Notícias

Maratona hacker premia ideias inovadoras para a indústria

352120088-hackathon-maratona-de-desenvolvedores-na-fiesp

Aconteceu neste último final de semana, em São Paulo, a terceira edição do Hackathon, evento que mistura tecnologia e empreendedorismo, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Mais de 500 pessoas se inscreveram para a maratona, que começou no sábado e terminou no domingo. Os programadores foram desafiados a apresentar aplitivos mobile que solucionem problemas em diferentes áreas, como saúde, por exemplo.

O Tech News acompanhou os primeiros momentos da maratona e conversou com um dos responsáveis pelo Hackathon, Sylvio Gomide, diretor do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp, que enfatizou o sucesso da iniciativa e comentou a necessidade de maior investimento em inovação e tecnologia.

“As empresas hoje estão tendo dificuldades e estão investindo muito nesse tipo de iniciativa: como reter esses talentos? Esse é um desafio para todos por isso a gente vê grandes empresas da tecnologia tendo resultados absurdos. É uma empresa que identificou como reter esses talentos”, afirmou Gomide na entrevista que você confere no áudio acima.

Vencedores

Na categoria Inovação para a Sociedade o vencedor foi o aplicativo Anana, que torna mais fácil para restaurantes, varejistas, indústrias e produtores a doação do excedente de alimentos para organizações não governamentais.

O aplicativo Live Cube saiu vencedor na categoria Indústria Eletrônica. O projeto permite maior interação entre pais e filhos, de forma privada, por meio da troca de mensagens. O app permite rastrear a localização da criança, saber seu humor e até enviar tarefas.
Neste ano a categoria Indústria Automotiva estreou na competição e o aplicativo vencedor foi o Renault Connect. A ferramenta monitora os dados do veículo e ajuda a o proprietário a manter um check-up do carro em tempo real. O app lê informações sobre quilometragem, consumo de combustível, status do airbag e do ABS e alertar o motorista sobre as necessidades do veículo.

Comentários

comments