Navegação de Posts

Título devia valer a Taça das Bolinhas

São Paulo e Flamengo polarizam a luta pelo título brasileiro da temporada.

O Palmeiras agora corre por fora e vai depender muito do que fará em Porto Alegre, na quarta-feira, contra o Grêmio.

A CBF devia aproveitar a chance e resolver de vez o caso da Taça das Bolinhas que deveria ser entregue ao clube que ganhasse por cinco vezes o Brasileiro.

O Flamengo garante que tem cinco títulos, mas nem a CBF reconhece.

O Campeonato de 87 foi ganho pelo Sport Recife que derrotou na final o Guarani, de Campinas, e ambos representaram o Brasil na Libertadores de 88.

Havia uma outra competição chamada Copa União com os principais clubes do país, que o Flamengo conquistou, mas não foi considerado o Campeonato Nacional.

Houve uma virada de mesa com o surgimento do Clube dos 13 que numa canetada só afastou da primeira divisão o Guarani, vice-brasileiro de 86, o América, que foi o terceiro colocado e outros clubes que considerava de segundo escalão.

O Clube dos 13 era para ser a Liga do futebol brasileiro e se desvirtuou com o tempo. Hoje é praticamente um braço da CBF para negociar contrato de televisão e os clubes passaram a ter dois patrões. A CBF e o Clube dos 13.

Para se fazer a Copa União o critério foi apenas financeiro. Os Clubes com maiores torcidas disputavam e acabou.

O Flamengo reivindica a Taça das Bolinhas desde que venceu o Brasileiro de 1992, a sua última grande conquista.

Esse título se uniu aos de 80, 82 e 83, anos de ouro da equipe comandada por Zico, o maior jogador da história rubro-negra.

O São Paulo já conquistou seis Brasileiros e jamais viu a Taça das Bolinhas, só por foto.

Já ultrapassou as cinco conquistas faz tempo e a CBF não teve coragem de mandar a Taça para o Morumbi. Não quer desagradar o Flamengo, mas também não reconhece o título da Copa União.

Então vamos fazer o seguinte:

Aquele que ganhar o título neste ano finalmente recebe a Taça das Bolinhas.

Vamos acabar com essa história que já deu nos nervos de muita gente.

É a única Taça que tem dois donos e não é de ninguém. É só da CBF, que a guarda a sete chaves até hoje.

E se o Palmeiras correr por fora e consequir o título, manda a Taça das Bolinhas para o Palestra Itália.

Afinal seria a sua quinta conquista já que ganhou em 72, 73, 93 e 94, podendo incluir ainda o Nacional da Série B em 2003. Que tal?

Para não deixar Flamengo e São Paulo tristes é só mandar a réplica da Troféu para colocarem nos seus respectivos museus com os seguintes dizeres: a Taça das Bolinhas já foi nossa também.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

202 ideias sobre “Título devia valer a Taça das Bolinhas

  1. Ridículo esse comentário, o seu dever como jornalista é contar a história real do campeonato de 1987.

    A CBF em 1987 então presidida por um paulista, disse abertamente que não tinha condições de promover o Campeonato Brasileiro daquele ano. Foi então que os clubes das maiores torcidas do país fundaram o CLUBE DOS TREZE.

    O Presidente do CLUBE DOS TREZE era o então Presidente do São Paulo, ele promoveu o campeonato junto com a rede globo e a coca-cola.

    O módulo verde era considerado o campeonato da primeira divisão, ou seja, o mais importante do país, e em conjunto com a CBF foi oficializado que o campeão do módulo verde seria o campeão nacional.

    Porém com o sucesso financeiro da COPA UNIÃO (módulo verde) controlada pelo CLUBE DOS TREZE, gerou ciúme da CBF que administrava a segunda divisão (módulo amarelo). No meio do campeonato o então presidente em exercício da CBF Nabi Abi Chedid, rasgou o acordo com o clube dos treze, e criou uma nova regra com o cruzamento dos campeões dos módulos verde e amarelo.

    O CLUBE DOS TREZE rejeitou a proposta e pediu para que o FLAMENGO (Campeão do módulo verde) não jogasse contra o Sport (campeão do módulo amarelo), o que foi prontamente atendido.

    Aliás o Sport foi considerado campeão do módulo amarelo através de um acordo político com o Guarani após empatar nos pênaltis em 11 x 11.

    Ainda tem dúvida de quem é o campeão por direito???? Chega desse assunto,pois a própria CBF já falou nos últimos dias que confirmará o título de 1987 para o FLAMENGO.

  2. Que coisa idiota esse post… desculpe Quartarollo.. mas nem tem discussão… todo mundo sabe que a taça das bolinhas é do São Paulo, primeiro por ter sido o primeiro penta e segundo por ter conquistado 3 vezes seguidas… deveriam ter dado duas taças dessas para o sp.

    Se o Flamengo é dono da taça porque nunca reinvidicou ela?
    Só agora que ficou pra trás fica ai querendo ganhar título no tapetão!

  3. Quartarolo,
    Vc acaba de escrever quem deve receber a taça das bolinhas:
    “O Flamengo garante que tem cinco títulos, mas nem a CBF reconhece.”
    Depois vc escreveu:
    “O São Paulo já conquistou seis Brasileiros e jamais viu a Taça das Bolinhas, só por foto.”
    Pronto, vc mesmo escreveu quem deve receber a Taça

  4. Que piada isso, não é comum acordo nenhum, e sim que conquistou 5 vezes o campeonato, o que o São Paulo fez com todos os méritos e reconhecimentos. A taça é do São Paulo e ponto final. Como a CBF é uma piada de mal gosto, essa taça não foi entregue ainda. E que história é essa de colocar o Palmeiras citando a série B?

    Por favor, sem amadorismo.

  5. Larga d eser bairrista rapaz,você já tem uma certa idade e então era adulto em 1987 podemos crer,por isso DEVE SABER MUITO BEM que a CBF que tinha desistido de organizar o campeonato daquele ano se arrependeu e resolveu inventar,no meio do campeonato, um quadrangular dos times que disputavam apriemira divisão(e bancavam suas viagens e o campeonato sozinhos)e os times da segunda os quais a CBF ajudava a se manter ajudando nas viagens,logistica ,etc…Mas CLARO NENHUM TIME SÉRIO QUE ESTAVA DISPUTANDO A PRIMEIRA ACEITOU(só o Vascão do seu Eurico aceitou)e quando chegaram a Final Inter e Flamengo,Flamengo venceu foi campeão e TODOS OS GRANDES,ATÉO VASCO,ASSINARAM EM BAIXO do título do Flamengo;por isso NÃO SEJA HIPOCRITA,Flamengo foi o primeiro PENTA nacional,você te idade pra saber disso!!!!

  6. Caro Colunista,

    Esquece esse negócio de taça de bolinhas, o negócio é o seguinte:

    O que vale é dinheiro no bolso e as estrelinhas na camisa!!!!, o resto é resto!!!

    Um grande abraço!

  7. A para cara,TODO mundo que é ISENTO,sabe que que se não fosse a birrinha da CBF essa taça já seria do Flamengo,até a CBF sabe disso e por isso não entregou essa taça ao São Paulo quando o time chegou ao seu penta…Tenho 19 anos não vi o campeonato de 1987 que foi o tetra do Flamengo(que depois viraria penta em 1992)mas como aluno de jornalismo e amante do Futebol estudei o que aconteceu na época e como QUALQUER UM QUE FEZ ISSO considero o Flamengo como justo e isento campeão de 1987 e penta em 1992,não sou Flamenguista,torço pro Galo de Minas,mas como futuro jornalista já aprendi coisas que a imprensa paulista emparte não sabe,coisas esatas que chama-se ISENÇÃO e IMPARCIALIDADE;sem essas coisas não existe jornalismo sério,só existe comediantes que se fazem de jornalistas (como o cara que AINDA BEM A JOVEM PAM MANDOU EMBORA CHAMADO MILTON “FEZES” E olha que ele é torcerdor do meu Galo,mas é um palhaço que envergonha a mim te-lo como companheiro de torcida);por isso mais isenção Quartarollo,adoro o Blog,mas se forpra ser bairrista contra times de fora de SP aí não dá.

  8. A propria CBF apesar de sua birrinha sabe muito bem que o primeiro penta é o Flamengo do Rio e por isso não entregou a taça de bolinhas ao São Paulo,todo mundo que é isento, e era adulto em 1987 e acompanhou os rolos da época sabe muito bem que o Flamengo foi tertra em 1987 e depois penat em 1992,a CBF em 1987 inventou uma regra no meio do campeonato de no final fazer quadrangular que NENHUM GRANDE aceitou disputar(só o Vasco aceitou na verdade se bem me lembro),mas no final Flamengo que foi campeão vencendo o Inter e TODOS os grandes assinaram o título do Flamengo,inclusive e principalmente o presidente do São Paulo quue era presidente do clube dos 13 na época.Por isso sem Hipocresia gente,se fosse meu Palmeiras que foi campeão em e falassem que não foi por puro bairrismo eu também ficaria com raiva,comoos cariocas ficam.

  9. Todo mundo que é inteligente e imparcial sabe que o Flamengo foi penta antes do São Paulo, até a CBF sabe e por isso não entregou a taça d ebolinhas ao São Paulo,e só não a entrega ao Flamengo por puro despeito,mas ao menos o Flamengo alevantou em 1992 quando conseguiu seu penta, a CBf só não deixou levar pra casa por despeito,agora o São Paulo nem viu a Taça pois até a CBF sabe que o Flamengo foi penta antes,só não admite em público!!!!

  10. Só mais uma coisa além do que já escrevi,como já escreveram outros aqui pelo que vi “até a CBF SABE QUE O FLAMENGO FOI TETRAEM 1987 E PENTA EM 1992″ por isso nãoentregou a taça de bolinhas ao São Paulo,e só não entrega ao Flamengo por pura birrinha!!!!

  11. Endosso as palavras do Claudio do Recife.

    E, só para completar, foi um dirigente do SPFC (não me lembro agora se J.J. ou outro) quem articulou para que o campeão do módulo verde não jogasse contra o campeão do amarelo. Isso já estava acordado e assinado por representantes de Fla e Inter antes mesmo que jogassem a final.

    E aí o São Paulo me aparece com aquela palhaçada de “Penta Único” o que, na minha opinião, é um ato de deslealdade – já que seus dirigentes articularam pela não-realização do jogo inter-módulos e o próprio SPFC, então, assinou documento reconhecendo o Fla como legítimo campeão de 1987.

  12. Infelizmente existem comentários que não são reais e veem contra o autor do Blog.
    Quartalolo, concordo com seu comentário e acho ridiculo esse ataque sem argumentos.
    Quanto a disputa pela taça das bolinhas, é uma grande idéia, mesmo achando que o justo seria o São Paulo recebe-la. Imaginemos que o São Paulo venha a vencer este e o próximo brasileiro, seria o grande merecedor da taça de bolinhas por conquistar 5x o campeonato seguido, não somente 3x seguido e 5x aleatoriamente.
    Parabéns pelo blog

  13. Três colocações:

    1 – A CBF não tem que reconhecer o título do Flamengo, pois não foi ela quem organizou a competição. Quem tem que reconhecer o título é quem organizou o campeonato, ou seja, o Clube dos 13. Não sei se ele já se manifestou oficialmente a respeito. Se não, deveria fazê-lo.

    2 – Se foi o Clube dos 13 que organizou o campeonato, é ele quem deveria entregar o troféu (no caso, a Taça das Bolinhas) ao campeão. Então, porque a CBF “a guarda a sete chaves até hoje”?

    3 – Se na época quem presidia o Clube dos 13 era o presidente do SPFC e foi ele quem propôs o regulamento e TODOS os integrantes do clube o aceitaram e assinaram, porque agora os torcedores desse clube insistem em não reconhecer (e até menosprezar) o título rubro-negro? E se fosse o SPFC na situação do Flamengo? Será que os tricolores não se considerariam (já) heptacampeções?

  14. para o FERNANDO CAMARGO ARANTES: CARA SE VC PENSA EM SER JORNALISTA, PRIMEIRO APRENDA ESCREVER CORRETAMENTE: ESATAS, MALUCO SE ESCREVE COM “x”(EXATAS), E EXISTE TEM QUE ESTAR NO PLURAL(EXISTEM) QUANDO VC FALA DE COMEDIANTES, ALIÁS VC DEVE SER UM PORQUE TORCER PARA O GALO MINEIRO, TEM QUE RIR, KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK

  15. kkkkkkkkkkkkkk

    Flamengo é TETRA do Brasileiro e 1 Copa União. QUem foi campeão Brasileiro de 2000? Ou foi a Famoda Taça João Havelange que deram pro Vasco!?

  16. Só tem um jeito de resolver essa pendenga. Derretam a tal Taça das Bolinhas, assim como fizeram com a Jules Rimet (coisa de carioca, só podia ser) e ponto final.

  17. Sou são paulino, mas não dá pra negar que o Flamengo foi o campeão de 1987. O próprio São Paulo assumia isso…

    Eu acho que essa história se resolveria de maneira bem simples. Manda fazer outra taça idêntica e entrega uma pro São Paulo e outra pro Flamengo.

    Uma solução justa e correta.

  18. É, tem muita gente que se acha jornalista, mas ainda nao sabe nem escrever, Sr. Fernando, por favor refaça seu comentario e explique o que voc pretendia dizer, apesar de leigo em portugues pois sou farmaceutico, o minimo que espero de um jornalista é um bom portugues.

    Sao Paulo é quem merecia esta taça, nada de Flamengo.

    Saudaçoes tricolores!

  19. hahahahaha

    Mandou bem Pedrão…o otario faz faculdade de jornalismo por correspondencia e quer bancar de sabichão. Vá ler um livro de gramatica otario!
    E quanto ao Flamengo ser penta, é mais facil eu ganhar na mega sena.
    E ninguem cala esse chororo, chora porcada, chora urubuzada, o campeao voltou!

  20. Dá logo esta taça de bolinhas pro Flamengo, pois ela não vale nada mesmo…O que realmente importa é quem tem mais títulos e nesse caso o SPFC é imbatível….Ficar discutindo se o Flamengo foi penta primeiro, isso não importa, o que importa é que o tricolor paulista é o ÚNICOOOOO TRI-HEXACAMPEÃO (Futuro TETRA-Hepta), coisa que nenhum time vai igualar, pelo menos durante o próximo milênio….Além de ser também ÚNICOOO time do Brasil TRICAMPEÃO-MUNDIAL……Agora discutir com o Flamengo uma taça que não tem valor nenhum é muito pouco para o SPFC maior campeão do Brasil e um dos 5 maiores times do mundo……….

  21. O amigo Fernando Camargo quis dizer “estas” e não “exatas”. Foi um erro de digitação. O que não ocorre com o “Pedrão” de ipatinga, que comete a grosseria de escrever com o caps lock apertado. Coisa q ele com certeza nao deve saber se tratar de falta de educação. Resumindo. O erro do Fernando foi de digitação, o do “Pedrão” foi de berço mesmo. Culpa dos pais.

  22. Muito boa a ironia, Quartarollo, e lembrando ainda q ficaria de posse da taça o clube q ganhasse 5 vezes primeiro OU fosse tri CONSECUTIVO, feito isso TAMBÉM conseguido pelo tricolor…tsi tsi tsi…

    É mais do q direito entregar para o São Paulo, já q a CBF não reconhece o título de 87 do Flamengo…

  23. Por que o São Paulo é diferente?

    Restando 3 rodadas para o final do mais equilibrado e imprevisível Brasileirão de todos os tempos e com a possibilidade de conquistar seu 6° título de expressão em apenas 5 anos e o 13° em sua história (2005-2009/ recorde pessoal e brasileiro caso se concretize), vários questionamentos referentes ao São Paulo vem à tona para dimensionar sua singularidade.

    Depois de estar a 13 pontos do líder, na 16° posição e só assumir a liderança ao final da 34° rodada, seus torcedores confiantes ou/e ponderados acreditam em mais um feito glorioso e sobrenatural para o repleto e ilustre Memorial Tricolor.

    Por que o SPFC é diferenciado?

    Seria o time mais odiado do Brasil?

    Acaso ou competência?

    Presunção ou merecimento?

    Inegáveis fatos esclarecem que o “Clube da Fé” é:

    -o mais invejado pelos torcedores rivais!;

    -o mais cobiçado pelos jogadores e técnicos!;

    -o mais analisado pelos dirigentes concorrentes! e

    -o mais elogiado pela mídia em geral!

    Tudo graças a incontestáveis acontecimentos:

    -possui 12 títulos de primeira grandeza (Brasileiro, Libertadores e Mundial/ 6-3-3) enquanto juntos os gambás (4-0-1) e porquinhos (4-1-0) tem 10!;

    -é o caçula (mas prodígio) dos grandes times brasileiros com apenas 73 anos (16/12/1935)!;

    -é o mais estruturado e organizado do país (estádio; centros de treinamento para os profissionais e categorias de base; preparação física; clube de associados; contexto patrimonial)!;

    Chega a ser gritante, se confrontado com algumas equipes!

    -sua torcida cresce de maneira espantosa (a maioria das pesquisas recentes não compreendem os menores de 14 anos e mulheres)!;

    É preferível ser o maior vencedor brasileiro em âmbito nacional, continental e mundial do que ter a maior torcida!

    -nunca se submeteu a questionáveis e calamitosas parcerias!;

    -desde o início dos anos 2000 tem o maior faturamento entre os clubes brasileiros (receitas totais)!;

    Com exceção dos anos em que os gambás se venderam à MSI e os lambaris negociaram o mascarado Robinho e toda sua trupe!

    -arrecada no mínimo R$90 milhões anualmente, desconsiderando as receitas da TV e venda de jogadores!;

    -possui eficiente departamento de marketing (lojas, grife SAO, produtos licenciados, modernização do Morumbi,etc)!;

    -tem em seu quadro diretivo competentes dirigentes (presidente Juvenal Juvêncio, acessor da presidência João Paulo de Jesus Lopes, diretores de marketing Adalberto Batista e Júlio Casares, superintendente Marco Aurélio Cunha)!;

    Fica evidente quando comparado com os dirigentes de muitos clubes!

    -departamento de futebol integrado (administrativo, financeiro, recursos humanos, marketing, jurídico, etc)!;

    -relacionamento diferenciado entre os patrocinadores e o clube (ações promocionais e comerciais)!;

    -mentalidade de campeão e cultura de vencedor!;

    -pioneirismo (1988 – Centro de Concentração e Treinamento da Barra Funda, 2003 – REFFIS/ Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica, 2005 – CFA de Cotia/ Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel e na década de 70 elaboração de um plano para conquistar a América, etc)!;

    Responsável pela popularização e obsessão brasileira em vencer a Taça Libertadores!

    -planejamento (visão antecipada e minuciosa)!, etc…

    Enfim, temos sorte e orgulho por sermos são-paulinos!

    O time mais coroado do Brasil!

    Como muitos dizem: “Um time europeu de expressão, no Brasil e na América do Sul!”

    Clube de estirpe, notável, distinto!

    “Tricolor do Morumbi, o único 6-3-3 do Brasil!”

    Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP)

  24. Acredito que a taça de bolinha para o São Paulo ja virou bobagem, deem para o Flamengo, para o Palmeiras, o São Paulo esta em outro nivel no futebol brasileiro, taça de bolinha tenha do…..

  25. Quer saber? Queima essa encrenca dessa taça… derrete o material e vende.. faz uma doaçao a um orfanato qualquer ai e pronto… Afinal, se for reconhecer por reconhecer, dá ela pro PELÉ que não ostenta NENHUM TÍTULO BRASILEIRO… nao eh verdade?

  26. Quarta, é simples resolver isto.
    O que ficou decidido para saber quem ficaria com a Taça das Bolinhas? Ou o primeiro penta ou o primeiro Tri-campeão Brasileiro CONSECUTIVO.
    Se há um imbróglio para definir quem foi de fato o 1ºPenta, basta passar para a segunda opção.
    Nesse caso, não há dúvidas: o Único Tri-Campeão legítimo do Brasil é o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
    Sem mais.
    =]

  27. Oi Quartarollo so gostaria de dizer que essa briguinha insana de taça das bolinhas nao vai levar a lugar nenhum sou tricolor paulista de coração nasci em 1988 portanto nao tinha nem nascido nessa epoca a melhor coisa a fazer na minha opiniao e dar logo essa “taçinha” insignificante para o Flamengo que alega ter 5 Campeonatos Brasileiros, pode ate ser de fato “penta” mas ja ultrapassamos o time da gavea e somos hexa e digo mesmo contra tudo e todos com arbitragem,imprensa,STJD etc. Vamos ganhar novamente o Brasileiro para sim recebemos uma taça de verdade a de hepta campeão nacional e o 4 titulo seguido.Quero ver algum time repetir esse fato na Historia.

  28. PEDRÃO – PITANGA-SP

    Eu não penso ser jornalista,não sou,apenas um dia serei,escrei com presa pois estou no estágio por isso errei;porém DEFENDI A ISENÇÃO,pobre coitado você que tem que mentir pra si mesmo pra poder fazer você e os outros acreditarem que seu time é o primeiro penta, quando na verdade o Flamengo do Rio que o é,e até a CBF sabe disso pois o São Paulo NÃO VIU NEM A COR DA TAÇA DE BOLINHAS ,que o Flamengo só não recebe pro BIRRA DA CBF!!!!

  29. O Presidente do SPFC não era presidente do clube dos 13. Isso é história pra carioca dormir. E de que adianta ganhar um título que toda vez tem de ser justificado com uns 3 parágrafos de explicações? Apenas flamenguistas reconhecem esse titulo, nem a CBF nem nenhuma torcida do resto do país reconhecem essa marmelada. Os clubes cariocas são assim mesmo: é tudo na conversa, na malandragem, no jeitinho, porque com a bola rolando nunca vão levar nada.

  30. Todos aqui atacam a torcida do São Paulo como sendo ela responsavel por tudo. No entanto algum torcedor de outro time ja visitou a sala de trofeus do tricolor, caso não o tenham sejam bem vindos, a taça das bolinhas não significa nada para a torcida são paulina, recordem que falamos do time 6 vezes campeão brasileiro, 3 libertadores e 3 mundiais, esses trofeus tem importância, as bolinhas que seja derretida, o penta ou tetra do flamengo tambem nao importa, somos hexa. O Sáo Paulo mira o Boca e suas libertadores e mundiais.

  31. Em 1987, o time que o Flamengo mandava em campo era formado por: Zé Carlos, Jorginho, Edinho (Aldair), Leandro, Leonardo, Ailton, Andrade, Zinho, Zico, Bebeto, Renato Gaúcho. Ou seja, 5 futuros campeões mundiais, 10 jogadores com belas passagens pela seleção brasileira (incluindo Zico, é claro). Um time melhor que qualquer um que já tenha sido formado no Morumbi a qualquer época!! Qualquer são-paulino deveria lavar a boca antes de pronunciar esse campeonato e deveria honrar o acordo feito com seu presidente, membro do clube dos 13. Hoje, parabéns ao São Paulo, que tem a melhor estrutura do pais, é hexa e tri-campeão seguido. A unica coisa que o São Paulo não tem, que falta em seu vitorioso marketing, é a torcida do Flamengo. É por essa razão, que hoje o grande adversário mercadológico do São Paulo, não é Corinthians ou Palmeiras, é o Flamengo!! Obsessão dos dirigentes são-paulinos, e por essa razão incapazes de admitir que aquele time foi, de fato, o CAMPEÃO do BRASIL em 1987. Leiam novamente a escalação acima…

  32. Uma taça é apenas um símbolo, e temos a maior torcida a mais vibrante essa taça, esse título ninguém tira.

    Abraço nação rubro negra

    Foram mais de 800.000 camisas vendidas em apenas três meses

  33. Mas ainda esse assunto besta??? Manda logo essa tacinha vagabunda prá Gávea, porque no Morumbi só queremos taças ganhas sem discussão e, dessa forma, só de campeonatos brasileiros já temos seis. Definitivamente, não quero essa coisinha horrorosa na sala de troféus do time mais vencedor deste país.

  34. Quartarollo,

    Não concordo com seu post nem um pouco. Achei sem sentido dar a taça ao Palmeiras, se eles eventualmente ganharem o campeonato daqui algumas semanas. Acredito, mesmo sendo são-paulino roxo, que a taça deva ficar com o Flamengo. E não se fala mais nisso, além do mais, não é uma estúpida taça de bolinhas que vá legitimar que meu tricolor é o clube de maior sucesso do Brasil. Manda pro Flamengo e que eles se divirtam com a taça ou vendam para pagarem suas dívidas!

    Abraços!

  35. Texto totalmente tendencioso e que falta com a verdade que aconteceu em 1987. Um exemplo de como um jornalista não deve escrever. Aprenda sobre a Copa União com o seu amigo Kfouri. É um serviço que o senhor faz a sua biografia.

  36. Quarta,
    Acredito que a taça é do Flamengo; afinal os presidentes dos clubes assinaram em baixo; afinal, se o curintia é campeão mundial reconhecido pela fifa, pq não o mengão ser reconhecido pela cbf.

  37. Oooo, falta do que escrever…
    Manda essa porcaria de taça das bolinhas para os urubus, não tem problema não…
    O Tricolor tem muito mais a comemorar do que esse tipo de troféu de verão!!!
    Agora se quiser dar um título diferenciado mesmo, dá para o primeiro time pentacampeão brasileiro consecutivo… Isso sim seria um feito histórico digno de ser representado por uma premiação!!!
    Eu entendo que esses tipos de premiações diferenciadas deveriam ser entregues apenas para situações totalmente difíceis de serem conquistadas, o Pentacampeonato se for levado em consideração todos os títulos, sem a necessidade de ser consequentemente, será muito brevemente realizado por quase todos os times grandes do Brasil, o Corinthians tem 4, Palmeiras tem 4, o Vasco tem 4, além de outros times que poderiam ser valorizados e ganharem com tranquilidade!!

  38. olha tem um ditado que diz aguas passadas não movem moinho então vcs são todos uns babacas sou corinthiano e penta campeão de fato e direito é o são paulo vcs todos são bairristas abraços quarta

  39. Aqueles que criticam os saopaulinos, acho que voces estao, denovo, criticando as pessoas erradas. Torcedor é torcedor, e não é por serem saopaulinos que dizem “penta unico” e essas coisas. Se fosse o contrário TENHO CERTEZA que os torcedores do flamengo falariam a mesma coisa (Flamengo, Palmeiras, Galo, enfim…).

    A lambança foi e é da CBF, que deveria ter resolvido o caso muito antes, quando ninguém corria o risco de ser penta. Esperaram, e agora surgiu esse problema quase insolúvel. Insolúvel porque seria errado também darem agora a taça pro Flamengo. Porque? Porque até hj nao reconhecem ai de repente um time é penta e ai entregam pro flamengo… Nao seria de forma alguma bem visto. Sinceramente, e nao falo como saopaulino, a CBF teve outra grande chance de resolver o problema dando a taça pro Sao Paulo ano passado, quando foi tri seguido, ou seja, outro criterio pra ganhar a taça. To falando isso numa boa, nao que ache q a taça seja do SP, mas apenas como solução…

    Acho q os torcedores nao deviam brigar entre si. Saopaulinos podem falar q sao penta unico, mas os flamenguistas nao deveriam ligar. Nós tambem temos de ouvir q somos campeoes da copa toyota até hj, e nao mundias… Torcedores de outros clubes SEMPRE vao encher a paciencia, é do futebol.

  40. O primeiro penta campeão nacional, é de fato, o Flamengo.
    Mas a taça das bolinhas é oferecida para o time que vencer 5 vezes seguida o campeonato nacional organizado pela CBF. A Copa União foi organizada pelo clube dos 13, por isso a CBF não reconhece. A Copa União de fato tem a importância de um brasileiro, mas não tendo sido organizada pela CBF, não entra na contagem referente a taça das bolinhas. Isso é tão óbvio quanto 2+2 são 4.

    Logo, por direito, a taça pertence ao São Paulo, que foi o primeiro a conseguir os 5 títulos em campeonatos organizados pela CBF, e o primeiro a vencer 3 vezes seguidas o brasileiro.

    Usem a razão: Imaginem que a FIFA fizesse o torneio dos cilindros pra quem vencesse 6 vezes a Copa do Mundo. Mas, em 2010, a FIFA não tem dinheiro pra realizar a Copa do Mundo. Então, diversos países de importância futebolística resolvem realizar um campeonato. O vencedor, é claro, é considerado o campeão do mundo. Mas o troféu que recebe é diferente dos demais. Logo, se o vencedor fosse a Itália, e ela ganhasse tbm em 2014, quando a FIFA voltasse a organizar o torneio, e o Brasil ganhasse em 2018, quem teria direito ao troféu? É um tanto óbvio.

    O Corinthians, por exemplo, é campeão mundial de clubes. Mas o seu troféu é diferente dos demais vencedores. Se houvesse algo do tipo no torneio mundial de clubes, como por exemplo, o primeiro a vencer 3 vezes mantém a taça, o Corinthians teria que vencer por mais 3 vezes, e não por mais 2, pra ficar com o troféu permanentemente.

    Não tem segredo. A CBF deveria esclarecer isso, admitir que o Flamengo é o Campeão do torneio nacional mais importante de 1987, ou seja, o legítimo campeão brasileiro, tendo assim 5 títulos, mas que o torneio organizado por ela foi outro, de menor importância, e a Taça das Bolinhas estava condicionada a esse torneio, por ser este o organizado pela CBF, e não a Copa União. E entregar a bendita taça das bolinhas pro SP. É o jeito mais fácil de agradar a todos. Os são paulinos ficam com algo de direito, e os flamenguistas também (o título, agora oficialmente aceito e sem poder ser contestado pelos outros, como acontece).

  41. Boa tarde,
    não importa quem organizou a Copa União, não importa o que as torcidas acham.
    A CBF não reconhece o Flamengo como o campeão de 1987 – o que é legítimo – POIS NEM TODOS OS TIMES PRINCIPAIS DO PAÍS NA ÉPOCA DISPUTARAM ESSE FAMIGERADO TORNEIO. O Guarani e o América-RJ, vice e terceiro colocado respectivamente do Brasileirão de 1986, não disputaram a Copa União, por exemplo. Se o campeonato é Brasileiro, e se nem todos os melhores times da então atualidade não o jogaram, não houve campeonato brasileiro (o que, por exemplo, não ocorreu na Copa João Havelange, de 2000, o que legitima o Vasco como campeão brasileiro daquele ano).
    O Flamengo é, oficialmente e moralmente, tetra. O São Paulo chegou ao penta e já conquistou o hexa.
    A taça das bolinhas é do São Paulo. Não há o que se discutir sobre isso.
    Pouco importa se foi o São Paulo quem presidiu a Copa União em 1987, todos aceitaram o regulamento, mas nele não estava escrito que a CBF estava proibida de organizar o seu campeonato e que a Copa União seria o nacional do ano. Se ao menos não houvesse ocorrido uma disputa paralela à Copa União naquele ano, ainda que o Guarani e o América-RJ estivessem fora da competição, até se poderia discutir se o Flamengo seria o campeão nacional daquele ano ou não. Como aconteceram dois campeonatos, e um deles era do órgão organizador oficial (CBF), como afirmar que o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987, só pelo fato dos times mais tradicionais e ricos terem jogado aquela Copa? Isso é justificativa?
    Não cabe a nós discutirmos isso, a CBF, organizadora oficial do futebol brasileiro, diz: São Paulo – 7 títulos brasileiros; Flamengo e Palmeiras – 4 títulos. Ponto final.
    A taça das bolinhas, como a CBF prometera anteriormente, deveria já ter sido entregue ao São Paulo e o assunto estaria encerrado. Se o Flamengo quer a taça sem conquistar títulos, faça uma réplica por conta e coloque em sua sala de troféus, para atestar aquilo que ele não conquistou.

  42. Independentemente de quem tenha sido o legítimo campeão de 1987 (na verdade, foi o Sport), a taça das bolinhas deve ficar com o São Paulo, que foi o primeiro time a vencer 5 campeonatos OFICIAIS, depois que a taça foi criada. Vale lembrar que o Santos e o Palmeiras já eram hexacampeões brasileiros quando surgiu essa taça das bolinhas.

  43. Sou são paulino e minha opnião é bem objetiva
    A taça deveria ser entregue ao Flamengo, pois ela representa apenas mais bagunça e anarquia que existe quando se trata de time carioca.
    Nos sabemos que é penta do Brasiliero, deixe a taça ao flamengo, assim podera vender e quitar uma quirela dos 400 milhôes que deve a todo mundo!

  44. Antônio Carlos :
    O titulo do Flamengo de 1987 é reconhecido pelo Clube dos 13, que organizou a Copa União, não o campeonato brasileiro.
    A Taça das Bolinhas é da CBF e não do Clube dos 13.
    Quem decide para quem quer dar a Taça da Bolinhas é a CBF…

  45. Atenção: O FLAMENGO e o INTERNACIONAL, então com três títulos cada, antes de iniciarem a final já haviam tomado a descisão de NÃO enfrentarem os vencedores do outro módulo. O Flamengo foi tetra e logo depois (92) venceu pela quinta vez. Quando nossos clubes enfrentam a CBF vcs jornalistas paulistas e bairristas ficam de fora por se tratar de clubes do RS e RJ. Covardes.

  46. Taça de bolinhas ? Pra quê ?
    O que esta taça trará de diferença na sala de troféus e nas glórias dos clubes que já foram campeões mundiais interclubes ?
    Sinceramente não mudará em nada a vida de nenhum dos clubes.
    1987 foi o ano da vergonha do futebol nacional e deveria ser esquecido.

  47. Antônio Carlos, você resumiu muito bem a situação, em especial, a 3° colocação,que faço questão de repetir:

    ” – Se na época quem presidia o Clube dos 13 era o presidente do SPFC e foi ele quem propôs o regulamento e TODOS os integrantes do clube o aceitaram e assinaram, porque agora os torcedores desse clube insistem em não reconhecer (e até MENOSPREZAR) o título rubro-negro? E se fosse o SPFC na situação do Flamengo? Será que os tricolores não se considerariam (já) heptacampeções?”

  48. Flamengo é a maior piada do futebol brasileiro. Nunca se viu um timinho tão pequeno e sem títulos com uma torcida tão grande. Mas também, não dá para culpar os cariocas. Quais as alternativas? Fluminense? Vasco? Botafogo? Só timinho de segunda divisão.

  49. Não queremos a Taça da Bolinhas. Queremos a Taça do Heptacampeonato. Proponho que esqueçamos essa história de penta. Afinal de contas, o São Paulo já é hexa. Brigar para quê? Por que ficar jogando conversa fora? Vamos falar do presente.

  50. É PEDRÃO VC ESTA CERTO UM CARA QUE NÃO SABE ESCREVER DIZ SER JORNALISTA E ALEM DE TUDO É ATLÉTICANO . JÁ CHEGA DESSA BESTEIRA O FLAMENGO BUSCA NA VERDADE O PENTA E NÃO O HÉXA O SÃO PAULO MERECERIA A TAÇA DAS BOLINHAS MAS SABE DE UMA COISA PEGA ESSA TAÇA E COLOCA BOLINHA POR BOLINHA NO CÚ DO RICARDO TEIXEIRA E DOS JORNALISTAS QUE CONCORDAM COM ISSO … E APROVEITANDO O ESPAÇO QUERO DIZER QUE O STJD ESTA TENTANDO DE TODO JEITO TIRAR O TITULO DO SÃO PAULO , É SÓ VER JÁ TIRARAM O MANDO DE JOGO E O ZAGUEIRO DO PALMEIRAS NÃO PEGOU SUSPENSÃO , AGÓRA QUERO VER SE OS JOGADORES DO TRICOLOR VÃO SER SUSPENSOS NA MINHA OPINIÃO SE AQUELA FALTA DO DANILO NÃO FOI PUNIDA ENTÃO ATÉ O BORGES DEVE SER ABSOLVIDO

  51. “pedrão pitanga-sp” se fosse um comentário a favor do seu time com certeza vc faria vista grossa, mas quem está aqui pra discutir erros ortograficos??? até vc errou no seu comentário… mas deixa pra lá… se vc não tem ideias pra discutir neste blog, vai discutir no blog Pasquale Cipro Neto lá será o lugar ideal para vc…
    um dia desses a CBF lançou uma nota homenageando o finado Zé Carlos e na nota eles colocaram como um dos títulos(campeão brasileiro de 87) eles só não reconhecem o título do mengo por que não querem essa é a verdade…

  52. O Clube dos Treze só organizou o campeonato de 1987 porque a CBF se disse impedida financeiramente de fazê-lo. Por isso, Globo, Abril, Varig, Coca-Cola e outras empresas apoiaram o Clube dos Treze para organizar o campeonato no que ficou conhecido como módulo verde.

    Os idealizadores principais foram dois marketeiros – um do São Paulo, outro do Flamengo. Nos bastidores, havia o protesto dos clubes grandes contra o inchaço político dos campeonatos anteriores, com muitos clubes e pouco dinheiro.

    A CBF, então, comprometida politicamente com os clubes pequenos, ficou responsável somente pelo módulo amarelo, a segunda divisão. Ou seja, a CBF reconhecia o módulo verde como o campeonato da primeira divisão, só que achando que ia ter prejuízo com a competição por isso repassou a organização da disputa. (O América-RJ, terceiro colocado do ano anterior e inconformado por não integrar o grupo da primeira divisão, recusou-se a jogar, e o módulo amarelo teve oito jogos com WO).

    Mas durante o campeonato a CBF viu que o dinheiro estava entrando e quis voltar para a brincadeira: impôs o cruzamento dos dois módulos, rasgando o acordo assinado no regulamento.

    O Clube dos Treze, liderado pelo então presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, não concordou e disse que o campeão, fosse qual clube fosse, não jogaria o cruzamento.

    Foi o que o Flamengo e o Internacional (vice) fizeram. Para se chegar ao campeão do módulo amarelo, Guarani e Sport jogaram um quadrangular contra Bangu e Atlético-PR, e na final realizaram uma decisão que terminou empatada nos pênaltis em 11 a 11. Os dois clubes, conversaram e optaram por declarar o Sport campeão do módulo.

    E depois jogaram o quadrangular final sem Fla e Inter, que se recusaram. O Sport venceu o Guarani na última partida. Na Justiça, houve decisão favorável ao Sport e contra o Flamengo. Mas o Clube dos Treze sempre apoiou o rubro-negro carioca, inclusive o São Paulo.

    Portanto, dizer que o São Paulo não reconhece o título do Mengo é oportunismo. A polêmica da Taça das Bolinhas (criadas em 1970 pela Caixa) só surgiu em 1992, quando o Fla ganhou o 5. título.

    Detalhe: o Clube dos Treze aumentou para 20 participantes, e o Sport entrou no grupo quando a CBF se disse novamente impedida de realizar o Brasileirão. O Clube dos Treze, então, fez a Copa João Havelange (também com cruzamento de módulos), que a CBF reconhece o Vascão, com justiça, apesar da arquibancada maldita!!! ô, vamos contar a história direito!!! Mengão campeão de 87!!!

    Quarta, você é mesmo rolo!!!!!

  53. Meu Deus galera……para com essa choradeira…….

    Façam uma pesquisa entre os torcedores do SP…..e vcs se surpreenderao com o resultado!!!!

    A opiniao é unanime…..PEGA A TAÇA DE BOLINHA E ENFIA NA GÁVEA…..e ponto final…..a diretoria do SP faz uma media falando q quer a taça…..mas a torcida mesmo nao ta nem aí…..

    As que importam mesmo estao lá…3 Mundiais e 3 Libertadores….o resto corre atrás……e como bem disse um amigo ali em cima: “O que vale mesmo é estrela na camisa (se o SP as pusesse faltaria espaço) e dinheiro no bolso” o resto deixa pros mais necessitados!!!

  54. sou saopaulino, mas a taça deveria ser entregue ao flamengo, pois o campeonato promovido pelo clube dos 13 , já estabelecia , que o campeão seria o campeão brasileiro da temporada.não tem discussão, é do flamengo e ponto final.de lá pra cá , o que a cbf deveria fazer é, confeccionar uma uma taça para ser disputada, agora, o palmeiras vai catar coquinho no deserto , não merece nem taça de lata. o titulo estava na mão dos porquinhos e eles fizeram este belo papel de chororo , que anularam gol do obina e coisa e tal. quando roubaram o cruzeiro no mineirão , aí tudo bem???

  55. Pra começo de conversa, Pentacampeão pra nós São Paulinos é passado. Vamos ser heptacampeão.
    Pode dar taça de bolinhas, quadradinhos, triangulinhos pro Flamengo pra que um dia ser realmente Pentacampeão (já que sempre disputam campeonato pra não cair) . Falar que o Flamengo é Penta é o mesmo de falar que o Corinthians é Campeão do Mundo.

  56. Em primeiro lugar vc é um fanfarrão ou já nasceu com 50 anos? Comenta uma história q vc msm conviveu como se fosse um adolescente q só conhece a história da internet. Se é pra fazer um comentário inútil assim, é melhor não comentar pq a única coisa q vc conseguiu foi inventar uma polêmica q nem vc msm acredita…

    Segundo, eu até entendo os torcedores do Sport, Guarani, entre outros, discordarem do hepta do Flamengo. O q eu acho o cúmulo são os torcedores hipócritas de times pertencentes ao clube dos 13, como os bambis, sabendo q o clube dos 13 confirma o Flamengo como penta fingem ( ou talvez não ) serem acéfalos e ficam discutindo isso…

    Ah, e quem articulou essa história do confronto entre os módulos, até onde eu me lembro, foi o Eurico Miranda, contrariando a recomendação do clube dos 13.

  57. Com bolinha ou sem bolinha o que interessa é o título.
    Mas já é prática antiga da CBF se considerar dona do “campeonato Brasileiro”, fazendo com que todos ignorem os títulos nacionais antes de 1971, como se não houvesse campeonato brasileiro antes da fundação da CBD.
    Quando era garoto paguei mico por conta disso: fui querer tirar sarro dos meus primos dizendo que o Santos nunca havia sido Campeão Brasileiro: e passei vergonha, porque o time do Pelé ganhou o brasileiro, que existe desde 1950, CINCO anos seguidos. E daí que a CBF não reconhece? Garanto que ser penta-campeão enfrentando times adversários comandados por jogadores como Ademir Da Guia, Rivelino, Gérson, Garrincha, Tostão, é muito mais respeitável do que ser campeão enfrentando CRB, ASA, CSA eoutras invenções que passaram a figurar no campeonato brasileiro da CBD/CBF na década de 70.
    Seguindo esse raciocínio, esse título do Flamengo de 87 é um pé no saco da CBF.

  58. 1987 é do SPORT e o Poder Judiciário já decidiu isso.
    A CBF tentou, mas a JUSTIÇA impediu.
    Na lista da entidade consta SPORT campeão.
    O FLAMENGO foi covarde e ficou com medo de jogar …

  59. Complementando: dois pesos duas medidas?
    Pois se o São Paulo, hoje, não aceita o Flamengo como campeão de 1987, por que a CBF não reconhece esse título, como fica então os títulos mundias que não são reconhecidos pela Fifa?
    Por que para a Fifa, Palmeiras e Corinthians são campeões mundiais e o São Paulo não é.
    No entanto, todos os torcedores do mundo reconhecem a Copa Toyota ou Copa Intercontinental como um título mundial inter-clubes; o mesmo é válido para o Flamengo Campeão Brasileiro de 1987.
    Logo, quem dá credibilidade a um campeonato é a opinião pública, e não a Fifa ou a CBF.

  60. Ora bolas, Quartarollo. Se o Flamengo ganhar vai ser o quinto título brasileiro do clube. Mesmo que alguns achem que são seis, ainda assim não passa o São Paulo. Então, qual o motivo de dar a taça das bolinhas pra qualquer um dos clubes?
    Proposta desnecessária, com todo o respeito.

  61. …Primeiro PENTA???? HEXA???….HEPTA????….ONDE ESTÃO OS ZÉ RUELAS….

    Quem foi foi PENTA-CAMPEÃO BRASILEIRO???

    SE VOCÊS ME FALAREM EM “CINCO” TÍTULOS CONQUISTADOS…EU ACREDITO, ASSINO …

    O ÚNICO PENTA-CAMPEÃO FOI O SANTOS, NA TAÇA BRASIL…1961/1962/1963/1964/1965…

    ISSO É SER UM PENTA-CAMPEÃO….O RESTO …É COISA DE MOLEQUE …ZÉ RUELA….

    EXISTE UM TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO…QUE É O SÃO PAULO….NADA MAIS QUE ISSO!!!

    ESCREVER QUE FULANA É PENTA…OU HEXA…SÓ PODE SER ZÉ RUELA…

    DAQUI A POUCO VAI APARECER UM ZÉ NÓIA…DIZENDO QUE O TIMÃO QUE TEM 26 TÍTULOS PAULISTAS É TRI-OCTA-BI CAMPEÃO PAULISTA ( 3X8+2)

    O BLOG DEVIA SER BLOQUEADO QUANDO SE POSTA ESSAS COISAS….

    E SÓ FALTA “ESSES MOLEQUES ” DIZEREM QUE SÃO FORMADOS EM MARKETING”….RS….RS…

  62. Sou palmeirense mas, não há o que se decidir. Legalmente o SPFC, é o clube que ganhou 5 vezes o brasileirão e por via das duvidas ganhou as ultimas 3 consecutivas. Não dá para fazer média com o flamengo.

    Abçs.

  63. A taça das bolinhas é do São Paulo,já deveria ter chego ao Morumbi a muito tempo.
    Vamos ver se agora com o Hepta campeonato tricolor a taça vem.Flamenguistas não adianta o título é nosso,fiquem felizes com a vaga na libertadores.

  64. Dizer que o Flamengo tinha um timaço e seria o campeão moral é como dizer que o Brasil de 50,a Holanda de 74,o Brasil de 82 que tinha craques que jogarem nessa lambança de 87,são todos campeões “morais”.Dizer que se o Ronaldo não tivesse passado mal em 98,nós ganharíamos.Futebol não existe o “se”.

  65. Quartarollo

    Até então, por ler também o Juca Kfouri, acreditava que o Flamengo merecia mesmo a taça das bolinhas. Afinal, o módulo verde continha os maiores clubes do País.

    Mas depois de ler a tua coluna, mudei de idéia. Não se pode chamar de primeira divisão aquela que rebaixou o vice-campeão e o terceiro colocado do campeonato anterior.

    Em outras palavras, é absurdo que o vice-campeão da Primeira Divisão do campeonato brasileiro de 1986 e o terceiro colocado na Primeira Divisão do campeonato brasileiro de 1986 tenham sido rebaixados.

    Nem mesmo no Brasil poderíamos conferir legitimidade a um título obtido mediante rebaixamento de 2 dos três primeiros colocados no campeonato do ano anterior!

    E tanto isso é verdade que cansamos de ver campeonatos em que os times fora do eixo dos grandes do RJ/SP/MG/RS (exemplos, Sport, Juventude, Santo André, Coritiba, Atlético/PR) são os campeões.

    Fala sério!

  66. Gostaria de parabenizar publicamente ao leitor Tiago! Cara, esse seu comentário foi um dos mais lúcidos que eu li a respeito do assunto em muitos anos de imbróglio (desde 1987, para ser exato). Embora eu seja rubro-negro de coração e alma, dou o braço a torcer e me declaro convencido pelo seu argumento.

    Simplesmente brilhante!

    Uma pena que não somos todos nós (e eu me incluo no bolo) tão lúcidos e racionais como você. Obrigado pela colaboração!

    A. Carlos

  67. Dá essa taça para o Flamengo, o SPFC nao a quer mais porque nao há mais espaco em nossa galeria e acima de tudo é muito feia. CBF cambada de covardes sem coragem.

  68. Luiz Raul, que comentário patético. Querendo comparar todos os TÍTULOS, as CONQUISTAS, a ESTRUTURA, A ADMINISTRAÇÃO, enfim, O TAMANHO DO SPFC com a torcida do Flamengo? O tamanho de um clube não é medido pelo tamanho de sua torcida, mas sim por todos os outros aspectos denotados acima. Afinal, viver de títulos do Campeonato Carioca, como os maiores títulos conquitados no século XXI, contra adversários como Fluminense, Botafogo e Vasco, deve ser duro mesmo. Só neste século, nós tricolores já conquistamos 1 LIBERTADORES, 1 MUNDIAL, 3 BRASILEIROS. Não precisa contar título estadual não, pra gente isso já não vale mais nada. O que vale é BRASILEIRO PRA CIMA. Aliás, flamenguistas falam tanto em Zico, porque foi só com ele que ganharam títulos que valem. Só pra refrescar a memória de alguns, o GLORIOSO SPFC, o Clube da Fé, derrotou nos Mundiais o Barcelona de Stoichkov, o Milan de Baresi e o Liverpool de Gerrard. Tudo isso, sem contar o fato de que, dentre todos os clubes considerados “grandes”, o SPFC é o mais novo.

    Enfim, a taça de bolinhas não vale mais nada pra gente. Manda ela pra Gávea, que, aliás, deve estar sendo penhorada. O grande responsável pela reação do Flamengo move uma ação contra o próprio clube, que é um dos maiores devedores do futebol do Brasil. O que conta é título, é história. É o que fica pra ser contado pros filhos. Vamos ver se daqui a 25 anos, que foi o tempo que já se passou do último título mundial do Flamengo, qual será a maior torcida. Do jeito que as coisas andam, SPFC será o maior. Sem dúvida nenhuma.

    Não se esqueça que, se não fosse o SPFC pra recuperar o Adriano, ele já estaria aposentado das 4 linhas. O SPFC foi o clube que teve a grandiosidade de recuperar o homem antes do jogador. Afinal, era o único clube brasileiro com estrutura suficiente.

    Taça de Bolinhas… que piada… isso já não vale mais nada pro SPFC. Tanto que não se vê mais nenhum dirigente do Tricolor comentando sobre isso. Que a CBF mande isso pro Rubro Negro logo. Assim acaba com essa discussão ridícula. Mesmo se a CBF reconhecer o título da Copa União, o SPFC continua sendo o maior clube do Brasil.

    Fernando Camargo Arantes: vou me lembrar do seu nome. Pois nunca cometerei o pecado de ler uma única matéria sua, já que, ainda como estudante, você passe uma imagem arrogante. Aliás, se está no estágio, VAI TRABALHAR!!!!!

    Aliás, aos invejosos, que são muitos, vejam o SPFC fazer história. Afinal, é o único clube com administração competente no Brasil.

  69. QUE SE DANE ESTA TAÇA. DEIXA PRA SALA DE BAGUNÇAS E TRAPAÇAS DA CBF. SE VIER PARA O TRICOLOR É CAPAZ DE DAR AZAR. PARABÉNS PELO TEXTO QUARTAROLLO, O VELHO REPÓRTER MARIMBONDO. VOCÊ ANALISOU BEM QUANDO ESCREVEU QUE GUARANI, QUE TINHA UM TIMASSO EM 1986 E AMÉRICA DO RJ, QUE FEZ UMA SEMIFINAL DURÍSSIMA CONTRA O TRICOLOR, FICARAM DE FORA DO CAMPEONATO PRINCIPAL. UMA GRANDE INJUSTIÇA. SÓ POR ISSO A COPA UNIÃO ESTARIA MACULADA. O FLAMENGO SE ACHA CAMPEÃO, ÓTIMO! ENTÃO QUE CONVENÇA A CBF A RECONHECÊ-LO. NÃO O FEZ ATÉ AGORA PORQUE É MUITO INCOMPETENTE. NÃO TENHO QUE ENGOLIR O C…(DÁ AZAR ESCREVER) CAMPEÃO MUNDIAL RECONHECIDO PELA FIFA SEM SAIR DO BRASIL? O FLAMENGO QUE PROVE QUE FOI CAMPEÃO. ELES SÃO CHEIOS DE ESQUEMAS, QUE SE ENTENDAM.

  70. Relaxem urubus!!
    daqui a poco o sp ganha esse campeonato 5 vezes siguidas e ganhamos a taça ok!!!!!
    kkkkkk meu peguem essa taça da bolinha e enfiem… bom vcs entenderam…
    essa porcaria nao vai ajudar em nada e nem consagrar ninguem oque importa é que o GRANDIOSO TRICOLOR JÁ É HEXA VIRANDO HEPTA enquanto o flamenguinhu da globo ainda com o campeonato nao reconhecido é apenas penta kkkkkkk ridicculo

  71. Pessoal,

    Olhem só o que aparece no site oficial da CBF (http://www.cbf.com.br/seriea/)

    CAMPEÕES
    2008 – São Paulo (São Paulo)
    2007 – São Paulo (São Paulo)
    2006 – São Paulo (São Paulo)
    2005 – Corinthians (São Paulo)
    2004 – Santos (São Paulo)
    2003 – Cruzeiro (Minas Gerais)
    2002 – Santos Futebol Clube (São Paulo)
    2001 – Atlético Paranaense (Paraná)
    2000 – COPA JOÃO HAVELANGE – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1999 – Corinthians (São Paulo)
    1998 – Corinthians (São Paulo)
    1997 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1996 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1995 – Botafogo (Rio de Janeiro)
    1994 – Palmeiras (São Paulo)
    1993 – Palmeiras (São Paulo)
    1992 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1991 – São Paulo (São Paulo)
    1990 – Corinthians (São Paulo)
    1989 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1988 – Bahia (Salvador)
    1987 – COPA UNIÃO – Sport Recife (Pernambuco)
    1986 – São Paulo (São Paulo)
    1985 – Coritiba (Paraná)
    1984 – Fluminense (Rio de Janeiro)
    1983 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1982 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1981 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1980 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1979 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1978 – Guarani (Campinas)
    1977 – São Paulo(São Paulo)
    1976 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1975 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1974 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1973 – Palmeiras (São Paulo)
    1972 – Palmeiras (São Paulo)
    1971 – Atlético Mineiro (Minas Gerais)

    Se nem a própria CBF se entende, por que a discussão?

    A minha opinião segue uma linha lógica: o campeão de qualquer campeonato nacional na América do Sul, em um determinado ano, possui direito a uma vaga na Libertadores no ano seguinte. Sempre foi assim e sempre será assim, porque esta é a maneira correta de organizar um campeonato nacional. Quando este time conquista a Libertadores, disputa o Mundial Interclubes do mesmo ano. Quem disputou a Libertadores de 1988 foi o Sport Club do Recife, apesar do título da Copa União do Clube de Regatas do Flamengo. Acredito que a CBF não correria o risco de expor o futebol brasileiro ao ridículo indicando um time que, naquela época, era tido como campeão da 2a. divisão (módulo amarelo). Por isto, acredito que esta famigerada taça das esferas deva ser entregue ao São Paulo Futebol Clube, até porque durante muito tempo (13 anos – de 1993 a 2005) este assunto não tinha sido tao arduamente discutido e reivindicado. Seguramente, o Flamengo encheu os olhos dos torcedores brasileiros – e falo torcedores em geral, não somente os rubro-negros cariocas – com o time comandado pelo craque Zico. Acredito que os espetáculos que foram vistos naquela época valham muito mais do que esta famigerada taça. Assunto encerrado e todos contribuíram para o futebol brasileiro!

  72. Sou sãopaulino e não tenho nenhum interesse nesta taça das bolinhas. Ela não quer dizer nada. O que vale são os títulos conquistados. Não tenho nem idéia dos nomes das taças dos três títulos mundiais do São Paulo e sei que sou tri-campeão mundial.
    Proponho o seguinte: Se o São Paulo for campeão pela sétima vez a taça das bolinhas vai para o Flamengo. Se o Flamengo for campeão pela quinta vez ele pode levar a taça também… Se o Palmeiras for campeão pela quinta vez e, se quiser, pode levar a taça também. Não acho que esta taça vai significar algo mais do que um “monumento” no museu do clube.

    O que está em questão é se o Flamengo foi campeão ou não em 87 e isso é claro: Foi campeão!!! Parabéns para o Mengo.

    O Palmeiras também já foi campeão de outros campeonatos de nível nacional e na época comemoraram e foram felizes. Duvido que lembrem dos nomes das taças…

    Agora!!! perguntem a todos os torcedores, seja de que time for, se preferem a enferrujada taça das bolinhas ou o título deste ano?

    No mais o que vale é a alegria da vitória dentro de campo e as brincadeiras do dia seguinte com os amigos, que aceitam, é claro…

    Abraços!!!

  73. Esse assunto de “taça das bolinhas ” já rendeu demais , entregue-a a quem de direito (SPFC e FLAMENGO) em se concretizando o final de campeonato que se “desenha” o FLAMENGO será o grande campeão , com justiça álias , pois é o time que vem jogando o melhor futebol do campeonato (não pensem que sou Flamenguista muito pelo contrário sou é Corinthiano e amante do bom futebol , por esses e outros motivos é q “torço” com toda força q o Flamengo seja lembrado como time grande que é . Qto ao Palmeiras , abriu mão de um título brasileiro que esteve praticamente ganho e hoje periga nem ir mais à LIBERTADORES…

  74. Só queria saber que como o Flamengo pode se considerar campeão de um campeonato onde o vice do ano anterior (Guarani) é mandado pelos clubes para a segunda divisão!!!! Foi um campeonato ou clube do Bolinha, onde os times foram escolhidos a dedo???? Isso pq o Guarani dakela época naum era como o Guarani de hj!! era um time q sempre tava brigando e revelava vários craques, vide Careca, Zenon no final dos anos 70 e Neto e Evair nos anos 80!!!!! Qual o valor de um campeonato desses??? Tá parecendo quando os clubes ditos grandes propuseram para a CBF que nenhum deles deveriam cair!!!
    entaw faz o seguinte, caso o Flamengo fike na 2ª colocação esse ano, no ano que vem ele disputa a 2ª divisão?? aih fica justo reconhecer o título!!!!

  75. Até que enfim alguém falou o que precisava ser dito!
    Não aguento mais ver o pessoal chorando migalhas, depois de verem a fraca campanha recente de suas equipes. Como o Palmeiras que agora quer que os campeonatos do Robertão mudem de nome para Brasileiro, o Corinthians que ganhou o torneio TRAFFIc e que apesar da FIFA ter levado anos para reconhecer e ainda por cima colocar no site que não era justo os torcedores pagarem por erros de dirigentes e por esse motivo considerariam o titulo, dizem que são os primeiros campeões mundiais do Brasil. E é claro, o Flamengo que alardea ter cinco títulos brasileiros, tendo apenas 4.

  76. Se a “taça das bolinhas” não têm valor alogum, porque tantas pessoas perderam seu tempo escrevendo sobre a falta de importância dela? Se ela não vale absolutamente nada, não deveria ela ser olimpicamente ignorada? É claro que ela só tem valor simbólico, pois alguém já viu um campeonato ser disputado por mais de três anos consecutivos ou cinco alternados? Assim, cremos que esta taça têm sua importância, pois para conseguí-la um clube tem uma árdua tarefa a cumprir. Ela não é pois, obtida graciosamente. Ela não é uma doação é uma conquista.
    Logicamente ela não paga dívidas, não tira times do vermelho e não faz times antipáticos, não por culpa do proprio clube, mas pela senilidade imbecilóide de seus aparvalhados torcedores, se tornarem simpáticos. Entendo que o Flamengo foi o primeiro time brasileiro a fazer juz a “taça das bolinhas” e o São Paulo o segundo, não tendo a menor importãncia, em termos de valor da conquista, o fato de um ter ganho o troféu antes do outro. Ambos realizaram um feito histórico e algo que somente eles lograram obter, até agora, no futebol brasileiro. Não tenho dúvidas que no futuro outros clubes farão o mesmo, assim como o Flamengo e o São Paulo, voltarão a ser campeões brasileiros, pois ambos são, como outros tantos, clubes grandes do futebol brasileiro. Assim a solução mais viável para o “imbróglio” seria a entrega de uma taça para o Flamengo e outra para o São Paulo, e futuramente, outras taças para tantos quantos fossem os clubes que conseguíssem três conquistas em sequência ou cinco alternadas do título de campeão brasileiro.
    Entendo que bairrismo, ufanismo e xenofobia, são coisas abjetas que valem mais pela revelação da curteza mental de seus infelizes articuladorres, na verdade pseudo-articulistas, do que por serem a constatação objetiva de uma realidade significativa. Vamos respeitar o Flamengo e, por extensão, os demais times cariocas, assim como o São Paulo e, da mesma forma, os demais times paulistas, assim como o restante dos clubes brasileiros, alguns deles tão importantes e vitoriosos como os supra-citados, e também aqueles, que por suas peculiaridades, que fogem ao controle e aos desejos de cada um, não lograram alcançar o prestígio e as conquistas dos clubes citados.
    A grande questão que se coloca é saber porque os times do Rio e de São Paulo indefectivelmente são acerbamente criticados neste, e nos demais blogs, que abrem espaço para “colaboradores”. Ficam evidentes as participações de colaboradores insanos, que ao se fazerem presentes neste blog, destilam veneno no estado puro e externam seu descomunal complexo de inferioridade, além de revelar sua caótica confusão mental.Não devemos, porém, ignorar que, muitos destes “colaboradores”, que aparentam ser tresloucados e insuficientes mentais em suas manifestações, são na verdade, indivíduos brincalhões, de inteligência apurada e fino senso de humor,que plantam sementes de ódio, para provocar a ira daqueles “colaboradores-torcedores” desavisados das equipes por eles criticadas. Para estes, minha admiração, mas para aqueles que falam suas sandices a sério, meu desprêzo.
    Mensagem final: Vamos ser mais sérios em nosso pronunciamentos.

  77. Repito o q disse: O são paulo é um sao caetano q deu certo! Time emergente! ponto final. E no morumbi tem ponto cego. Ponto final 2. E nunca foi campeao do mundo(de acordo com a FIFA)ponto final 3 e último.

  78. CBF Pra não fazer o ridículo de dizer que o campeão brasileiro foi decorrente de um campeonato “Não-CBF”
    contou como o Sport

    Mas mesmo que o Sport tenha sido o Campeão
    Vejam os times do grupo do Flamengo e os times do grupo do Sport –‘

    independente do Título…me orgulho do Flamengo ter batido os Grandes e honrosos clubes brasileiros

    mas que fique claro…Também acho que o Flamengo foi o real campeão

  79. Se eu fosse torcedor do Flamengo, Corinthians, Palmeiras ou qualquer clube rival, também teria inveja do São Paulo. “Ninguém chuta um cão morto”. E o instinto de preservação precisa ser respeitado. Penso que apenas a torcida do Flamengo e seus “correligionários” acham que o time da Gávea merece ser levado a sério no caso da Taça das Bolinhas. Não podemos continuar perdendo tempo com miudezas.

    Guaracy Sampaio – SP

  80. Quartarollo,
    Lhe ouço, e respeito, a muito tempo, tanto que nunca postei no seu blog, por nunca querer lhe contestar. Mas, querer polemizar a taça de bolinhas (grande coisa) acho ridículo, quando o Flamengo foi “penta Brasileiro” foi com o aval da diretoria SaoPaulina, Palmeirense, Corinthiana, etc. Hoje, Estes mesmos times não reconhecem o “penta”do Flamengo? Isso é ridículo. Acho que vocês, da “imprensa imparcial”(acho), nem deveriam alimentar este assunto. Respeitem a naçao Rubro-Negra, que é muito maior que vocês ou que qualquer “taça de bolinhas”. Nào vou falar mais nada, isso me “enoja”.
    Abraços.

  81. Se fosse na bola eu concordario, pois ai sim seria do Saão Paulo, como é provavel que seja nos bastidores, já acho temerável, pois já começaram a ajudar o flamengo, uma vez que seu jogo contra o curinthians será em Campinas, apesar de achar que até em Marte esse timinho de 2a. divisão irá entregar o jogo só pra prejudicar outros times. Tipo dor de cutuvelo.

  82. Só para completar, não ligo se a “taça”ficar com o São Paulo (pelo menos foi um time merecedor) mas acho ridículo a diretoria desse time ( que ajudou a fazer a Copa União) persistir neste assunto. Nào pela torcida ( que respeito, poís é um grande time) mas pelos “cartolas”que não tem “hombridade” de reconhecerem que subestimaram o Flamengo, e ele foi campeão, o primeiro e legítimo “penta” brasileiro.

  83. TRICOLOR TRI LIBERTDORES + TRI MUNDIAL + TRI/HEXA BRASILEIRO…..

    Entrega esse lixo logo para os FLA-nelinhas e pronto…..kkkkkkkkkkkkkk……taça é o que não falta no salão do MorumTRI…..kkkkkkkkkkkkkkk

  84. esses caras são uns idiotas, todo mundo sabe que o Flamengo foi o 1º penta, o negocio é que a imprensa Paulista são um bando de retardados que só pucham para os times de lá ( que aliás, tem o futebol mais feio do Brasil ), quando ao assunto da taça das bolinhas, num é preciso nem muita discussão. O atual presidente do São Paulo era o presidente do clube dos 13 na epoca, e ele mesmo falo pro Flamengo NÃO jogar contra o Sport, então acabo a discussão, agora depois de tantos anos que o São Paulo veio ganhar eles vêem falar que são Penta Unico …
    Só se for no sonhos de cada um deles …

  85. O Glorioso e o Botafogo
    A camisa e’ o uniforme n.2 do Flamengo
    O unico Tricolor e’ o Fluminense o resto sao times de tres cores – Nelson Rodrigues
    Time de Fe’ e o do Bispo Macedo
    E por isso que tem dinheiro…

  86. Agradeço Antonio Carlos, acho que esse comportamento é natural do torcedor… A CBF e o Clube dos 13 que deveriam resolver isso sem demora.

    Alvi-Verde: O Palmeiras não é campeão mundial reconhecido pela FIFA, o Corinthians e o São Paulo são. (O Corinthians o primeiro, o São Paulo o segundo – primeiro a vencer o troféu atual).

  87. Quartarollo,

    Primeiro: o São Paulo trocou a “Taça das Bolinhas” para abrir a Copa-14 no Morumbi.
    Segundo: O Clube dos 13 foi formado porque a CBF não tinha dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro de 1987. Quem me disse isso foi o primeiro presidente do Clube dos 13, Carlos Miguel Aidar, em entrevista dada a mim (está gravado). Ele e o Márcio Braga, na época, presidente do Flamengo, foram procurados pelo então presidente da CBF, Octávio Pinto Guimarães que, desesperado, entregou aos clubes a organização do Brasileirão-87, porque o de 86 havia sido um fracasso financeiro.
    Vale lembrar que, na época, não havia dinheiro da TV. A final de 1986 foi transmitida pela Record (1º jogo) e Manchete (2º jogo – última partida narrada por Walter Abrahão). A Globo não estava nem aí para o futebol porque este era desorganizado (e era mesmo).
    Aí Aidar e Márcio Braga convenceram a Globo a entrar na parada e a “Vênus Platinada” transmitiu a Copa União-87 com exclusividade. Foi recorde de público nos estádios e de audiência na telinha.

    Abs.
    Vinicius.

  88. o alvi verde O MUNDIAL DA FIFA O TRICOLOR TEM TAMBÉM E GANHO NA BOLA TEMOS OS 2 TIPOS NA BOLA , E VERDADEIROS , NÃO COMO O CURINTIAS , CONVIDADO E AINDA INDO PRA FINAL COM GOL QUE NÃO ENTROU E AINDA CONTRA O VASCO NO BRASIL E SEM LIBERTADORES E VCS PALMEIRENSES VCS TÃO DE BRINCADEIRA QUE PORRA DE MUNDIAL VCS TEM A VAI SE FODER PARA DE FALAR BESTEIRA É LÓGICO QUE O TRICOLOR É O ÚNICO PENTA O ÚNICO HÉXA E O QUASE HÉPTA SABE DE UMA COISA TEM QUE PEGAR A TAÇA DAS BOLINHAS E ENFIAR BOLINHA POR BOLINHA NO RABO DO RICARDO TEIXEIRA E A TODO MUNDO QUE ACHA ESTA BOBAGEM QUE O FLAMENGO É PENTA , O PESSOAL PARA DE INVEJA DO TRICOLOR PELO AMOR DE DEUS POR FAVOR O TRICOLOR NÃO TEM CULPA DE SER CAMPEÃO TODO ANO

  89. Só digo uma coisa a respeito dos comentários acima. E galera sem noção, não entendi a ironia do texto? Essa taça das bolinhas já virou piada. E é um abacaxi que a CBF não sabe o que fazer. Ela não tem valor nenhum pra nenhum dos clubes que podem receber ela. Mas ao mesmo tempo geraria um desconforto para CBF entregar pra qualquer um dos clubes. Quando Quartollo cita o Palmeiras e a Série B ele mostra de forma irônica tal fato. E algumas pessoas aqui se dão ao trabalho de hostilizar o jornalista. Fato é que se o Flamengo recebe a taça ele não tem porque comemorar pois já foi ultrapassado em números de títulos mesmo se fosse reconhecido o compeonato de 87. Para o São Paulo também comemorar uma taça que representa o penta, quando já se é Hexa, não faz sentido. Se o Flamengo for Campeão deste Brasileiro também não discutirá mais se é ou não penta. Se o tricolor for Campeão será Hepta e muito menos sentido terá a taça. Enquanto a taça estiver com a CBF ela será midiatica. Após isso será apenas um pedaço de metal encostado na prateleira de algum clube, sem valor simbólico algum.

  90. Quartarollo,
    Você acha que o verdadeiro torcedor sãopaulino está preocupado com essa bobagem?
    A CBF, o FLAMENGO, os CARIOCAS e seus “amiguinhos de momento” que fique com essa tal TAÇA DAS BOLINHAS, se isso é tão importante prá eles.
    O SÃO PAULO F. C. poderá se tornar o TETRA CAMPEÃO Brasileiro de 2009, real, ou seja, quatro vezes seguidas mesmo.
    Além disso, o tricolor também poderá se classificar para disputar pela SÉTIMA vez seguida, a TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA, a qual já conquistou por três vezes.
    Isso aliás, o credenciou a conquistar também por tres vezes o título de CAMPEÃO MUNDIAL, de verdade, fora do País, com passaporte, etc., representando dignamente o Futebol Brasileiro como legítimo Campeão da América e não como “convidado”, “intruso”, na vaga que seria de outro…..
    Por isso que todos esses otários ficam furiosos, cheios de inveja, a ponto de querer nos ofender, coitadinhos, ignorantes.
    Bem feito, porque foram torcer prá esses times “POBRES”, esses ‘LIXOS”, essas “IMUNDÍCIES’,”administrados” por ladrões, quadrilhas, incompetentes e desclassificados.
    Todos os nossos adversários nos acham “METIDOS”. Voces não viram nada, pois nós ainda iremos tirar muito “sarro” da cara de todos voces.
    Se preparem porque quanto mais “irados” voces ficarem, mais vão ter que ENGULIR por muito tempo ainda o SOBERANO CAMPEÃO, sim! Voces ainda não perceberam seus retardados.
    Ainda vamos ganhar muitos títulos em cima dos “TROUXAS”.
    E só prá começar o SÃO PAULO F.C. será TETRA CAMPEÃO, o MURICY não!

  91. Só pra recapitular um comentário do Tiago Tricolor… quem popularizou e tornou a Libertadores uma obsessão brasileira foi o CRF visto que foram quase 20 anos sem que os times brasileiros levassem a sério esse torneio. Apos Zico e Cia foi a vez de Gremio Sao Paulo e etc correrem atrás !!
    E pros sao-paulinos q tanto se gabam por serem 6-3-3 o CRF é apenas o clube com mais títulos conquistado no mundo!! Nao torço pra um time de futebol e sim pra um clube com diversas modalidades!
    Saudações Rubro-Negras !

  92. Parabéns pelo comentario, Cláudio – Recife. Sintetizou de forma simples e conexa tudo o que aconteceu em 87. Eu estava presente em quase todos os jogos do Fla naquele ano sensacional, inclusive contra o Atlético-MG quando Renato fez aquele gol antológico. A explicação é simples, somente os bairristas como o proprietário do blog, nao admitem isso. O Flamengo, apesar de todos os problemas internos que ainda vive, é o único time capaz de fazer frente aos paulistas (mais organizados). Face a isso tudo, é sempre perseguido por jornalistas bandeirantes. O que realmente me deixa triste é que Quartarollo acompanha futebol há muito tempo e nem assim contou a história de forma correta, conforme realmente aconteceu. Ele é torcedor do Sao Paulo, ou tem algo contra o Fla?

  93. só queria deixar aqui postado que nós cariocas não temos nada haver com essa bobagem… é coisa dos clubes(inclusive o são paulo) que acertaram entre sí em não disputar com o módulo amarelo a final. não vou entrar no mérito de quem mereça, mas tratar uma coisa na hora e depois de anos não reconhecer é no mínimo falta de caráter. abraço a todos!!!!

  94. Quartarollo, é dificil p/voce tomar uma posição ao invés de tentar acomodar as coisas, se a CBF não reconheceu a conquista do Flamengo voce deveria como jornalista dar sua opinião e pressionar para que o correto prevaleça.
    Assuma o correto e não seja “mais um ” a acomodar as coisas.

  95. Ridículo este internauta que escreve sob vários pseudônimo reivindicando o título de 87 para o Flamengo. O campeão de 1987, de fato e direito é o Sport, já que o Flamengo desistiu de de disputar a final.

    E o cruzamento dos módulos verde e amarelo estava no regulamento antes do início do campeonato, regulamento este assinado por todos os clubes.

    Estou torcendo este ano para que o Flamengo ganhe finalmente o penta-campeonato, pois ainda é apenas tetra.

  96. Só quem faz coisa julgada é o Poder Judiciário, consta de uma das características da jurisdição a Soberania das suas decisões, e a imultabilidade decorrente do trânsito em julgado. Desta feita, tendo o poder legitimo se manifestado sobre a matéria, em decisão declaratória coberta sob o manto da inalterabilidade só resta acatamento à decisão proferida: Sport Clube do Recife campeão brasileiro de 87.
    Assim, chega de blá, blá, blá…o Flamingo do Rio é apenas tetra-campeão.
    Não se trata, portanto, de “opinião” mas de acatamento, respeito ao julgado, o resto é tergiversação inócua, própria dos ignorantes.
    E reitero, se o querido Juventus da Mooca ou a Portuguesa disputassem o campeonato carioca seriam campeões todo ano.
    flamenguistas não se sintam desolados, o basquete está aí e é uma ótima opção para vocês.

  97. Fala sério que discusão mais boba,TODO MUNDO QUE É ISENTO E ACONPANHOU 1987 SABE QUE FLAMENGO FOI TETRA LÁ E PENTA EM 1992 E DEVERIA RECEBER A TAÇA DE BOLINHAS E SÓ NÃO RECEBE POR BIRRA DA CBF,tenho 30 anos adoro futebol e sei ,como todo mundo que era ao menos adolescente em 1987, que naquele ano a CBF inventou um quadrangular no meio do campeonato,que não foi aceito(claro que não iam aceitar regras mudarem no meio da competição) o Flamengo venceu foi tetra e depois penta em 1992,e levantou a Taça de bolinhas a CBF só não deixou eles levarem pra casa de pura birrinha!!!!

  98. afe maria!!! como tem gente chatinha aqui nesse blog hein quartarolo? pessoal fica pegando no seu pé, adoro seus comentários, sou fanático pela jovem pan… grande abraço e não fique abalado com os chatões q escrevem aqui….

  99. Ao Jonas ,
    Não foi não amigão e graças ao falido e quebrado Flamengo que o Brasil tem um pouco de história olimpica, propomos então , o FLA acaba com as modalidades, e rapassa tudo ao futebol , imaginou a potência , me lembro que o presidente do Fla falou isso na Band , os comentáristas ficaram doidos , que não , não pode abandonar os esportes , porque não se trata de abandono na idéia deles , eles sabem que se o clube polarizar o futebol já era , vende tudo aqueles equipamentos e investe no futebol,imaginou ?? Clube de futebol não tem que bancar esporte olimpico , e sim clubes privados (ex. Pinheiros) com apoio do Cob O FLA, não recebe na do COB , nem um muito obrigado . Aliás o SPFC deveria manter 2 , só 2 modalidades olimpicas ,para dividir a grana com futebol , aí quero ver a choradeira tricolor , ou os torcedores deste time esqueceram que o “Sampa” vivia na merda quando patrocinava corredores , boxeadores nas décadas de 80 e 90. Então ,os outros times podem acabar com modalidades olimpicas o FLA NÃO?? Mesmo quebrado e falido , como muitos dizem e é fato em termos , sou Fla Campeão Brasileiro de futebol, Basquete, Volei , Remo , Ginástica, …..vou parar de escrever é muita coisa…Mas vamos polarizar o futebol aí veremos.

  100. Se somos penta unicos é passivel de discussão agora que somos HEXA UNICOS….MAIS UMA VEZ HEXA HEXA HEXA HEXA HEXA UNICOS….isso nós somos né FLA-nelinhas…..kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  101. Ao contrário do que muitos pensam essa questão das taças das bolinhas já foi resolvida sim, o Flamengo ingressou com uma Ação Judicial para ter reconhecido o seu pentacampeonato e perdeu em todas as intâncias, o STJ declaraou que o campeão de 1987 é o Sport…
    Esse é o motivo pelo qual o Flamengo não pode levar a taça, porque a Justiça já sentenciou que o título é do Sport, a CBF não pode ir contra uma decisão judicial…
    Se é moral, eu não sei, mas como a Justiça já decidiu não há o que se discutir!!!
    O clube pernambucano foi autor de ação, em fevereiro de 1988, na 10.ª Vara da Justiça Federal, cuja sentença – de primeira instância – confirmou o time campeão de 1987 e não foi reformada por nenhuma das instâncias seguintes. A sentença, que consta do processo 00.0004055.0 de 2 de maio de 1994, foi proferida pelo juiz federal Hélio Wanderley de Siqueira Filho.

  102. AH….e li ai de um FLA-nelinha que o time dele é o que mais tem titulos no mundo…huHUAHUAHUAHUAHUHHUAHUAHUAHUAUA…..esse ai pode ir para o Zorra total….kkkkkkkkkkkkkk

    avisa ele que torneio guanabara não conta…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  103. Li vários comentários sugerindo que a famigerada Taça seja entregue ao Flamengo para que ele a venda e pague uma parte das dívidas. Uma falta de respeito para com um grande clube.

    Li alguns outros afirmando que o Flamengo é o clube que mais deve hoje no Brasil. É verdade!

    Só que os leitores se esquecem que o Flamengo não é apenas um time de futebol. No clube também se pratica outras modalidades esportivas: Basquete, Natação, Remo, Ginástica Artista Olímpica, Artes Marciais (judô, Tae Kwon Do, Karatê, Luta Greco-Romana), para citar algumas. Todas essas atividades praticadas com nível de excelência mundial. Não é preciso dizer que vários dos atletas que defendem as cores rubro-negras ganharam medalhas olímpicas representando o Brasil.

    Ou seja, a dívida do Flamengo é enorme! Gigantesca! Talvez a maior do Brasil! Mas, afirmo sem nenhum medo de errar: Nenhum outro clube brasileiro contribuiu tanto para o desenvolvimento do esporte nacional quanto o Flamengo.

    Alguns antipatizantes do clube podem falar que o Flamengo produziu muito pouco em relação ao tamanho da dívida. Houve má administração, eu concordo, mas também há que se considerar a contribuição para o desenvolvimento social da comunidade prestada pelo clube. Não podemos ignorar que para cada atleta que deu certo no clube, outros 40 ou 50 não conseguiram “rendimento olímpico”, mas se transformaram em pessoas e cidadãos melhores do que quando chegaram ao clube. Não tenho nenhuma dúvida disso.

    Por fim, quero manifestar o meu imenso orgulho de torcer por um clube que tanto fez (e faz) pelo esporte nacional. Errou muito (indiscutível) mas acertou demais! Diego e Daniele Hypólito, Jade Barbosa, o pessoal do Basquete, do Remo e da natação que o diga!

    Abraços à imensa Nação Rubro-Negra.

    As pessoas que criticam o montante da dívida do clube

  104. É o seguinte… o São Paulo não precisa dessa droga de Taça das Bolinhas… dê ao Flamengo, que é TETRA campeão brasileiro…
    só para todos lembrarem: quem participou da Libertadores foi o SPORT ou o Flamengo???… então, ai está a resposta…. o Sport foi o Campeão Nacional de 1987 e ponto final….
    Assim, o SÃO PAULO É HEXA…. Além disso, tem 3 LIBERTADORES E 3 MUNDIAIS…. tanta glória e tantas conquistas…. pra que brigar por uma besteira de Taça das Bolinhas…
    o que importa é o que está na história:… SÃO PAULO SEIS VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO!!!!…. Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Vasco são TETRA….

  105. Caro Adriano, vc só pode estar de brincadeira…
    Quantos titulos o Flamengo tem???
    4 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial e Trinta e tantos cariocas…. Meu amigo, o campeonato carioca é uma merda… não vale nada… Pode juntar todos esses títulos cariocas que não equivale às 3 Libertadores do São Paulo…

    O time com mais títulos importantes conquistados no Brasil é o SÃO PAULO…. O que tem mais Brasileiros 6, mais Libertadores 3 e Mundiais 3….

    Fique com os campeonatos cariocas que o São Paulo conquista os títulos mais importantes

  106. O titulo do mengo esse ano vai ratificar a derrocada do “futebol(?)” paulista. Vasco na série B, fluminense voando e flamengo dando show! A duvida na palavra futebol ai em cima se dá devido ao fato de o SPFC já ter sido denominado pelo milan como o “alemao da américa”!

  107. Pouco me importa a taça das bolinhas.

    O que me incomoda é a falta de caráter dos dirigentes do SPFC, que resolveram “desreconhecer” o título de 1987 quando conseguiram seu penta.

  108. À gurizada de plantão q fica postando asneira:

    Porr@, se não assistiram o campeonato nã época, pelo menos faz uma busca decente na internet antes de postar asneira.
    Um acha a lista da CBF e posta? Porr@, vc acha q ninguém nunca a viu?
    Outro acha estranho o vice do ano anterior “ser rebaixado”, por isso q acha q não teve credibilidade. Como ser rebaixado, anta, era outro campeonato, feito pelo clube dos 13 pq a CBF abdicou de realizar um. Como um time pode em um campeonato ser rebaixado em outro campeonato…

    Querem saber a história, busquem várias fontes, várias opiniões, vários dados. Consultar site da Fifa e achar q sabe tudo do campeonato de 87 é fod@…

    Obs.: São Paulo não ganhava nada antes de 90, o q me leva crer no alto porcentual de torcedores crianças e adolescentes q não assistiram o campeonato de 1987.

  109. O esquema é que quem é isento sabe o PRIMEIRO PENTA foi o Flamengo e o São Paulo assinou embaixomdo tetra em 1987,pois o prsidente do clube era presidente dos clube dos 13 e foi o PRIMEIRO A ASSINAR o tetra que depois virou penta em 1992,e só pessoas sem carater discutem o que assinaram!!!!

    Mas esse ano é dos São Paulo,time já foi ajudado no caso Val Baiano,no caso danão expulsão dos birgões André e Hugo,nos penaltisnão marcados a favor de Gremio e Barueri nos jogos contra o São Paulo,senão fosse essas ajudas o time não estaria nem em segundo estaria atras até do Palmeiras…ESQUEMÃO SÃOPAULO ROLANDO,DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI!!!!

  110. Engraçado, li vários comentários falando de “imparcialidade” e que a própria CBF reconhece o título de 87 como do Flamengo.
    Resolvi então entrar no site da CBF e notei que lá a CBF reconhece o Sport como campeão da Copa União e nada mais, nem citam qualquer outro clube.
    De onde saiu a informação que a CBF reconhece o Flamengo?

  111. Na minha modesta opinião deveriam fazer uma réplica da taça e mandar um exemplar para o SPFC e outro exemplar para o Flamengo,visto que, de fato os dois clubes conquistaram o campeonato por cinco vezes.
    Quanto ao Palmeiras, seria brincadeira de mau gosto considerar Série B na disputa. Série B não é título, é prêmio de consolação para times incompetentes que não se estruturaram para se manter na elite.
    Abraços, Quartarollo.

  112. O São Paulo Futebol Clube ganhou em: 1977, 1991, 1986, 2006, 2007, 2008 (e já está com uma mão na taça de 2009), é HEXA e soberano no Campeonato Brasileiro e TRI de forma seguida, sendo esta última um das formas de se conseguir a tal Taça das Bolinhas. Como sãopaulino gostaria de ter a taça no nosso clube, contudo, não tê-la não seria o fim do mundo, em vista de tantas e tantas conquistas que o SPFC obteve e continuará obtendo dentro e fora do país (não nos esqueçamos do Tri da Libertadores e do Tri Mundial), sendo, como o título do filme que produziu, “SOBERANO”.
    Se a CBF, que é sempre carioca, tiver interesse escuso em entregar a tal Taça de Bolinhas ao Flamengo, que seja então, afinal de contas, há décadas seria a única Taça com um significado de maior amplitude do que o simplório campeonatinho carioca.
    Enfim, nada disso aparagá as inúmeras e grandiosas conquistas do SPFC, principalmente a soberania nacional.
    CHUPA Rubro-Negros e demais torcedores de outros timinhos !!!

  113. Caros colegas,

    1) A taça das bolinhas foi uma taça criada pela CBF que deveria ser entregue para o primeiro clube que vencesse o CAMPEONATO BRASILEIRO (campeonato organizado pela CBF e marca registrada desta) 5 vezes alternadas ou 3 vezes de forma consecutiva.

    2) O Flamengo conquistou o CAMPEONATO BRASILEIRO (campeonato organizado pela CBF e marca registrada desta) nos anos de 1980, 1982, 1983 e 1992, ou seja, foi tetracampeão brasileiro, sendo que foi bicampeão de forma consecutiva (1982 e 1983). O campeonato vencido em 1987 foi a Copa União, módulo verde, que foi organizado pelo clube dos 13, não pela CBF.

    3) O São Paulo Venceu o CAMPEONATO BRASILEIRO (campeonato organizado pela CBF e marca registrada desta) em 1977, 1987, 1991, 2006, 2007 e 2008, ou seja, é hexacampeão brasileiro, sendo que foi tricampeão de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008).

    Portanto, meus camaradas, estudiosos da bola, jornalistas, farmacêuticos, paulistas ou cariocas, o fato é que o primeiro clube até agora, que satisfez até mais de uma das condições para vencer a taça das bolinhas, é o São Paulo, pois além de ter sido o primeiro clube a vencer cinco vezes o CAMPEONATO BRASILEIRO, organizado pela CBF, também foi o primeiro a vencer o CAMPEONATO BRASILEIRO por três vezes consecutivas.

    Se formos considerar campeonatos nacionais não organizados pela CBF, ou não denominados por “Campeonato Brasileiro”, aí complica, porque daí o meu PALMEIRAS JÁ É PENTA DESDE 1972, quando venceu o seu 5° título nacional (atualmente é octacampeoão nacional, 2 “ROBERTÕES”, 2 TAÇAS BRASIL E 4 CAMPEONATOS BRASILEIROS).

    Um abraço a todos!!!

  114. Eu sou SÃO-PAULINO HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO! Só um time pode igualar esse feito: o FLAMENGO! Por isso, é óbvio que o 1º penta do Brasil é o time com a maior torcida do Brasil! A taça é deles e a diretoria do São Paulo teria de ser a primeira a reconhecer isso e acabar com essa idiotice, afinal participou do mesmo campeonato que o Flamengo em 87, organizado pelo próprio presidente do SP. Que o Flamengo fique com a taça das bolinhas justamente e que criem outra para quem chegar ao 10º título primeiro, aí acho que o SP tem condições de ganhar legítimamente.

  115. Nunca na istoria desse país vi tanta discussão por uma taça tão ridicula… Pro inferno com essa porcaria de taça das bolinhas, feia e ultrapassada… Cansei, vou tomar mais uma (garrafa) de 51, essa sim é campeã!

  116. Q idéia mais babaca, a imprensa não tem assunto, ai inventa. seu Blog é até bom, mas com essa idéia caiu muito o conceito, a Taça é SPFC desde 2007.Independente de estar no Morumba!!!!!!

  117. Só um comentário “off-topic”: tem gente aí dizendo que o São Paulo não é campeão mundial reconhecido pela FIFA, 6-3-0, etc.

    ACORDA, CAMBADA! Os dois primeiros títulos do São Paulo foram a Copa Toyota, também conhecido como mundial interclubes. Ok.

    MAS O TERCEIRO FOI NO MUNDIAL DA FIFA!

    Como a FIFA não reconheceria um título de um campeonato organizado por ela mesma, chamado Mundial Interclubes FIFA?

    Tem mais é que voltar pra escola pra aprender a contar, mesmo…

  118. É como dizem né, só existe duas torcidas no Brasil …
    a do Flamengo e a contra.
    Esses são paulinos são sem noção, eles fingem que não sabem que isso é fase, vocês passaram num sei quantos anos sem ganhar nada, agora que tão ganhando, mas essa fase passa aí quero ver …
    Saudações Rubro-Negras !

  119. como o sport foi campeão?
    pelo que houvi dizer….o jogo entre sport e guarani acabou 11×11 nos penaltys….
    acho isso uma idiotice e quem ficou mais ridiculo nessa historia toda foi o pres. do SPFC porque ele estava envolvido na epoca e agora vem com outra versão….se carater nenhum!
    mas independente de quem fosse campeão o combinado era não jogar contra os clubes do modulo amarelo.
    será que se o corinthians,palmeiras,santos ou até o são paulo fossem o campeão de 1987,que pra muitos foi o melhor campeanato já organizado no brasil….isso em renda,patrocinios etc…estaria esse debate até hj?
    acho que não!

  120. e esse Felipe ai….é fase né…..que ja dura 6 anos…ganhando tudo…

    O tempo que o SP ficou sem titulo foi justamente na epoca da reforma do MorumTRI…

    qual o estádio do urubu mesmo???huahuahuahuahuahuua………e caro amigo carica…..depois de tantos titulos podemos ficar uns 10 anos sem ganhar nada e mesmo assim vcs não chegam na gente…ahuhuaahuhuahua

  121. Caro Quartarolo,
    Toda essa lenga-lenga de taça das bolinhas não me interessa. Como o São Paulo provalvelmente será CAMPEÃO BRASILEIRO pela QUARTA VEZ CONSECUTIVA, façanha que, com todo o respeito a qualquer outro time do Brasil não será repetida nem em 100 ANOS, faça-se o seguinte: DÊEM A PORCARIA DA TAÇA DAS BOLINHAS PARA O FLAMENGO COMO PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO, POIS CONTRA TUDO E CONTRA TODOS O SÃO PAULO SERÁ NOVAMENTE CAMPEÃO! (com o perdão da rima…)

  122. Acho engraçado os flamenguista se intitularem a maior torcida do Brasil, pois desde que os jogos começaram a ser televisionados, Fora SP e Norte do Parana, todos os outros só podem assistir peladas dos times cariocas, apesar de ser São Paulino, quem tem a maior torcida infelizmente (mas por pouco tempo ) é os Gambas, pois em numeros reais dentro de seu proprio Estado são eles. Agora se no resto do pais, parassem de transmitir estas peladas com certeza os times do Rj teriam cada vez menos torcida.
    E só para finaliza chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  123. Quartarollo, que postagem infeliz!!!

    Respeite a memória do futebol brasileiro, sua profissão e o fantástico time Campeão Brasileiro de 1987, a lembrar:
    Zé Carlos, Jorginho, Edinho (Aldair), Leandro, Leonardo, Ailton, Andrade, Zinho, Zico, Bebeto, Renato Gaúcho.

  124. Explicação ao Walter: Nobre colega, na verdade a CBF não reconhece OFICIALMENTE o título do Flamengo mas, por ocasião do falecimento do ex goleiro Zé Carlos, que era o titular da equipe do Flamengo em 1987, a entidade soltou uma nota em seu site oficial homenageando o atleta e relacionando os títulos importantes que ele conquistou. Entre esses títulos a CBF relacionou o título do Campeonato Brasileiro de 1987. Por esse motivo alguns torcedores mais apaixonados do que reacionais afirmam que “a própria CBF reconhece…”.

  125. A paulistada é muito engraçada!! Se é assim então o único time que levantou a Taça de Bolinhas foi o Flamengo!! PRONTO !! Procurem no google o Junior levatando-a, problema resolvido!! rsrsrss
    Agora uma analise mais sensata que deveria partir de um jornalista:
    A partir de 93 uma nova Taça foi disputada, assim como na Copa do Mundo após 70 qdo o Brasil leva a Taça Jules Rimet. De lá pra cá foram 3 títulos consecutivos dos São Paulo, logo, deveria ser entregue uma nova taça de bolinhas para eles também. Seria o mais sensato, entretanto, estamos no Brasil…

    Saudações Rubro-Negras !!

  126. CARO QUARTAROLLO…VAMS DEIXAR PRO ANO QUE VEM…AI A CBF DA PRO SA PAULO…DIRA QUE HOUVE UM ERRO DE “DATILOGRAFIA”…TEM QUE SER 5 VEZES SEGUIDAS PRA PEGAR A TAÇA DAS BOLINHAS…ANO QUE VEM O TRICOLOR PEGA…JA QUE ESSE ANO NÃO TEM PRA NINGUEM !!!

  127. O Flamengo sempre soi cavalo paraguaio e só ganha título na ladroagem… o Guarani foi o vice campeão de 86 como não disputou a série A!!! isso é balela!!! Acho o Vasco que foi campeão em cima do São Caetano naquela virada de mesa pra subir o Fluminense mais autentico e campeao que esse flamengo ai!!!

  128. Quartarolo.
    vc num tem o que fazer cara ?
    colocar uma matéria dessa, e ainda colocar no meio o titulo da serie B do PALMEIRAS ?????
    Vamos colocar a copa do brasil tb então
    ta de brincadeira né ?????

  129. CHEGA DE PAPA FURADO …

    Passou batido. A imprensa pouco divulgou, mas desde 1997, o Sport é, legalmente, o único campeão brasileiro de 1987. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

    A pendência judicial arrastou-se durante 10 anos, até que decisão do TRF da 5ª Região – Processo 94.05.37235-1 – Apelação Civil – processo original da 10ª Vara Federal de Pernambuco sob número 0000040550 – pôs termo à disputa, declarando o Sport Clube do Recife único campeão brasileiro de 1987.

    » http://www.trf5.gov.br/espartaweb/processo.php?processo=94.05.37235-1
    O acórdão pode ser lido em sua íntegra no

    » http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf
    A decisão judicial foi publicada, entre outros, pelo Jornal do Commercio em 2 de outubro.

    » http://www2.uol.com.br/JC/0310/es0310a.htm

    O Flamengo tentou um último recurso no Superior Tribunal de Justiça, denominado Agravo de Instrumento (Ag 210691). Mas seu prosseguimento foi negado

    » http://www.stj.gov.br/webstj/Processo/Justica/detalhe.asp?numreg=199800819665&pv=000000000000

    Não me lembro de ter sido divulgada qualquer notícia a respeito desta sentença pela Rede Globo. Por que será? Sem informação adequada, muita gente continua imaginando que o Flamengo, campeão da Copa União, seja o campeão brasileiro de 1987.

    A decisão transitou em julgado em abril de 1999. Não cabe mais recurso. O nome oficial do campeonato brasileiro de 1987, como se lê no acórdão, era Copa Brasil. O nome oficial do módulo verde era Taça João Havelange e o do módulo amarelo, Taça Roberto Gomes Pedrosa. Há ainda a menção de que a 1ª Divisão era composta pelos módulos verde e amarelo e a 2ª Divisão pelos módulos azul e branco.

    A Justiça tarda, mas não falha!

  130. –‘ ; se nem a CBF reconhece, não a o que discutir . Por min o flamengo pode engoli essa taça ai , perto dos nossos mundiais, Libertadores, e etc não são nada .

    se Deus quiser HEPTA esse ano .

  131. VERGONHA

    Morumbi – Suspenso
    Borges – desclassificado no 253 para o 255 – recebe três partidas de punição.
    Dagoberto – mantido o 254 – gancho de três partidas.
    Jean – mantido no 250 – também três jogos de punição.

    VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA

  132. Pode dar a taça pro Flamengo.
    Dois jogos fora

    Como os três já cumpriram um jogo pela expulsão contra o Grêmio. Borges, Jean e Dagoberto não enfrentam o Botafogo e Goiás.

  133. A turminha do Flamengo tiveram 15 anos, para ganhar legitimamente a taça da CBF, essa das bolinhas, como não conseguiram deveriam por o chapéu (aquele do malandro carioca, porque a camiseta listrada já faz parte do uniforme) e sair de fininho….Deveriam estar mais preocupados em defender a legitimidade do mundial de interclubes que a FIFA classifica como intercontinental. Portanto, oficialmente, Flamengo é TETRAcampeão BRASILEIRO, um campeonato da copa união, um campeonato intercontinental e NENHUM campeonato MUNDIAL. Enquanto o São Paulo…

  134. Prezados leitores, primeiramente, deixando qualquer tipo de ética de lado, haja vista os membros do STJD, que são aqueles que deveriam dar exemplos e transmitir credibilidade não a possuem, devemos aceitar a realidade como ela é, ou seja, o Flamengo será campeão, Flu e Bota não cairão. tudo está montado e encaminhado para isso. Os membros do STJD são em sua maioria Flamenguistas e escancaradamente admitem. O São Paulo não é tão poderoso e onipresente como todos insinuam ou acreditem, muito pelo contrário. Lembram-se dos pontos perdidos no “caso Sandro Hiroshi”. Lembram-se da recente invasão de campo por parte de um torcedor do Flamengo no Maracanã? O Flamengo não perdeu mando de campo. E o São Paulo?Perdeu. Lembrem-se que em vários penaltis que o goleiro Bruno defendeu, ele se adiantou e as defesas foram válidas. E dai? É goleiro do Flamengo. E o Rogério (ele também se adianta)porém….”manda voltar” (Afinal, é goleiro do São Paulo). O São Paulo não é tão poderoso assim. Ele simplesmente, em comparação ás demais equipes brasileiras, é o mais regular. Não é qualquer equipe que consegue disputar o 4º titulo consecutivo. Não é qualquer equipe que disputa uma Libertadores tantos anos seguidos como nós. Quanto ao “Timão” facilitar o jogo diante do Flamengo, não se esqueçam de que amanhã a canoa pode virar e ser ele quem dependerá dos resultados dos rivais. No famoso São Paulo 2×1 Juventus, o profissionalismo dos jogadores tricolores falou mais alto. Sendo assim flamenguistas, podem encomendar os rojões e reforçar o abastecimento de chopp, porque voces serão os campeões, afinal, para o torcedor, os fins justificam os meios, não interessando em que condições seu time obteve o título. Mesmo o São Paulo dependendo apenas de “si”, não conseguirá superar as “forças” extra-campo. A quadrilha que está por trás de tudo é muito forte (STJD, Globo e CBF) e não admitirão mais uma vez, que seus “afilhados” cariocas ou deixem escapar mais um título brasileiro, no caso do Flamengo, ou que disputem “de novo” a 2ª divisão (Flu e Bota).

  135. Até acho a idéia interessante Quartarollo, mas com o STJD prejudicando descaradamente o SPFC, acho que a disputa fica injusta. Só espero que a justica seja feita em campo.

  136. O Sport é campeão brasileiro de um campeonato que não teve Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Fluminense, Santos, Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético e Cruzeiro.
    Que mérito existe nisso?
    O campeonato das bolinhas se chamava Taça de Ouro; os times se classificam para a disputa conforme a colocação nos campeonatos estaduais; não havia série B e sim a Taça de Prata, com participação dos times que ficavam em uma posição intermediária nos regionais, tipo Libertadores e Copa Sul Americana.
    No entanto o vencedor da Taça de Ouro era reconhecido como Campeão Brasileiro. Mas o campeonato só passou a se chamar “Campeonato Brasileiro” em 1993 e o campeão daquele ano, o Palmeiras, nem encostou o dedo na Taça de Ouro.

  137. Acreditem, este ano estão roubando para o Flamengo eo pior é que os jogadores do São Paulo colaboram, trocam tapinhas em campo . Fazem faltas sem nescessidades. O SPFC ESTA PERDENDO PRA ELE MESMO E CLARO COM UM FORCINHA DA CBF e TJD , TAÇA DAS BOLINHAS … ORAS BOLAS

  138. Quem tem DIREITO LEGAL de receber essa taça? o SPFC, que venceu mais de 5 edições do CAMPEONATO BRASILEIRO, três seguidas. Mas vejamos se o SPFC MERECE recebê-la.
    O Flamengo MERECE receber a taça? Podemos dizer que sim, se considerarmos que ele venceu, muito antes do SP, cinco títulos de expressão e grau de dificuldade nacionais. Por esse raciocínio o Fla é penta, e o Vasco, que venceu a JH em 2000 é tetra. Mas considerando esse critério, podemos dar a taça então a um time que já a merecia antes de ela ser criada, o Santos, que tem oito títulos de nível nacional (cinco Taças Brasil, um Roberto Gomes Pedroza e dois Campeonatos Brasileiros).

  139. Que se dane essa taça das bolinhas…Dá pra qualquer um e pronto….O STJD ja decidiu que o titulo desse ano é do Flamengo…o SPFC será assaltado domingo pela arbitragem no Rio, anotem isso

  140. Nao é questão de “querer” a taça, Cláudio Gonçalves, é questão de “justiça” , Campeonatos, O Flamengo tem vários (fora o penta, 30 estaduais, 4 brasileiros,uma libertadores e um mundial, fora Rio-São Paulo, Copa do Brasil, etc), nao faço questão (como tenho certeza de que a maioria dos Flameguistas), mas penso que é nossa, por direito (reconhecido pelo seu próprio time, na época).
    Abraços

  141. Mais uma vez expressando minha indignação com bairrismo !!! Ainda bem que existem pessoas sensatas ! O Eduardo é São Paulino e tem a resposta mais simples, objetiva e inteligente !!! O repórter apenas põe essas polêmicas para que o blog tenha acessos, pois nunca vi um cara tão parcial e envolvido emocionalmente como esse senhor. Infelizmente vejo essas besteiras e me sinto na obrigação do comentário. Sugiro que pessoas sensatas deixem de acessar, assim teremos informações e não opiniões próprias …

    “# Eduardo Diz:
    17/novembro/2009 at 10:47

    Sou são paulino, mas não dá pra negar que o Flamengo foi o campeão de 1987. O próprio São Paulo assumia isso…

    Eu acho que essa história se resolveria de maneira bem simples. Manda fazer outra taça idêntica e entrega uma pro São Paulo e outra pro Flamengo.

    Uma solução justa e correta.”

  142. Mais uma poque o pessoal é muito mal informado … Também, com esse senhor fica complicado !!!

    A FIFA pune e não reconhece qualquer ação na justiça comum referente as atividades esportivas. Lógico antes que alguém fale. Questões trabalhistas, civis e penais não se incluem nesse caso. Portanto JBMORAIS procure se informar, mas em outro lugar aqui não tem !

  143. Se o campeonato de 1987, que não foi promovido pela CBF, vale como título Nacional, a CBF tem que reconhecer como campeões Nacionais os times que conquistaram a Taça Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil, que eram os campeonatos de nível Nacional antes do surgimento da entidade (CBF). Como o Palmeiras já ganhou 2 de cada, teria 8 títulos nacionais. E estaria brigando pelo nono, mas parece difícil depois do fiasco que tem feito nas últimas partidas.

  144. E um detalhe MUUUUUITO importante para os que não sabem: o Brasil é regido pelo Estado Democrático de Direito; há aqui uma Carta Magna chamada “Constituição Federal” que, em um de seus artigos reza que “a lei não excluirá da apreciação do judiciário lesão OU AMEAÇA DE LESÃO a direito”; Será que as normas da Justiça Desportiva estão acima da Constituição Federal???
    Se é assim, teríamos no Futebol uma espécie de “estado de Exceção”, onde a única lei reconhecida é a dúbia e parcial “necessidade” dos mais fortes…

    Pois é… vinte anos de Ditadura ensinaram muita coisa, até para quem torce para times de futebol… que vergonha!!!

    A bem da verdade, o Sport teve seu direito líquido e certo ameaçado por lei… e não apenas isto, o Sport corria o risco de ter dano irreparável contra seu direito de ser declarado Campeão Brasileiro de 1987 e isto porque jogou segundo as regras estabelecidas!

    Será que, mesmo ao arrepio da Constituição Federal, o Flamengo deveria ser beneficiado? Mesmo sem ter entrado em campo? E mesmo sabendo que o Regulamento, com o qual concordou tacitamente através do procurador do Clube dos Treze (Eurico Miranda), previa o Cruzamento dos Módulos?

    É muita cara deslavada depois dizer que “não era bem aquilo que queríamos”… ora, então por que não contestaram? Tiveram tempo hábil para isto.

    E ainda querem fazer essa cambada de alienados crerem que o Flamengo é penta, sendo que o Sport é O LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, por ter jogado totalmente de acordo com as regras?

    Só no Brasil mesmo…

    Quartarollo, você está certo; o Flamengo possui reconhecidos quatro campeonatos brasileiros e o São Paulo SEIS. Não é inexplicável a CBF ainda não ter dado a Taça de Bolinhas para o São Paulo?

    Ora, se a CBF aceita a ridícula argumentação dos flamenguistas, então nada mais nos surpreende.

    Mas uma coisa está claro que a CBF não aceita: o “penta” do Flamengo. Ou então, já tria entregue a taça de bolinhas para ele desde 1992.

    Pergunta-se: por que não o fez???

    Responda quem puder e quem achar que isso tem resposta.

    Abraços Quartarollo e boa semana!!!

  145. Para os minimamente inteligentes: imaginem que o Flamengo tivesse sido vice-campeão Brasileiro em 1986; esse vice-campeonato brasileiro o colocaria na segunda divisão?
    Mas por qual razão esse povo não raciocina com alguma lógica? Então o motivo para o Flamengo amarelar e não jogar contra o Sport ou o Guarani é esse argumento, de que os dois eram da “segunda divisão”?
    Depois dessa, só mesmo chamando de imbecis esses maria-vai-com-as-outras que acreditam nessa falácia do “homem-de-palha” inventada pelo presidente do Flamengo!
    Se não me engano, a palavra “campeão” tem origem nas guerras entre povos, em que o vencedor era aquele que permanecia vivo em campo – o campeão – o que permaneceu em campo…

    Mas como dizer que o Flamengo foi campeão se sequer entrou em campo para honrar a camisa horrorosa que veste?

    E um detalhe que nosso “jornalista” (não você, Quartarollo, aquele “outro” que postou aqui dando uma de sabichão) passou por alto: o Sport conseguiu uma sentença (já transitada em julgado) no Judiciário reconhecendo a validade do regulamento do campeonato de 1987 (o cruzamento de módulos); é só pesquisar!

    Sendo São-paulino, não me atreveria a questionar o penta do Flamengo se o mesmo realmente tivesse acontecido.

    E o pior: o “Clube dos Treze” não tem poder normativo para reconhecer títulos; apenas a entidade reconhecida pela FIFA o possui! Isso até meu sobrinho de dois anos de idade sabe!

    Pesquisem a história e observem que nem a CBF e nem a FIFA reconhecem o penta do Flamengo; por que EU deveria reconhecê-lo?

    E a FIFA costuma punir quem recorre à Justiça Comum para resolver casos como este; pergunta-se: por qual razão a FIFA não puniu o Sport??????

    Pesquisem e estudem, bando de analfabetos funcionais… depois falem alguma coisa. Eurico Miranda foi procurador do Clube dos Treze e concordou com as regras; depois o pessoal vem dar uma de joão-sem-braço e dizer que não era aquilo que eles queriam? E qual era o interesse do Clube dos Treze em aceitar as regras da CBF? Não seria a busca da legitimidade que eles não tinham e a CBF tinha?

    Quem saiu ao vento, teve carregado o assento!

    Mas adianta explicar pra esse pessoal o que realmente aconteceu?

    Em tempo: de sentenças transitadas em julgado não cabe mais recurso algum, a não ser que algum fato novo traga substancial mudança à matéria de direito abordada na sentença, o que não foi o caso até agora. E eu tinha 27 anos quando tudo isto aconteceu… não era um “é assim porque assim me falaram” como muitos aqui.

    Fim de papo.

  146. Caro JBMorais:

    Você escreveu o seguinte:

    “O Flamengo tentou um último recurso no Superior Tribunal de Justiça, denominado Agravo de Instrumento (Ag 210691). Mas seu prosseguimento foi negado”;

    E a razão para o AI do Flamengo haver sido trancado em seu prosseguimento é simples: o Flamengo pretendia o reexame dos fatos em uma instância que julga apenas Matéria de Direito (o STJ); os advogados do Flamengo tentaram, mas não grudou; os Ministros do STJ por unanimidade negaram seguimento ao Agravo de Instrumento do Clube de Regatas do Flamengo porque os advogados do rubro-negro tentaram ser mais espertos do que podia!

    Será que eles não sabiam que AI (Agravo de Instrumento) é interposto contra despacho denegatório de seguimento de recurso? Como o acórdão final proveio da Segunda Instância (que determinou depois o retorno dos Autos à origem e o arquivamento), apenas algum fato novo, não discutido nas instâncias anteriores, poderia trazer o recurso do Flamengo para o STJ; mas não havia nada de novo além do que todos já sabiam: o Sport é o legítimo Campeão Brasileiro de 1987.

    Justiça foi feita!

  147. Só uma alfinetada em um dos colegas rubro-negros q citou a escalação do time de 87. o time sem dúvida era bom, mas nunca foi nem será melhor q o são paulo bi-campeão do mundo de raí e companhia. os jogadores do flamengo dessa época q passaram pela seleção perderam a copa do mundo e o flamengo até onde sei tem um mundial. os jogadores q passaram pelo são paulo foram bi-mundiais pelo clube e alguns foram campeões em 94 e até 2002 como no caso do Cafú. e vou falar uma coisa. se o são paulo tivesse a maior torcida, aí ia ficar injusto. já é o melhor time em muitos aspectos, só falta ser o melhor ataque e a maior torcida pra acabar a graça

  148. bom dia Quartarollo, vc viu ontem o que aconteceu? 3 coisas lamentáveis no futebol brasileiro .O stjd mais uma vez apareceu e mais uma vez o meu spfc foi prejudicado como sempre em final de campeonato. Isso não é só para favorecer o flamengo como também o botafogo, que se perder para o são paulo fica com a corda no pescoço, e também para promover o Rio de Janeiro. Não existe insenção nesse tribunal pois eles julgam não pela lei esportiva, mas pelo coração. O atacante Alan do fluminense depois de dar uma cabeçada em Armero do palmeiras e abrir o seu supercilio foi simplesmente absolvido. Isso só demonstra na verdade a incompetência do futebol do Rio de Janeiro, que fica dependendo de bastidores para vangloriar alguma coisa. Mas eles são tão incompetentes que é capaz de o São Paulo vencer o Botafogo e o Flamengo empatar com o Goiás. As duas outras coisas foi a briga no final do jogo entre fluminense e Cerro provocada pelos paraguaios e briga no final do jogo entre palmeiras e grêmio entre Obina e Maurício

  149. Fala sério pessoal! daqui a 10 anos alguém vai lembrar que existe esta taça de BOLINHAS1

    O ponto é o seguinte: Se qualquer outro time do Clube dos 13 que ganhasse o Modulo verde jogaria com o Sport? não foi um acordo de todos os times do clube dos 13? É MUITA CARA DE PAU DO SÃO PAULO, OU QUALQUER OUTRO TIME DO CLUBE DOS 13, NEGAR QUE O FLAMENGO É O CAMPEÃO BRASILEIRO!

    ISSO SÓ MOSTRA QUEM SÃO OS CARTOLAS DO BRASIL!

    DERRETE A TAÇA DE BOLINHAS E DÁ UMA RÉPLICA PARA TODOS OS TIMES DO BRASIL, ELA É O SÍMBOLO DA VERGONHA E FALTA DE ÉTICA NO FUTEBOL BRASILEIRO!

  150. Ridiculo o que estao fazendo com o campeonato brasileiro, o São Paulo devia em protesto se retirar do campeonato. Para o sao paulino será apenas um titulo a mais já para o favorecido Flamengo tá na hora de sair da fila mais de 15 anos que nao ganho merda nenhuma.
    Ridiculo, grotesto e melancolico, e com aval de muito jornalista paulista o que é pior

  151. Para o Rayan e todos os Bambis inconformados com o poder do Flamengo.
    1- o Próximo milênio, como disse o Ryan, acaba em 6 de dezembro;
    2- não sei a idade de vocês, mas contra a história não existem argumentos. O que foi colocado pelas pessoas de bom senso é exatamente isso. Viraram a mesa no meio do jogo e deu no que deu. Seria o mesmo que o campeão da série A este ano ter que disputar a final que a campeão da série B. Quer dizer, o Flamengo vence uma competição com os maiores clubes do Brasil e no final ainda tem que jogar contra o campeão da segunda divisão? É um atentado a inteligência né;
    3- Sim a CBF como entidade que representa o futebol brasileiro teria e tem a obrigação de declarar o Flamengo como campeão brasileiro de primeira divisão de 87 e o Sport Recife como campeão brasileiro da segunda divisão de 87 independentemente de a competião ter sido organizada pelo clube dos treze, pois ao que me consta todos os clubes participantes eram, são, e sempre serão filiados à CBF, não houve nenhuma desfiliação de nenhum clube;
    4- de novo pro Rafael Perracini e os demais Bambis desinformados: O Flamengo de 87 teve Leonardo, Jorginho, Zinho e Bebeto como campeões mundiais em 94, o “craque” dos bambis Raí, sequer conseguiu ser titular naquela seleção e o São Paulo campeão do mundo em 92 sequer foi base da seleção de 94 e nem poderia pois só venceu o mundial na base da raça.;
    5- No dia em que o “poderoso” São Paulo vencer duas copas do Brasil eles podem se comparar ao Flamengo que no Brasil venceu todos os titulos e foi o primeiro clube brasileiro a vencer o mundial quando passou a ser disputado no Japão e com um chocolate violento NO PRIMEIRO TEMPO sobre o time mais badalado do mundo até então;
    6- Os Bambis só se incomodam com o Flamengo porque realmente o Flamengo incomoda.

  152. Sãopaulino nao discute futebol com brasileiros, nossos adversarios estao na Europa e o encontro é sempre no final do ano.
    Maior ganhador de titulos brasileiros, somente perde do nosso fregues Milan em mundiais de clubes, vamos discutir com corintianos, palmeirenses etc. São paulino não perca seu valioso tempo falando de futebol com essa gente. Deixe eles enquanto falam de bambis, nós ganhamos todos os titulos possiveis rsrsrsrsrs e os que nao ganhamos pq os tribunais interferem rsrsrs
    Salve o São Paulo maior ganhador de titulos do mundo

  153. Gostaria que alguém me dissesse como um clube que venceu o módulo amarelo (times de segundo escalão, como a série b, hoje ) pode ser considerado campeção brasileiro da primeira divisão. É o que aconteceu com o Sport em 1987, um dois maiores absurdos da história. É como se o Vasco, que venceu a segundona, fosse decretado campeão brasileiro da série A, jogando com times de menor expressão. O que acontece é que muitos jornalistas, coloca sua paixão clubística e sua aversão a outro clube na frente da razão, comprometendo sua reputação como profissional, agindo com parcialidade. Ora, qualquer pessoa esclarecida e imparcial, saberá reconhecer que o Flamengo é o verdadeiro campeção brasileiro daquele ano, pois disputou e venceu dentro de campo, uma competição com os principais clubes do Brasil. Fato reconhecido por esses mesmos clubes.Espero que a justiça seja feita logo, para se acabar com essa polêmica idiota.

  154. VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA

    Morumbi – Suspenso
    Borges – desclassificado no 253 para o 255 – recebe três partidas de punição.
    Dagoberto – mantido o 254 – gancho de três partidas.
    Jean – mantido no 250 – também três jogos de punição

    VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHAVERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA

  155. O Rafael Perracini. Quem foi Rai? Aquele amarelao que saiu do Brasil titular e conseguiu ficar na reserva da Copa do Mundo de 94. Rai nao chega aos pes do Socrates, apenas para ficar na mesma familia.

    Futebol e gol. Melhor em muitos aspectos e so falta ser o melhor ataque… Faz me rir seu argumento.

    Alo Bambi, Alo Tchuchuca.
    Olha o Mengao cutucando a tua nuca!!!

  156. pro Nunes:
    “E a FIFA costuma punir quem recorre à Justiça Comum para resolver casos como este; pergunta-se: por qual razão a FIFA não puniu o Sport??????” Sim, por qual razão? Adoraria saber.
    “Pesquisem a história e observem que nem a CBF e nem a FIFA reconhecem o penta do Flamengo; por que EU deveria reconhecê-lo?” Simplesmente porque o Flamengo não precisa que VOCÊ reconheça nada.
    “Sendo São-paulino, não me atreveria a questionar o penta do Flamengo se o mesmo realmente tivesse acontecido” Sua “imparcialidade” já o faz questionar o penta do Flamengo, que realmente existiu. Até antes do Penta e do Hexa do São Paulo, reconheçamos, nenhum de vocês se atreveria mesmo a questionar o título do Famengo.

  157. Novamente a quem interessar possa: A FIFA RECONHECE O FLAMENGO COMO CAMPEÃO DE 1987, POIS COMO TODOS SABEM CHAMOU-SE COPA UNIÃO. A CBF, SUBORDINADA À FIFA, RECONHECE O SPORT COMO SENDO CAMPEÃO DA COPA UNIÃO DE 87. ENTRE A FIFA E CBF, HÁ ALGUMMA DÚVIDA DE QUEM TEM MAIOR PODER PARA RECONHECER TÍTULOS?
    http://www.cbf.com.br/seriea/
    http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html
    OBS: Pirraça e piti são coisas de Bambi mesmo.

  158. PESSOAL…..TIMES A PARTE…

    QUEM VIU NO FINAL DO JOGO DO FLUMINENSE UM TORCEDOR DO BOTAFOGO COM A CAMISA E TUDO NO MEIO DA TORCIDA DO FLUMINENSE TORCENDO…PULANDO????HUAHUAHUAHUAUAHAHUAHUA

    FOI UMA DAS CENAS MAIS LEGAIS QUE JA VI NO FUTEBOL…QUEM DERA FOSSE ASSIM E EU PUDE-SE LEVAR MEU PAI CURINTIANO….OU MEUS AMIGOS PALMEIRENSES EM UMA PARTIDA DECISIVA DE LIBERTADORES POR EXEMPLO….CADA UM COM A CAMISA DO SEU TIME…..MAS TORCENDO PELO SPFC NAQUELE MOMENTO…..E VICE VERSA TB……O FUTEBOL SERIA MTO MELHOR

    abs,
    Caio

  159. NÃO ADIANTA!!

    QUEREM ESSE TÍTULO PARA O FLAMENGO!!

    MAS NÓS VAMOS GANHAR ESSA PORR@!!!

    ELES ESTÃO QUERENDO GANHAR NA MARRA (FLA/GLOBO/STJD/CBF) MAS NÃO VÃO CONSEGUIR!

    CONCORDO Q O SPFC FOI AJUDADO EM ALGUMAS COASIÕES ASSIM COMO FOI PREJUDICADO TAMBÉM..PORÉM SEMPRE EM LANCES DENTRO DE CAMPO E LANCES DISCUTIVEIS!

    UM ABSURDO EM PLENO SÉCULO 21 AGENTE VER ESSAS CENAS….

  160. Flamenguistas estão tão desesperados por algum trofeu que ficam brigando por essa porcaria!!!lamentável !!!!

    Faz o seguinte fica com essa porcaria…vende!! e tenta pagar os 3 meses de salario atrazado!!! huahuahuuhauha

    Enquanto isso o Tricolor do morumbi vai rumo a 7-4-4!!!

    ATENÇÃO A NOVA CAMPANHA DOS TORCEDORES DO SÃO PAULO!

    TIME TITULAR DO TRICOLOR FORA DO BRASILEIRÃO!!!

    A partir do ano que vem o SP passa a colocar o espressinho para disputar essa porcaria de campeonato…que ja cansou os sãopaulinos de ganhar…

    E o time titular vai escurcionar na europa!!!

    Para aumentar o faturamento fora do Brasil!!!

  161. Como a CBF é especialista em fazer bobagens, essa é só mais uma… se não entregou para o Flamengo em 92 é porque não o reconheceu como campeão, depois falou que era do SPFC e pipocou quando o Flamengo reclamou. Acho que pelos julgamentos do STJD ontem, está ficando claro que a CBF quer consertar a besteira que fez ao dizer que a taça era do SPFC e está dando um jeito de fazer esse timinho do Flamengo ser campeão via tapetão, porque dentro de campo faz 17 anos que eles não ganham nada e, se não ganharem nada neste ano, ano que vem completam a maioridade… Vamo SPFC contra tudo e contra todos rumo ao 7-3-3!!!!!!

  162. Não me foco na tal taça de bolinha ou seja lá do que for. O que não é compreensivel e nem aceitável é que mais de 20 anos depois, vem um monte de recalcado e egoísta dizer que o Flamengo não foi campeão brasileiro em 87. Fiquem os bambis com seis seis títulos mercidos e nos deixem com nossos 5 títulos. O que acontece é que novamente vem a discussão: quando o São Paulo foi penta, trataram de dizer que eram os únicos, não reconhecendo o Flamengo. Agora vem o mesmo papo. Como estão para serem igualados no hexa, já que o Flamengo está bem próximo do título, de novo os bambis tremem e querem criar polêmica.

  163. Se é pra falar de time campeão do mundo nenhum é melhor q o FLA-81 nem Santos de Pelé.
    E se for para falar de armação vamos relembrar os últimos 4 Brasileirões onde o Corinthians foi beneficiado e o São Paulo então nem se fala. O Bi do São Paulo já foi esquisito, o Tri deveria ser investigado, pouco se falou sobre os convites para o árbitro ir ao show do RC no Chiqueirão dos Bambis. Esse Tri se fosse investigado a fundo apareceriam muitas coisas suspeitas. O pior é q agora estão chorando pq o (verdadeiro) Campeão voltou !! Vale lembrar que o São Paulo é time sem pressão !! Não tem torcida que cobre ! É apenas estruturado e tem $$ para comprar juízes e etc. Mas a farra acabou pq o CAMPEAO VOLTOU ! Ou alguem duvida de Adriano, Pet e Cia?

  164. o Vice-Campeão de 1986, o Guarani do grande Evair, garfado escandalosamente na final, diga-se de passagem, não foi rebaixado para a série B, simplesmente por que não havia série B em 1987 e sim a Taça de Prata; ser vice-campeão da Taça de Ouro não garantia a ninguém o direito de disputar a Taça de Ouro do ano seguinte: esse direito era adquirido pelo desempenho nos campeonatos regionais.
    E uma vez que os integrantes do Clube dos 13 se retiraram da disputa da Taça de Ouro e criaram o seu próprio campeonato, tinham o direito de incluírem quem bem entendessem. O Guarani por sua vez disputou o campeonato da CBF, para o qual se classificou no Paulistão de 87.
    Quem participou do campeonato da CBF era por que não estava na Taça União. Ou alguém tem dúvida de que se o Sport ou o Guarani fosem convidados pelo Clube dos 13, não teriam aceitado?
    O que é melhor: ser campeão dentre os 12 clubes de maior tradição do futebol brasileiro ou ser campeão entre os que não foram convidados para participar da elite?

  165. Quartarollo,

    Sou Flamengo, desde que nasci. Cresci no Rio mas nasci em São Paulo e vou te falar: é dificil ser Flamenguista e Paulistano.
    Vejo a imprensa de São Paulo completamente tendenciosa, a do Rio tb… Jornalismo deveria refletir a verdade, os fatos como eles são. Mas infelizmente o que se vê são os jogos de interesse e a luta para falar o q o ouvinte quer ouvir em nome da audiência. O jornalismo televisivo pega menos pesado, afinal o alcance da televisão é muito maior e o espaço para bairrismos quase inexiste.

    Voltando ao assunto: Não é de hoje que os desmandos da CBF influenciam sempre negativamente a glória do esporte nacional. Não se pode tratar um assunto como esse com o descaso que é hoje. A jogada política da CBF para denegrir um dos primeiros campeonatos de sucesso que foi a Taça União (que não foi a CBF que organizou) foi propor o tal do quadrangular final entre os módulos verde e amarelo. Com isso ele tem justificativa para não reconhecer o título nacional do Flamengo. A diretoria do São Paulo FC, que se diz tão correta não reconhece que na época, o clube dos 13 que era presidido pelo presidente são paulino apoiou Flamengo e Inter na decisão de não jogar o tal quadrangular e assim proclamou e reconheceu o titulo do Flamengo. Agora eles querem a taça… CADE A COERÊNCIA???

    Enfim, como Flamenguista eu daria a taça AO SANTOS !!!
    Este sim foi o legítimo PRIMEIRO PENTA-CAMPEÃO NACIONAL com os títulos de 61 a 65 !!!

    – “Como assim de 61 a 65??? A CBF só existe a partir de 1971 !!”
    – “Pois é mas o futebol existe desde o início do século no Brasil, bem antes da criação da Casa Bastarda do Futebol”

    É que Brasileiro não tem memória…..

    Grande ABS !!

  166. (A taça tem 157 bolinhas). A maior Torcida do Mundo só os flamenguistas menos um multiplicado por dois? da para dar duas taças para cada torcedores São Paulinos, Vascainos, Botafoguenses, Tricolores e todos os que são contra o HEXA!

  167. Fernando Camargo,
    À priori, quero dizer que se voce quer ser um jornalista tem que estudar muito!!!! (seu burro) português pq vc ta assassinando a gramática!!!! Jornalista não tem que dar opinião pessoal…. o Sport é campeão de 1987 tanto na FIFA quanto na CBF, já foi julgado na esfera esportiva tanto como na justiça comum. COMO QUE PODE O VICE CAMPEÃO DE 1986 NÃO PARTICIPAR DO CAMPEONATO, W.O LIXOS NOOBS????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  168. Vc mesmo escreveu.
    Quem for campeão de 2009 fica com a taça, então…. O mengão foi o campeão com méritos.
    Vc quem decidie. Eñtão fica na Gávea.

    Resposta do blogueiro:

    Devia valer, mas não valeu, né.

  169. Acho uma falta de justiça com todo o futebol brasileiro isto que a cbf fez com o flamengo, o clube dos treze deveria realizar umaliga profissional nos moldes da nba e elevar o nível do futebol como um todo. O brasil deveria ser imbatível como os americanos no basquete, mas com essa administração fajuta, nunca chegaremos a ter tal destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>