Navegação de Posts

Clubes brasileiros campeões mundiais

santos-1963

Neste domingo, a partir das 14h30, estarei apresentando na Jovem Pan, um especial dos clubes brasileiros campeões mundiais. Começamos com o Santos, um dos maiores times da história. Pepe fala das finais contra Benfica (62) e Milan (63), conta detalhes da segunda partida no Estádio da Luz, em Portugal, fala da maior exibição de Pelé pelo Santos e dos jogos no Maracanã. Naquela época, o melhor do mundo era conhecido através da Copa Continental, disputada em duas partidas. Era sem dúvida o formato mais charmoso de todos os mundiais de clubes.

Em 1981, o Flamengo conquista o Mundial Interclubes. Foi o melhor time da história do Flamengo. O título foi decidido numa única partida, em Tóquio. O artilheiro Nunes fala da vitória em cima do Liverpool. Pelo Grêmio, campeão em cima do Hamburgo em 1983, fala o Mário Sérgio. Pelo bi-campeão São Paulo, Barcelona (92) e Milan (93), fala o goleiro Zetti. Sem dúvida, foi o maior título de clube na carreira de todos eles.

Em 2000, surge uma nova versão: Mundial de Clubes. Vampeta relembra o título que surgiu depois de um 0x0 contra o Vasco, no Maracanã. Foi a única decisão do mundial jogada entre clubes do mesmo país, jogando no próprio país.

Em 2005, o São Paulo leva o tri-mundial em cima do Liverpool. Vamos relembrar a vitória com Amoroso. Em 2006, o Inter conquista seu primeiro mundial. Fabiano Eller fala da decisão contra o Barcelona. Estes dois títulos foram no formato “Mundial de Clubes”.

Além dos campeões, vamos ouvir dois vice-campões ilustres: Palinha que jogou pelo fantástico Cruzeiro de 1976. E Cesar Sampaio, craque de um dos maiores times da história do Palmeiras em 1999.

Todos os entrevistados comprovam que os europeus nunca gostaram de perder o título para os sul-americanos. É lenda dizer que eles não davam importância. O que existe até hoje é a soberba dos europeus. É evidente que todo campeão da Liga dos Campeões entra para ganhar títulos. E quando perdem, choram muito.

Se você quiser saber a lista dos campeões antes de 2005, entre no site da FIFA.

http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html

Espero vocês a partir das 14h30 na Jovem Pan AM, ou www.jp.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade

173 ideias sobre “Clubes brasileiros campeões mundiais

  1. Não só os jogadores da Seleção Brasileira na época, como também outros jogadores de clubes que nem sequer os clubes não recolhiam o INSS, pois a lei não era regulamentada para os jogadores na época.
    Muitos jogadores que também jogavam na época teriam que ter direito a esta aposentadoria.
    É o caso do Jogador do Guarani de Campinas “TINININHO” que jogava no Guarani de Campinas entre 1968 e 1971, morreu de morte súbita no treino e tinha apenas 20 anos, onde defendeu a Seleção Paulista na época e tanto é que os outros Clubes interessava no passe dele.
    Até hoje a família não recebe nada somente foram as homenagens e nada mais.
    Aonde a valorização desses jogadores que também teriam que receber esta tal indenização?

  2. primeiro: pra um time ser campeão mundial tem de ser campeão continental.
    segundo: junto com o corinthians, outros 5 times europeus venceram o mundialitos clubes, também considerado um mundial clube e assim, se sem o titulo do mundial o: MILÃN ja é tetra, com o mundialito passaria pra penta e ficaria a maior humilhação, tanto pra times brasileiros, como europeus e tambem sulamericanos.
    e por último: como em 2000, teve 2 times campeões do mundo, teriam de fazer a recopa mundial os 2: o real madrid e o corinthians mas não fizeram. porque se um ja teria sido campeão mundial oficial, porqueenfrentaria um campeão mundial de um torneio amistoso e não- oficial?

  3. Desculpe o termo imbecil que usei no comentário de ontem, mas era o sentimento que me veio diante de tanta asneira que escreveram antes e continuaram depois de mim. Mas cá entre nós, que se aplica bem, e acho que voce tambem concorda e às vezes teria vontade de falar, isso lá é verdade. Mas pra falar de futebol, será que estes i… já teriam ouvido falar de Di Stefano, Puskas, Altafini, Canhoteiro, Jair (o Rosa Pinto) ou no WM, e no WW da Hungria em 54 ou da Laranja Mecânica de 74. Duvido.. Ah, tenho 45 anos e alem de corinthiano apaixonado gosto muito da história do futebol, que procuro ler pra conhecer.
    Abraços,

  4. “A moto eu vou vender e o rádio eu vou dar para minha avó”.
    (Biro Biro, ex-jogador do Corinthians, ao responder a um repórter o que iria fazer com o “Motoradio” que ganhou como melhor jogador da partida)

  5. Parabens pelo programa.Foi bom ouvir o Vampeta,Mario Sergio etc.So uma observação , pois ao falar do Mundial de 2005 voce insinuou que o Corinthians não merecia.Vamos aos fatos:em 2005 , como atualmente , entra como convidado o Campeão do País Séde e os campeões dos 05 continentes.Segundo o Beluzzo , o Mustafa vendeu a vaga do Palmeiras para o Vasco,então quem entrou erradamente foi o Vasco.Suponha que o proximo seja na inglaterra e o campeão da liga inglesa seja o Manchester City.Entra como convidado e ganha.É ou não campeão?Estes babacas tem que ficar quietos e engolir o grande Sport Club Corinthians Paulista.Uma das maiores instituições do mundo.

    Nicolau,

    Você com certeza não ouviu direito. Quem diminuiu o Mundial foi o próprio Vampeta.
    Quando perguntei se aquela foi sua maior conquista, ele disse meio sem convicção que o bicampeonato brasileiro foi sua maior conquista.
    Ele ainda lembrou que o Vasco foi oitavo colocado no Brasileiro. Eu só fiz as perguntas.
    abs

  6. Parabens pelo programa.Foi bom ouvir o Vampeta,Mario Sergio etc.So uma observação , pois ao falar do Mundial de 2005 voce insinuou que o Corinthians não merecia.Vamos aos fatos:em 2005 , como atualmente , entra como convidado o Campeão do País Séde e os campeões dos 05 continentes.Segundo o Beluzzo , o Mustafa vendeu a vaga do Palmeiras para o Vasco,então quem entrou erradamente foi o Vasco.Suponha que o proximo seja na inglaterra e o campeão da liga inglesa seja o Manchester City.Entra como convidado e ganha.É ou não campeão?Estes babacas tem que ficar quietos e engolir o grande Sport Club Corinthians Paulista.Uma das maiores instituições do mundo.

    Nicolau,

    Você com certeza não ouviu direito. Quem diminuiu o Mundial foi o próprio Vampeta.
    Quando perguntei se aquela foi sua maior conquista, ele disse meio sem convicção que o bicampeonato brasileiro foi sua maior conquista.
    Ele ainda lembrou que o Vasco foi oitavo colocado no Brasileiro. Eu só fiz as perguntas.
    abs

  7. Bom, até o time feminino do Santos vai disputar o Mundial de Clubes……..lógico, para conseguir isso, teve que ser CAMPEÃO da LIBERTADORES 2009……………é um pré requisito…….não tem jeito!

  8. Anti-Corintianos,
    Com relação ao campeonado mundial de 2000, todos se lembram do gol validado onde a bola realmente não entrou, mas ninguém se lembra de um gol legítimo que foi anulado contra o Real Madrid……
    Enfim, falem o que quiserem, o Corinthians é o time mais importante do país!
    Pra ser o maior não precisa ser o mais vitorioso….isso que mata de inveja todos os outros…não temos CT, não temos estádio, não temos libertadores, não atravessamos o mundo pra ser campeão, mas ser corintiano, como disse Toquinho “é ir além se ser ou não ser o primeiro”….isso vcs nunca vão entender.
    Abraços

  9. Já que o Sr. Cassio Brito usou argumentos jurídicos, tenho a dizer que o Flamengo é o Campeão DE FATO, de 87. Se a se CBF não reconhece não faz a menor diferença. Você prefere ser o marido DE DIREITO, casado de papel passado, ou o marido DE FATO, o ricardão que desfruta da esposa?

  10. Fernando,
    Parabéns pela iniciativa.
    Quanto aos comentários preconceituosos devo dizer que existem pessoas que tem prazer na luta para alcançar conquistas e aquelas cujo único prazer é desmerecer o triunfo dos outros.

  11. Bela materia so que tem um erro grande o time da marginal nunca foi e nunca vai ser campeao do mundo
    pois nunca ganhou libertadores e nunca vai ganhar pois la os juizes nao sao brasileiros outra coisa supomos que ele fosse campeao mundial seria o 1 que ja despostou a segunda divisao
    so esse time mesmo para envergonha o nosso brasil mesmo . chega de sonhar voces os verdadeiros campeao da zona leste

  12. Sr Lino,
    é por isso que vivemos num país às avessas, legitimidade não é importante????
    vale mais a distorção do senso comun???
    O que vale é o Estado de direito, respeito as instituições,
    Lembre-se , a história é contada pelos vencedores…

  13. A questão não é de legitimidade. O Uruguai foi campeão do mundialito (organizado pela FIFA em 1981) somente com os campeões mundiais de então. Baita título. Ninguém mais lembra, exceto os uruguaios. O Sport Recife foi “campeão brasileiro” (de acordo com a nossa FIFA, a CBF). Só os recifenses consideram este título. O mundo do futebol reconhece o Flamengo (e eu não sou flamenguista) como o campeão brasileiro de 1987. O mundo do futebol não reconhece o Corinthians como campeão daquele torneio esquisito de 2000, feito às pressas, assim como não reconhece o Palmeiras o campeão mundial de 1952. O mundo do futebol também não reconhece a “Libertadores” que o Vasco ganhou em 1948, embora a Comenbol o reconheça. Vale o que a torcida reconhece. A tradição pesa muito mais do que a legitimidade. O nossos presidentes militares também cumpriram todo o rito processual do cargo, mas ninguém reconhece Costa e Silva ou Médici como “presidentes” de verdade. Estão lá na história, mas sempre com um asterisco ao lado…

  14. por isso que somos DIFERENCIADOS ahuahuha
    PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES FIFA !
    no corinthians tudo é diferente os torcedores de outro time é que não entendem

  15. Parabéns pelo excelente trabalho de resgate histórico. Todos os torneiros mencionados e ganhos por times brasileiros são reconhecidamente válidos, inclusive o de 2000( apesar de não ser corinthiano o torneiro foi organizado pela FIFA).
    Feliz Natal a todos e lembrem-se torcer não é odiar.

    Valeu Andreas,
    O Estadão deu a lista dos campeões na edição do domingo.
    Feliz Natal com muita paz no coração.
    abs

  16. estimado “Chora mais”::: Copa do Mundo é uma coisa…. COPA SBT 2000 PLUS TABAJARA é outra coisa totalmente diferente…. acorda meu filho….

  17. Meu Querido como pode o torneio super veraozao de 2000 onde o campeao da libertadores de 1999 QUE FOI O PALMEIRAS NAO PARTICIPOU e onde o curintia viria a vencer mesmo sem ser campeao da libertadores e sem vencer a final …

    ISSO É QUE EU CHAMO DE “MUNDIAL” nada de toquio nem dubai é rio de janeiro mesmo.

    O Campeonato de 1951 onde o palmeiras passaou por uma chave primeiro e depois foi campeao apos vitoria e derrota sobre a JUVENTOS DE TURIN DA ITALIA opa fomos campeoes no MARACANA COM MAIS DE 100 MIL.

  18. Caro Renato Abreu::: Os times citados por vc participam (ou participaram) da Libertadores pq o REGULAMENTO do campeonato nacional prevê que os 4 primeiros colocados participam do torneio continental no ano seguinte, além do campeão da copa do Brasil.
    Não misture alho com bugalhos, use da sua tão exibida compreensão de texto e procure compreender melhor suas próprias opiniões.
    Botando isso de lado sejamos, mais uma vez, práticos: O Campeão do Mundo de 2000 é o BOCA JRS q ganhou de todo um continente (vencendo a Libertadores) e derrotou o vencedor do outro continente forte, o europeu (vencedor da Champions League)… Para ser campeão do mundo tem de ganhar de seu continente antes… se olharmos bem, esse torneio serviu mais como laboratório do como qq outra coisa…
    e não me venham falar de “anti-corinthianismo”… se tratam de fatos… a FIFA só “divide” o titulo mundial de 2000 entre Boca e Corinthians para, de certa forma, evitar o “mico” de ter o “label” FIFA envolvido em algo que, ná pratica, não valeu absolutamente nada…
    Para quem tem memória de peixe (para quem não sabe, curta), a FIFA “outorgou” esse título há cerca de 2 anos, ou seja, esse “título” (entre aspas mesmo pq não remete ao significado real da palavra) ficou no “limbo” por vários anos…
    O negócio é chorar na cama q é lugar quente… Brasileiros Campeões do Mundo: Santos, Flamengo, Gremio, São Paulo e Internacional – RS… e só…
    E nem me venham falar daquele torneio q o Palmeiras venceu hein??? senão cairemos em um buraco ainda maior e até o payssandu vai querer reivindicar alguma coisa…. hahahahahahahaha

  19. O REAL MADRID JOGOU CONTRA O CORINTHIANS SÓ COM O ROBERTO CARLOS , RAUL , ANELKA , FERNANDO REDONDO,
    KAREMBEU , SAVIO , IKER CASILLAS , RAUL , MICHEL SALGADO , MORIENTES , FERNANDO HIERRO , GUTTI , ETC… , ETC…
    ISSO SIM QUE É TIME RESERVA…

  20. Pra parar com essa choradeira de quem é melhor do que quem, sugiro que a CBF realize um torneio de pré-temporada intitulado “TORNEIO ELITE BRASILEIRA”. A idéia é juntar os 5 clubes que nunca jogaram a 2ª divisão pra tirar a prova dos 9. INTER, SÂO PAULO, SANTOS, CRUZEIRO e FLAMENGO jogariam entre si e o vencedor entraria imune de rebaixamento no brasileirão seguinte.

    Como torneio de fundo, sugiro o “TORNEIO 1° DOS ÚLTIMOS” com os ilustres do clube dos 13 que ganharam a famosa “taça que ninguém quer” da segundona. Bota aí o curingão, o grêmio, o vascão, etc…

    Daí tá separado o joio do trigo e não se fala mais nisso!
    Abs!

  21. meu caro Carlos,pra que time vc torce?esqueceu do meu corinthians em 2000,Sao Paulo em 2005 e o internacional em 2006 tenho pena de vc,kkkkkkk

  22. Mundial de 2000??? Como assim Corinthians? ¬¬
    Para um time da América ser campeão mundial, precisa ganhar a Libertadores não é?
    Se o Corinthians é campeão Mundial em 2000, o Palmeiras é em 1951 e o Fluminense em 1952.
    Palhaçada isso né.. e tem gente que ainda divulga, impresinha corinthiana ¬¬

  23. Melhor negócio do mundo. Comprar o SPFC e sua torcida pelo que valem e vender pelo que pensam que valem. Quer dizer que a França não é campeã da Copa do Mundo de 1998? Ela entrou como convidada por ser a anfitriã. Como Corinthians, que era o bicampeão brasileiro da época, aliás na semifinal de 99 eliminou um certo timinho, freguês histórico, que teve dois pênaltis arrumados, o Dida pegou os dois e o cobrador, irmão de um grande craque do Timão e do Brasil, inecrupolosamente, pisou no goleiro do Timão, que jogou as finais com quatro pontos no joelho. Voltando ao Mundial de clubes, o modelo de 2000, teve oito clubes, dois grupos, semifinal, final. Nenhum time ganhou com juiz anulando três gols do adversário, com gol sem querer e retranca 90 minutos e outras historinhas do futebol. Ah! E o troféu foi entregue pelo presidente da FIFA e para o jogadores, medalhas. Não foi o presidente de montadora de automóveis, jogador ganhando carro zero… Isso é no Programa do Sílvio Santos. Chora São Paulo, sem o juiz vcs não ganham nada!! E para aparecer na imprensa, é só ficar falando do Timão que vcs conseguem…

  24. Vivemos no país da esculhambação, não se pode banalizar assim,
    Imagine se existisse uma moeda paralela, além do R$, não emitida pelo Bacen;
    Uma CNH emitida pela associação dos reprovados no exame do DETRAN;
    Uma Miss Universa eleita pelas candidatas derrotadas;
    Algumas considerações:
    Entidade maior do Futebol: FIFA
    Campeonatos Mundiais organizados por ela:
    2000(Brasil), 2005, 2006,2007,2008(Japão) e 2009 (EAU);
    Campeões: Corinthians, São Paulo, Inter-RS, Milan, Manchester United e Barcelona;
    Campeonatos Intercontinentais: Existiram, foram conquistamos por equipes extraordinárias, com Status de campeão do Mundo, A FIFA os reconhece (conforme o post colocado por vossa), porém não os relaciona nos campeonatos mundiais homologados pela entidade;
    No que tange as conquistas de equipes convidadas, as mesmas não são proibidas de vencer, fosse assim, a Dinamarca, que triunfou na Euro 92, não apareceria na relação dos vencedores, assim como a França em 98, vencedora da Copa;
    O argumento relacionado à Copa de 30, que não foi disputada pelos europeus, não desqualifica a conquista, já que teve organização da FIFA;
    A legitimidade das conquistas não está nos participantes, no regulamento, nem em campeonatos conquistados anteriormente, pode se questionar o nível, não a legalidade;
    Por fim, a de se respeitar os campeões continentais (com peso de mundial), que tem valor moral (Como fora o Brasil na Copa de 1978), todavia, o tempo vai se incumbir de solucionar esta discussão, daqui a 30 anos, teremos apenas a lista da FIFA;
    Exemplo disso é o Uruguai, Bi Campeão Olímpico (torneio mais importante antes das copas, com dimensão mundial), assim como o Mundialito de 1929… passado os anos, ninguém considera o Uruguai Pentacampeão Mundial.

    Abs

  25. SR. FERNANDO SAMPAIO.
    FAVOR VERIFICAR NA TACA DO SAO PAULO DE 92 E 93 SE ESTA ESCRITO “FIFA CLUB WORLDCHAMPIONSHIP” , OU , TOYOTA CUP.
    RECLAMACOES COM O SR. BLATTER .

    Fala maleta…. Tá com preguiça de entrar no site da FIFA.
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    Então leia na íntegra o texto retirado da FIFA:

    São Paulo leva o tri mundial

    Em 2005, o Japão foi o palco do encontro entre as equipes campeãs das seis confederações continentais de futebol. O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA Copa Toyota superou as expectativas com uma competição equilibrada e fascinante para os espectadores. Após o apito final em Yokohama, foi o São Paulo que voltou para casa comemorando o título de “campeão dos campeões” depois de sobreviver a um bombardeio do Liverpool e deixar claro que a escola sul-americana segue com a mesma qualidade de sempre.

    Um gol de Mineiro aos 27 minutos do primeiro tempo foi suficiente para dar o caneco à equipe brasileira em uma boa partida de futebol disputada para uma platéia de quase 67 mil torcedores no Estádio Internacional de Yokohama. O conjunto treinado por Paulo Autuori teve de buscar o título na raça, já que o Liverpool não desistiu em nenhum momento de levar o único troféu que não tem no seu currículo. A equipe inglesa, fortalecida por figuras estrangeiras e liderada pelos espanhóis Fernando Morientes e Luis García, não conseguiu superar o goleiro Rogério Ceni, referência de um clube que os japoneses guardam com carinho na memória.

    Na Copa Toyota, torneio que precedeu o atual certame, o Liverpool tinha morrido na praia em 1981 e 1984, enquanto o São Paulo conquistara o título em 1992 e 1993. Naquela época, o embate se dava em jogo único entre os campeões da Europa e da América do Sul. A motivação são-paulina pela busca do tricampeonato ainda tinha um sabor especial, já que o arquirival Corinthians havia vencido o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA Brasil 2000.

    Os campeões da África, da Ásia, da Oceania e da região composta por América do Norte, América Central e Caribe se enfrentaram nas quartas-de-final. O primeiro embate foi um clássico árabe entre o Al Ahly do Egito e o Al Ittihad da Arábia Saudita. Os africanos, treinados pelo português Manuel José, entraram em campo após 55 partidas sem derrota. Entretanto, foram os bicampeões asiáticos, treinados pelo experiente Anghel Iordanescu, que deram o tiro de misericórdia por meio do capitão Mohamed Noor após uma falha do goleiro adversário em uma noite muito fria em Tóquio.

    A outra eliminatória das quartas-de-final apresentava-se como um duelo menos equilibrado: o Saprissa da Costa Rica, potência centro-americana com 23 títulos nacionais, encarou o Sydney da Austrália, um clube com apenas um ano de existência. No entanto, a equipe australiana entrou disposta a lutar até o fim, confiando na experiência do treinador Pierre Littbarski (ex-atacante da seleção alemã), do atacante japonês Kazu Miura (que atuou em vários clubes brasileiros) e do astro Dwight Yorke (ex-Manchester United). Mesmo assim, um belo gol de Christian Bolaños no início do segundo tempo acabou com as esperanças dos australianos.

    A competição já estava pegando fogo quando os dois grandes entraram em cena.

    Antes da partida contra o Al Ittihad, já se falava bastante da qualidade de Rogério Ceni na bola parada. E o experiente goleiro mostrou essa virtude ao transformá-la no gol que garantiu a vitória da sua equipe em uma partida bem mais difícil do que se imaginava. O experiente Amoroso, que no auge da carreira chegara a ser a contratação mais cara do mundo, inaugurou o placar para os são-pauinos, mas Noor descontou logo em seguida. Amoroso e Rogério Ceni (de pênalti) ampliaram para o São Paulo no início da segunda etapa. Mesmo assim, os sauditas não se renderam: uma cabeçada de Hamad al Montashari, melhor jogador asiático da temporada, deixou Autuori e os seus comandados de cabelo em pé até o apito final do arbitro.

    Na outra semifinal, o Liverpool, que havia chegado poucos dias antes e não demonstrara nenhuma dificuldade de adaptação ao fuso horário, derrotou o Deportivo Saprissa. Na única partida do torneio em que a diferença dos clubes ficou clara, a equipe inglesa não deu chances ao adversário e abriu e fechou a conta com dois gols de Peter Crouch, tendo ainda o petardo de Steven Gerrard entre eles.

    O Sydney, de modo até que surpreendente, obteve o quinto lugar do torneio graças ao dia inspirado de Yorke e David Carney, que com os seus gols superaram o tento de Emad Motab para o decepcionante Al Ahly. Em seguida, o Saprissa levou o bronze contra o motivado Al Ittihad graças uma bela cobrança de falta de Ronald Gómez no apagar da luzes. Os outros dois gols da vitória costa-riquenha por 3 a 2 foram marcados por Álvaro Saborío, enquanto que os árabes descontaram com Mohamed Kallon e Joseph-Desiré Job.

    Mas nada se comparou ao aguardado encontro entre Europa e América do Sul. A partida teve casa cheia de torcedores que deram total apoio às duas equipes. Na história das edições da Copa Toyota e da Copa Intercontinental, as equipes sul-americanas levavam uma ligeira vantagem, mas a fácil adaptação ao Japão e a incrível marca de 11 jogos sem levar gol davam aos comandados de Rafa Benitez a condição de favoritos na final.

    Felizmente, a popularidade do futebol está no seu caráter imprevisível, algo que se viu bastante nesse torneio. Apesar de serem encurralados durante boa parte do tempo pelos astros do Liverpool, o São Paulo, o Brasil e a América do Sul inverteram os prognósticos e conquistaram o título.

    Prêmios individuais

    Rogério Ceni, capitão, guarda-metas e também goleador, é reconhecido pela eficiência na bola parada. Apesar de Rogério ter escrito o seu nome na história da competição ao anotar um gol na semifinal, foram as suas mãos, a sua elasticidade e a sua postura que lhe valeram a Bola de Ouro adidas e o prêmio da Toyota. Talvez a maior façanha do arqueiro são-paulino no torneio tenha acontecido logo no início do segundo tempo da final, quando ele voou para a esquerda e impediu que o balaço de falta de Gerrard estufasse as redes tricolores.

    O capitão do Liverpool, cujo gol na semifinal foi possivelmente o mais bonito do certame, também exibiu um futebol de alta qualidade em toda a competição, levando a sua equipe à frente e garantindo a Bola de Prata adidas. A Bola de Bronze adidas foi para o costa-riquenho Bolaños, especialista em jogos decisivos, dono de grande habilidade técnica e impecável finalizador.

    Participantes

    Al Ahly (Egito, CAF)
    Al Ittihad (Arábia Saudita, AFC)
    Saprissa (Costa Rica, CONCACAF)
    Liverpool (Inglaterra, UEFA)
    São Paulo (Brasil, CONMEBOL)
    Sydney (Austrália, OFC)

    Resultados

    Quartas-de-final
    Al Ittihad 1 x 0 Al Ahly
    Sydney 0 x 1 Saprissa
    Semifinais
    Al Ittihad 2 x 3 São Paulo
    Saprissa 0 x 3 Liverpool
    Decisão do quinto lugar
    Al Ahly 1 x 2 Sydney
    Decisão do terceiro lugar
    Al Ittihad 2 x 3 Saprissa
    Final
    São Paulo 1 x 0 Liverpool

    Cidades e estádios
    Estádio Nacional de Tóquio, Estádio de Toyota, Estádio Internacional de Yokohama

    Nº de gols: 19 (média: 2,71)

    Artilheiros
    2 gols: Peter Crouch (Liverpool), Amoroso (São Paulo), Mohammed Noor (Al Ittihad), Álvaro Saborío (Saprissa)

    Espectadores
    215.003

    Média de público
    35.834

    * Entre em contato com a FIFA

  26. MUNDIAL DE 2000???? MUNDIAL DE 2000???? MUNDIAL DE 2000???? MUNDIAL DE 2000????
    oq pé isso gente???? NÃO vamos ofender os verdadeiros campeões mundiais com esse titulozinho sem expressão…. aquilo tá mais pra COPA SBT (essa mesma… do Silvio Santos)… O Campeão Mundial de 2000 é o Boca, que ganhou a Libertadores e venceu o Real Madrid, campeão da Champions…
    A COPA SBT nao teve critério nenhum na escolha de seus participantes…. então vejamos: qual torneio continental o “timinho da marginal” venceu para se “habilitar” à disputa do mundial??? Ah… é verdade, ele entrou como “convidado” já q tinha vencido o campeonato nacional do país anfitrião no ano anterior…. aff…. fala sério….
    Isso sem falar q o Real Madrid veio com 95% de reservas e o Roberto Carlos (um dos poucos titulares) veio ao torneio pq era seu país natal e, obviamente, ficaria em férias depois, além de visitar diversas boates durante a realização do torneio… EXTREMAMENTE PROFISSIONAL E CONCENTRADO…
    Aquele campeonato de 2000 foi TOSCO…. foi um torneio internacional, nao nego…. mas não se trata de campeonato mundial nem aqui, nem na china…pq não teve critéio nenhum…

  27. Lembremos que a Eurocopa já trouxe surpresas e já aconteceu das zebras vencerem. A Dinamarca, convidada na última hora em 1992, na Suécia, para substituir a Yougoslávia, excluida. Em 2004, a Grécia venceu o favorito Portugal em Lisboa!
    Se entrarem no site, está lá, Dinamarca campeã, se foi convidada ou não…………..

  28. Olá, Fernando Sampaio.
    Confesso que não ouvi o seu programa neste domingo.
    Parabéns pela iniciativa, pois valorizo muito os times vencedores dos mundiais.
    Quando o Santos tornou-se campeão mundial, eu não havia nascido, mas lembro-me bem a partir do
    Flamengo.
    Torci muito por todos os times, apesar de ser palmeirense. (Menos, é claro, para Corinthians e São Paulo 2005), mas é indiscutível que foram campeões.
    Lamento a ausência do Palmeiras nos comentários, pois a Copa Rio foi nos mesmos moldes que o Mundial
    2000. Nos jornais da época se fala em título Mundial e de representantes da Fifa na entrega das taças.
    Mas a FIFA comete seus erros e esse é mais um. (Como o ranking de seleções – Como pode a Espanha estar à frente do Brasil?).
    Além do mais, quando disputou o mundial contra o Manchester, jogou melhor e foi prejudicado com um
    erro grotesco da arbitragem anulando um gol legal, depois vem um sãopaulino acima dizendo que o Palmeiras entrou de salto alto. Isso sim é desprezar verdadeiros campeões.
    Mas no mais, parabéns a todos os vencedores dos mundiais.

  29. Olá, Fernando Sampaio.
    Confesso que não ouvi o seu programa neste domingo.
    Parabéns pela iniciativa, pois valorizo muito os times vencedores dos mundiais.
    Quando o Santos tornou-se campeão mundial, eu não havia nascido, mas lembro-me bem a partir do
    Flamengo.
    Torci muito por todos os times, apesar de ser palmeirense.
    É claro que o Corinthians de 2000 (q

  30. Não acho que o mundial de 2000 tenha credibilidade, os jornalistas aceitam pra fazer média com o corinthians. o CAmpeão da américa(PALMEIRAS) não estava representado lá. E existia um convidado, coisa que nunca existiu em nenhuma versão, é um mundial de mentira, não importa quanto insistam em dizer o contrário. Infelizmente a maioria dos jornalistas não tem coragem de dizer a verdade, como eu disse, adoram é fazer média. dos mundiais realizados em Tokio ou Dubai, nunca houve um time da pais convidado.

    Caro Mauricio,
    Jornalista? É a FIFA.
    Em 2007, 2008 e 2009 tivemos sim país sede convidado.
    abs

  31. Fernando, acho que vc se equivovou em uma coisa:

    Mundial de Clubes (ou Interclubes) sempre foi o nome que nós, brasileiros, demos à essa disputa pelo topo do Mundo. Na verdade, de 80 até 2004, era Toyota Cup (Copa Toyota). De 60 para 80, era Intercontinental Cup (Copa Intercontinental).

    Em 2000 foi FIFA Club World Championship.

    Em 2005 foi FIFA Club World Championship TOYOTA Cup Japan 2005

    De 2006 pra cá, é FIFA Club World Cup (Copa do Mundo de Clubes).

    NUNCA foi Mundial de Clubes, Mundial Interclubes etc.

    Só para os brasileiros, que generalizam. No site do Milan e Man. United, por exemplo, eles dividem seus títulos mundiais pelo nome correto.

    Matheus,
    Os nomes corretos em português são: TAÇA INTERCONTINENTAL (OU COPA), MUNDIAL INTERCLUBES, MUNDIAL DE CLUBES E COPA DO MUNDO DE CLUBES.

    É preciso entender o que é “name’s right”. Estamos falando de marketing esportivo, não de futebol.

    Você sai no mercado publicitário vendendo o torneio. Este torneio tem um nome antes da venda. Afinal, o que você está me vendendo? O nome é “Mundial Interclubes”. Você leva na Toyota o “Mundial Interclubes” com chancela da FIFA, bandeira da FIFA no estádio e nome na Taça. Quando o cliente compra o “name´s right”, ele passa a ter o “NOME NO EVENTO” e tem como garantia que todos os releases para a imprensa serão passados com seu nome: TOYOTA.

    A Toyota comprou o nome de 1980 a 2004 (acho que foram todos os anos). Em 2005, a FIFA acertou com a Toyoyta que o nome não seria mais vendido, e sim o “main sponsorship”. A FIFA agora vende a sede do evento. Em compensação, em todos os releases, informações da FIFA, sites da FIFA, enfim em tudo o que a FIFA passar para os jornalistas e leitores, tem que sair “Toyota Cup”. Seria uma sacanagem com o cliente, dar um totó. Isso não significa que daqui há alguns anos, se a Toyoyta parar de pagar a conta do Mundial, a FIFA de birra tire o nome e coloque “Mundial Interclubes”.

    Não é difícil de entender, basta boa vontade.

    Em relação ao Mundial de Clubes, até o ano passado, os releases e e-mails que recebemos da FIFA chamavam o torneio de 2000 a 2008 de “Mundial de Clubes da FIFA”. Este anos, com a repaginação do site, eles colocaram “Copa do Mundo de Clubes da FIFA” em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Só o torneio de 2000 ficou com o nome de “Mundial de Clubes”.

    abs,

  32. RAPAZIADA, É O SEGUINTE: OI CURINTIA FOI CAMPEÃO DO EURICÃO 2000, ESSE TORNEIO O EURICO ARRUMOU TUDINHO PRO VASCO SER CAMPEÃO MUNDIAL ( SÓ NA CABEÇA DELE NÉ), E SE F… PORQUE O EDMUNDO ISOLOU O PENATI LÁ NA GERAL. TODO MUNDO SABE DISSO, TODO MUNDO VIU ! PODE ANOTAR AÍ: CURINGÃO CAMPEÃO DO EURICÃO 2000 !!!

    E O MENGAÇO É HEXA, O RESTO É RESTO!

  33. Pessoal, vamos respeitar a historia!
    o Corinthians foi campeão Mundial de 2000 e PONTO FINAL!
    caso tenham alguma duvida é só entrar no site da FIFA e confirmar!

    PAREM DE SER CRIANÇAS!

    Fernando ótima matéria e parabéns pelo Blog!
    Abraços!!

  34. Bem fica claro no site da Fifa que de 1960 ate ate 1980 a disputa era chamada de Intercontinental Cup (não campeonato mundial de clubes FIFA), de 1981 ate 1999 (Intercontinental Cup Toyota e de 2000 em diante passou a ser denominado campeonato mundial de clubes com chancela da FIFA que é quem rege o futebol mundial por questões politicas como ja foi noticiado a Entidade reconhece a importancia do tornei Intercontinental como ele tem que ser reconhecido (Uma Copa Intercontinental), só a partir de 2000 que pode-se dizer que passou a existir um campenonato(torneio), não copa, Mundial de clubes onde onde todos os continentes são representados. Tanto que se for pegar em sites de clubes grandes como o Real Madrid la eles colocam comos os titulos na categoria de Copa Intercontinental (justo o Real considerado o maior clube do Seculo XX pela própria FIFA) e não Campeonato Mundial de Clubes.

    Caro Alvaro,
    Deixamos o seu comentário entrar apesar da informação totalmente incorreta.
    Este será o último comentário com informação errada. Não sei porque mentir tanto assim.

    TAÇA INTERCONTINENTAL = MUNDIAL INTERCLUBES = MUNDIAL DE CLUBES = COPA DO MUNDO DE CLUBES.
    Apesar do nome diferente, todas valem como 1 título mundial.

    Não sei se você sabe, mas em Abu Dhabi o nome do torneio mudou. Não é mais Mundial de Clubes.
    Em compensação o patrocinador continua o mesmo desde 1980 = TOYOTA.

    Você viu o Messi levando o TOYOTA??

    Curioso que você cita o site do Real Madri, único time do planeta que desdenhava o mundial porque ganhava tudo antes de 1962. Foi campeão da Europa em 56/57/58/59. Ainda conseguiu ganhar o Mundial em 60. Depois, perdeu Puskas, Di Stefano, Canário, Santa Maria… começou a tomar pau e ficou chorando. É típico de um clube racista, franquista. Qualquer dia eu conto um pouquinho pra você a História do Real Madri, seu apoio ao General Franco, sua proibição de jogadores negros, sangue azul…

    Agora que o Barça foi campeão, clube do Mediterrâneo, duvido que eles continuem arrogantes.
    Aliás, o nome no site está certo. É Intercontinental Cup mesmo, vale 1 Mundial.

    Veja o que a FIFA escreveu após a vitória do Barcelona.

    Barcelona, finally, were the kings of football.

    Barcelona threw absolutely everything forward in search of an equaliser, but it appeared they would miss the chance to become world champions for the third time – they lost to 2-1 to Sao Paulo in the Toyota Cup – a precursor to the FIFA Club World Cup – in 1992, before falling 1-0 to Internacional three years ago.
    http://www.fifa.com/clubworldcup/matches/round=252913/match=300111971/summary.html

    WORLD CHAMPIONS FOR THE THIRD TIME SIGNIFICA = CAMPEÃO MUNDIAL PELA TERCEIRA VEZ.

    Caso você tenha dificuldade no inglês, tem em português.
    Leia no site da FIFA 2009: São Paulo leva tri mundial.

    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    Grande Abraço,

  35. Apenas para os imbecis (não é ofensa, apenas constatação) que nao conseguem compreender o que é critério predefinido de um evento: é uma condição estabelecida previamente à realização do mesmo, ou seja, gostem ou não estava previsto previamente que o campeão brasileiro de 98 estaria no 1º Mundial de Clubes realizado no Brasil em 2000 e organizado pela entidade máxima do futebol – FIFA (poderia ter sido o de 99 que dava na mesma, pois o Corinthians ganhou este tambem). Do mesmo modo como o Inter, o São Paulo e o Cruzeiro mesmo não sendo campeões de nada neste ano de 2009, estarão na Libertadores de 2010 e se ganharem ninguem poderá alegar que não serão campeões legitimos. É por isso que nossos vestibulares estão eivados de pérolas, por pura incapacidade de compreensão de textos. Aliás, poderia lembrar tambem que entrei na Faculdade e não fiz cursinho, e ninguem contestou minha matricula. As regras previamente determinadas permitiam isto.
    Um abraço ao Fernando, que apesar das evidências de ser sãopaulino (não tenho certeza se é ou não) é o comentarista mais lucido da imprensa esportiva, ao lado do decano Claudio Carsughi.

    Caro Renato Abreu,
    Valeu o elogio, mas poderia ter evitado o termo “imbecis”.
    abs

  36. Sinceramente, eu nunca vi tanta ignorância!! Parece que todo mundo é sabichão. Eu detesto o Corinthinas e o São Paulo. Mas reconheço que ambos são campeões mundiais. Mesmo que o Corinthians tenha sido convidado, jogado contra times estranhos, foi campeão. Podem arrotar. Danen-se. E cada época teve o campeão que deveria ter, o formato de campeonato que poderia ter, etc e tal. Todos são campeões. Se um dia a FIFA reconhecer a Copa Rio, pronto, será campeão o Palmeiras. Independente das críticas. Se não for, ótimo, sem problemas também. O que mais se vê é um desmerecimento ridículo por parte de muitos, como se somente o título conquistado pelo seu time tenha valor. Menos, galera. Parabéns a todos que conquistaram seus títulos, e quem não conquistou, que lute por isso!!
    Valeu!!

    Caro Juliano,
    Você tem razão. É impressionante.
    Falar dos grandes campeões, dos times que fizeram história… Aí fica difícil.
    abs

  37. Amigos: To com uma tremenda duvida, me esclareçam por favor!!, Santos, Flamengo, Gremio, São Paulo e Internacional, são considerados pela Fifa Como Campeões Mundiais ? Se são, me esclareçam de novo, então em 2000 que foi? Corinthians ou Boca Juniors ? ja que a própria Fifa considera a Copa toyota como campeão mendial, como Fica, um é verão e o outro é o legitimo Campeão Mundial é isso? abraços João carlos

  38. É incrível como em toda discussão onde se trata o Corinthians como campeão Mundial 2000 haja tanta repercussão.

    O Corinthians entrou no Mundial como campeão do país sede. Esse era o regulamento da época e foi completamente respeitado.

    Se alguém não merecia estar lá era o Vasco, não o Corinthians.

    Em teses fernandocarvalhosticas, dizem que o Corinthians se classificou à final por causa de um gol ilegal do Fábio Luciano contra o Raja Casablanca. Pois bem, contra o Real Madrid, houve um gol legal do João Carlos anulado. Eaí?

    Anti-Corinthianos, cuidem dos seus times e dos seus títulos e deixem o blogueiro em paz. Aliás, belo programa o de ontem!

  39. **** ÊTA CHORORO……PODE TER SIDO UM CAMPEONATO DIFERENTE(2000) , PORÊM NÃO TEM JEITO É RECONHECIDO PELA FIFA, ATÉ QUANDO VAI DURAR ESSA CHORADEIRA??????????

  40. uma vez eu q moro em Guarulhos e sou corinthiano, conheci uma menina lindíssima, tipo TOP Model, de Sto Amaro. Ela gostou tanto de mim q veio até minha casa pra ficar junto comigo ! . . . quando conto isso tem sempre um são paulino pra falar que “pra ficar com uma mulher, precisa atravessar o mundo pra conhecer a mulher” . . . mas são paulino não entende nada nem de futebol nem de mulher , né ? !

  41. Amigos na realidade, para ser campeão legitimo do mundial de clubes, tem que ganhar algumas coisas, primeiro classificar como campeão na copa do Brasil e Campão Brasileiro, para depois ser Campeão da Libertadores, para depois ter o direito “justo” de disputar a final do Mundial intercontinental, portanto para ser legitimo o campeão é isso e não entrar pelos fundos, ser convidado…etc, afinal todos os campeões “legitimos” passaram por essas fases, agora o Palmeiras foi o clube mais prejudicado nesse verão de 2000, tambem merece né, com um presidente igual o Sr. Mustafa Contursi, um parasita, agora coisas da Fifa não se deve levar a sério, lá tem pessoas com m…. na cabeça, veja o absurdo comparar o Pelé com o Drogado do Maradona, só uma besta quadrada pode fazer tal comparação, voltando ao assunto Mundial de Clubes, o Corinthians primeiro tem que ter um Estadio, não viver de favor, alias isso é o que sempre acontece, favor, favor, basta olhar no Brasileirão, aquela TV esgoto, digo globo, jogos era só do Corinthians, sem falar na final da libertadores, um total derespeito ao torcedor Brasileiro, acho que a copa do Brasil deve ser mais importante para a TV Esgoto, gozado titulo que o corinthians nunca teve, mas cuidado com um pouquinho de favores, a Esgoto ajudando, quem sabe, fiquem esperto. CORINTHIANS o verdadeiro campeão da TV ESGOTO, tudo a ver. A verdade é que o futebol ultimamente é uma vergonha, da nojo, por isso não ligo mais pra times, tanto faz, só, abraços João carlos

  42. Ah para vai. Mundial de 2000 aqui no Brasil é uma palhaçada. Fala sério. Kakakaka… Motivo de piada. Então tem dois campeões do mundo de cluber em 2000? Igual em 87? Kkkkkkk… E o titulo conquistado pelo Boca no japão? Ah, esse não vale?! O que vale mesmo foi a porcaria que os dois times mais bobos do pais disputaram? Kkkkkkkkkkkkkkk… Eu morro de rir. Tenho certeza que o curintia ganhou alguma coisa em 2000, lá no rio. Só ainda não sei o que foi. Kkkkkkkkkk…

  43. OBS: NUNCA HAVERÁ NO MESMO ANO DOIS(2) CAMPEÕES DE UM MESMO TORNEIO.PORTANTO CAMPEÃO MUNDIAL EM 2000 É CLARO QUE É O BOCA JUNIORS.O TORNEIO DE VERÃO QUE O COINTHIANS GANHAOU NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA, ASSIM COMO O VASCO, O FLUMINENSE E O PALMEIRAS NÃO SÃO CAMPEÕES DA LIBERTADORES ANTES DELA SER INVENTADA.

  44. Caro Lourival.

    Respeito seu comentário mas não concordo com ele. Muitos não se lembram por que o Corinthias e o Palmeiras são eternos rivais. Acontece que houve um racha em um dos clubes e fundou-se o outro. Agora dizer que só os corinthianis e os palmeirenses são amantes do futebol e uma inverdade.

    Consultando os registros do futebol paulista vemos que o SPFC foi u único clube paulista aplaudido por todas as torcidas do Estado. Explico: No Estadio Paulo Machado de Carvalho, quando do desfile dos times para o campeonato paulista, todos os jogadores do SPFC tiveram suas chuteiras estragadas (pois eram presas com “taxinhas de ferro”) verificou-se que todos apresentavam os pés totalmente cheios de sangue e, mesmo assim, continuaram o desfile. Todas as torcidas perceberam e aplauriram essa atitute. Isso é o verdadeiro espírito do futebol – unir o povo em torno de um esporte, não importando o time que seja.

    Alías, esse fato citado acima deu o apelido de “O MAIS QUERIDO” ao SPFC.

    Não estou aqui para criar qualquer tipo de animosidade e simpara relembrar que futebol é uma paixão nacional, todos os clubes possuem suas histórias e estórias. Todos são gloriosos.

  45. Algumas verdades que devem ser lembradas:

    – O patrocinador do 1º Mundial da FIFA (2000) era a empresa que patrocinava o Corinthians. Estranho? Não. Isso é do futebol;
    – O Flamengo só foi campeão mundial após aquela “vergonha” patrocinada pelo árbitro contra o Atlético
    Mineiro no Maracanã, mesmo assim qualquer um dos dois iria ganhar aquele mundial;
    – O São Paulo F. C. em todos os títulos mundiais que disputou sempre foi a “maior zebra” e ganhou todos
    com qualidade.
    – O Palmeiras e o Cruzeiro decepcionaram. O Palmeiras entrou de salto alto e o Cruzeiro deu um azar danado contra o Bayer (que considero um dos maiores times de todos os tempos)
    – Todos os clubes europeus “tremem de medo” quando jogam com sulamericanos e sempre inventam
    desculpas do tipo “esse torneio não vale nada”

    Sou São Paulino como torcedor mas, acima de tudo, sou BRASILEIRO e SUL AMERICANO, sempre vou torcer por times do nosso continente pois somos tratados lá fora como “LIXO”. Me sinto orgulhosos pelos títulos do Santos, SPFC, Corinthians, Grêmio, Flamengo, Inter, Boca, Independente, Velez e todos os times do nosso continente.

    Um abraço a todos.

  46. Loriva, bela resposta!

    mas queria saber pra que a FIFA existe? pra que isso de falar que o primeiro campeão mundial e de 2000 pra cá? antes disso era tudo folclore ? e os escandalos que aparece no Brasil e no mundo? ela não e o órgão principal no meio futebol? a palavra dela não representa nada? então pra que existe?

    se for pra reconhecer que reconheça desde 1951 fatos e provas e que não falta pra dizer q a S. E. Palmeiras é o Primeiro campeão mundial. e os títulos? Santos e Palmeiras tem 8 titulos cada um no campeonato nacional? ahh mas aquele tempo não envolvia os times do nordeste etc… então não vale nada este titulos? são folclores?

    e muito nego que não entendo bulufas de futebol opinando e esconhendo o futebol os verdadeiros times do passado, times brasileiro e até do mundo.

  47. Copa do mundo de 2014 Brasil, por sermos sede nao teremos que participar das eliminatorias para copa ou seja se o brasil ganhar quer dizer que nao valeu porque nao jogou as eliminatorias?
    cada um com seu criterio..

  48. Esses blogs de futebol não deveriam publicar comentários de torcedor. É só besteira. Cada um defende o seu time, sem critério algum. E o assunto sempre acaba girando em torno do Corinthians. Eu sou Corinthiano, mas só discuto futebol com Corinthianos. Quando chega torcedor de outro time, eu mudo de assunto, saio fora. Caso contrário é entrar nessa conversa de louco, sem pé nem cabeça. Torço para o Corinthians porque gostei desse time, desde criança, e vai ser assim, até o fim. Não me importa se é o melhor time, ou pior, se é campeão disso ou daquilo, se ganhou libertadores (pq dão tanta importância para isso?) ou mundial. Quando comecei a torcer para o Corinthians, quem ganhava tudo era o Santos de Pelé, que hoje é um time medíocre. O São Paulo não existia. A gente brincava que sua torcida ia de kombi para o estádio. O Palmeiras era o rival, e sua torcida era e é como a do Corinthians, apaixonada. Corinthianos e Palmeirenses amam os seus times, e não cresceram devido a títulos ou presunção de superioridade. São os verdadeiros amantes do futebol.

  49. Alguns postulantes aqui estão, no mínimo, desinformados: a Fifa unificou os mundiais, considerando que os campeões da Taça Intercontinental e do Mundial Interclubes são campeões mundiais. Mudou-se apenas o modelo de disputa, assim como o Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e outros mudam de fórmula. E mesmo mudando a fórmula, de 2005 até 2009 os finalistas foram sulamericanos e europeus, e continuarão sendo por um bom tempo. Antes de 2000 não eram escolhidos times da África e Ásia, simplesmente porque o regulamento não previa e porque os times de outros continentes não tinham (e ainda não têm) potencial para vencer times sulamericanos e europeus.

  50. Ah, deixe eu pensar…. O flamengo é campeão de 87???…tá lá na lista de campeões da CBF? hummmm, mas é considerado né?
    A taça João Havelange, é campeonato brasileiro?…ou o Vasco deveria ter 3 títulos brasileiros e um da Copa Havelange?
    Bom, mas e o Corinthinas?….ahhh, o Corinthians participou do FIFA club world championship, a mesma que é disputada até hoje, e tá na lista de campeões, ou será que o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, etc, sempre tiveram o mesmo regulamento?
    À propósito, a seleção do japão foi convidaad a participar de uma Copa São Paulo, e se fosse campeã, seria legítima?…afinal foi convidada sem nenhum critério….já o Corinthians foi o campeão do país sede, regulamento existente na época…. e a Copa do Brasil hoje em dia, o Corinthians foi campeão em 2009, mas os times que estavam na libertadores não participaram, isso também é motivo pra não ser legítimo?…parem com xurumelas e aceitem!!! Corinthinas, Campeão do Mundo de 2000….torneio de verão?, vieram tomar cerveja?, passou de fase no saldo de gols?, ganhou nos penaltys?…éhhh, mas quem ganhou apesar de tudo isso?…pois é

  51. se o corinthians e campeão mundial de 2000 o galo franelinha do cruzeiro no brasileirão tem o mesmo direito de campeão do mundo ele foi campeão do gelo e verdade que a taça ja derreteu tao de brincadeira.

  52. O CORINTHIANS NAO FOI CONVIDADO. PELO CRITERIO DA COMPETICAO , ELE ERA O CAMPEAO DO PAIS SEDE DA PRIMEIRA COPA MUNDIAL DE CLUBES.
    RECLAMACOES , ENCAMINHAR PARA O SR. BLATTER.

  53. O Jogador Leandro, campeão de 81,

    só vestiu a camisa do mengão.

    Começou a jogar no mengão, e só parou quando

    pindurou as chuteiras.

    Esse merece meus aplausos…clap,clap,clap!!!

    Posição: lateral-direito/ zagueiro

    Camisa: 2 e 3

    Origem: Cabo Frio (RJ)

    Nascimento: 17/03/1959

    Principais Equipes:
    Flamengo (1979 a 1990)

    Principais Títulos:
    Campeão Carioca (1981 e 1986), Campeão Brasileiro (82/83 e 87), Copa Libertadores (1981) e Mundial Interclubes (1981).

    Outros Prêmios:
    Taça Guanabara (1981/82 e 84).

  54. CORINTHIANS CAMPEÃO DO MUNDO? HAHAH, NEM MESMO ILUSTRES CORINTHIANOS ACREDITAM NISSO, COMO JUCA KFOURI, NETO E MARLENE MATEUS. DE NORTE A SUL DO PAIS SOMENTE A TORCIDA DO CORINTHIANS ACEITA ISSO E A MIDIA DIVULGA PQ VENDE JORNAL. ALEM DISSO O SUPOSTO “CAMPENATO” DO CORINTHIANS TEM ATUALIZAÇAO SAZIONAL NO SITE DA FIFA, APARECE DE VEZ EM QUANDO E EM NOTA DE RODAPÉ. O QUE CONSTA NA FIFA É O CAMPEONATO DO BOCA JUNIORS, OU ESTOU ENGANADO? ALIAS, O BOCA FOI CAMPEAO DE FATO E DE DIREITO. EM TEMPO, MESMO Q O CORINTHIANS VENÇA A LIBERTADORES DO PROXIMO ANO OU DAQUI A 10, 15 ANOS, ISSO NAO IRA AVALIZAR O TORNEIO DE VERÃO. ESQUEÇAM ESSA ESPERANÇA CORINTHIANOS … TIMAO, CAMPEAO DOS CAMPEOES (SÓ SE FOR DE ASTERISCOS). ABRAÇO.

  55. tudo jovem sem noção da historia do esporte…

    Caro Lukas,

    É verdade. E teimosos. Não sabem ler o site da FIFA.
    Veja o que a FIFA escreveu da conquista do Barçelona.

    Igualzinho ao Blog:

    Barcelona, finally, were the kings of football.

    Barcelona threw absolutely everything forward in search of an equaliser, but it appeared they would miss the chance to become world champions for the third time – they lost to 2-1 to Sao Paulo in the Toyota Cup – a precursor to the FIFA Club World Cup – in 1992, before falling 1-0 to Internacional three years ago.

    http://www.fifa.com/clubworldcup/matches/round=252913/match=300111971/summary.html



    Se preferir, tem em português:
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

  56. EU SOU SAO PAULINO .. OU SEJA … TRI CAMPEAO MUNDIAL , TRI CAMPEAO DA LIBERTADORES ( time que mais disputou a libertadores , time que mais vezes chegou a finais s semi finais de libertadores ) HEXA /TRI BRASILEIRO ,,, ISSO SÓ OQUE VALE DE VERDADE !!!!!!! ALGUEM QUER DISCUTIR DE FUTEBOL ??? AHAHAHAHAHAH É BRINCADEIRA ,,, TEM QUE VIVER MAIS 100 ANOS PARA VER ALGUM TIME BRASILEIRO CONQUISTAR TANTOS TITULOS COMO O SAO PAULO CONQUISTOU AMIGONNNNNNN !!!

  57. Na hora em que o Vampeta falou do Al Nasser,
    no programa especial da Jovem Pan,
    eu comecei a rir porque lembrei da piada do pai e filho corinthianos…kkk.

  58. Bom de fato 90% dos e-mails aqui soh falam do Corinthians de 2000. Por isto, pode ter certeza, este blog nunca recebeu tantos posts assim. E sempre que o assunto for Corinthians, vai dar audiência. Não me lembro de ter mandado um post pra nenhum blog antes ateh ver o monte de bobagens que falam aqui pra macular a imagem do Corinthians. Não me contive em participar. Fazer o que neh? Corinthians: ou vc ama ou vc odeia. SEmpre foi assim.

    Fábio,
    Obrigado pela visita.
    Sinto pela sua agressividade. É falta de educação entrar na casa de alguém chutando a porta.
    Na realidade, não procuramos audiência, mas sim qualidade.
    abs

  59. Em 2000 não houve mundial, nem mesmo a globo transmitiu os jogos. Apenas um torneio de verão realizado pelos empresarios da trafic. Foram convidados o Vasco e o COR.

  60. Fernando,

    Concordo quando diz que foi um competição diferente. Mas você acha justo o fato de participarem dois brasileiros, sendo um deles convidado? Acho que deveria se dar um outro nome à competição e não Campeonato Mundial Interclubes.

    Abraço!

    Ivan Oliveira.

    Ivan,

    Não acho justo, sou contra convidado em torneio de clubes.
    Mas, quem decide é a FIFA. Imagine qdo o mundial for realizado no La Bombonera. rsrs

    Ah, o nome mudou. Este ano, não chama mais Mundial de Cubes.
    Agora é Copa do Mundo de Clubes.

    abs

  61. Fernando,

    Desculpe, mas gostaria de responder ao Internauta Tom. Primeiro: todos os comentários sobre o Corinthians campeão em 2000 , são válidos, já que o assunto trata de “Campeões Mundiais”. Segundo: em muitos comentários, as pessoas não citam para qual times torcem. Terceiro: Infelizmente, acho que o Tom vive em algum país de primeiro mundo, como Estados Unidos ou Alemanha. A ignorancia da população é culpa dos nosso governantes incompetentes, e não do povo, que por sinal paga impostos altíssimos.

    Por favor, amigo, mude de país ou dê sua contribuição para mudá-lo.

    Ivan Oliveira.

  62. Fernando,

    Acompanho seu trabalho, na JP e me considero um fã. Acho que tem opiniões contundentes e imparciais, porém discordo quando diz que o Corinthians é campeão Mundial. Ora, Como ser campeão mundial, sem passar pela pedreira que é a Libertadores?

    Um gande abraço!

    Ivan Oliveira
    Grande Ivan,

    Não sou eu, é a FIFA.
    Tenho certeza que foi um mundial diferente, mas valeu.

    Foi tão diferente que em 49 disputas, só 1 foi entre dois brasileiros.
    Todas as outras 48 foram confrontos entre Europa x América do Sul.

    abs

  63. Qual o problema para os internautas são-paulinos se o timão é ou não campeâo? todo sao-paulino fica irado com esta história! Deixe para lá o tempo dira sim ou não. Com este titulo ou não o Corinthians é o Corinthians!!!!! Agora a relação do Timão com o São Paulo é igual a do Pato Donald (primo pobre) com o Gastão (primo rico,sortudo,metido,arrogante e louco pela Margarida) MASSSSS QUEM FICA COM A GAROTA É O POBRE E AZARADO DO PATO DONALD!!!!!!!! RONALDO !1

    Vander,
    Pelo visto, os internautas corinthianos também morrem de inveja do tri-mundial.
    Isso demonstra a falta de respeito que o torcedor tem pela história e pelo próprio futebol.
    É uma pena. Coisas de internauta torcedor.

    Ah, desculpe terem cortado a parte que vc equivocadamente diz que eu não reconheço o mundial do Corinthians. Acho que vc está me confundindo com o corinthiano Neto que assim como o Mário Sérgio Pontes de Paiva e vários outros profissionais, acharam aquela mundial mandrake.

    abs

  64. Pobre aquele q ainda insiste em dizer q o CUrintia é campeão mundial… só pode ser piada …
    Imagine só. Uma pessoa nasce, passa pela infância, vira adulto até chegar a ser idoso.
    Como pode um time se “gabar” de ser campeão do mundo sem ao menos conquistar o seu continente ?
    Eta timinho provinciano !!!

  65. Fernando, se eu fosse você excluia todos os comentários que não tem nada a ver com o post. O post fala sobre a história dos clubes brasileiros campeões do mundial, e quase todos os comentários são de gente falando do Mundial de 2000, se o Corinthians é o campeão mundial ou não, e toda essa besteirada toda de torcedorzinho de arquibancada que acha que só seu time que tem história.. O mal de boa parte dos brasileiros é isso, ou são analfabetos, ou distorcem tudo o que leêm.

    Abraços.

    Tom,

    Você tem razão, mas isso demonstra algumas verdades:

    Primeiro, o torcedor não tem mesmo o que falar. Falta conteúdo.

    Segundo, os mais jovens não tem noção da história. Falta leitura.

    Terceiro, a palavra torcedor diz tudo. Torce e distorce.

    Quarto, torcedor só vê um lado do jogo. A maioria não gosta de futebol.

    Jornalistas, técnicos, jogadores e profissionais do futebol, pensam da mesma forma.

    São os malefícios da internet. No jornal, para ter algo publicado é preciso ter conteúdo.

    Aqui, infelizmente, liberamos muitas bobagens. rsrs

    Grande Abraço,
    FS

  66. Boa tarde Celso se vc considera o flamengo 81, gremio 83 e são paulo 92-93, santos 62-63 campeões mundiais então vc deveria considerar o boca juniors campeão em 2000 tambem pois ele ganhou a libertadores em 2000 e depois o mundial interclubes

    agora fica a pergunta ….pode haver 2 campeões mundiais no mesmo ano???? corinthians e boca???

  67. Belo post, parabéns.

    Todos grandes times em cada época, alguns certamente (Santos, Flamengo e São Paulo de Telê) os melhores de seu tempo, várias “lendas” do futebol brasileiro (Pepe, Junior, Renato, Raí, Cerezo, Rogerio, Edílson, e porque não Pato, além, óbvio, de Pelé e Zico) em cada time. Ao que me parece, apesar de tanta obsessão com o torneio não vejo hoje algum time brasileiro com potencial para estar a altura destas equipes. Mesmo nos últimos títulos (SPFC-05 e Internacional-06) o nível técnico das equipes era mais baixo que o das anteriores. Vale ainda lembrar que alguns belíssimos times brasileiros não tiveram a sorte ou a competência de ganhar este título ou mesmo a Libertadores (como o Inter do Falcão, o Santos de Diego/Robinho ou o Botafogo de Garrinhcha), mesmo porque a tendência financeira atual é que um grande time dure brasileiro dure apenas um semestre ou pouco mais que isso.

    Quanto à discussão sobre a legítimidade dos títulos…sou são paulino e acredito que cada um em sua época gostaria de ter ganho Mundial de Clubes, Copa Intercontinental, Copa Rio ou o que quer que fosse disputado entre as grandes equipes do mundo, com ou sem o carimbo da Fifa. Se alguma grande empresa conseguir reunir em um mesmo torneio grandes clubes da Europa e da América tanto faz se o presidente da FIFA vai ou não vai validar o título, todos irão querer ganhá-lo.

    abs

    Fábio,

    Vc vai gostar de ler no atual site da FIFA:
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    abs,

  68. o que realmente importa: trata-se de questionar se a LIBERTADORES tem valor ou não! se não tem, por que tanto frisson para se classificar. veja o verdão, não conseguiu e seus torcedores estão bem ….sei lá, perguntem a eles. e o coringão, já ganhou alguma libertadores. parece que até agora não. veja o alvoroço do centenário em relação à libertadores ! para eles é idéia fixa. nós tricolores, sabemos o quanto é difícil enfrentar o torneio. aliás, até para chegar nele é difícil. não é mesmo verdão? em contrapartida, questionar o que é título mundial ou não, fica sendo uma coisa mais ou menos besta. FIFA, toyota, japão, quantos não compraram passagens para ir ao nascente . muitos se frustraram, é verdade. ficar apertadinho no avião durante um dia, sei lá quantas horas, se nada der errado. Para que? é que o título disputado não vale nada mesmo. bem, agora vale, pois sempre tem representantes de outros continentes. e que nunca ameaçaram ninguem, da américa ou da europa. é isso, o mundo gira e a lusitana roda. nada como um dia após o outro. parabéns para o mengo que mereceu. os paulista não.

    Resposta
    A FIFA não pensa assim:
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    http://www.fifa.com/clubworldcup/matches/round=252913/match=300111971/summary.html

    Barcelona threw absolutely everything forward in search of an equaliser, but it appeared they would miss the chance to become world champions for the third time – they lost to 2-1 to Sao Paulo in the Toyota Cup – a precursor to the FIFA Club World Cup – in 1992, before falling 1-0 to Internacional three years ago.

    Barcelona, finally, were the kings of football.

  69. pior os caras falando que o corinthians foi convidado a participar…deixa eu explicar pra voces burrinhos, o ultimo campeao nacional do pais sede jogava o formato da fifa…timao campeao em 99, ou seja?

  70. “host” disputando a fase preliminar. O Manchester não queria vir e foi obrogado pela federação inglesa, porque a Inglaterra queria ser sede da Copa de 2006 e a FIFA ameaçou de punição a Federação inglesa com a retirada da candidatura.

  71. Fernando,

    Engraçado que num site paulista, venha tanta gente de outros Estados dar palpite. Eles que vão escrever para o Globo e sei lá mais o que. Como diz o Muricy, aqui é trabalho, meu! Seis títulos mundiais, seis Libertadores, 17 campeonatos brasileiros, só paulistas podem comemorar, os demais que morram de inveja.

  72. Se você for analisar o gol do Fábio Luciano que a bola não entrou, tem que olhar o lance todo. A bola veio de uma falta lateral, que na verdade foi dentro da área. E falta dentro da área, o que é?

    Concordo com os que falam que o mundial de 2000 foi diferente, ele foi melhor. Mais justo (pois todos jogavam a mesma quantidade de jogos), mais qualificado (4 dos melhores times do mundo de então) e mais divertido.

    Isso de férias é bobagem, senão eu vou dizer que os Brasileiros que perdem no japão estavam, na verdade, tentando fazer compras por lá.

    E a Fifa usou sim critério de convite de equipe local nos Mundiais subsequentes. Desde 2007 há um “host” disputando.

    Conforme escrito no Blog, não tivemos convidados de 1960 a 2006.
    Os convidados participaram em 2000, 2007, 2008 e 2009.

  73. Existem 2 campeões mundias em 2000: Boca Juniors e Corinthians*. O primeiro, por mérito. Quem deveria disputar esse “mundial”, experimental, era o Palmeiras, que foi lesado, porque foi campeão brasileiro e da Libertadores em 1999, que terminam em novembro e começo de dezembro, portanto há tempo mais do que suficiente para participar de um torneio realizado em março do ano seguinte. A participação do Corinthians foi por interesse de patrocinadores e a do Vasco, político. Não houve mais mundiais até 2005, quando, de fato e de direito, o SPFC foi campeão.
    * CONVIDADO

  74. Ainda que o assunto seja sobre todos os times brasileiros campeões mundiais, vai aqui uma lembrança para os amigos corintianos: ser ” o primeiro campeão mundial reconhecido pela entidade máxima do futebol(FIFA)” nem sempre é bom sinal. Por que?

    Ora, o Uruguai também foi “o primeiro campeão mundial reconhecido pela FIFA” em termos de seleções em 1930; numa segunda oportunidade ainda(1950), assim como o Corinthians-2000, deu volta olímpica no Maracanã como campeão do mundo da Fifa e depois…..DECADÊNCIA TOTAL !!!

  75. E viva o Vasco , bi-campeão da Libertadores 1948 e 1998

    Caro Eduardo,

    A Copa Libertadores começou em 1960. O torneio foi criado justamente para indicar o campeão do continente para a disputa contra o Campeão da Europa, na tradicional Taça Intercontinetal, origem do Mundial Interclubes, depois Mundial de Clubes e agora Copa do Mundo de Clubes.

    Confira a história e a lista dos campeões da Libertadores de 1960 a 2009.
    http://www.conmebol.com/conmebol/mainMedia.html?id=13634&viewpage=%27full%27

    Confira os campeões mundiais antes de 2005 (Esta matéria está na versão em inglês da FIFA)
    http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html

    Confira o reconhecimento do tri-mundial no atual site da FIFA 2009
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    Confira o Blatter falando agora em Dubai: “NÓS AMPLIAMOS A COMPETIÇÃO”
    Ué, ampliou a competição? Mas esta competição tem a ver com a “old version”. rsrs
    http://pt.fifa.com/clubworldcup/news/newsid=1149921.html#blatter+satisfeitissimo

  76. curintiano só ganha algum campeonato quando é ajudado pela imprensa, cbf, globo, e interesses de empresas.
    mundial 2000, que piada. Em SP os torcedores matam torcedores dentro do campo e não acontece nada, em curitiba teve briga e o coxa foi punido. Cade a cbf stjd.
    e viva os times de sp e rj que tem o aval dessa corja de imcompetentes do futebol de ladrões

  77. Depois de ver a CBF colocar o SPORTE como Compeão Brasileiro sem ser serié A e o Corinthias pela FIFA, Campeão do Mundo sem nunca ter sido Campeão da Libertadores,
    Eu Pergunto: Quem é Campeão do Mundo, é o Palmeiras ou é o Corinthias
    Quem é Campeão Brasileiro é o Flamengo ou é o Vasco

  78. Senhores, quanta bobagem escrita ate agora, vcs nao percebem, mas a vontade clubistica de cada um de vcs nao importa para a FIFA, eles reconhecem o que querem.
    Por outro lado, se todos se preocupassem com coisas mais importantes no nosso país como se preocupam com o seu time de futebol, teriamos um país bem melhor.

    Feliz natal a todos.

    Abs Orlando

  79. Bom, não importa realmente o que certas pessoas pensem sobre o mundial de 2000! É reconhecido pela FIFA e pronto! Que a glória do Corinthians (1° campeão da FIFA) seja reconhecida e respeitada! E viva Edilson (O CAPETA)!!!

  80. BOM DIA FERNANDO SAMPAIO,

    04:50 h

    Súmula
    Flamengo 3 x 0 Liverpool
    Estádio: Nacional (Tóquio)
    Data: 13/12/1981
    Arbitro: Rúbio Vazques (México).
    Gols: Nunes 13′, Adílio 34′ e Nunes 41′.
    Flamengo: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.
    Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Paisley.

  81. Banalizando o Mundial Interclubes

    Mundial Interclubes que eu conheço, e o que a maioria dos times brasileiros foram campeões, é o time ser campeão no seu continente, sul-americano ou europeu e disputar a decisão do título no Japão. Hoje a FIFA achou que os times africanos, ou do México e até da Ásia e Oceania teriam alguma chance de ser campeão mundial. E também, a decisão já não é mais em Tóquio ou Yokohama, é na Arábia. O que deve ser levado em conta é o critério de seleção. Vimos que em 2000, não houve um real critério de seleção para o tal mundial da FIFA no Rio. O Corinthians entrou porque? Porque foi campeão paulista e foi eliminado pelo Palmeiras nas fases finais da Libertadores de 99 nos pênaltis, claro também foi campeão brasileiro, num formato de mata-mata que ninguém entendia. Mata-mata de 3 jogos? Nunca tinha visto isso. O Vasco entrou porque? Porque foi vice-carioca em 2000 contra Flamengo e eliminado da Libertadores pelo Palmeiras em casa? Em 2001, eles iriam repetir o mundial nos mesmo estilo que houve no Rio, mas seria na cidade de Madri. A bola da vez seria o Palmeiras e um outro time brasileiro. Qual critério usado para selecionar o Palmeiras e esse outro tal time brasileiro? Haja vista que o mesmo foi campeão da Libertadores em 99 e vice mundial no mesmo ano. O mundial tinha previsão para ser em Janeiro de 2001, depois passou para Agosto de 2001 e depois se perdeu no tempo. Se esse formato de mundial vigorasse ainda, seria assim, os critérios de participação: Critério 1  você ganha a libertadores por exemplo em 2009, e vai disputar o mundial só em 2011.
    Critério 2  o time, é eliminado ou massacrado em campo pelos seu principal rival, no caso Vasco e Corinthians, não ganha nada, a fifa ficaria com pena e ofereceria uma OPORTUNIDADE ÚNICA de ser CAMPEÃO DO MUNDO por achar que são times com alguma torcida, jogando contra times asiáticos, africanos e da América Central. Do jeito que estava, poderiamos um dia ter visto o Bangu, o América, o União São João e até o Íbis, disputando Mundial-Interclubes. Seria a total banalização do Mundial Interclubes.

    Ah sim, sem falar que Fluminense e Palmeiras se acham campeões do mundo. Até parece…

  82. Fernando,

    Muito bom o seu post sobre aqueles timacos brasileiros que foram campeoes do Mundo.

    Considero o Corinthians campeao do Mundo sim, ele disputou uma competicao com regras definidas pelo Organizador e sagrou-se campeao legitimamente. Alguem questiona que o Brasil eh o legitimo campeao do Mundo de 94 soh porque ganhou a final nos penaltis, depois de um 0 x 0?

    Considero todos aqueles timacos do passado que ganharam torneios internacionais (incluindo o Palmeiras e o Fluminense) como dignos de constarem da galeria dos grandes campeoos tambem. Incluo tambem o Vasco como legitimo campeao Sul Americano em 48!

    Ja nao posso falar o mesmo do Sport ser considerado campeao brasileiro legitimo de 87, pois foi fruto de uma virada de mesa, pra nao dizer um golpe, da Federacao de Futebol contra o organizador do campeonato, o Clube dos 13. Nao se pode mudar as regras de um campeonato ja em andamento, organizado por outra Entidade e, ao nao ser atendida em sua atitude arbitraria, declarar um Clube que nao enfrentou realmente os melhores times do pais como campeao legitimo do Brasil naquele ano! Compare o time do Sport da epoca com os do Flamengo e do Internacional (legitimos campeao e vice respectivamente).

    Para algo ser legitimo, basta que a maioria o considere como tal, baseado em principios justos e etica. Entidades, Governos, formas de Governo passam e com eles seus “registros oficiais”, mas o que fica na Historia como fato eh o que eh reconhecido como verdade ao ser analisado com isencao, justica e etica.

    Nao eh desmerecendo titulos de adversarios com argumentos que nao ousariamos usar se estivessemos no lugar deles que mostramos ser eticos e justos. Esses principios se aplicam em quaisquer situacoes de nossa vida e a desconsideracao deles so nos levaria a nos tornarmos egocentricos, arrogantes e pobres de espirito!

  83. O titulo do Barcelona não valeu !!!! Foi um torneio de verão (ou às portas de, pelo menos por aqui), a Globo não transmitiu a final, o Estudiantes ganhou uma Libertadores onde concorrentes desistiram no meio do caminho e o jogo não foi em Toquio… Então não vale, né ?!?!?!?…. Só rindo mesmo…

  84. Vejo dois lados:

    corintianos querendo fazer jus de campeão num torneio claramente atípico, tendencioso e pouco valorizado; porém conta a favor que, no papel, consta como campeonato mundial de clube.

    já os demais veem o obvio: é incontestável que os outros clubes foram campeoes mundiais, pois libertadores e liga dos campeoes reune os principais clubes e jogadores, simples assim.

    Eu sinceramente teria vergonha se fosse corintiano, ganhar um torneio meia boca q vale como mundial, era melhor correr atrás da libertadores e assim entrar no rol dos campeoes pelas portas da frente.

    Façam como o São Paulo que detem os dois títulos diferentes.

  85. Não concordo que o nível do Mundial de 2000 tenha sido horrível já que a maioria dois mundiais tem dois times bons e o ersto coadjuvantes. Pois em 2000 havia Manchester United, Real Madrid , Corinthians e Vasco. Quatro times importantes contra dois deste ano por exemplo soh Estudiantes e Barcelona. Portanto foi o mais forte e não um torneiozinho qualquer.

  86. BEM POR ISTO QUE A LETRA DO HINO DO TIMÃO FALA POR SÍ (CAMPEÃO DOS CAMPEÕES)!!!!!!!!!!!!!!!!
    O ANO DE 2000 FOI O ANO DE COMPLEMENTO DE UM CENTENÁRIO,
    (999)- (000) E UM ENCERRAMENTO DE MILENNIUM (1000)- (2000), ASSIM SENDO COMPLETANDO UM CENTENARIO E ENCERRANDO UM MILENNIUM O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, RECONHECIDO OFICIALMENTE PELA FIFA SÓ EXISTE UM SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES.
    AGUARDEM DE 2010 ATÉ 2014 VCS VÃO FALAR DA MAIOR FESTA DE UM CENTENARIO JÁ FEITA POR UM CLUBE CAMPEÃO DA LIBERTADORES LEIA-SE CORINTHIANS, DE NOVO ESTADIO ARENA DA FIEL.
    QUEM VIVER VERÁ E QUE SEJA TODA A NAÇÃO FIEL CORINTIANA!!! VAIIII CORINTHIANS!!!!!!!!!!
    MILTON AROCA SANCHES

  87. Muito bem. Devido à grande polêmica sobre o Mundial 2000, aqui vão alguns lembretes:

    O Campeonato Mundial de Clubes, ocorrido em 2000, originalmente deveria ter acontecido em junho/julho de 1999. Isso não foi possível devido à uma divergência da FIFA com um patrocinador/investidor da época (ISL). Dessa forma, a CBF resolveu indicar como representante do país sede a atual campeão nacional (Corinthians/1998). Seguindo a mesma lógica, o representante da Conmebol foi o Vasco da Gama, campeão da Libertadores em 1998. Quando essas escolhas foram feitas, ainda não havia sido definido o Campeão da América de 1999 (Palmeiras). O time alviverde NUNCA se recusou a participar do mundial. Real Madrid (campeão mundial 1998) e Manchester United (Liga dos Campeões 1999) também participaram.
    Se pensarmos que, para ser campeão do mundo é obrigatório ganhar a Libertadores (e não como país-sede), obrigatoriamente temos que pensar que a França não foi campeã do mundo em 1998, já que sequer disputou as eliminatórias européias. Esse negócio de “torneio de verão” é tolice, comentário de arquibancada.
    Em 2001, o mundial seria realizado novamente, no meio do ano, na Espanha. A FIFA chegou, inclusive, a divulgar a tabela. Os jogos eram os seguintes (primeira fase):
    28/07/2001 – La Coruña X Boca Juniors
    29/07 – Wollongong Wolves x Zamalek
    29/07 – Palmeiras x Olimpia
    30/07 – Galatasaray x Al-Hilal
    31/07 – Real Madrid x Jubilo Iwata
    31/07 – Accra Hearts x Los Angeles Galaxy
    01/08 – La Coruña x Wollongong Wolves
    01/08 – Zamalek x Boca Juniors
    02/08 – Olimpia x Galatasaray
    02/08 – Al-Hilal x Palmeiras
    03/08 – Jubilo Iwata x Accra Hearts
    03/08 – Real Madrid x Los Angeles Galaxy
    04/08 – Boca Juniors x Wollongong Wolves
    04/08 – La Coruña x Zamalek
    05/08 – Palmeiras x Galatasaray
    05/08 – Olimpia x AlHilal
    06/08 – Real Madrid x Accra Hearts
    06/08 – Jubilo Iwata x Los Angeles Galaxy
    As semifinais seriam em 09/08/2001 e a disputa do 3ºlugar e a final seriam em 12/08.
    Esse mundial não ocorreu devido à mesma divergência de 99, a briga entre FIFA e ISL. Dessa forma, sabemos que os palmeirenses (com o devido respeito) não têm o menor direito de reclamar (não com o Corinthians, pelo menos).
    O formato do Mundial 2000 também era mais justo e organizado. Ora, além de ter os melhores jogadores, os times europeus e sul-americanos ainda tem a vantagem de entrar direto nas semifinais, como têm ocorrido desde 2005? Por que?
    Quanto á reclamação de são-paulinos e palmeirenses sobre o gol do Fábio Luciano (irregular) na estréia do Corinthians contra o Raja Casablanca, vamos puxar pela memória: na segunda partida, no empate com o Real Madrid, o time do Parque São Jorge teve um gol muito mal anulado. Se isso não tivesse ocorrido, o Corinthians teria vencido por 3 a 2 e não precisaria se valer do saldo de gols para ter ido à final.

    Concordo com o fato de considerar os campeões continentais como campeões mundiais. Entretanto, com a participação de times de todos os continentes, o título fica muito mais justo.

    Sou corintiano mas respeito todos os times e torcedores adversários. Por isso, procuro analisar os fatos puramente com a razão. Quando comentamos com o coração, corremos o risco de falar besteira.

    Até mais e um abraço a todos…

  88. Já que qualquer um pode ser campeão mundial sem ter ganho a libertadores, inclua aí na lista de times brasileiros campeões mundiais o time do Palmeiras que em 1951 ganhou a copa rio que por sinal era um torneio muito semelhante ao disputado pelo Corinthians em 2000.

  89. Olha, é realmente intrigante como tem gente burra. Vou tentar ser o mais claro possível:

    a) Mudaria algo em 62/63 ter selo FIFA e ter times da África, Ásia e América do Norte? Por acaso algum time destes continentes seriam capazes de vencer o MAIOR TIME DE TODOS OS TEMPOS? COM O REI PELÉ EM CAMPO? Como diz o Fernando, então Copa do Mundo só vale a partir de 82, Espanha? Entaum o Brasil é só Bi-Campeão Mundial? Pq se não vale o do Santos como Mundial, então o Brasil não ganhou o tri em 58/62 e 70, pois não enfrentou uma única seleção fora da América do Norte ( México uma vez ) e da Europa. Façam-me o favor, SEUS IGNORANTES.
    b) Quanto ao torneio de verão, o errado é a forma. Nunca antes ( e seguindo o raciocínio dos SCCP ) um time havia sido convidado a disputar um Mundial. Entre as seleções, desde 54 que os convites acabaram. Portante, quase 50 antes!!! Então, entrar como representante do país sede é furada. E levemos em conta que quando foi confirmado, o SCCP entrou como campeão de 98 e não de 99. E se o Galo vencesse em 99?? O que aconteceria?? A FIFA fez os “dois” primeiros com a sua chancela sem representante de pais sede. E ai? Será que SP e Inter não são campeões por causa disso? Ou só a partir de 2007 é que passou a valer? O SCCP venceu um torneio em que os europeus não estavam nem ai… FATO. O resto, é história…

  90. Assino em baixo o que disse o Alan (19/dezembro/2009 às 21:50).

    Muitos dizem que o Corinthians não pode ser considerado campeão mundial porque não conquistou a Libertadores. Quanta hipocrisia, houve anos que o vice-campeão da Liga dos Campeões da UEFA que iria disputar o Mundial. Será que há de se questionar o título do Mundial de 74 do Atlético de Madrid então? Pois este nunca conquistou a Champions League. Faça-me o favor, quanta infantilidade desse pessoal.

    Não houve título dividido em 2000, o Corinthians foi campeão do Mundial em janeiro, e o Boca venceu o outro mundial no fim do mesmo ano, que aconteceu entre o campeão da Libertadores e Liga dos Campeões de 2000, no formato antigo de um jogo só. Pronto. Portanto houve dois campeões mundiais em 2000 reconhecido pela FIFA, chorem vocês ou não.

  91. Só acho que se o Curintia é campeão mundial de 2000, tinham que tirar o Boca do site da Fifa…pq 2 campeões do mundo no mesmo ano é dose….assim como, dois campeões brasileiros no mesmo ano (1987)….2 campeões paulistas (1973)

  92. mundial 2000????????kkkkkkkkkkkkkk
    como tem dois campeões mundiais no mesmo ano? corinthians e boca jrs?
    porque vasco e corinthians foram convidados e não o campeão da libertadores de 2000 eo vice quem sabe…ou o campeão de 1999?
    vamos parar de gracinha né ganhar campeonato na marra….já basta o sport que quer vencer um brasileiro no grito…ou no tribunal…rs

  93. Vivemos no país da esculhambação, não se pode banalizar assim assim:
    Imagine se existisse uma moeda paralela, além do R$, não emitida pelo Bacen;
    Uma CNH emitida pela associação dos reprovados no exame do DETRAN;
    Uma Miss Universa eleita pelas candidatas derrotadas;
    Algumas considerações:
    Entidade maior do Futebol: FIFA
    Campeonatos Mundiais organizados por ela:
    2000(Brasil), 2005, 2006,2007,2008(Japão) e 2009 (EAU);
    Campeões: Corinthians, São Paulo, Inter-RS, Milan, Manchester United e Barcelona;
    Campeonatos Intercontinentais: Existiram, foram conquistamos por equipes extraordinárias, com Status de campeão do Mundo, A FIFA os reconhece (conforme o post colocado por vossa), porém não os relaciona nos campeonatos mundiais homologados pela entidade;
    No que tange as conquistas de equipes convidadas, as mesmas não são proibidas de vencer, fosse assim, a Dinamarca, que triunfou na Euro 92, não apareceria na relação dos vencedores, assim como a França em 98, vencedora da Copa;
    O argumento relacionado à Copa de 30, que não foi disputada pelos europeus, não desqualifica a conquista, já que teve organização da FIFA;
    A legitimidade das conquistas não está nos participantes, no regulamento, nem em campeonatos conquistados anteriormente, pode se questionar o nível, não a legalidade;
    Por fim, a de se respeitar os campeões continentais (com peso de mundial), que tem valor moral (Como fora o Brasil na Copa de 1978), todavia, o tempo vai se incumbir de solucionar esta discussão, daqui a 30 anos, teremos apenas a lista da FIFA;
    Exemplo disso é o Uruguai, Bi Campeão Olímpico (torneio mais importante antes das copas, com dimensão mundial), assim como o Mundialito de 1929… passado os anos, ninguém considera o Uruguai Pentacampeão Mundial.

    Abs

  94. Meus amigos,o Grêmio foi Campeão Mundial em 1983, o Inter não ganhava nada,aí loucos de inveja do nosso título,promoveram um torneio de futsal no gigantinho,convidaram alguns clubes pelo mundo,e foram campeões deste torneio,aí colocaram uma enorme faixa: Internacional Campeão Mundial ,,durou pouco,nem eles acreditaram no título,retiraram a faixa.Este mundial do Corinthians foi uma brincadeira,parecida com a que contei acima. O Netão é brincadeira!!!!!

  95. O Corinthians foi campeão em 2000.
    Pois bem: que jogassem mais futebol, jogadores do Real Madri. Ou vcs, do Man. United. Ou até mesmo os defensores do Necaxa. Do Al Nassr. Etc.

    E o Vasco? Era só fazer um gol na prorrogação na final (era gol de ouro).

    Convidado o Corinthians? Azar de quem não foi campeão Brasileiro de 98. O Cruzeiro, por exemplo. Poderia ser ele o campeão de 2000.

    Campeão Mundial? Sim. Pois foi superior aos concorrentes.

    Bom, para quem não sabe, o torneio estava marcado para 2001 e foi adiado para 2003. Iria ser disputado em paralelo com a Copa Toyota. Teve ser motivos para não ter acontecido, como a falência da empresa de imprensa da FIFA, algo assim.

    É só pesquisar por aí. Abraço.

  96. EI PESSOAL, ESTE BLOG NÃO É SOBRE TODOS OS CAMPEÕES MUNDIAIS. TEM UNS 40 COMENTÁRIOS E 38 FALAM DO CORINTHIANS. PORQUE NÃO COMENTEM SOBRE O TIME DE VCS E DEIXEM O CORINGÃO DE LADO, JÁ TA FICANDO CHATO SER O CENTRO DAS ATENÇÕES. COMENTEM SOBRE O APLIQUE DO RICK. KKKKKKKK

    resposta
    chato é pouco, total falta de assunto e desrespeito pela história do futebol. São raríssimos os comentários que seriam publicados num jornal decente. Na internet o nível é realmente muito baixo.
    Abs

  97. Só uma coisa para aqueles que dizem que só pode ser campeão mundial quando todos ha times de todos os continentes… Lembrem-se que na propria Copa do Mundo da Fifa os paises da oceania nao estao garantidos no mundial, tanto que a Autralia decidiu se transferir para a federação Asiatica pois estava cansada de ser eliminada por pais sulamericano, e seguindo a logica de vocês or Brasil é apenas tri campeao mundial uma vez que em 94 e 2002 nao houve representante da Oceania, que é sim um continente.

    Agora quanto ao mundial de Clubes, nao cabe discução, o Corinthians é campeao mundial, e quanto ao fato legalidade e legitimidade, a explicaçao é simples, fosse o titulo legitimo, nao haveria a discussao que há, porem mesmo sem legitmidade, e um titulo aceito pela fifa e logo é legal… A historia é a mesma quanto ao Sport que é campeao legal do Brasileiro de 87 apesar de nao ser legitimo… Agora nao me venham com baboseira de qu nesse campeonato o Sport disputou a segunda divisao, uma vez que o clube do 13 resposavel pelo modulo em que o flamengo ganhou, fez a tabela selecionando os clubes com maior torcida, ou sejam aqueles que fazim parte do clube dos 13, deixando de fora Clubes fortes na epoca, como o Guarani e o Coritiba que fora vice campeao no ano anterior. Seria a mesma coisa que ano que vem fizessem um campeonato brazileiro, sem internacional e cruzeiro…. Mas voltando ao fato do mundial da fifa, nao se pode excluir o corinthians apenas por que o nivel do campeonato foi horrivel… A fifa é que dita as regras e discutir esse fato aki nao leva a nada… O post do Fernando era voltado a saudar os grandes jogadores e times que nos trouxeram orgulho, e nao criar uma discussao inutil que nao vai levar a lugar algum

  98. Ah, esqueci: a TOYOTA é o principal patrocinador do Mundial da Fifa desde 2005.Deem uma olhada no site da Fifa, especialmente no emblema oficial da competição:” presented by…TOYOTA”.

    Santa hipocrisia daqueles que não enxergam o óbvio: futebol é business e a Fifa nada mais fez que dar continuidade a algo que já era feito, dando apenas uma roupagem mais aprimorada com demais campeões continentais , coisa e tal.

    Quanto ao não-reconhecimento dos antigos campeões creio que é mais um orgulho bobo da Fifa por não estar envolvida na época com aqueles jogos, mas quem duvida que equipes como o Santos de Pelé ou o Milan de Gullit e Van Basten foram os melhores do mundo em suas épocas?

  99. A FIFA até o final dos anos 90 não dava a mínima bola para os clubes, incluindo europeus.

    Após a saída do Havelange, algum iluminado lá dentro deve ter sacado que competições como Mundiais sub-17 e sub-20 podem ser bons para a FIFA caçar votos das federações pelo mundo, mas não são o que os amantes do futebol querem assistir.Além do mais, competições como a Champion League dão uma montanha de grana para todo mundo, e a Fifa A-D-O-R-A poder e grana !!!

    A Copa Toyota é na verdade a Copa Intercontinental, o troféu é o mesmo (o da bola dourada).Subsidiariamente era dado também o troféu do patrocinador.Aliás, cada vez mais esta prática é comum: o trófeu do campeão inglês vem com o nome BARCLAYS escrito no troféu que é nada mais que o BANCO que patrocina aquela liga.Ignorar este lado bussiness do futebol é hipocrisia, ainda mais agora que lotearam a camisa do Corinthians com Batavo, Bozzano, etc.

    E europeus e sul-americanos continuam monopolizando a competição…!!!

  100. Bem, não torço para nenhum time paulista (sou um dos fanáticos e apaixonados torcedores do Atlético Mineiro, que infelizmente só nos dá desgosto nestes últimos 20 anos). Não gosto do Corinthians (não tanto por causa do time mas sim por causa do conrinthiano que é dose de aguentar). O título do Corinthians de 2000 na minha opinião foi sim questionável pelo critério de escolha de seus participantes, tanto que demorou mais 5 anos para haver um segundo torneio, pois precisava-se corrigir os erros daquele ano. Talvez por tudo isso me considero capaz de fazer uma análise imparcial. O Corínthians foi sim o primeiro campeão mundial da FIFA, pois a entidade já se pronunciou a respeito e o veredicto foi favorável ao Timão! Em relação a tese de que para ser campeão mundial tem que ganhar primeiro o torneio continental, também não procede. O Atlético de Madri já foi campeão do Mundial Interclubes sem NUNCA ter ganho uma Champions League. Explico: Naquele ano o Ajax que era o Campeão,negou-se a jogar o torneio que para os dirigentes daquele time, era arriscado pela violência praticada pelos times sulamericanos (o torneio era até então disputado em partida de ida e volta). Assim foi chamado o vice daquele ano que sagrou-se campeão em cima do Independiente. Se o Atlético de Madri é considerado campeão mundial, o Corinthians também o é. Outra coisa, os torneios intercontinentais foram unificados pela FIFA. Então o Sampa é sim tri-Mundial e em 2000 a FIFA considera que houve 2 campeões: o Boca e o Corinthians. Infelizmente!
    É isso aí! Abraços e independente da rixa entre vcs, que neste ano ganhe um brasileiro na Libertadores (à exceção do Cruzeiro do Zezé Perrela, o Eurico Miranda de Minas).

  101. Boa noite a todos…

    O que vale, é o que está na Pedra…:

    Santos Bi-Campeão (1962/63 )
    Flamengo Campeão (1981 )
    GRêmio Campeão (1983)
    São Paulo Bi-campeão (1992/93 – 2005) – Três vezes campeão.
    Corinthians Campeão (2000)
    Internacional (2006)

    Palmeiras , Fluminense Pleiteiam ainda seus títulos na década de 50, pois participavam os principais clubes e campeões europeus da época, em jogos com a participação de membros da FIFA. Em primeira análise, a FIFA não considera Títulos oficializados , embora reconheça sua importância à época. Para os clubes ,o valor emocional da competição é mundial, porém não legitimado.

    E por falar em legitimidade…

    Sem dúvida nenhuma, o título mais polêmico foi o do Corinthians (2000), pois os critérios para participar do Torneio e a forma de disputa , foram muito questionados na época ( e ainda são)…

    Para as torcidas adversárias , o título do Corinthians nada mais é que um torneio Rio-São Paulo, com participação de turistas que estavam de passagem. A validação pelo torcedor se dá pelo fato do Corinthians não ter sido Campeão da Libertadores da época, o que macularia o título. Isso vai perdurar até que se conquiste o título sulamericano primeiro ou enquanto a memória esportiva dos torcedores não se apagar.
    Depois ,..vale o que está na Pedra. Vai constar que em 2000, o Corinthians é campeão.
    Para jogadores e torcida , título mundial, sim senhor.

  102. TEVE MUNDIAL EM 2000? RESPEITO VC FERNANDO SAMPAIO, MAS VC ESTÁ DE BRINCADEIRA. COMO PODE SER CAMPEÃO DO MUNDO UM TIME QUE NUCA CONQUISTOU NEM A AMÉRICA, É PRA DAZ RISADA, RS FIZERAM UMA PALHAÇADA AQUI CONTRA OS RESERVAS DO REAL E DO MANCHESTER. O TIMINHO DO CORINTHIANS GANHOU DO “PODEROSO” AL NASSER COM UM GOL QUE A BOLA NEM ENTROU RS. JA PENSOU SE TODOS OS CAMPEÕS BRASILEIROS FOSSEM DIRETO PRO MUNDIAL. IRIA SER UMA VARZEA. ENTÃO FICARIA MELHOR CAMPEÃO ” TORNEIO DE VERÃO 2000″.

    Caro Alex,

    Incrível como vocês são infantis.
    Caramba, vocês gostam de futebol ou são apenas torcedores apaixonados.

    Você tem algo a dizer sobre a matéria publicada??

    abs

  103. A verdade é uma só a Globo não deu a minima para aquele
    Mundial ela é a Dona dos Direitos de transmissão ja faz tempo
    Escolheu passar programa de humor .pq aquela competição ja era
    uma piada mesmo.

    Fernando estarei ouvindo vcs amanha
    ABS

  104. CONCORDO COM A MAIORIA DE VCS,PQ OS VERDADEIROS CAMPEÕES SÃO POR ORDEM CROSNOLOGICA

    SANTOS
    FLAMENGO
    GREMIO
    SÃO PAULO
    INTERNACIONAL,

    TODAVIA ,SE ESTE TITULO FOSSE GANHO PELO MANCHESTER,REAL,BOCA…,LOGICAMENTE NÃO TINHAMSOS ESTE POBRE PRECONCEITO BAIRRISTA E CLUBISTA,EU NAÕ SOU CORINTHIANO,MAS O BOM QUE O TITULO FICOU NO BRASIL,E OLHA QUE ESTE TIME ,PELO MENOS NO PAPEL ESTAVA NO MESMO NIVÉL DO SÃO PAULO,DO GREMIO E DO INTER,SO INFERIOR AO FLAMENGO DE ZICO,E CLARO AO SANTOS DE PELÉ.

    RESPOSTA
    ESQUECEU O CORINTHIANS 2000
    ABS,

  105. Nossa que povo burro! Eu sou Sao paulino e digo como em 1987 esta escrito que o Sport foi campeao ele e o campeao porque cumpriu o regulamento asiim como o corinthias realmente foi campeao do mundo em 2000. E obvio que ha polemica pois pode se contestar que esses dois titulos aconteceram em situacoes que fugiram um pouco do padrao e tal mas sao os campeos de fato e direito nao da pra mudar. Assim como antes sempre foi conhecido como campeao mundial de clubes que vencia a copa intercontinental.Nao interessa o nome seu cabecas duras, e se nao participava times de todos os continentes porque se for assim ainda nao existe nenhum campeao do mundo de nada visto que o continente da ANTARTIDA NUNCA FOI REPRESENTADO EM COMPETICOES

  106. Fabio Diz:

    19/dezembro/2009 às 19:31
    Em 2001 a Fifa iria repetir o formato do mundial de 2000. Somente não o fez pq a empresa que iria organizar faliu.
    É…a mesma empresa que colocou o Curintia no torneio caça níquel da FIFA.Vc´s repararam que depois que a uma famosa marca de refrigerante patrocinou o corinthians,suas vendas caíram drasticamente no Brasil?????Cuidado patrocinadores,ter o nome da empresa na camisa desse time “lavanderia de máfia russa” não faz bem aos negócios!!!!!

  107. Tem uns caras que falam que mundial tem que ter times de varias partes do muno.Pra que? fazer turismo?O Mundial vale desde da conquista do Santos, naquela epoca futebol de nivel so tinha na europa e na america do sul.
    E o mundialito do curintians é uma piada imagino que se o Galo mineiro tivesse ganho o Brasileiro 99 ele iria participar do mundial em 2000.Convidado nao merece a conquista até por que nunca teve capacidade para tal

  108. Como um clube pode ser campeão do mundo se não consegue sequer ser campeão de seu continente?Só os curintianos agreditam que são campeões mundiais. Aquilo não passou de uma mutreta entre o Havelange e o Blater. Curintiano acredita em tudo: dizem que tem 26 títulos paulistas, só se esquecem que 7 foram torneios de várzea ganhos na cidade de são paulo. dizem que tem 7 títulos brasileiros, acrescentam 3 títulos da copa do brasil, que corresponde a 3a divisão do campeonato brasileiro e finalmente, ao ganharem um torneio de verão, dizem que são campeões mundiais. Certamente acreditam em papai noel, mula sem cabeça e saci pererê.

  109. Ah, e só para completar teve um leitor que disse que para ser campeão do mundo tem que disputar em um país excêntrico. Sob esta ótica, Uruguai em 30, Itália em 34, Inglaterra 66, Alemanha 74, Argentina 78, França em 98 não são autênticos campeões, afinal de contas eram anfitriões e não disputaram as Eliminatórias. Seguind esse brilhante raciocínio, o Brasil em 2014 não erá um legítimo campeão do mundo se vier a ganhar a copa.

  110. Em 2001 a Fifa iria repetir o formato do mundial de 2000. Somente não o fez pq a empresa que iria organizar faliu. O Palmeiras iria disputa-lo. Ate os grupos haviam sido sorteados. Se o Palmeiras tivesse disputado e ganho ngm iria dizer q era um torneio de verão. Vamos meter o pau no Corinthians. Dá IBOPE. OLha só quantos posts. Polemica em torno do Corinthians da evidência a qualquer um. Até para os rivais que vem no blog não pra falar das conquistas do seu time, mas para menosprezar as do Timão. Lamentável. E antes do campeonato começar, ngm falava que não era legítimo. Mas como o Brasil todo torceu contra e não adiantou, bem vamos criticar.

  111. Para todos aqueles que contestam o título mundial do Corinthians, peço coerência. Se o Corinthians não é campeão mundial do 1ª campeonato de clubes realizado pela FIFA, o Inter também não pode dizer que é campeão, assim como o SPFC. Ou vale o que a FIFA diz para tudo e para todos ou só vales as Copas Toyotas.

  112. boa tarde a todos só queria dzer uma coisa pessoal
    nos campeonatos estaduais quem manda são as federações locais
    nos campeonatos nacionais ou seja no nosso caso Brasil manda a CBF
    e no Mundo Quem manda è a FIFA portanto cada torcedor puxa a sardinha para sua brasa
    mas no fundo todos sabem que oque vale é oque as federações e confederações e fifa dzem o resto é coisa de torcedor bobo sem ter oque fazer ok abraços a todos
    OBS: falem de mulheres tb deixa o bando de cuecas pra la

  113. Sr. Fernando espero que dessa vez coloque o comentário na integra, pois o que se lê de absurdos de uns analfabetos futebolisticos, cara confundir o nome do CORINTHIANS com o CORINTHIAN é mesmo de admirar que um ser possa se dizer humano esse deve serumano, não conhece nada de HISTÓRIA acho que deve ler o conto da carochinha do time dele, e no site da FIFA está escrito que no mundial de 2000 oito foram os times participantes, 2 grupos jogando todos do grupo com chances iguais para todos, não essa esparrela que hoje se identifica o mundial, a fórmula de 2000 era mais honesta, dizem os hipócritas que os europeus não ligam para o tal mundial, hoje vimos a vibração do Barcelona, imaginem se ligassem, e o juizão que roubou o Liverpool em 2005 hoje também deixou muito a desejar.

    Sr. Ragi,

    O moderador corta o que ele quiser.
    Na próxima será excluido na íntegra.

    Até mais

  114. Renato Souza Diz:
    Mundial do esporte mais popular do planeta sem representantes de todos os continentes? Você é um brincalhão!
    já que vcs adoram critérios, qual o critério usado para dar uma resposta como essa?
    é bom lembrar, o fraco de hj pode ser forte amanhã… mesmo sendo fracos não tem direito a serem campeões?

    Resposta.
    É, os outros times são tão fortes. rsrsrs
    Diga o nome dos clubes…. Vai, se vira nos 30! rsrs
    abs

  115. Interessante que todo mundo desce a lenha no título do Corinthians mas ficam defendendo o Palmeiras e o Fluminense que seriam campeões mundiias pq ganharam a Taça Rio ou sei lá o que na década de 1950 só pq era um torneio com times internacionais. E é claro, o blogueiro é anti-corinhiano mesmo pq se referiu com descaso ao tal time do Egito (que é do Marrocos na verdade) e foram duas vitórias e dois empates. E empate vale pq vários títulos mundiais foram decididos nos pênaltis. Fico triste pq não se furtou em mostrar desprezo pelo Corinthias. Triste vindo de um jornalista.

    Fábio,

    Desculpe, mas não vou perder tempo de procurar o nome correto e o país de um time que não faz a menor diferença. Se fosse no post, ok, mas respondendo comentário…. Viajou, né!

    Nossa, onde você leu jornalista chamando Copa Rio de Mundial.

    Você teria algo para falar do post, ou nunca viu futebol a não ser jogo do Corinthians?

    abs

  116. FILHO: – É verdade que ganhamos a Libertadores sem enfrentar nenhum time argentino nem uruguaio?
    PAI: – Sim, e daí?
    FILHO: – E daí que esses são países de tradição no futebol sul-americano. Sem enfrentar argentinos ou uruguaios a competição ficou muito mais fácil de ser ganha…
    PAI: – Tá, mas ganhamos do Cerro Portenho, Deportivo Cali, Jorge Wilstermann e Cobreloa.
    FILHO: – Caramba! Algum desses times já foi campeão da Libertadores, Sul Americana, Mercosul, Recopa, Supercopa, Conmebol ou alguma coisa de expressão internacional?
    PAI: – Não filho…. quer dizer, sei lá! Mas que m****!!
    FILHO: – É verdade que os únicos times conhecidos contra os quais Flamengo jogou naquela Libertadores foram o Atlético Mineiro e o Olímpia do Paraguai e o Flamengo não conseguiu vencer nenhuma veizinha sequer?
    PAI: – É…foram empates…
    FILHO: – E também é verdade que passamos da primeira fase após aquela confusão na qual o Atlético Mineiro teve metade do time expulso pelo juiz “supostamente comprado”… e o jogo terminou com a vitória magra do Flamengo por falta de jogador adversário e não teve jogo extra como mandava a regra?
    PAI: – Azar do Atlético….
    FILHO: – Pai, também é verdade que se o critério de gols feito fora de casa (que vale o dobro na Libertadores) fosse mantido também na final que fizemos com o Cobreloa, não teríamos sido os campeões, porque eles meteram um gol no Maracanã e nós passamos em branco lá no Chile?
    PAI: – É mas, pra nossa sorte, só na final esse critério muda…
    FILHO: – Sei não pai, chegamos aos trancos e barrancos na final e também não pegamos nenhum time argentino ou uruguaio pelo caminho, assim ficou fácil demais!
    PAI: – P**** seu v****! Tá de sacanagem com a minha cara?
    FILHO: – Não, só estou querendo saber… se o fato de não termos enfrentado nenhum time de expressão não fez nenhuma diferença, como fomos, então, nas outras nove vezes em que participamos na Libertadores?
    PAI: – Bom, nós fomos eliminados nas primeiras fases em todas as vezes, quase sempre por times argentinos ou uruguaios… mas isso não importa! O que importa é o título!
    FILHO: – Eu achava que o senhor pensava que o importante era competir….
    PAI: – Que nada! Isso é baboseira de Vascaino que só sabe ser vice!

  117. 6 – 3 – 3 = Soberania Tricolor no País carioca

    Corinthiano, acorde, o mais enganado é vc mesmo! Tem que fazer todo “caminho” certinho, vamos pôr na lousa:

    1º – Conseguir vaga para Libertadores da América (do Sul, viu? Não precisa de passaporte);

    2º – Ser CAMPEÃO DA LIBERTADORES;

    3º – Disputar em algum País excêntrico a final contra uma Equipe Européia e vencer (Putz, tem q ter passaporte);

    Pronto, Campeão Mundial Interclubes.

  118. CONTINUAÇÃO DE PAI E FILHO CORINTHIANOS

    FILHO: Então esse torneio não foi sério. Não teve critério para as escolhas dos clubes! Mas o Corinthians ganhou do Manchester e do Real Madrid né pai?
    PAI: Não. Na verdade ganhamos do perigoso Raja Casablanca com um gol roubado em que a bola não entrou, empatamos com o Real Madrid, no Morumbi, graças ao Anelka que perdeu um pênalti e depois “goleamos” o poderoso Al Nasser por dois a zero.
    FILHO: E na final ganhamos de quem?
    PAI: Na verdade não ganhamos. Empatamos com o Vasco por zero a zero no Maracanã e o “título” veio nos pênaltis.
    FILHO: Quem foi o herói Corintiano que fez o gol do título?
    PAI: Ninguém. Na verdade o Edmundo chutou pra fora e nós ganhamos.

  119. Caro blogueiro muito se fala deste gol do Corinthians contra o Raja Casablanca que não foi é verdade. E não foi mesmo. Mas pq será que ngm fala que no jkogo contra o Real Madrid houve um gol legítimo do Corinthians anulado (que a imprensa se lembra bem mas ngm fala pq é conveniente omitir fatos a favor do Corinthians). Se este gol não tivesse sido anulado, nem haveria necessidade do saldo de gols.

    Abs

  120. Podem chorar a vontade, Mundial de Clubes apenas 2000, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, antes disso eram apenas COPA TOYOTA, já sei o que vcs poderiam fazer, um abaixo-assinado pra FIFA chorando, quem sabe a maior entidade de Futebol no Mundo reconhece aquelas copinhas toyota como Mundial de Clubes. Vão chorar na cama campeões da TOYOTA CUP.

  121. Fernando,

    É impressionante como existe gente ignorante nesse nosso Brasil. Muitos distorcem o que
    está escrito no post e vem falar de coisas absurdas.
    Francamente, para os que falam que um mundial tem que ter todos os continentes
    para ser considerado um mundial, e que todos os campeonatos antes de 2005
    são “intecontinentais” e essa besteira toda, é porque não conhece a história ou porque
    quer ignorar a história. Esses timecos que compõem este formato atual tomariam uma
    surra daquele Santos do Pelé, do Flamengo do Zico, do São Paulo do Raí e de muitos outros
    times que disputaram o formato antigo. Então, antes de vim falar bobeira, leiam a história e a conheçam.

    E em 2000, assim como tivemos aquele time dos Emirados como convidado este ano,
    tivemos o Corinthians como campeão brasileiro daquele ano, o que se poderia
    contestar era a presença do Vasco. Portanto, tivemos dois campeões mundiais neste ano,
    o Corinthians e o Boca. Mas enfim, o torcedor brasileiro deveria valorizar mais esta
    conquista do futebol do Brasil, mas como o brasileiro na maioria pensa pequeno, e por conta
    desta rivalidade regional, preferem valorizar o que vem de fora. Provavelmente se o
    Manchester tivesse vencido o Mundial de 2000 ninguém questionaria.

    Abraços, FS.

  122. Claro e objetivo:
    O Brasil tem 8 títulos mundiais de clubes: 2 do Santos, 1 do Flamengo, 1 do Grêmio, 3 do S.P.F.C. e 1 do Inter. Nada mais a declarar.

    Abc.

  123. flávio, esse seu comentário foi típico de um são-paulino, burro e arrogante!!!a obsessão pela libertadores existe porque é um título que os rivais do corinthians já ganharam, e eu sou corinthiano e sei disso, se o são-paulo não tivesse ganho a libertadores e o corinthians e o palmeiras já tivessem esse título a torcida são-paulina iria ter a mesma reação, aliásm nem sei, porque a torcida do são-paulo não tem o mesmo amor pelo clube como tem o corinthians, e isso eu vejo porque no rebaixamento do SP no paulistão em 90 ninguém foi apoiar o time em 91, como todos os outros times rebaixados tiveram apoio de suas torcidas, e tenho orgulho de ser corinthiano porque mesmo rebaixado em 2007 demos a volta por cima com todo apoio da nossa torcida, e em 2009 vc viu isso porque voltamos pra primeira do brasileiro e ganhamos 2 títulos, coisa que o seu time não conseguiu esse ano, e ganhar o mundial sem ganhar um torneio continental pode ser perfeitamente possível: em 98 a França não ganhou nenhum jogo eliminatório continental pra ser campeã, e por isso o título dela não valeu?a fifa tem critério pra escolher os participantes de torneios que ela organiza, e o critério em 2000 era que o campeão do país sede em 98 iria participar do campeonato, mas como o time de vcs em 98 conseguiu perder de 7 ou 8 a 2 da portuguesa e fez um campeonato ridículo e viu o corinthians ganhar no brasileiro pra vc o mundial de 2000 não valeu nada e o corinthians entrou pela porta dos fundos, mas se o SP tivesse sido campeão brasileiro em 98 e ganho o mundial de 2000 aí sim, o SP já seria tetra mundial pra vc, concorda comigo ou não?

  124. só um detalhe – América do sul e Europa não são sozinhos mundo, e mais; quanto ao critério usado em 2000, critério é critério, ou me digam o que o pago pau da Vila Sônia ganhou em 2004 pra estar na libertadores em 2005; pra encerrar quanto ao gol do Fábio Luciano que a bola não entrou… todo mundo lembra… mais o gol do João Carlos que foi legítimo contra o Real Madri ninguém lembra, ou estou errado. Por isso que existem apenas duas torcidas no Brasil, “A CORINTHIANA e a anti-corinthiana”… fui.

  125. PAI: Pára com isso filho! Nós já fomos campeões mundiais!!!
    FILHO: Sério Pai!? Quando?
    PAI: Em 2000.
    FILHO: Que legal, então nós também ganhamos a Libertadores em 99?
    PAI: Não, na verdade quem ganhou a Libertadores em 99 foi o Palmeiras. Você não sabe que nós NUNCA ganhamos uma Libertadores em mais de 90 anos de história!?
    FILHO: Ué, então porque o Corinthians jogou esse mundial em 2000?
    PAI: Ah! É que fomos convidados para jogar porque ganhamos o Brasileirão em 98 e tínhamos o apoio de um grupo de investidores estrangeiros que precisava colocar o Corinthians lá./ O Vasco ganhou a Libertadores de 98 e também foi chamado./
    FILHO: Entendi. Então na Europa chamaram o campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 98?PAI: Sim, mas também chamaram o Manchester, que venceu a Liga em 99.
    FILHO: Então por que não chamaram o Palmeiras? Porque o campeão Sul-americano de 99 não foi e o Corinthians que nunca passou de uma semi de Libertadores foi?
    PAI: Não sei filho, mas que saco!!!!

  126. SEI QUE O ASSUNTO É SOBRE CAMPEÕES MUNDIAIS, MAS ESTOU CHOCADO COM A ATITUDE DO GAROTO OSCAR, O SPFC E TODA A NAÇÃO TRICOLOR FOI SURPREENDIDA COM A ATITUDE DE MULEQUE DESTE GAROTO E TODOS QUE OS CERCAM… FICO ESTARRECIDO COM TAL ATITUDE E DECEPCIONADO COM ESTA ESTRUTURA QUE O SPFC MONTOU PRA FAZER CRAQUES, PÕE EM CHEQUE MILHÕES E MILHÕES INVESTIDOS NA BASE… E PRA QUE, FAZER MERCENÁRIOS… USAM O CLUBE A ESTRUTURA PRA SE PROMOVEREM… GOSTARIA QUE VOCÊ FERNANDO SAMPAIO COLOCASSE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO QUE ME DEIXOU INDIGNADO… INGRATIDÃO TEM LIMITE NÉ… VAI SER MERCENÁRIO ASSIM LÁ NA PQP… AGORA NÃO HÁ MAIS CLIMA PRA ESTE GAROTO LÁ NÉ… MAS O SPFC SEGUE FIRME E FORTE…, ABRAÇOS FERNANDO SAMPAIO E AGUARDO ANSIOSO SEUS COMENTÁRIOS SOBRE ESTE ASSUNTO…

  127. O Corinthians não foi convidado, entrou como representante do país sede, e éra o melhor time do país, Bi campeão na época, e esse papo de que pra ganhar o Mundial tem que ganhar a Libertadores é a mesma coisa que dizer que pra ganhar a Libertadores tem que conquistar o Brasileiro e por ai afora.
    E Flamenguista fazendo píada de Corinthiano, que engraxado mermão andou fazendo mobral na favela?

  128. Esse “mundial” de 2000 de Corinthians é como o “brasileiro” de 1987 do Sport. É apenas um nomezinho num papelzinho com um carimbinho oficial. MAIS NADA.

    A própria prova que esse torneiozeco de verão não quer dizer nada vem da própria torcida do Corinhtians.

    Me digam, torcedores corinthianos, se o Corinthians realmente é CAMPEÃO DO MUNDO … porque ainda existe a tal obsessão pela Libertadores? Até uma criança de 5 anos sabe que um MUNDIAL é um torneio mais importante que a Libertadores. O Corinthians ganhou aquele “mundial” em janeiro e em junho, SEIS MESES DEPOIS, COM O MESMO ELENCO, foi eliminado da Libertadores pelo Palmeiras. Resultado : torcida cercando o ônibus dos jogadores, chamando de mercenários, quiseram invadir o clube pra bater no Edílson (o mesmo que havia feito as embaixadinhas e que deu o tal drible da vaca no Karembeu) … a crise foi tão brava que no segundo semestre de 2000 o time ficou em PENÚLTIMO LUGAR no brasileiro (perdeu 10 jogos seguidos e foi comparado ao íbis), só não caiu porque não tinha rebaixamento aquele ano. TUDO ISSO POR CAUSA DE UMA ELIMINAÇÃO EM UM TORNEIO DE IMPORTÂNCIA MENOR QUE UM MUNDIAL. Mas porque a revolta? Porque a obsessão? Porque a tentativa de invasão do Pacaembu em 2006 quando foram eliminados pelo River Plate ?? Porque ??

    RESPOSTA : OS PRÓPRIOS CORINTHIANOS SABEM QUE NÃO SÃO VERDADEIROS CAMPEÕES MUNDIAIS.

    E pra quem me responder que a pressão existe porque é um título ainda não conquistado, lhes pergunto cadê a obsessão do torcedor são paulino em ganhar a Copa do Brasil. Ou então cadê a verdadeira obsessão do torcedor brasileiro em ganhar medalha de ouro nas olimpíadas. Claro, ninguém entra em campeonato nenhum pra perder, mas quando o Brasil perde as olimpíadas ou o São Paulo perde a Copa do Brasil, ninguém sai por aí quebrando tudo e chamando os jogadores de mercenários.

  129. meu caro celso,vc,como um anti corinthiano….pra que time vc torce?meu timao é campeao sim reconhecido pela fifa,como agora meu barcelona tambem é….alias como é bom ganhar dos argentinos….

  130. É até mais reconhecida pela COMENBOL que o titulo da Toyota Cup. Explico.

    Foi com base nesse titulo de 1948 que o a COMENBOL incluiu o Vasco na competição da SUPERCOPA dos CAMPEÕES DA LIBERTADORES , antes mesmo do clube ganhar a Libertadores no ano do seu centenário , em 1998. OU SEJA , A COMENBOL RECONHECE E MUITO O TITULO DE 1948 COMO LIBERTADORES SIM

    LEIA O POST. É SOBRE MUNDIAL, NÃO LIBERTADORES.
    SE FOSSE ASSIM TERIA DE ENTREVISTAR TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS DA LIBERTADORES.

    ABS

  131. É impressionante como um paulista simplesmente ignora tudo que acontece fora da sua cidade. Já que você defende tanto os titulos dos tiimes de SP na Toyota Cup ( mas se esquece do Flamengo e o Gremio…) e diz que a reconhece porque a FIFA reconhece a origem do mundial , o senhor deveria dizer que o Vasco é bi-campeão da Libertadores , pois a COMENBOL , assim como a FIFA , também reconhece as origens da Libertadores no Sul-Americano de 1948 , que aliás , foi a maior de todas as competições do continente.

    Mas como é um time de fora de SP e , principalmente do Rio , você ignora.

    PATETICO

    PATÉTICO É VOCÊ QUE NÃO LÊ O POST.
    ENTREVISTEI NUNES, ADÍLIO, ZICO, MAZAROPI E MÁRIO SÉRGIO. ELES FORAM CAMPEÕES EM QUE TIME??????????

    MAL EDUCADO.

    PASSE BEM.

  132. Caros Internautas,

    É incrível como a maioria dos comentários, ao invés de falar dos grandes times da História, falar de futebol, das conquistas históricas, das finais inesquecíveis, fica desmerecendo os campeões, os títulos, etc… Será que vocês viram o Santos do Pelé? Cruzeiro do Dirceu Lopes? Flamengo do Zico? São Paulo do Telê Santana?

    Desculpe aos internautas mais antigos e conscientes.

    Não entendo porque o nível do torcedor é tão baixo.

    Os moderadores estão selecionando mais ainda os comentários.

    Vamos manter a qualidade.

    abs

  133. antes de 2005 existiam apenas disputas de quem era o melhor da america do sul e da europa, entao ficavam de fora um representante da america central,do norte, da oceania, da ásia, da áfrica, e dai precisa explicar mais alguma coisa, pois eu acho que todos sabem diferenciar o que é disputar entre dois continentes e deixar o demais de fora, é claro que no Brasil só existem dois verdadeiros campeôes mundias que é o sao paulo em 2005 e o internacional em 2006, os demais tem títulos internacionais, mas de forma alguma tem título mundial, nem mesmo o corinthians, pois aquele de 2000 é apenas um torneio inventado, e foi tao sem lógica que nunca mais inventaram aquilo, nem algo parecido, um galera do futebol

    Jovem Isac,
    É uma pena que você ignore a história.
    A Copa de 1930 valeu?rsrsrs

    É lamentável.

    abs

  134. RESPOSTA ao Luiz C. M. Oliveira Diz.

    O nome do Corinthians eh CORINTHIANS com H.

    E o nome do time ingles que originou o nome do Corinthians, eh CORINTHIAN. Sem o S no final.

    Portanto nao entendi muito bem seu comentario, completamente tosco, e errado.

    Ah sim, o Corinthians foi mesmo convidado por ser o campeao nacional do pais sede. O torneio foi mesmo o primeiro e unico no seu formato, e foi sim no verao.

    Tudo isso ai muda o fato do Corinthians ter saido campeao? Nao. Anti-corinthianos podem alegar a oque quiserem, fato eh fato, Corinthians eh considerado pela FIFA o primeiro campeao mundial de clubes.

  135. Engraçado. A FIFA não reconhece a Toyota Cup como campeonato mundial. Então como que o São Paulo , que se diz “do lado dos fatos” para não reocnhecer o titulo do Flamengo mas se diz tri-mundial ?

    A FIFA também não reconhece , assim como a CBF não reocnhece o titulo de 1987

    Resposta

    Nossa que confusão.rsrs

    Em 1987 existe um campeão brasileiro, não dois.

    E antes de 2005 não existia futebol mundial? rsrs

    A FIFA reconhece sim a origem do mundial.
    Leia as notícias atuais sempre rementendo à origem.
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

    abs
    Antes de 2005 não existia futebol

  136. Não entendo pq vc diz que o Mundial de 2000 não foi legítimo. Será que vc é mais um dos anti-corinthianos da imprena? (Eles existem as dezenas) Pq não foi legítimo? Então o título da França em 1998 não foi legítimo? Era o país sede? Foi único sim por problemas financeiros da empresa organizadora não foi repetido, mas foi legítimo sim. Pq esta perseguição com o Corinthians? Sejam mais comentaristas e menos torcedores (ou secadores sei lá).

    Resposta

    Nossa quanta confusão.

    O torneio de 2000 foi muito questionado pelo critério de classificação, porque não havia convidado. Em 2005 e 2006 também não tinha convidado. O Vasco terminou em oitavo no Brasileiro. O formato mudou. Nunca mais foi como em 2000. O Corinthians classificou pelo saldo de gols, graças a um gol que não foi contra o Al sei lá o que. Enfim foram dois empates e uma vitória em cima deste do Egito??…

    O Neto não é corinthiano??? Achei que sim. rsrsrsrs

    abs

  137. FERNANDO SAMPAIO,

    INTERESSANTE FALA NO PROGRAMA ESPECIAL DE AMANHÃ NA JOVEM PAN.

    Mundial 81
    Muitos achavam que o Flamengo era um time que só conquistava títulos no Maracanã. A Taça Libertadores, vencida no Uruguai, balançou a tese. Depois, o show seria em Tóquio

  138. Muito bem, primeiramente Luiz SCCP, as copas intercontinentais e Toyota sao consideradas como mundial interclube pela fifa… Segundo Luiz Oliveira o Corintians foi convidado como representante do pais sede, assim como o Al Ali dos EAU foi esse ano, o time que estava irregular nesse campeonato foi o Vasco da Gama que era campeao da libertadores de 98 e nao de 99 porem com a recusa do Palmeiras de jogar a Comenbol decidiu escolher o vasco como eu representante

    Agora quanto ao mundial de 2000 em sim, foi ridiculo, e em 2005 quem se lembra o presidente da Fifa inclusive varias vezes se esqueceu deste campeonato, e teve que ser lembrado varias vezes, agora uma pessoa que defende que o flamengo é penta esse ano, nao pode se recusar a aceitar que o corintians tenha sido campeao mundial em 2000, e neste caso eu concoro com o Fernando

  139. SÓ UM LEMBRETE FERNANDO… PARA SER C-A-M-P–E-Ã-O M-U-N-D-I-A-L INTER-CLUBES, SÓ “TEM” Q “GANHAR A COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA” QD O TIME DA MARGINAL TIETE S/N GANHOU TAL COPA???
    é como disseram ai em cima, …”vc tá de brincadeira né?”
    É COMIO CHAMAR O CRF DE HEXA!!!

  140. PARA ESSES QUE DIZEM QUE O TIMÃO NÃO É CAMPEÃO DO MUNDO , É SÓ ENTRAR NO SITE DA FIFA.COM…..E MORRAM DE INVÉJA,,,,E DIGO MAIS SE O TIMÃO GANHAR A LIBERTADORES ACABA A GRAÇA DESTE TORNEIO,,AI OS BABACAS VÃO DISSER QUE O TIMÃO NUNCA GANHOU UM CAMPEONATO ALEMÃO,,,,,,,TIMÃO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS,,,,,É NOIS

  141. A FIFA é o que mesmo??
    Ah tá… só pra lembrar… já que ela nem sabia das tais edições passadas de mundiais…
    O mundo, não engloba apenas a america do sul e a europa… como eram disputados as tais finais de mundiais. Isso não existe!
    Copa intercontinental pode até ser…
    Mas mundial?? Onde?
    A partir de 2000 é Mundial! Aos demais, tratam-se de torneios internacionais!

    RESPOSTA

    NÃO SABIA? RSRSRS
    QUEM TE FALOU? LEIA NO SITE DA FIFA
    http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html
    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/overview.html

  142. Lembrando que o Corintians ( originalmente CorintHians, nome de origem inglesa) foi CONVIDADO a disputar esse torneio de 2000, primeiro e unico.

  143. Fernando, quero parabeniza-lo pelo trabalho realizado.

    Acompanho alguns programas da JP onde participa…

    Entendo que, juntamente com o Daniel Lian, é o repórter mais sensato e equilibrado.

    Valeu Walter,
    Grande Abraço
    FS

  144. Mundial de 2000? Como diz o Neto, você tá de brincadeira. Aquilo não passou de um torneio de verão. Os “caras” vieram aqui para beber cerveja. E ainda foram roubados. Lembra, no primeiro jogo do Corintians?? O Vampeta deixou marcado no futebol, o seu folclore e as 05 quedas prá segunda divisão. Como atleta sempre foi fanfarrão e medíocre. . .

    Celso,

    Exceto a observação do Vampeta, concordo com Neto, Mário Sérgio e todos os comentaristas. O Mundial de 2000 foi diferente. Não importa. É campeão mundial sim.

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>