Navegação de Posts

O difícil equilíbrio entre audiência, conteúdo e comercial

tv5

Produção em televisão não é brincadeira. Um programa, independente do formato, exibe muito dinheiro, bons profissionais, criatividade, quadros, externas, viagens e bons patrocinadores. Audiência é fundamental e, portanto, o conteúdo precisa ser bem direcionado ao público alvo. Mas será que apenas audiência segura um programa na grade das TVs? Depende do objetivo da emissora. Se a empresa está interessada em fixar posição no mercado pode até sacrificar a entrada de comerciais cancelando breaks para exibir longos blocos de conteúdo e, assim, atingir índices elevados. Essa é uma estratégia muito utilizada na guerra dominical e nas estreias mais importantes, como novelas, quando é fundamental atingir o telespectador.
Mas, nem tudo é assim. Nos últimos meses, os diretores do SBT foram orientados para que não façam sacrifícios de conteúdo para atingir boa audiência, mas que conquistem e mantenham os anunciantes. Ou seja, para continuar no ar não basta ter audiência, é fundamental pagar as contas de produção e dar lucro. Outra orientação foi dirigida aos responsáveis pela programação, que devem seguir rigorosamente os horários dos intervalos, evitando assim o jogo de breaks para atingir audiência. Já na Record a ordem é outra: diretores e responsáveis pela grade devem usar de estratégia para que as interrupções comerciais não prejudiquem a audiência e, desta maneira, vários breaks podem ser concentrados em poucas paradas do programa. Na Band, o problema é em relação ao tamanho dos comerciais. Tem programa com break superior aos 5 minutos de duração, prejudicando assim a evolução da audiência.

  • Fernando

    grande quantidade de comerciais é um desrespeito ao telespectador, e a record é a rainha nesse quesito, é a emissora q mais exibe comerciais hoje. Quem assistiu a fazenda 4, por exemplo, sentiu o desrespeito na pele : 3 min de programa para 7 min de intervalos comerciais, o q sempre fazia o progra terminar quase uma hora da manhã, o que, em uma noite de terça, por exemplo, é uma ofensa ao trabalhador q acorda cedo a semana inteira. Eu pessoalmente já gravei DOZE minutos de intervalos ininterruptos. uma vergonha e o cúmulo disso é o q vem acontecendo com o pan, ou será q alguém já viu uma emissora de tv colocar intervalos comerciais no meio de um set de um jogo de vôlei ? o compromisso da emissora não é mostrar o jogo inteiro? isso não é um desrespeito e uma ofensa a nós telespectadores ?

  • ANDERSON SBT

    Hoje (segunda-feira) tem:
    HEBE
    10 da noite no SBT

    NÃO PERCA ! ! !

    Todos Tem O Direito De Opinar. — http://www.sbt.com.br

  • LEANDRO RODRIGUES

    O PREÇO QUE SE PAGA POR UNS PONTINHOS A MAIS OU A MENOS NA MÈDIA DO IBOPE!

    A REDE RECORD PODE MUITO BEM NEM COLOCAR MAIS COMERCIAIS NA GRADE! PORQUE TEM MUITO DINHEIRO DA IGREJA UNIVERSAL E DOS CORRUPTOS DO PARTIDO DA REPÚBLICA o (PR).

  • jorge luiz oliveira

    BOM GENTE PARABOLICA NESTORISTICAMENTE FALANDO OS COMERCIAIS TEM DE EQUILIBRAR COM OS PROGRAMAS E NÃO COLOCAR MAIS DE 5 MINUTOS EM COMERCIAIS SENÃO VAI LEMBRAR POR EXEMPLO UM DESENHO NO QUAL O PICAPAU FICOU IRRITADO COM TANTO COMERCIAL E TEVE Até que dormir.

    gente é impossivel viver sem comercial imagine a emissora

    É PRECISO DE CAUTELA E CANJA DE GALINHA PARA NÃO EXAGERAR COM COMERCIAL

  • http://www.tevezona.com MARCO

    Essa é uma terra de ninguém. E quase sempre o Comercial manda no Artístico. A Record é a exceção e o motivo é simples: tem uma fonte “divina” de recursos :P

  • MÁRCIO ATLETA

    A RECORD CRESCE COM O DINHEIRO DOS FIÉIS DA UNIVERSAL.ENTÃO NÃO PRECISA DE PROPAGANDA!
    OS TROUXAS PAGAM A CONTA!
    E FALAM QUE NÃO SÃO MANIPAULADOS!
    QUE A RECORD É SANTA E COISA E TAL…

    EU NÃO ME ENGANO NÃO!
    COMO QUE ESSA REDE IA SE TORNAR TÃO FORTE ASSIM?! DO NADA/???
    RESPOSTA: JAMAIS!

  • SCAR

    Falta um diferencial nos dias de hoje, principalmente na parte da Globo e Record.

    Respeito Em 1º Lugar*

  • ALIGA

    Zeca..

    Vc assiste mesmo a Record?

    pelo seu comentário vc deve assistir a Globo

    ” A Record é a única a respeitar o telespectador, ninguém aguenta intervalo a cada 5 minutos de programa!” Comentário de Zeca

    TENTEM ASSISTIR O CSI.. É COMERCIAL A CADA 3 MINUTOS, UMA FALTA DE RESPEITO TREMENDA COM O PÚBLICO, TUDO ISTO PORQ TA AUDIÊNCIA, AI ELES QUEREM SUGAR MAIS DINHEIRO.

  • petro

    Sr. Artur Luiz tem razão a Band é insuportável,maior tempo sem propagandas quando passa o futebol ao vivo o resto não tem jeito desisto.

  • Flávio Damasceno

    ——————————————————————————————————–

    No passado a Globo sabia controlar melhor seus comerciais e sua programação, mas se perdeu.
    Já o SBT mudou pouco. Sempre anunciando empresas desconhecidas, e hoje resoulveu dar a preferência aos patrocinadores, e isso não é muito bom.
    Agora a Record, não tem respeito pelo telespectador, pois corta um programa na metade ou coloca no ar muito tarde.

    Pra mim, a Globo tá perdida, o SBT quer se encontrar, e a Record nem chega a ser TV.

    ——————————————————————————————————–

  • Artur Luiz

    A Recópia não precisa de intervalos, ela pode passar um programa inteiro sem comerciais. O dinheiro todos sabem da onde vem.
    A Band é ao contrario, são 5 minutos de programa e 10 de intervalos, é irritante, isto é no Grupo Bandeirantes inteiro, tanto na TV como nas rádios.
    A Globo já é mais equilibrada pq ela pode manipular, é o que ela quer, os anunciantes abaixam as orelhas. Eles precisam mais dela do q ao contrário.
    O SBT eu não sei, não assisto porcaria.

  • LEANDRO RODRIGUES

    O SBT! TEM QUE INVESTIR EM UM TELEJORNAL NAS MANHÃS ESTILO INFORMAL-SALA DE ENTREVISTAS- com : Tópicos Relacionados a: MODA, COMPORTAMENTO,CELEBRIDADES E ESPORTES E ECO-SISTEMA, Alé De CÙLINARIA E CONSULTÓRIO MÉDICO. Além de Informações de Todas as Regiões do BRASIL-AO VIVO.

    O ELENCO O SBT JÁ TEM!………

    SUGERE-SE O NOME JÁ EXISTENTE COMO: TJ BRASIL
    COM LINKS: TRÂNSITO,TEMPO E TEMPERATURA.

    ALÉM DO SBT EMPREGO E CONCURSOS, DÚVIDAS DA PREVIDENCIA E OUTROS ASSUNTOS DE INTERRESSE NACIONAL..

  • R.M.

    Vera, valeu.

    ALIGA, acho que errei mesmo: A RedeTV “parece”, já a Record eu não preciso dizer.

    Cada Um Cada Um

  • Ro

    Desde quando o Sbt tem qualidade??? Olha a bagunça que virou!

  • LEANDRO RODRIGUES

    ESTUDOS SISTEMÁTICO DO PÚBLICO QUE VÊ!!! SBT………

    HORÁRIOS NOVOS:

    11:45- TJ SP
    12:00- eSPorte- Local
    12:15- Clube do Chaves!
    13:00- Os Simpnsons
    13:45- sOft
    14:45- Cinema em Casa
    16:15- Casos de Familia!
    17:15- Disney CluB
    18:00- TJ SP
    18:10- Programa do Ratinho
    19:15- Armas E ROsas
    20:00- sOBrenatural- inédito
    20:45- SBT Brasil- ao vivo
    21:15- Linha SBT SHOW- Temático
    22:10- Faixa NOBRE- Diferenciados

  • Flávio

    Acho correta a opção de diminuir os breaks, quando são muitos eles atrapalham o desenrolar do programa e, consequentemente, diminuem os pontos no Ibope. Sem pontos satisfatórios no Ibope, nada de patrocinador.
    Portanto, quem está pensando mais corretamente é a Record!

  • Alex Barata da Silva

    Por falar em comerciais, não aguento tanto “merchan”em alguns programas , as vezes se interrope matérias interessantes para entrar esses “merchans” alias que viu a Vida Alheia da semana passada viu uma critica a esse tipo de propaganda.

  • Vivi

    O telespectador quer respeito, e as emissoras exageram em intervalos comerciais. É impossível assistir um programa no Sbt e as novelas da Globo, a cada cinco minutinhos tem 5 de intervalo. A Record é realmente a única que tem respeitado o telespectador, as outras emissoras percisam fazer isso também.

  • Marcelo

    SBt escokehu uma estratgegia errada. dando preferência pra patrocinadores, mostra que esqueceu do telespectador.

  • Luiza

    acho que a Record faz o certo, pois querendo audiência, faz programas de qualidade. A prova disso são as várias vezes que a Record fica líder e massacra essas emissoras que foram citadas na matéria.

  • Ligia

    Não dá pra acreditar que os fantasmas do SBT vem aqui falar que o sbt preza pela qualidade e a record soh pensaa em dinheiro..
    Ou vcs nçao sabem interpretar textos ou então vem defender sem base em argumentos concretos e verdadeiros.

    Absurdo.

  • Gigio

    Se o Sbt tivesse os melhores programas, não ficaria em 3º entre as emissoras!
    As novelas do Sbt não chegam nem perto das novelas da Record e da Globo, e a Record está aos poucos deixando a Globo para trás com sua novelas.

  • Andre

    “QUEM QUER DINHEIROO??????”
    O SBTT!

  • Luiza

    a record preza pela qualidade sim, a maior prova disso é o vannucci dizer que preza pela audiência.. Programa que dá audiência é programa com qualidade.

  • Zeca

    A Record é a única a respeitar o telespectador, ninguém aguenta intervalo a cada 5 minutos de programa!

  • thiago

    ESSE BLOG FALA TANTO DE RESPEITO AO TELESPECTADOR E ELE PROPRIO NÃO TEM COM OS INTERNAUTAS NEM TELESPECTADOR TAMBEM!

  • Bérik D.S.

    Nos últimos meses, os diretores do SBT foram orientados para que não façam sacrifícios de conteúdo para atingir boa audiência, mas que conquistem e mantenham os anunciantes. Ou seja, para continuar no ar não basta ter audiência, é fundamental pagar as contas de produção e dar lucro.
    Que desculpinha medíocre hein SBT? há tempos atrás a mesma brigava por audiência com a Globo, e agora por SABER que difícilmente voltará sequer a vice-liderança, vêm com esse discurso. tudo blablablabla. Se bem que essa ordem não condiz muito, pois na estreia de uma rosa com amor não teve intervalos comerciais.

    Sobre a Record, quem ganha com isso somos nós telespctadores. Agora, ainda assim exibe muitos comerciais, domingo por exemplo, o motivo do programa do Gugu ter perdido pro Dr.Hollywood foi exatamente esse: no horário que Gugu confrontou Dr.Hollywood foi um intervalo atrás do outro, com até 6 minutos de intervalos comerciais. então essa história que a Record não tem comerciais é balela, o que acontece, é que ela deixa eles paras as horas que considera mais estretégicos exibi-los. outros dizem que a Record não precisa de dinheiro, o que é mentira, pois senão todas as matérias dos seus jornais seriam inéditas. Atualmente só o jornal da Record, fala Brasil, e reportér Record exibem matérias inéditas. outra: caso o reality o aprendiz não fosse sucesso comercial, concerteza já teria saído da grade na minha opinião.

  • rita

    concordo sbt tem os melhores programas azar de quem ñ os ver.

  • fagner record

    a record esta correta fazendo isso porque sé tem um programa e não tem audiência os anuncios não serão vistos por ninguém

    eles estão de volta
    31 de março
    os mutantes

    record tv de primeira a caminho da liderança
    record a melhor

  • ALIGA

    R.M.

    Acredito que você tenha errado em seu comentário.

    “A RedeTv parece mais uma lavagem de dinheiro”

    Não é a RedeTV! que utiliza deste artefato para conseguir a liderança, não é esta emissora que teve crescimento de quase 300% da noite para o dia, e com ajuda sabe se lá de quem, alguns acreditam que a ajuda vem dos fiéis.

    Vamos ver, um dia a verdade sempre aparece, pode demorar, mas aparece!

  • Pamela

    Se ainda fosse só os intervalos, mas a Rede Tv por exemplo tem tantos merchandisings, q o negócio fica complicado.

  • Vera/ABC

    Concordo c/ R.M.

  • Beatriz

    Olá Vanucci.

    Assistindo ao programa do Ronivon, ontem, vcs falaram sobre o dono
    da casa sedido para gravação da novela Passione.
    Mas não consegui acompanhar o seguimento do programa.
    De quem é a casa? De alguém famoso?

    obrigada pela atenção

    Bea

  • Mauricio

    às vezes eu gosto mais dos comerciais do que dos programas! Acho que tem que ter um equilíbrio, porque intervalos comerciais muito longos dispersam o telespectador (zapear é inevitável) mas também não gosto de blocos de programas muito estendidos, às vezes você quer fazer alguma coisa (ir ao banheiro, pegar um café etc.) e o programa fica te prendendo, até que vc acaba saindo e perdendo uma parte, o que também é desestimulante.

  • joao bosco

    Quse todas as emissoras ( a Band é um exemplo principalmente no Programa de esportes com a Renata, ás 11:30 hs.) que irritam o telespectador com a quantidade de comerciais, principalmente daquela máquina fotográfica e filmadora, que num verdaeiro estelionato todos os dias afirma ser aqueles os “ultimos 5 minutos da promoção”. Se não estou equivocado existe uma lei (ora a lei) que regulamenta a quantidade e o tempo dos comerciais. Isso para não falar nos programas vespertinos (Sonia Abrão et caterva) que inundam seus horários de programa com comerciais e mais comerciais. Ainda bem que existe um botão de “Power”.

  • Fabiano

    Pois é, depois que o tio Silvio implantou essa nova regra aos intevalos a audiencia despencou, e um programa otimo que esta perdido no tempo é o CONEXÃO REPORTER, pois se o SBT vai mudar radicalmente sua grade, porque não colaca ele aos domingos e ponha o celso aos sabados para concorrer com o Rodrigo e com o Luciano…O SBT hoje tem os melhores programas, Filmes, series, apresentadores, mas não sabe ultilizalos pois o SBT era pra estar brigando com a globo e não com a band…..Sou Fanatico pelo SBT mas tem hora que só por DEUS……………………..SBT 2010 é noisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • http://www.bol.uol.com.br Samuel Machado Filho

    Quem tem antena parabólica convencional sabe muito bem que é um martírio assistir por ela a certas emissoras. A Band, por exemplo, coloca infomerciais às 7h30 e das 13 às 15 horas, privando seus telespectadores de programas como “São Paulo acontece”. Essa farra também pode ser percebida no SBT, no qual Polishop e companhia bela fazem a festa de 13h15 ás 14h15 de segunda a sexta, aos sábados das 12h45 ás14h15 e aos domingos das 9 às llh. Outra coisa: que benefícios estas empresas de televendas estão trazendo para o Brasil? Será que elas estão contribuindo de verdade para a geração de novos empregos? Para mim, Polishop, Giga Shopping e cia. nada fazem a não ser encher a paciência do telespectador.

  • José H. da Silva

    Intervalo comercial na tv sempre foi um grande problema,e nos ultimos anos a situação está piorando. Tv é uma empresa e eu entendo, no entanto, o exagero e a ganancia desenfreada dos diretores comerciais vem prejudicando a audiência das emissoras.Por exemplo, os programas femininos com seus merchandisings ninguém merece, é de tirar qualquer um do sério.Outro exemplo,a programação do sbt foi totalmente prejudicada pelo excesso de intervalos comerciais.E, por coincidência ou não a audiência da emissora despencou quando SS, aumentou substancialmente a quantidade dos intervalos comerciais.

  • noviça

    Em relação aos breaks, acho que a Record é a pior, eu as vezes começo zapear no intervalo, e a demora em começar o programa é tanta que acabo ficando em um outro. A Record por exemplo não sabe inserir intervalo em filme, inclusive parece que os blocos não tem o mesmo tempo. Já a Globo e o SBT, me parecem que são mais organizados. Por que não tem Gazeta na SKY???Sinto falta do Tio Rony.

  • R.M.

    Só a Globo consegue este equilíbrio entre audiência,conteúdo e comercial.
    A Record não precisa de dinheiro pois a fonte é farta, ela quer o status de líder.
    O SBT e a Band precisam do dinheiro dos anunciantes, por isso são rigorosas quanto aos intervalos.
    A RedeTv parece mais uma lavagem de dinheiro e na Gazeta os programas são os intervalos.

    Cada Um Cada Um

  • Liss

    Se o programa tiver conteúdo não será o break que atrapalhará a audiência. Dependendo do caso, um bloco longo é até cansativo.

    No caso da Band ,eu concordo, pois a demora do intervalo comercial chega a irritar.

  • Ricardo Moreno

    Simples: copia o estilo de “administração” da Globo e não de programação da Globo.

  • * ROGER TESTI *

    OBS: ERRO: EMPATANDO COM Á BAND e não com á GLOBO, JÁ QUE O SBT HOJE BRIGA PRAICAMENTE COM 2 GLOBOS, Á GLOBO E A RECORD, SEGUNDO COMENTÁRIOS Á RECOPÍA.

  • * ROGER TESTI *

    **** RECORD cresce com novelas e mantém o SBT em 3º lugar ****

    A RECORD que voltou ter 2 novelas diariamante e com á estreía de RIBEIRAO DO TEMPO fica com vantagem em 2º lugar no Rio chegou empatar com á GLOBO, em 19 pontos cada uma, já na grande SAO PAULO ficou com média de 12,3 pontos mas ainda é de longe o Ibope dado á CAMINHOS DO CORAÇÃO E VIDAS OPOSTAS mé dia de 18 pontos, e de ‘CHAMAS DA VIDAS 2008, as 22hs que teve uma média de 19,4 veja:

    VIDAS OPOSTAS: 2007 18,0 PONTOS
    CAMINHOS DO CORAÇÃO 2008 19,1 PONTOS
    CHAMAS DA VIDA 2008 19,4 PONTOS
    PODER PARALELO 2009 13,5
    BELA A FEIA 20:29 9 PONTOS depois as 22HS 12,2 PONTOS
    RIBEIRÃO DO TEMPO 2010 12,5 PONTOS

    O SBT terá que reagir esses investimentos milionários da RECORD caso ao contrário ficará com média de 6 pontos empatando com á GLOBO á unica forma do SBT combater é colocar as series ás 22:15 da noite, ou voltar com reprises das novelas da extinta Manchete como ANNA RARIO É ZÉ TROVÃO.

  • ALIGA

    O SBT esta de Parabéns.

    Silvio Santos é o mestre da Telecomunicações, sabe do que faz. Diferente da Record que envolve jogo de interesses, dinheiro e etc.

    o SBT se sustenta com qualidade e patrocínio, então nada mais ético respeitar seu público e também seu maior “bem” os patrocinadores dos programas.

    Em contra partida a Record, mostra que esta custando outro pilar, pura e simplismente a “AUDIÊNCIA”, não respeitando seu público e nem seus parceiros publicitários. Até porque a a grande preocupação da Record não é com dinheiro, modo este que se o dinheiro não vêm de campanhas publicitárias, podem vir de outra maneira, como dízimo da Igreja.

    Esta é a diferença das emissoras.

    Uma respeita e sabe o que faz outra busca o poder acima de tudo e de todos, fazendo o que for preciso para destruir seus concorrentes.

    ALIGA
    Unidos por uma televisão melhor.

  • ANDERSON SBT

    Sem dúvida o SBT faz a escolha certa, pois audiência não é tudo, já a recopia só se preocupa com o ibope minuto a minuto, uma TV de qualidade não faz uma barbaridade dessas.
    Isso só mostra como a recopia é inferior ao SBT, pois quem se preocupa com o ibope minuto a minuto não dá atenção á qualidade de sua programação.

    Todos Tem O Direito De Opinar. — http://www.sbt.com.br