São Paulo de Telê é bicampeão mundial

Sao-Paulo-x-BarcelonaO São Paulo de Telê Santana foi um dos melhores times da história.  Foi campeão brasileiro, bicampeão paulista, continental e mundial. Ganhou Supercopa da Libertadores e duas Recopas Sul-Americanas. Telê era meticuloso. Ensinava e valorizava os fundamentos. Os jogadores melhoravam nas suas mãos. Vi Telê transformar vários jogadores. Em qualquer lista dos melhores técnicos, Telê estaria dentro. Infelizmente, o destino não lhe reservou uma Copa do Mundo. Não importa. O holandês Rinus Michels também não teve este privilégio, mesmo tendo revolucionado o futebol.

Telê Santana chegou no São Paulo com fama de pé frio e saiu consagrado.

Em 92, o São Paulo bateu o Barcelona. Os europeus já eram os reis do marketing. O Barça tinha um belo time, mas como sempre a fama era maior que o futebol. Zubizareta, Guardiola, Koeman, Laudrup e Stoichkov. Os melhores obviamente eram estrangeiros. O time catalão dirigido por Cruyff não tinha nenhum sul-americano. Sorte do São Paulo. O mundo ficou conhecendo Zetti, Cafú, Ronaldão e Raí que mais tarde seriam campeões da Copa de 1994.

Os experientes Toninho Cerezzo e Muller fizeram a festa junto com Palinha.

Em 93, o São Paulo bateu o Milan. Raí saiu, chegou Leonardo. O time milanês tinha vários campeões e vice-campeões mundiais como Costacurta, Baresi, Maldini, Albertini, Donadoni, Massaro. O técnico era o competente Fábio Capello. Foi um sufoco. O tricolor vencia por 2×1. Papin empatou aos 36′ do segundo tempo. Muller matou o jogo aos 41′, num gol espírita.

Zetti fala das duas grandes conquistas. Foram duas finais históricas.

Ouça o goleiro bicampeão de clubes e campeão mundial da Copa de 1994.

ZETTI MUNDIAL

Comentários

comments