro. deve ser um tremendo fan do maluf entao por o mesmo tb ser brasileiro!

      • Julio C Constantino

        Por quê errado? Errado está o senhor ao misturar esporte (paixão) com política. Não gosto do Maluf idem, mas seu comentário foi totalmente sem noção….

      • Guilherme Fazio Lima

        Conceito errado é lembrar do Maluf. Imbecil.

    • Julio C Constantino

      Guilherme, é isso mesmo! Quem gosta torce, e que se dane o resto. Digo mais: quero ver Ross Brawn nesse time – aí vai ser golaço!

    • Davi Azevedo

      É diferente torcer para um brasileiro que representa o país e torcer para um brasileiro corrupto.
      Apesar de sabermos das reais possibilidades do Massa e da Williams, torceremos por ele porque ele está lá representando as cores da nossa bandeira.
      Agora, o Maluf não me representa!

  • Rafael Vieira

    Na boa, esse Rob Smedley já deu. Não tem mais ambição e capacidade de fazer o Massa pegar no breu, não tira coelhos da cartola faz tempo. Tremenda cagada do Felipe se usar ele como engenheiro pessoal, deveria deixar ele trabalhar dentro da garagem e arrumar outro cara para a estratégia.

    • Julio C Constantino

      Rafael, acho que o problema não é o Smedley, e sim o Domenicali. O cara é muito ruim, só a besta do Montezemolo não vê. Ano que vem ele bate o prego no caixão da Ferrari e o Alonso capa o gato pra Maclaren em 2015. E o Smedley não vai como engenheiro do Felipe, se não me engano. Abraço e vamos torcer pelo melhor!

  • Fernando

    Vocês todos vao quebrar a cara primeiro o Massa e um ótimo piloto pegou companheiros muito difícieis de brigar em conjunto agora solto vocês vao ver o que ele e capaz e a williams pode ter certeza que esta afim de uma virada o motor eles já tem que e o mercedes fazendo um carro a altura vao brigar por pontos sem duvida, espere que vocês vao cair do cavalo.

  • daniel diógenes

    acho que será o início do fim, assim como já aconteceu com vários outros pilotos medianos, como : barrichello, patrese, berger, alesi, trulli, fisichella, arnoux, laffite, alboreto, damon hill, jacques villeneauve, herbert, brundle, boutsen, coulthard, half schumacher, montoya, irvine..entre muitos outros….

  • Buri F!

    Bem, estes garagistas têm sempre alguma coisa nas mangas, quando se trata de mudanças profundas no regulamento, devemos lembrar que Frank Williams vem testando uma mini caixa câmbio desde de o inicio desta temporada, esta sacrificando este campionato fazendo testes para o carro de 2.014.!!!!!!!!!!!!!

  • SBKRacer

    Quais são as chances da Williams fazer um carro que seja superior as equipes Red Bull, Mercedes, Ferrari e Lotus ao mesmo tempo? NENHUMA! Convenhamos, Massa sabe que não ganhará em 2014, chegar ao pódio só um sonho distante. Fazer um carro melhor que Sauber e Force India já é bem complicado. Mas é difícil largar o osso, não é só na política que brasileiro não sabe largar o osso, olha o Rubens e agora o Massa.

    • Leo Jansen

      Pódio JÁ É um sonho distante para o Massa mesmo hoje na Ferrari. Há tempos isso é coisa RARA pra ele. Não posso dizer o mesmo de seu companheiro de equipe…

  • marcelo rocha

    Olhando as opções do Massa, não tinha outro caminho era a Willians ou abandonar a F1, mas agora ele tem a oportunidade de mostrar a todos se é ou não um bom piloto. Tô junto, boa sorte Felipe.

  • reinaldo cardoso

    Finalmente um comentário feito por alguém que parece entender, de fato, o mundo e submundo imundo que impera na F1! Li outros que simplesmente, ridicularizavam a escolha de maneira mútua outros feitos por “comentaristas” que supostamente têm o dever de ao menos, se manter bem informados, nem ao menos transpareceram um facho tênue de esperança, já saindo dando tijoladas no Felipe, ignorando que ano que vem serão novas regras e novos carros e que talvez acabem com a supremacia da RBull e, pior, ignorando o fato de que na Ferrari mafiosa o Massa era empregado, capacho do Alonso. Parabéns pelo bom senso e redação, Felipe Mota ! E torço sim, para que esse casamento gera frutos, mesmo que a médio prazo.

  • Emílio Toaliari Júnior

    Saudações Motta e pessoal:

    Em termos de desenvolvimento e trabalho em equipe acredito que ele possa almejar por resultados mais expressivos que esse momento péssimo dos azuis do sr Frank.

    Levar a Willians no top entre as cinco melhores nos construtores estaria de muito bom agrado ou ele mesmo brigar num bloco intermediário com as principais concorrentes Sauber,Force Índia.

    Confio e deposito minha torcida que Massa sera competitivo e ousado numa equipe que o deixe em participar nas decisões, ao contrário da anterior Ferrari que insiste nesse filosofia ultrapassada de primeiro e segundo piloto.

    Desejo de boa viagem e vamos nos falando.

  • Julio C Constantino

    Pergunta Felipe: está sabendo algo sobre o Ross Brawn? Saiu na mídia que ele vai deixar a Mercedez e que estava em conversação com a Williams. Se for concretizado, acho que o time terá um excelente recomeço! Vamos torcer! Abraço!

  • antonio fernando costa aguiar

    As vezes precisamos de um passo atrás para recomeçar. Ser 2º da Ferrari não foi tão mal assim, com Kimi e Shumi, afinal nesta época ele fez 15 poles e 11 vitorias, mas ser 2º do Alonso foi péssimo. O Alonso, não é dos mais rápidos, isto é dito pelos próprios pilotos, sempre teve dificuldades no qualify e só conseguiu muitas poles
    nos tempos de Renault com Michelin. Na Ferrari, em 4 anos só 2 ou 3 poles, o que lhe custou aos menos 2 campeonatos. A impressão é que o Alonso depois de tomar pau do
    estreante Lewis, e ver o Massa dar uma surra no nº 1 Kimi, exigiu que a equipe sempre fizesse algo para o Massa ficar atrás, para não atrapalhá-lo, chamando a responsabilidade para si, já que em corrida ele é bom e recebe sempre uma mãozinha dos box. Com isto o Massa sem nenhum prestígio e boicotado pela própria equipe, virou aos olhos de todos um piloto medíocre. Agora enfim será 1º piloto, de uma equipe que pode voltar a ser grande sim. Falam em muitas novidades para as próximas semanas. Quem sabe o Brawn ou um bom patrocínio e novas contratações? Eu acredito nele e na Willians, otimismo não faz mal a ninguém, penso numa cobertura no Leblon frente pro mar.

  • Airton Senna do Brasil

    Massa só perdeu o titulo de 2008 porque o motor estourou na ungria, senão Hamilton não seria campeao, lembram da largada na ungria, show de bola, a ferrari ficou devendo ao felipe, boa sorte, que ele seja campeao em 2014.

    • Nelson Bonetto

      Cara, eu discordo um tanto de vc… Ok, que a Ferrari prejudicou um pouco em 2008 é fato, porém, sem nacionalismo e sendo bem racionais, sejamos francos, ele perdeu por incompetência própria… Ou vai dizer que vc não se lembra
      que ele rodou sozinho 5 vezes na corrida de Silverstone embaixo de chuva? Vai dizer que a culpa de ele sair para a pista com o sinal fechado em Montreal foi culpa da equipe quando ele deveria esperar antes da linha que delimita o pit lane? Ou pior, vai dizer que na corrida de Monza, quando ele largou em 5º (com o melhor carro) e o Hamilton largou em 17º (com carro igualmente bom)
      e quando terminou a corrida ele chegou na mesma 5ª posição e o inglês na 6ª foi culpa da equipe? (E digo mais, se tivessem mais 2 voltas ele seria ultrapassado).
      Então sei-lá, será mesmo que a culpa foi da mangueira de combustível em Singapura ou do motor na Hungria? Vamos pensar…
      Abraço!

      • Eric

        Cara, faça um exercio legal. Pegue um review ou assista novamente as corridas de 2008. O Massa errou. A Ferrari errou. O Hamilton errou ainda mais, não perdeu o título porque a Mclaren não errou.

  • Fernão

    Cria-se muita expectativa em torno desse novo recomeço para o Felipe, porque essa mudança de ares do ponto de vista é isso que se trata, Felipe ficou oito anos de empregado do empregado na Ferrari, poderia ter crescido muito mais se não fosse sombra de alguém, porque no ano em que não foi sombra de ninguém quase foi campeão….

  • Beto

    Srs. Atenção…. O caso é muito simoles. O ano que vem é uma incógnita para todos. Problemas demais para resolver e isso pode ser uma loteria. Mas temos que lembra de algumas coisas importantes, como por exemplo o conceito de “unidade de força” e não mais apenas “motor”…. isso é um sistema bastante complexo que junta a tecnologia do KERS + um sistema novo de captação de energia dos gases de escapamento e que vai dar 30 segundos de força a mais para o motor em cada volta…..mas como tudo tem um custo a mais esse sistema sofre com o peso dos acumuladores de energia (baterias) e até onde sei o sistema da Williams é o mais moderno e tem a vantagem de não utilizar baterias, o que torna o carro mais leve e sem os problemas de excesso de peso que está tirando o sono dos projetistas….. essa liberdade e folga dá para “gastar” em equilibrio do carro….. É para se pensar ….. e outra coisa, siceramente vcs. acham que o Massa assinou sem ter dado um espiadinha antes no projeto do próximo ano, já que ele que vai liderar ? Será o o Smedley assinou sem ver também …. Nesse mundo não existe mais bobo …. Pode ser uma péssima escolha, ou não ????? Temos que esperar e ver e sem torcer bastante porque talento ele tem…..

  • Alcides

    Olá Felipe

    Leio sempre seus posts porém dificilmente escrevo, mas desta vez, resolvi faze-lo.
    Sendo honesto estou mais na linha do Carsughi do que acreditar que Massa pode ter algo diferente que a Williams já proporcionou nos últimos. Este momento penso que as equipes que terão mais dinheiro é que poderão fazer a diferença.
    Com a demora do anuncio eu estava acreditando que o acordo estaria sendo feito com a Mclaren e ai sim eu apostaria nas suas palavras que poderia ser um novo recomeço para ele. Apesar que do lado de Button que faz corridas geniais seria um osso duro de roer, porém sem as ordens de equipe.

    Como Brasileiro, claro que irei torcer para o sucesso dele, porém acho a Williams um retrocesso.

    Abraços

  • Menotti João

    O Carsughi ta bravo…Massa deixou a Ferrari querida e agora sem os mandos dos italianos que pensam que são a nata do automobilismo…coitados… e com uma dupla do barulho para administrar estão é colocando as barbas de molho…eheheheh

  • José Luiz Negreiros

    Fez bem o Massa em assinar com a Williams. O motor Mercedes já é um bom começo no projeto do carro de 2014. O fator combustível vai ficar mais apertado, ainda, então todo vai ter estudar bastante as soluções para esses novos desafios.
    Embora a Williams tenha ido muito mal, até agora, em 2013, lembremo-nos de que o Maldonado ganhou uma corrida para essa equipe em 2011.
    Boa sorte ao Massa. E se pensarmos em título, faz 23 anos que a gente não ganha um sequer. Perseverar é preciso!

  • jose

    Desejo boa sorte ao Massa e tenho certeza que calar a boca de muita gente todos verao ate mais .

  • Emílio Toaliari Júnior

    Outra noticia que acabei de ler que a Mclaren deve ter mudanças na próxima temporada com a provável saída de Perez,em seu lugar deve ser anunciado o dinamarquês Kevin Magnussen,com 21 anos e campeão da World Séries nesse ano.

  • Arthur

    Acredito que o Massa conseguirá um bom desempenho com os motores Mercedez para o ano que vem. Falta saber se a aerodinâmica da Williams irá ajudar no consumo dos pneus ou será uma Ferrari, onde levou-se muito tempo para compreender os pneus e seu consumo.

  • Jorge Carioca da Gema

    Porque será que esses caras que escrevem sobre a F1 malham tanto sem saber de conteúdos? Poderiam ir trabalhar na cozinha da Ana Maria Braga que seriam mais bem sucedidos. Não sei se notaram, mas “MUDA TUDO” em 2014. Aerodinâmica, motores, pessoal técnico trocando de camisas, enfim, o próximo ano promete muitas surpresas. Até mesmo a Marússia pode surpreender uma equipe de ponta, ou será que não? Por favor, o Massa está indo para uma equipe campeã que não tem andado bem ultimamente, mas quem garante que ela não se levanta com a troca de motores para a Mercedes e a vinda de pessoal experiente. O Engº do Massa será o mesmo da Ferrari, onde já existe um bom entrosamento.

    As primeiras corridas não dirão nada, apenas quando chegarem a metade do campeonato é que teremos uma definição de quem andou para frente e quem ficou lá atrás. Quer um conselho? Vai catar coquinho e espera a definição de tudo para falar mal, ou então coloca o avental e vai para a telinha fazer bolinhos.

  • João Carlos Brandalize

    Boa tarde Felipe e Leitores!!!
    Bem, usando o mesmos raciocínio… Massa está deixando a casa da Mãe pra morar com a namorada. Um pouco tarde quem sabe, mas ainda assim, só o tempo nos dirá se esse relacionamento dará frutos, ou não.
    Minha torcida é para que ele vá bem nessa nova fase. Mostre o arrojo e velocidade que tinha até 2008.

  • Gustavo

    É obvio que o Felipe já não está mais em ascendência e obviamente ele não iria para uma equipe de ponta. Talvez a Lotus fosse a melhor opção desejável por nós, mas não é uma realidade possível. Dentre as opções restantes acho que a Williams ainda foi a melhor escolha. Acredito inclusive que houve uma forte influência do Bernie para que a F1 não ficasse sem piloto brasileiro e talvez a Globo também tenha dado uma forçada junto a Petrobras, pois a Globo pagou uma banana para a Fox para a transmissão de 2014.

  • Paulo Silva

    O velho Frank Willians enlouqueceu de vez, contratou esse incompetente que só vai denegrir ainda mais a imagem bastante fragilizada de sua equipe que já foi uma das melhores do mundo em outra década, brasileiros ( Exceto Piquet ) não tem sorte nessa equipe, SENNA morreu após nela ingressar, Pé de Chinelo só fazia raiva, só sabia acertar os carros dos outros pilotos, jamais o dele, agora entra esse fracassado, outro dia um leitor sugeriu aqui mesmo que o FUMASSA viesse participar das corridas de jegue no meu CEARÀ, ainda bem que ele não veio, iria acabar com a velocidade de nossos jegues, se aposenta de uma vez troço incompetente, a única alegria que Fumassa dará no grid em 2014, será a Marucia/Cartheran, pois agora essas equipes terão um piloto fraco para correr atrás dessas equipes.

    • Chokos

      no esporte não existe, pessoa boa intencionada……. todos querem ganhar……. então eles fazem de tudo para está no TOPO.

  • Chokos

    parece que o felipe nasr também vai para williams ser piloto de teste!!!!!

  • Renato

    Não podemos dizer ao certo se foi uma furada ou não para o Massa pelo novo regulamento, e a Willians, por pior que esteja atualmente, tem nome e pode sim se reerguer, vai vir com motor Mercedes e mudou sua direção, tudo pode acontecer… é esperar e ver o que vai dar, mas espero que ano que vem a temporada seja competitiva o que não ocorreu esse ano, e como bom brasileiro torço sim para que o Massa não tenha feito a escolha errada…

    • Eduardo Schmidt

      O Orçamento da Williams é minúsculo perto das grandes, não vejo como numa temporada de tantas mudanças a equipe poder dar um pulo do gato.

  • Adriano Bordon

    Concordo com o Carsughi , vai sim morar no conjunto habitacional minha casa minha vida…ele também não precisa ficar em casa olhando pro teto , faça algo de produtivo , porque acelerar mesmo ele nunca soube…

  • Felipe Silva

    De Felipe pra Felipe, falando de um outro Felipe.

    A comparação dos Ap´s foi horrível.

    Mas concordo com a analise. A willians pelo menos tem história e nunca se sabe quando pode surgir uma Brawn GP de novo.

    Só não pode perder pro pereba do Button de novo.

  • israel bahls

    e n da pra esquecer q tem chaces de ter o mago Ross braw na equipe ano q vem !

  • Mathias

    Creio que o problema foi o Massa ficar na mesma equipe do Alonso, nao pq o Alonso seja bom (que é), mas ele é um cara que inibe totalmente o companheiro de equipe. É como uma erva daninha que pode até ser bonita, mas nao deixa outras plantas crescerem ao seu redor. O Massa quase foi campeao num ano. Daí veio o Alonso, que parece ter até mais fama do que realmente faz, e o massa foi sumindo, sumindo…

    • Eduardo Schmidt

      Teve o acidente em 2009, completamente determinante na carreira do Massa, depois daquele evento ele jamais foi o mesmo!!!!

  • TOM

    ROB SMEDLEY foi contratado primeiro pela willians e com certeza foi consultado sobre Felipe Massa,nao sou fan dele como piloto ainda!! mas tem minha torcida como todos brasileiros em qualquer esporte,mas acredito sim que existe favorecimento para Alonso na Ferrari e talvez Rob Smedley tenha esclarecido isso para Frank Willians e também tenha passado oque Massa eh capaz!! não sei oque esperar do carro para 2014,mas espero que de certo e Felipe tenha um carro competitivo! embora não seja um Airton Senna eh bom ter um brasileiro em qualquer modalidade de esporte com visibilidade mundial !! muito trabalho e boa sorte FELIPE!!!!

  • Eduardo Schmidt

    Não espero nada especial, e penso que o Bottas vai ser mais rápido que Massa…apenas isso…vai ser bom pelo menos ver o Massa com mais liberdade na pista!!!