Notícias

99Taxis suspende 10% dos taxistas por avaliação negativa

Você já avaliou o serviço prestado após o término de uma corrida de táxi? Sabe, quando você chama o táxi usando um aplicativo? Pois a ferramenta mais importante que o consumidor tem em mãos hoje é a avaliação do serviço. E as empresas levam o feedback dos usuários cada vez mais a sério.

A 99Taxis, por exemplo, repassa aos motoristas as avaliações negativas em busca de melhorias na qualidade do serviço prestado. De acordo com Pedro Somma, diretor de relações institucionais, a empresa estabelece essa conversa com os taxistas, mas entre os 150 mil cadastrados há casos em que a conversa apenas não basta.

“A gente oferece a oportunidade dele melhorar, e percebendo que ele teve informação sobre como melhorar mas ainda não mudou, a gente faz uma notificação e depois aplica uma suspensão temporária”, explicou Pedro Somma em entrevista exclusiva ao Tech News. “A ideia é que primeiro seja temporário para que ele perceba o aviso, e se for reincidente a gente supende (definitivamente) da base”.

Nesta quarta-feira (20), só na cidade de São Paulo, 2.500 taxistas serão suspensos da plataforma 99Taxis. Ao todo, 10% da base ativa de motoristas serão suspensos por terem ignorado os avisos de avaliação negativa e as orientações sobre como reverter o quadro. “No último mês a gente vem notificando semanalmente os motoristas em lista de suspensão sobre isso (os problemas que precisam ser corrigidos) e nesta quarta-feira serão comunicados sobre a suspensão definitiva”, reforçou o executivo.

O advogado especializado em direito do consumidor, Arthur Rollo, afirma que os aplicativos ajudaram a melhorar a qualidade dos serviços mesmo para aqueles que não estão habituados a preencher da forma correta e com a devida atenção o campo “avaliação”. “Sabendo que estão sendo constantemente avaliados pelos aplicativos, (os taxistas) acabam melhorando a qualidade do serviço como um todo e para todo mundo”.

Principais reclamações

O Tech News obteve com exclusividade um ranking com as dez principais reclamações de usuários da 99Taxis sobre os taxistas. Nas três primeiras posições estão os cancelamentos de corrida, erros de cobrança e falta de educação dos motoristas.

image