Navegação de Posts

O melhor time de todos os tempos

Hoje ainda nos bares, nas empresas e para aqueles que gostam de futebol bem jogado, o assunto é o Barcelona, campeão da Liga dos Campeões.

Para os mais jovens não há outro time igual. O Barcelona é o melhor de todos os tempos como já houve outros também considerados assim.

O melhor de todos é muito difícil por isso que existe o peso das conquistas.

É assim que se entra para a história como bem lembrou Guardiola antes da finalíssima contra o Manchester United, no sábado.

Disse sabiamente o técnico catalão que seria difícil afirmar que o Barcelona era o melhor de todos pois existiram equipes como o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano e o Santos de Pelé.

Vale lembrar que o Santos de Pelé nunca disputou competições européias até porque reside na América do Sul e mesmo assim é reverenciado quando se trata da história do futebol, o que só engrandece sua existência.

Hoje na redação da Jovem Pan os jovens repórteres André Aguiar e Thiago Samora discutiam exatamente isso.

Para ambos o Barcelona é o que há de melhor e Messi já é maior que Maradona.

Os mais veteranos como Carlos Belmonte e Anchieta Filho levavam em consideração outras equipes incluindo aí os grandes Santos e Real Madrid.

Belmonte também citou o fantástico Flamengo de Zico e companhia.

Anchieta acha que Messi não chegou ainda nem ao nível de Zico e falava isso com muito respeito.

São equipes marcantes. Acho até que numa análise individual o Flamengo tinha jogadores mais cerebrais que o Barcelona, que ganha no conjunto e na genialidade de Messi.

Não é todo time que teve nas duas laterais Leandro e Júnior e ainda Andrade, Adilio e Zico no meio-campo. Isso sem falar em Mozer e no goleiro Raul.

Mas é difícil comparar épocas. É melhor respeitar cada um no seu tempo.

Hoje tudo é mais visto e a Liga dos Campeões é discutida como se fosse o Campeonato Brasileiro e neste fim de semana até mais que a rodada do nosso Campeonato Nacional por causa da indiscutível exibição do Barcelona e de Messi no sábado.

Hoje os jogos estão à disposição na televisão o tempo todo e os grandes nomes são conhecidos de todos que gostam de futebol.

Fico imaginando se o Real Madrid, seis vezes campeão da Liga dos Campeões na década de 60, também fosse tão mostrado na época como é hoje o Barcelona se a impressão não seria a mesma.

Imaginem o Santos nas suas várias exibições mundo afora com transmissão ao vivo como seria a repercussão?

E mesmo assim, esses times marcaram época. E não foram só esses, como bem lembrou o nosso diretor presidente, o seu Tuta, que entrou também na conversa.

Havia grandes times na Argentina, na Itália, no Uruguai e aqui mesmo no Brasil com jogadores maravilhosos.

Ninguém pode esquecer do São Paulo comandado por Telê Santana ou do Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes e companhia.

Eles não foram o Barcelona, nem o Santos de Pelé, nem  o Flamengo de Zico, mas foram grandes também.

Hoje o Barcelona é o melhor de todos os tempos. Amanhã pode aparecer outro.

É sempre assim, a cada época aparece um e esse parece ser o melhor de todos.

Mas talvez o talento seja igual em todas as épocas. Gênio é gênio em qualquer tempo e os grandes times também.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Luiz

    ah…….o futebol é genial por isso……cada época um se destaca.

    Me lembro nos anos 80 quando fui assistir (com maracanã lotado) palmeiras 4 x 1 flamengo, numa grande atuação de Jorge Mendonça.

    Ainda nessa época fui assistr são paulo x botafogo(rj)………botafogo fez 2×0 e o são paulo virou 3×2….o morumbi veio abaixo.

    O são paulo de tele santana foi genial, ou melhor “irritante”.

    Só não falo do Santos, porque quem teve o previlégio, como eu, de assistir Pelé e cia., não encontraria palavras.

  • Denilson de Oliveira Biffi

    Opa! Puxar sardinha pro meu lado! As academias do Palmeiras também, e o Oeste de 2011 (tá, essa eu forcei, mas só um pouquinho).

    Abraço!

  • alexandre matais

    Ora, Quartta … guardadas as devidas diferenças de tempo (décadas), o Santos de Pelé foi o maior de todos … depois, este Flamengo que o senhor citou …. este Barcelona é apena o 4º , pois o terceiro é o Corínhians, seja em qualquer ano ou década. Não estou correto ?

  • pascoal

    Quarta,
    Na época do Santos de Pelé o forte campeonato paulista durava 10 meses, depois havia excursões, mas a maioria eram jogos amistosos. Naquele tempo, os locutores narravam direto dos estádios. Hoje, trabalham no estúdio e colocam um som gravado para enganar os incautos. Os comentaristas analisavam o jogo ao vivo, hoje ficam no estúdio com uma TV de 50 polegadas na frente. E esse monte de blogueiros que são comentaristas de sala-de-estar??? Eu dou valor a um reporter de campo que vê o lance proximo à jogada. Isso transmite credibilidade. Agora, vendo pela TV, prefiro a minha opinião ã de um comentarista sala-de-estar. Não foram somente as camisas que mudaram….

  • Jorge A. de O. Pinto

    Realmente, é difícil comparar épocas diferentes até porque existe a questão da evolução que a preparação física teve nos últimos 50 anos. Os parâmetros não são os mesmos. Ainda assim, acho que Messi não é mais que Pelé, acho que ele vai ultrapassar o Maradona se continuar focado. (pelo menos em clube, com 23 anos é é mais vencedor que o Maradona) e ele já ultrapassou o Zico a muito tempo. Pena para nós brasileiros que o Messi é argentino. Acho que é por ser argentino que muito brasileiro não quer aceitar que ele é o melhor de nossa época.

  • Paulo

    Tenho uma tese: em termos de competitividade ( capacidade de vencer um duelo presente/passado, se fosse possível um time do passado viajar no tempo para disputar uma partida contra um time do presente, ou vice-versa ), os atuais são ( quase ) sempre os melhores, proporcionalmente mais à medida que o tempo os distancia. Assim, se não é possível afirmar-se que o Santos de Robinho e Diego é melhor ou pior que o de Ganso e Neimar, dado o pouco tempo transcorrido, é certo dizer-se ( perdoem-me os nostálgicos e patriotas ) que a seleção brasileira de 1970 ( a primeira que eu vi jogar e que me evoca as melhores lembranças ) hoje não conseguiria ser campeã brasileira, se disputasse o campeonato nacional, e, provavelmente, lutaria para não ser rebaixada. Isso não tira o mérito dos grandes times do passado, pois só se é melhor ou pior dentro do contexto em que se vive! Comparativamente com um exemplo de fora do meio futebolístico: desmerecer uma grande equipe do passado por não conseguir, em tese, competir no futebol moderno é como querer retirar o mérito de Grahaan Bell, inventor do telefone, pelo fato de hoje haver telefones sem fio ou até celulares!

    Resposta do blogueiro:

    Permita discordar só num ponto, Paulo. Acho também que hoje é mais difícil jogar futebol, mas se a Seleção de 70 jogasse hoje, ela teria as mesmas condições dos demais competidores. Ou seja, chuteiras melhores, bolas melhores, condicionamento físico melhor e daí por diante. Ou seja, ela não seria a seleção de 70 somente, estaria atualizada também. O mesmo penso sobre os jogadores atuais. Muitos jogariam com tranquilidade naquela época e se adaptariam com facilidade também. Craque é craque em qualquer época, gênio é gênio em qualquer época.

  • Italo

    Sinceramente, respeito a opinião dos mais velhos sobre times de Pelé, Zico, Garrincha etc. Mas simplesmente é irracional achar que esses times teriam tido todo aquele sucesso se jogasse hoje em dia. Meu pai tem o dvd do Pelé e se as pessoas pararem pra assistir OS MARCADORES e não Pelé, vão ver o ABISMO de diferença daquele tempo pra hoje. Naquele tempo, as funções dentro de campo eram confusas, ninguém sabia ao certo o setor de campo que atuava. Vi jogos que Pelé infernizou a zaga adversária, até em copas do mundo, mas a zaga era rídicula, mal postada, sem marcação por zona. Todo mundo atacava e todo mundo defendia, algo sem organização que favoriacia muito o jogo de jogadores abilidosos como Pelé e Garrincha. Pra mim, Ronaldo, Romário e Zidane estão muito a frente de Pelé e etc. Pq eu vi esses caras enfrentando macacos, passando por cima de gurilas e de zagueiros, marcações e goleiro fenômenais para fazerem a história que fizeram, diferente dos antigos, onde o futebol era conhecido pelos que atacavam e não os que defendiam (apenas coadjuvantes).

    Se esses times antigos enfrentassem a maioria das equipes fortes de hoje, com a marcação que tem, velocidade e força física que tem, teriam muitaaaaaaas dificuldades. Pelé não faria o que fez se enfrentasse zagueiros magníficos da última década como Stam, Maldini, Thuram, Canavarro, Ferdinand, Vidic etc. Naquele tempo não existiam bons zagueiros, que era rico era quem fazia gol. Agora se o Santos de Pelé, o Flamengo de Zico e etc, se eles enfrentassem o Barcelona de hoje, que fez 3 gols na melhor defesa da atualidade (Vidic/Ferdinand/Evra/Van Der Saar) e ainda com todos os jogadores de meio campo do Manchester atrás da linha da bola, ia ser LIQUIDADOS, MASSACRADOS. Aquelas zagas e marcação era uma palhaçada. Hoje a zaga do Manchester, a melhor da atualidade, com 9 defendendo, não conseguiu parar os caras e levou 3 gols, como é que um time de 50 anos atrás, que todo mundo era atacante e tinha 1.60m de altura ia vencer? É irracional comparar o Barça com esses times. Eu concordo em dizer que existiram muitos times melhores que o Barcelona atual comparando 1 a 1 jogador, os 11 do elenco, mas JOGANDO FUTEBOL, não existe e será difícil achar um time que tenha 70% de posse de bola contra TODOS os seus adversários, sejam eles fortes ou não. Guardiola, outro personagem magnífico nesse time, falou essas palavras, que são uma lição de futebol para técnicos que se retrancam para times mais fortes:

    “Enquanto eu for técnico dessa equipe, nós sempre vamos atacar, não importa o adversário ou o lugar. No final podemos até não ganhar nada, mas saíremos com o sentimento de que fizemos a coisa certa.”

    Sobre Messi, não tem o que falar. NINGUÉM NO MUNDO FAZ E NUNCA FEZ O QUE ESSE CARA TA FAZENDO. Ele vai ser o melhor do mundo ainda umas 5x. 3 Ligas dos Campeões, único time a ganhar os 6 troféus possíveis na história, artilheiro diversas vezes etc etc etc. Fez 53 gols nessa temporada, 40 e poucos na passada, 30 e poucos na retrasada. Com apenas 23 anos e menos de 6 anos como profissional, já é o 3º maior artilheiro da história de um clube centenário como o Barcelona. Se ganhar uma copa do mundo, acabará todas as desconfianças e será eleito o melhor jogador da história, sem achismo dos antigos babando Pelé, mas com FATOS!

    Uma lenda em copas do mundo, Fontaine, que fez 13 gols em uma única edição, viu Pelé jogar e todos esses que as pessoas mais antigas falam. Ele disse isso, com sábias palavras:

    “No jogo, o Barcelona é a melhor equipe da história. Na posse de bola, não há ninguém melhor. Tecnicamente, o que o Barça fez é perfeito. Pensava que Pelé era melhor, pois brilhou em seu clube e ganhou Copas do Mundo. Também se fala de Di Stéfano, mas acho que Messi é superior. Com sua velocidade e dribles, ele me lembra Garrincha. Quando ele ganhar um Mundial, o mundo pensará o mesmo.”, afirmou Fontaine, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal francês L’Équipe.

    Enfim, por favor, aos mais antigos e seguidores de Pelé, deixem o lado conservador do século passado para trás e enxerguem o que está na frente da TV de vocês. PELÉ NÃO É O MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA!

    Resposta do blogueiro:

    É só a sua opinião, Italo. Respeite a dos outros.

  • Italo

    Outras opiniões de lendas do futebol, concordando com o que falo:
    O ex-jogador francês Just Fontaine, artilheiro em uma única edição da Copa do Mundo com 13 gols (em 1958), afirmou que o Barcelona é o melhor time da História e que o argentino Messi é superior a Pelé e Di Stéfano: – É o melhor time, não há quem os supere na posse de bola. As Seleções Brasileiras de 1958 e 1970 eram imensas, assim como o Ajax de Cruyff ou o Real Madrid pentacampeão europeu, mas o que o Barça faz tecnicamente é perfeito – afirmou Fontaine ao “L’Equipe”.
    Marcello Lippi também se rendeu aos campeões da Europa. “Não existe nenhuma outra equipe que jogou assim no passado. Esse Barcelona tem todas as características para ser o time mais forte de todos os tempos”. No momento em que eles perdem a bola, os jogadores vão buscá-la exercendo uma grande pressão sobre o adversário. A transição entre a fase ofensiva e a defensiva é imediata, e isso é algo decisivo”, completou.
    “Eles jogam 70% do tempo no campo adversário. São a melhor equipe de todos os tempos, nada nunca chegou a nível semelhante. Nem o Ajax dos anos 1970 nem o Milan dos anos 1980 e 1990”, continuou Van Basten, o principal nome do clube italiano no início da década de 1990.
    Ex-presidente do Barça aponta Messi como melhor da história: ‘É uma mescla Cruyff e Maradona’
    “Foi um dos maiores jogos do mundo. Foi um espetáculo de futebol, é sempre legal ver um jogo assim. O Barcelona é o time mais forte de todos os tempos, têm um grande treinador e grandes jogadores”, disse o jogador Totti ao Roma Channel.
    – Temos de esperar quando Messi terminar sua carreira. Mas ele está a caminho de ser o melhor de todos os tempos. Eu ficaria muito feliz se Lionel conquistar a Copa do Mundo e se tornar o melhor da hitória – disse Maradona ao programa de rádio Perro de la Calle.
    “Para mim foi justo, pois o melhor jogador do mundo é o Léo (Messi), eu já disse muitas vezes. Se é que se busca uma justiça futebolística, ele é o melhor do mundo. O fato é que se tem por costume em anos de Mundial dar a Bola de Ouro para um jogador campeão, por isso aqui na mídia espanhola estão “enfadados e enojados”, pois não aconteceu assim”, disse o meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola. “Não quero faltar com repeito aos jogadores do passado, mas para mim o Messi é o melhor jogador da história do futebol”, cravou Xavi.
    O ex-jogador da seleção argentina e campeão do mundo em 1978, Oswaldo Ardiles, acredita que Lionel Messi será lembrado como o melhor jogador da história, superando Pelé e Maradona: “Durante muito tempo pensei que Diego Maradona nunca poderia ser superado, nem Pelé, mas isso acabou. Agora diria que Lionel Messi será lembrado na história como o número um de todos os tempos”, explicou Ardiles.

    Para o técnico da Argentina, Sergio Batista, o camisa 10 pode ser o melhor do mundo de todos os tempos. “Messi está caminhando para ser o melhor futebolista de história. Se você projetar o futuro, verá que Lionel tem tudo para isso”, afirmou o treinador.
    Para o presidente da Associação de Futebol da Argentina, Julio Grondona, o atacante Lionel Messi, do Barcelona, será o melhor jogador da história. ‘Ele ainda será o melhor da história. Nunca vi um jogador com tanta habilidade no campo e na condução de sua vida privada. Ele é exemplar em tudo que faz’, elogiou.
    “Fomos superados por um time fantástico, o melhor que já enfrentamos desde que estou à frente do Manchester. Eles mesmerizam você com suas trocas de passe e nós nunca conseguimos controlar Messi. Quando você enfrenta times que alcançam níveis como esses, fica difícil. Grandes times funcionam em ciclos e o ciclo do Barcelona neste momento é o melhor da Europa, não há dúvidas sobre isso”, afirmou Ferguson, contundente. “Fomos batidos pelo melhor time da Europa e não há nenhuma vergonha nisto”.

    TA BOM OU QUEREM MAIS?

    Resposta do blogueiro:

    Não se esqueça, Italo, que Ronaldinho Gaúcho fez chover no Barcelona e chegou também a ser comparado a Pelé, alguns cometeram a heresia de dizer que já era maior que Pelé, mas durou pouco. Um grande jogador na historia é aquele que joga toda a carreira em alto nível, por isso Pelé é considerado o maior. Mesmo Maradona, que foi belíssimo, só jogou em alto nível por uns anos. Beckembauer, Charlton, Zidane, Garrincha, Platini, Zico, Falcão, jogaram muito tempo em alto nível.
    Se Messi continuar assim até os 30, 32 anos de idade, estará no primeiro plano da história, senão será apenas mais um ggrande jogador sazonal.

  • Italo

    OBS: Não sou nenhum torcedo do Barcelona ou de Messi. Sou apenas justo e uso fatos falar isso. Infelizmente os mais antigos não dão o braço a torcer devido o conservadorismo da época que ainda dominam-os e nunca vão confessar que Pelé é inferior ao Messi. Há 3 anos atrás, Zidane e Ronaldo era os maiores pra mim, hojé, essa pulga superou tudo.

    PARABÉNS MESSI, PARABÉNS BARCELONA, ESTÃO MARCADOS PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO FUTEBOL!

  • Robinson Crusoé

    Nas décadas de 60 e 70 o Santos Futebol Clube, o Clube de Regatas do Flamengo, o Cruzeiro, o Botafogo do Rio de Janeiro e o Real Madrid, para citar apenas alguns, tiveram times do mesmo nível e até superiores ao atual time do Barcelona. Messi é, sem dúvida, um grande jogador, mas ainda não dá para compará-lo a Maradona e muito menos a Pelé. É importante frizar que Maradona só foi notável dentro de campo, porque fora dele foi e continua sendo um péssimo exemplo. Diferente de Pelé que é o maior jogador do mundo em todos os tempos dentro de campo e teve boa conduta fora dele. É certo que o futebol atual é bem diferente que o dos velhos tempos, mas Pelé, Zico, Tostão, Rivelino, Garrincha e muitos outros, se tivessem jogado na Europa teriam assombrado o mundo bem melhor do que faz Messi. Há que ser considerado, sem dúvida, que Pelé, tendo jogado apenas no Brasil durante o auge de sua carreira, conseguiu o patamar de melhor jogador de futebol de todos os tempos, fato que bem demonstra a sua imensa e inigualável genialidade.

  • Blefe

    Essa questão esta sempre pautada na empolgação momentânea.

    Digamos que o Santos vá a final do Mundial Interclubes e vença o Barcelona.
    Pronto, isso já bastará pra colocar muito jornalista de molho e baixar a bola de quem considera o Barcelona imbatível ou, o melhor time de todos os tempos.

    O Barcelona não é o melhor time de todos os tempos, é apenas um deles.

    O Messi não é melhor que Pelé ou Maradona, só está passando pela fase de comparação que Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho passaram no auge de suas carreiras…

  • fabio

    O Messi joga bem(ponto ) no auge do Ronaldinho gaucho ele colocaria o messi no chinelo(muito mais completo). Tudo bem Ronaldinho passou, assim como Maradona, apesar de nao gostar da argentina, temos que admitir, maradona ganhou uma copa para eles…ja messi…….

    E nao vejo nada d+ neste iniesta e Xavi(podem falar o que quiser), futebol burocratico. Problema que agora colocaram os caras como deuses e ate quando erram parece que é algo fora do normal….

    abs

  • Jairo

    Sou Sãopaulino e não assisti ao vivo o Santos de Pelé jogar, mas vendo os lances por tape, comprei o Pelé eterno, os números e os lances a favor do Santos não mentem, o Santos de Pelé eu acho q foi e será o maior time de todos os tempos, difícil comparar épocas mas números não, e em números qual o time q marcava mais gols?? Onde é e foi mais difícil de se jogar?? Contra o Osasunã, Betis, Real Sociedad, ou Flamengo, SãoPaulo, Palmeiras???
    Hj o melhor time do mundo sem dúvidas é o Barcelona, até pq ganhou a Champions este ano, pq o campeonato espanhol é fraquissímo, muito pior q o Italiano e o Inglês, mas se o Barcelona manter este nível com o time, talvez mais uns 5 anos assim, aí pode chegar perto do Santos de Pelé.
    E se, o Barcelona enfrentar o Santos de Neymar 10 vezes, ganha 9 e empata uma, agora se enfrentando uma vez apenas em um único jogo pode dfar Santos sim.

  • carlos lima

    se esqueceu da inter de limeira de 1986 e embora eu seja corinthiano tenho certeza que o santos completo com ganso e neymar inspirados e o durval fungando no cangote do messi…já era pro barça.

  • andre

    PARABÉNS QUARTA,

    Acho que só faltou citar o INTER do Falcão, ou estou exagerando?
    Abraços

  • Alan

    O Barcelona tá causando esse alvoroço todo, pq já fazia um bom tempo que não aparecia um clube que agradasse tanto na maneira de jogar como ele, de ums tempos pra cá parece que jogar no ataque é considerado errado, muitos tecnicos que não mudam seus conceitos sobre futebol e muitos (principalmente aqui no brasil) que adoram copiar retranca europeia…que o resto do mundo tente copiar esse futebol do barcelona mesmo, o santos do Dorival Jr tinha essa mentalidade.

  • marcio

    resposta ao italo

    Campeonato Paulista (11 vezes)
    1957 – Santos (17 gols)
    1958 – Santos (58 gols) – Recorde da Competição
    1959 – Santos (45 gols)
    1960 – Santos (33 gols)
    1961 – Santos (47 gols)
    1962 – Santos (37 gols)
    1963 – Santos (22 gols)
    1964 – Santos (34 gols)
    1965 – Santos (49 gols)
    1968 – Santos (26 gols)
    1973 – Santos (11 gols)

    Copa América (1 vez)
    1959 – Brasil (8 gols)

    Campeonato Brasileiro das Forças Armadas (1 vez)
    1959 – Seleção da 6ª Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM)(11 gols)

    Campeonato Sul Americano das Forças Armadas (1 vez)
    1959 – Seleção Brasileira das Forças Armadas (11 gols)

    Taça Brasil (2 vezes)
    1961 – Santos (9 gols)
    1963 – Santos (12 gols)

    Torneio Rio-São Paulo (4 vezes)
    1961 – Santos (7 gols)
    1963 – Santos (15 gols)
    1964 – Santos (3 gols)
    1965 – Santos (8 gols)

    Mundial Interclubes (1 vez)
    1962 – Santos (3 gols)

    Taça Libertadores da América (1 vez)
    1963 – Santos (11 gols)

    realmente o pele nao e o melhor jogador de todos os tempos

    Messi e um excelente jogador mas o que ele fez para a seleção argentina até agora?
    Qto ao tecnico da argentina ele seria Buurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo se falasse ao contrario. eles elegeram maradona melhor que pelé

    qtos gols fez maradona? fez jogadas feniais mas…..!!!!!!!!

    PELE FOI GENIAL ATÉ QDO ERROU O CHUTE.

    PELE E GENIAL FOPRA DOS CAMPOS

    PELE E GENIAL

    QTAS GUERRAS O MUNDO PAROU PARA VER MARADONA OU MESSI?

    ATE ISSO NOSSO MAIOR REPRESENTANTE BRASILEIRO CONSEGUIU

    MUITAS PARTES DO MUNDO CONHECERAM O BRASIL ATRAVES DE PELE.

    DESCULPA ITALO MAS SOU SAUDOSISTA COM TODO ORGULHO ATÉ PORQUE ELE E 100% BRASIL

  • edison galiotti

    Parabéns pela aula de jornalismo esportivo.É possível ser torcedor , amante do Futebol e manter a cabeça na realidade dos fatos.Tempos em tempos aparecem time fora de série acompanhados de seus reverenciados craques de bola.
    Deve ser difícil para os torcedores e jornalistas no Brasil ter que aceitar afirmações deste tipo sobre o Santos de Pelé.Agora com a globalização da informação com certeza a imprensa brasileira que nos envergonnhava por seu bairrismo vai ter que ceder para as grandes verdades do futebol.

  • Italo

    Comparar o que o Messi ta fazendo com o Ronaldinho é uma heresia. Ronaldinho mesclava grandes atuações com jogos regulares e apagados. Em 2005, quando ele foi o melhor do mundo na melhor forma, fazia jogos como contra o Real Madrid, que foi aplaudido pelos madrilhenos e passava 3 partidas sem fazer nada. Se a justiça fosse feita, Lampard teria ganho aquele prémio, pois foi regular, foi perfeito o ano todo, a cada partida, mas não encantava o mundo com dribles e etc como Ronaldinho e não teve chance. Ronaldinho fazia 20 gols no máximo dos máximos, Messi passa dos 40 e 50. Messi bateu recordes e consquistou títulos que Ronaldinho não conseguiu com o Barcelona. Messi só pára de jogar se for pra boates e etc como Ronaldinho fez, acabando a carreira, o que parece que não acontecerá.

    É triste ver gente falando que Pelé fez o que fez no Brasil, imagina na Europa. Esse campeonato está há 1000 anos luz da Europa. Adriano fez 1 gol em um ano na Itália, bicampeão do pior jogador do campeonato, veio para o futebol brasileiro, foi campeão e artilheiro com 22 gols. Zé Roberto era banco no Bayern, veio para o Santos e foi o melhor jogador do Brasileiro. Fred era reserva no Lyon, veio e hj é um dos melhores atacantes, Pet com 40 anos foi o melhor meia de 2009, Romário com 40 foi artilheiro do brasileiro, Robinho era banco do City e veio para cá e destruiu com o Santos, ROnaldo fazia rarissimos gols no Milan e veio pra cá e arrastou 2 titulos fazendo quase 30 gols no ano. Elano era banco do Galatassaray e hoje é um dos melhores meias do campeonato brasileiro. É UM ABISMO de diferença. Se Pelé fosse para a Europa, seu sucesso seria reduzido a metade, ele NUNCA FARIA 1000 GOLS.

    É triste ver a maioria dos brasileiros antigos não darem o braço a torcer. Mostrei mais em cima que 90% dos antigos jogadores, que viram Pelé jogar, Maradona, Garrincha etc etc, estão vendo que Messi tem algo mais. E eles são europeus, Messi é daqui, apesar de ser argentino, é do nosso continente. Mesmo assim esses jogadores vêem que ele é superior ao Pelé e que esse Barcelona é único na história. Agora só pq Pelé é brasileiro e viveu em uma época onde as pessoas não mudarão de opinião NUNCA, é vangloriado. Uma pena, mas isso mudará, com as futuras gerações, as coisas mudarão.

  • Italo

    Falei e volto a repetir. O futebol, marcação, organização em campo, zagueiros, goleiros etc, da época dos anos 50, SÃO PÍFIAS, pouquissimos times escapavam. Assistindo o brasileiro hoje, fico imaginando a decadência dos anos 50. Quando assisti o vídeo Pelé Eterno e passei a olhar as TATICAS E MARCAÇÃO dos times adversários, e não olhando para o Pelé, hoje, aquele futebol seria chamado de amador. Concordo em dizer que Pelé foi o maior jogador da dácada de 50 a 70, mas o melhor de todos os tempos NUNCA. Assim como Puskas foi o melhor de sua época. Puskas fez absolutamente tudo que Pele fez, levou a Hungria para a final, sem ter um time completo como o Brasil tinha, fez mais de 1000 gols e etc, mas mesmo assim, todo brasileiro antigo diz que Pelé é o maior. É uma pena ver esse conservadorismo. O engraçado é que os antigos na Europa não têm esse pensamento, técnicos, jogadores de 40 anos atrás vêem a diferença do Messi, só nós Brasileiros, que não. Deve ser o patriotismo. As vezes vc simplesmente tem que aceitar a derrota e aprender com ela, aceitando que Pelé foi ultrapassado. É uma pena.

  • Alan

    O cara usou “campeonato das forças armadas”…hauahauhauhauhauahuaha…essa foi a melhor.

  • Blefe

    o messi está proximo de se igualar ao pelé, falta apenas uns 1000 gols, apenas 3 copas do mundo, ou seja, não levará mais do que 30 anos para ele alcançar o pelé…..srsrsrsrsrsrssrsrsr

  • mauro nascimento

    Acho que o Italo esqueceu de tomar seu coquetel hoje (Gardenal com diasepan e coca-cola) ou seria Pepsi ja que não é conservador e é jovem e jovem é outro papo rsrsrsrsrsrsrsrsrs.o mais interessante é que ele parece acreditar em suas analises técnicas de futebol rsrsrsrsrsrsrsrs

  • edison galiotti

    Italo é o Santos de Pelé que é comparado ao Real Madrid , Milan , etc.
    Pelé , Pepe, Coutinho, Dorval , Mengálvio, Zito , ..
    Se você viu esse time e ainda não se convenceu do futebol brasileiro fora de série.

  • Italo

    Não sou só que está falando isso. É Marcelo Lippi, Xavi, Totti, Maradona, Just Fontaine, Van Basten, Basptista, Laporta, Oswaldo Ardiles, Alex Ferguson etc. Quem acha o contrário são os…… os……. BRASILEIROS. Coincidência ou não?!

    Respeito a opinião dos conservadores, mas ela está com os dias contados.

  • Italo

    Edison se você se convenceu que o Santos de Pelé foi o maior time da história, te peço uma coisa, só uma coisa: assiste o DVD Pelé Eterno DE NOVO, mas dessa vez, não foca no Pelé, foca nos outros times, na qualidade tática, no físico dos adversários, na velocidade do jogo, posicionamento etc e me diz, com toda a sua sincerdidade do mundo, se aquele time teria pelo menos UM PINGO de chances contra o Barcelona do Pep.

    Resposta do blogueiro:

    Deixa de bobagem, Italo. Messi também enfrenta adversários piores na Liga Espanhola e mesmo na Liga dos Campeões. Você ficou mais com a última imagem e na Seleção Argentina ele ainda não jogou o mesmo que joga no Barcelona.

  • Italo

    Olha que legal a notícia que saiu hoje no Globo.com:

    “Recordista também de títulos, Messi voa para ultrapassar barreira histórica. Comparado a gênios da bola, craque do Barcelona chega a 17 conquistas apenas aos 23 anos, superando números de Pelé, Maradona, Di Stéfano etc.”

    “Alguns o veem com potencial para se tornar o maior da história. Outros, no entanto, concordam em partes, argumentam que ainda é cedo para compará-lo a gênios consagrados do futebol. Os mais exigentes, por sua vez, condicionam a conquista de uma Copa do Mundo para que possa entrar no rol que abriga há algum tempo Pelé, Maradona, Di Stéfano, Cruyff, entre outros, segundo a crítica especializada. Fato é que Lionel Messi está na boca do povo, e com as mãos e pescoço repletos de troféus e medalhas. Ninguém com 23 anos – fará 24 em 24 de junho – conquistou tantos títulos quanto o craque do Barcelona.”

    “O último, a sua terceira Liga dos Campeões, levantada no último sábado e em comemorações por todo o domingo, após a vitória sobre o Manchester United, por 3 a 1, em Wembley, foi o 17º em sua coleção. O argentino também incluiu no currículo nesta temporada o Campeonato Espanhol (2010/11) e a Supercopa da Espanha (2010), que se juntaram a outras quatro ligas (2004/05, 2005/06, 2008/09 e 2009/10), uma Copa do Rei (2008/09), três Supercopas da Espanha (2005, 2006 e 2009), duas Champions (2005/06 e 2008/09), uma Supercopa da Europa (2009), um Mundial de Clubes (2009) e, pela seleção, um Mundial Sub-20 (2005) e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). Fora todos os prêmios individuais.”

    “As conquistas de Pelé são no mínimo igualmente impressionantes, mas quantitativamente inferiores. Aos 23, o Rei do Futebol somava 13 títulos: duas Copas do Mundo, duas Taça Libertadores, um Mundial, três Taças Brasil, quatro Campeonatos Paulistas e dois Torneios Rio-São Paulo.”

    Os fatos estão ai, cabe a quem quer, enxergar.

    Resposta do blogueiro:

    Chega Italo, já sabemos o que você pensa. É a sua opinião, mas respeite a dos outros também, outros que inclusive talvez tenham visto mais que você e podem ter maior poder de avaliação. Então agora para o Messi só faltam duas Copas e mais um Mundial de Clubes, coisas que Pelé já tinha com a mesma idade. Quanto ao número de gols de um e de outro aos 23 anos, é melhor nem comentar, a diferença pró-Pelé é um absurdo. Aos 17 anos, Pelé já era considerado Rei do Futebol e Messi estava engatinhando. Pelé foi tão grande que toda vez que aparece um grande jogador logo é comparado a ele, já percebeu isso? Um abraço e fim de papo.

  • Italo

    Os futuros anos vão mostrar a verdade. Esperemos. Fim de papo.

    Resposta do blogueiro:

    Até lá, a vida continua

  • Juliano

    Italo,
    Nao adianta vc mostrar numeros, cada um tem uma opiniao, ate o Quaratarollo tem a dele, o Juca Kfouri, O Mauro Betting ..Jose Silverio..

    Nao vai ser voce com numeros e comentarios(de outros jornalistas) que vai provar o contrario

    Se para Pelé era facil, para outros tambem, e porque somente ele se destacou??????

    Vai me dizer que so tinha atacante, meio de campo perna de pau tambem???

    Ronaldinho gaucho no auge razoavel?????

    Desculpe, mas penso totalmente o contrario, assim como o outro leitor..

    Poe o MESSI num time mediado,,,vamos ver se ele leva o time nas costas…alias, vamos esperar a COPA

    valeu pessoal

    Resposta do blogueiro:

    Você tem uma certa razão, Juliano. O Messi no mediano time atual da Argentina, não consegue ser o mesmo Messi. O Maradona no time mediano da Argentina de 86 fez uma baita diferença e ganhou a Copa. O Santos só passou a ser Santos depois de Pelé, o futebol brasileiro só passou a ganhar de verdade depois do Pelé, mas isso é normal, já tem gente achando que o Neymar joga mais do que o Pelé. Só o tempo e a carreira desses jogadores é que dirão quanto pesaram na história, por enquanto Messi e o citado Neymar são muito jovens para terem inclusive essa responsabilidade indevida colocada por alguns tietes. São geniais, mas ainda não chegaram a Deus do futebol.

  • Vitor

    Oi Quarta,

    Sou jovem e não acompanhei essa época, por isso pergunto: vc colocaria a Academia de Futebol do Palmeiras com Adhemir da Guia que fazia frente ao Santos do Pelé como um dos grandes da história?

    Resposta do blogueiro:

    Colocaria, sim. Aliás, faltou também o grande Botafogo de Garrincha, Didi e Zagalo e o Inter de Falcão, Rubens Minélli, Figueroa e Manga entre outros.

  • Bart

    Lev Yashin
    Nilton Santos, Bobby Moore, Baresi, C.A.Torres
    Beckenbauer
    Cruyff, Maradona
    Di Stéfano, Romário, Pelé

    Nem vou colocar os reservas mas o Messi ainda não estaria lá

  • Jorge A. de O. Pinto

    Então Italo,
    Até certo ponto concordo com voce sobre a diferença que existe hoje entre times sulamericanos e europeus porém essa diferença está relacionada com o poderio economico afinal os grandes da Inglaterra, Itália, Espanha levam para lá o que há de melhor no Brasil, Argentina, Chile, países africanos e até de outros países perfiéricos da Europa. O Barcelona de hoje, seria favorito contra o Santos de hoje porque é bem melhor mas o Barça não é imbatível. Os santistas podem sonhar em ganhar do Barça. Só acho exagero quando eles sonham em massacrar tipo Santos de Neymar 6 x Barcelona de Messi 0. No máximo 1 e 0 e bem suado.

    Quanto a comparação entre grandes clubes do passado e grandes clubes da atualidade, eu discordo de voce. É o tipo de comparação que não tem lógica. Se os parâmetros são outros, qualquer teoria é mera suposição sem fundamentos. Veja o caso da Maria Esther Bueno que foi nossa grande tenista na década de 50. Se fosse possível trazer a Maria Esther da década de 50 para os dias de hoje sem dar para ela as mesmas oportundiades de acesso a tecnologia de hoje, treinamentos físicos de nossa época etc, ela perderia para uma jogadora moderna que é 100 no ranking, única e exclusicamente porque essa tenista teria mais velocidade e força física mas será que seria mais talentosa que a Maria Esther Bueno? Não. A diferença de preparo físico nesse caso faria tanta diferença que o talento acabaria sendo algo secundário. Por isso acho injusto dizer que um jogador de futebol hoje é melhor que um do passado e isso vale para todos os esportes. Cada um tem que ser avaliado por sua época. O que Pelé fez na época dele dentro das condições da época dele foi muito e ainda não apareceu alguém em nossa época que tenha feito as mesmas coisas dentro de nossas condições atuais.

  • Paulocacarvalhogbsul

    e burrice fica descutindo isso sou flamenquista mais o barcelona jae o melhor time de todos os tempo e messi e melhor que maradona e pele isso e fato chega de saudosismo

    • Guieluiza

      vc é maluco cara dizer que o messi é melhor que o pelé falta muito pra ele chega no nivel do ronaldo van basten johan criwfe zico zidade garrincha platini romario quem dira no pele hahahahahaha vc ñ entende nada.

    • Davi

      tu ta por fora tbm sou flamenguista mas vc n viu pele jg pra falar isso pele é o melhor dos ultimos tempos

  • Joaquim

    se o messi jogar até os 50 anos poderá alcançar o pelé, ou seja, ganhar 3 copas do mundo e fazer mais de 1200 gols

  • Rodrigoalves2010

    cada um em seu tempo Santos de Pelé , Flamengo de Zico hoje e o Barcelona de Messi…e amanhã..

  • Gushydatinga

    tem toda razão

  • Julio

    vc ta vendo o pior tempo o de pele nossaa…. o melhor

    • Juliano

      pele foi bom mas ja passou e quando o pele jogava o cruzeiro meteu 6×2 no santos pela copa do brasil e foi campeao

  • Roglins

    as táticas evoluiram, a tecnologia (bola, chuteiras, uniformes , gramado, nutrição e treinos) idem.
    Porém, antigamente, a habilidade individual falava mais alto ainda do que hoje.
    Nenhum piloto de Fórmula 1, hoje, é campeão se não estiver em uma das maiores escuderias.
    Antigamente, na época do Fangio, era o braço.
    Pelé, hoje, teria mais dificuldade de fazer mais de 1000 gols, porém Messi estranharia a falta de aparatos existentes hoje.

    Hoje os técnicos de futebol contam com todo um arsenal de indicadores elaborados por softwares, hoje é possivel saber quantos kilometros um jogador percorreu e assistir o tape de um lance de vários ângulos.

    Na época do Garrincha, tudo era muito diferente.

    Hoje o jogador por ruim que seja tem a possibilidade de otimizar suas habilidades, antigamente o jogador por melhor que fosse tinha que superar suas deficiências.

    0

  • 92 titulos conquistados sou palmerensxe sou apaichonado pelo meu time e verdão seja porco ou não sempre estara no corasão meu time é canpião agradeso-se ler.

  • Juliano

    sou cruzeiro mais de 100 titulos conquistado e é o unico dono da triplece coroa

  • Juliano

    o cruzeiro foi o unico time q ganhou titulos durante 15 anos e nunca foi para a segunda divisao é o maior de minas e em 2003 foi o segundo maior do mundo