Navegação de Posts

O segundo homem da Renault

(SÃO PAULO) Conforme prometi hoje de manhã, queria escrever sobre o segundo posto na Renault, ainda vago para 2010. Sabe-se que o time francês contratou Robert Kubica, piloto respeitado pelo talento e a pouca idade. Pode gerar bom retorno à equipe.

Mas quem será seu companheiro? Não faço a menor ideia, até porque nem mesmo a Renault decidiu seu futuro. Porém, ontem reuni algumas informações sobre o que se passa neste momento nas reuniões do time para definir a dupla de equipe.

A filosofia mais forte é encontrar um piloto experiente, mesmo que não brilhante, para estar ao lado do polonês. Existem três profissionais com os quais a cúpula conversa: Heikki Kovalainen, Timo Glock e Nick Heidfeld. Ficaria surpreso em ver o último. Não que ache Nick ruim, muito pelo contrário. Sou mais ele do que Kova, por exemplo. Mas a dupla feita em três anos com Kubica não foi das mais amistosas.

Dos mais novos, o nome mais comentado é o de Lucas di Grassi. Isso porque o brasileiro, apesar de estreante, reúne boa bagagem. O brasileiro passará por dois dias de testes em Jerez de la Frontera. E só após isso, se for dispensado, poderá pensar em algo diferente, como a Manor. Falta pouco para que Romain Grosjean perca qualquer chance de defender a equipe em 2010.

Uma coisa também é certa. Mesmo que manifeste sempre a intenção de ficar na F-1, a Renault tem o nome na lista dos times que podem “desaparecer”. E sobre isso, também escreverei depois.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Anselmo Coyote

    Felipe,

    “…um piloto experiente, mesmo que não brilhante, para estar ao lado do polonês…. a cúpula conversa (com): Heikki Kovalainen, Timo Glock e Nick Heidfeld.”… rsrsrs.”

    Abs.

  • Fabio Mella

    Felipe,

    Das três opções, acho que o melhor nome é o do Timo Glock. O Heikki Kovalainen, até agora, não mostrou talento para estar na F1 e o Nick Heidfeld, apesar de ser melhor que o finlandes, aparenta rumar para a aposentadoria. Demonstra não ter habilidade para desenvolver o equipamento, apesar de já ser um veterano na F1.
    Posso estar enganado, mas o Roberto Kubica parece ser um piloto que gosta que a equipe se foque totalmente nele. Se minha impressão estiver correta, não acho que a Renault seja a melhor opção para o Lucas Di Grassi.

    Um abraço!

  • Aderson

    O que falta na Renault é um bom carro.
    Olhando os projetos anteriores, eu acho que o R30 vai ser outro fiasco.
    Porem, com o fim do reabastecimento, pode ser que eles acertem a mão e façam algo decente. Esperar pra ver.
    Quanto ao companheiro do Kubica, ficaria com o Glock ou o di Grassi.

  • http://www.lucastex.com.br Lucas Teixeira

    Nick também dispenso, essa situacao toda de esculacho vivida na BMW, sempre atrás do kubica, e *publicamente* ganhando mto mais $ do que ele, não foi das melhores. Kova é aquele negócio meio morto, pode pintar a vaga sim se o Lucas não fizer algo impressionate em Jeres, que é o que estamos torcendo, e muito.

    Uma coisa que eu admiro no di Grassi, a fidelidade e respeito dele perante a tudo que a Renault já fez pela carreira dele, e todo o momento que a Renault tem passado.

    Abraço Motta! Tudo de bom….

  • http://www.lucastex.com.br Lucas Teixeira

    Ahhh, eu não consegui ainda ver muito sobre a pista, mas é real os boatos que li a uns 3 meses que a saida do pit estaria meio que “coberta” por uma especie de “tunel”? Ou entao que existe uma arquibancada suspensa, com area de escape abaixo do publico?

    Se alguma coisa proceder, poste umas fotos!!

    Abração, valeu denovo!

  • Beatle Ed

    É, Felipe o que parece mesmo é que a Renault como equipe de F1 já deu o que tinha.

    Sua imagem vem desgastando-se muito pelos fracos resultados dos últimos anos e principalmente o escândalo de Cingapura.
    Com isso não será surpresa se os franceses pularem fora em algum momento.

    Como já foi falado em vários veículos existe a opção de permanecerem apenas como fornecedores de motores como já fizeram no passado. Essa talvez seja um boa opção para reduzir custos, preservar a imagem do time e preparar a estratégia para uma possível volta.

  • Beatle Ed

    Eu li (não lembro onde) que Kubica teria assinado por apenas um ano com a Renault pensando no final de contrato de Massa com a Ferrari e na saída da Renault do circo.

    Pode ser que o polonês esteja só esperando para virar companheiro de equipe do seu amigo Alonso.

    Não sei se procede mas é de se pensar.

  • brow

    kubica e glock seria uma boa dupla heim….
    se bem que depois de nelsinho,Grosjean o grassi mereceria uma chançe tambem….

  • Elvis Cedro

    Bom dia a todos!! Na base do achometro já que naum estamos no meio para saber, se a coisa rolar mesmo nesse fim de semana na Mercedes naum assustaria em ver o Glock ou o Nick na Brawn e Button na McLaren. Como já foi ventilado em algumas notícias.

    Quanto a saída da Renault acho muito dificil a impressão que tenho é que o pacto de concórdia depois do lance da Honda foi muito bem feito, penso que compensa manter uma equipe no fundo do grid a pagar a multa pela quebra do pacto.

    Quanto ao segundo piloto da Renault acho que deve ficar com o DiGrassi, esse quase pré-contrato da Manor com o Luca, deu a ele uma certa moral dentro da equipe, outro ponto é a capacidade de acerto do carro que ele tem, para um ano de transição ele passa a ser a melhor opção, ainda mais sendo um piloto do programa da Renault, afinal do que adianta vc ter um programa de jovens pilotos se vc naum os coloca na equipe?

  • Felipe Motta

    Lucas: Heidfeld tem mais pontos do que Kubica. E sim, é verdade!

  • anderson castro

    Felipe, o Nelsinho está tão longe da f1 asim? Vi no Globo.com que vai correr de kart na Colombia.T
    á feia acoisa,hein…

  • Nilson

    Felipe, queria tirar um dúvida, neste ano teve o lance o Kers e tals, e parece que os pilotos mais leves tiraram mais proveito da situação, tanto que o Kubica reclamou diversas vezes do Kers por conta disso, ou seja, na visão dele saiu prejudicado com a introdução do Kers.
    Em 2010 não teremos reabastecimento, os carros sairão mais pesados, apesar de em tese todos os carros saírem com os mesmos pesos, (600Kilos….sei lá), um piloto mais pesado não ficaria novamente em desvantagem no grid? , caso do Kubica?, menos peso para distribuir no carro!! , menos opção de acerto, essas coisas.
    Por fim, e o Kers hein? sai ou não sai?
    Um abraço.

  • Aderson

    Alonso e Kubica na mesma equipe??? Acho muito dificil isso acontecer.
    Amigos sim, mas competição a parte. Cada um no seu quadrado.
    E caso Alonso consiga o campeonato de 2010, ae é que a coisa ficará mais dificil para o Kubica sonhar com a Ferrari.

  • Antonio Carlos

    Várias vezes já preveni de que não devo ler comentários após o almoço sob pena de indigestão ou coisa pior.

    Olha a pérola que escreveram aqui – “li na globo.com que o Nelsinho vai correr de Kart na Colombia, tá feia a coisa hein?”.

    Por esse prisma, então, Massa, Barrichello, Kanaan, di Grassi e outros estão todos mal, já que vão correr de Kart também. E nem é na Colombia, é na Granja Viana… olha a decadência…

    Será possível que uma pessoa escreve um negócio desses de forma séria?

    E se escândalo fosse motivo para equipe sair da Fórmula 1 a McLaren, a Ferrari e a própria Williams já tinham saído da categoria bem antes da Renault.

    Bom, agora voltando a falar sério outra vez. O di Grassi tem chances sim se não for confirmado o Bruno Senna nos testes de Jerez. Se o Bruno estiver nos testes da Renault, a chance do Lucas se reduz a quase zero, já que mais uma vez vai tomar pau como já tomou no começo do ano. Pedir Lucas di Grassi na Fórmula 1 só se justifica pelo cara ser brasieliro, porque ele não fez absolutamente nada em nenhuma categoria pela qual passou. Mil vezes o Glock que é bem mais piloto que o Luca.

    E a boataria sobre Senna na Campos continua forte, bem como o lobby por de la Rosa como companheiro de equipe, só que o espanhol não quer, já que ganha muito bem para ser piloto reserva da McLaren. Bernie continua sua artilharia pesada para a Campos formar uma dupla de pilotos brasileiros. Mas não é Senna e di Grassi. É Senna e Piquet. Felizmente, Bernie entende bastante de automobilismo e, mais felizmente ainda, não é brasileiro ufanista.

    Nico saiu da Williams e agora é quase 99% já oficial a dupla Rubens e Hulkenberg. Só vou ser estraga-prazeres mais um pouquinho. Alguém sabe de quem o novato alemão é apadrinhado? Pois é… olha o Schumi aí de novo…

  • Antonio Carlos

    Não acho impossível não, Kubica e Alonso.

    Tanto Alonso quanto Kubica já manifestaram várias vezes o interesse em correrem juntos. Alonso tem umas contas a ajustar com Massa pelas rusgas que tiveram no passado e se o brasileiro não fizer uma ótima temporada em 2.010, com certeza vai dançar. A sobrevida do brasileiro reside na remota possibilidade dele acabar o campeonato na frente de Alonso ou coladinho no espanhol. Se a diferença for maior que uns 20% em pontos, então pode esquecer…

    Grande parte da torcida já ficou na bronca por não terem dispensado Massa ao invés de Raikonen. Se não tiver performance durante a temporada, duvido que a escuderia vai bater de frente com os tifosi. E se o espanhol fizer uma grande temporada, a la Schumacher, poderá fazer o que quiser da equipe em 2.011.

    Quanto ao KERS, sei que o momento é meramente especulativo, mas já li em vários lugares que não teremos KERS em 2.010, porque o peso dos carros já vai crescer mais de 70kg pelas novas regras.

  • Tiago Fontes

    Em relação ao AlonsoxMassa sr. Antonio Carlos, não acredito que Alonso vai dar pau em Massa, acredito sim ao contrário, pois Massa esta totalmente familharizado com Ferrari, e por conta disso acredito em Massa andando na frente. E nem sou fã de Massa, na final do ano passado torçi para Hamilton, mais temos que ser lógicos e a lógica na minha opinião é Massa na frente. Agora se por acaso vc estiver certo, o Massa pode procurar outra equipe em 2011 ou como vc mesmo falou, se Alonso terminar na frente, Massa tem te vir na cola! Abração a tds

  • Alexandre

    Curiosidade ou Coincidência, Rubinho com a camisa 11 do Brasil. Se a Williams terminar nesta posição no campeonato provavelmente será com este numero que ele correrá ano que vem!!

    Felipe, grande trabalho o seu . Sucesso!
    Abs

  • Leone

    Nilson,Voce se equivoca quanto ao Kers…

    O Kers, não torna o carro mais pesado. Pegue a tabela de pesos de alguma corrida e, vera que o peso de quem usa Kers, é semelhante a todos. Perceba também, que os carros do fim do grid, podem estar até mais pesados.

    O peso de um carro de corrida é de 600 kilos, incluindo os lastros. Quando se usa o Kers, compensa-se o peso dele, retirando-se alguns lastros. O que dificulta então? Explico: As baterias do Kers são ainda muito pesadas e grandes e, o único lugar disponível é embaixo do tanque de combustível, ou seja, não sobra muita opção, quando se tenta equilibrar, ou, igualar a distribuição de peso, acarretando uma não tão boa estabilidade.

    Então, a reclamação do Kubica, não era quanto ao excesso de peso e, sim, quanto aa distribuição dele, que deixava o carro instável.

    Para 2010, os carros ainda terão 600 kilos cada um, mais o peso do combustível. Só, que terão a ajuda dos lastros para igualar, ou, auxiliar na distribuição de peso, podendo assim, ter um numero maior de opções de equilíbrio.

    Todos terão as mesmas dificuldades, que será, conduzir o carro e, ainda poupar os pneus, no começoda corrida, pois o carro ainda estará com o tanque cheio e, conseqüentemente onde há um desgaste maior, por estar muito pesado.

    O legal, é que as condições de corrida, sempre estarão mudando, pois à medida que o tanque vai baixando, o carro ira mudando de comportamento… Acho que será bem interessante.

    O único piloto que tem idéia de como seja correr nessa condição, é Rubens Barrichello. O resto, so tem a teoria.

    Abraços.

  • Leone

    Antonio Carlos,

    Se o Kimi ficasse na Ferrari, acredito que Alonso não estaria nela.
    Abraços.

  • Leone

    Anderson Castro,

    Pelo seu comentario, penso que acha que o Nelsinho tenha fechado um contrato para correr na Colombia por um ano, ou coisa assim??? Nada disso meu caro… Deve ter sido apenas um convite, para participar de um evento ou, coisa parecida com a da Granja Viana, ou, ainda, a corrida das Estrela (No Sul) que é organizada pelo Massa, como ja comentou o Antonio Carlos.

    Abraços.