Palhaço e palhaçada

Em mais um encontro com os repórteres, Luiz Felipe Scolari disse que “vocês estão de palhaçada” e “você é o maior palhaço de todos”. Nem sei a quem ele se referiu na entrevista coletiva depois do jogo contra o Atlético-MG. Mas deixou claro que todos que estavam lá, na opinião dele, eram palhaços.

A pergunta mais aguardada foi feita por um dos “palhaços”: “o que está acontecendo realmente com Valdivia? Novamente minutos depois de entrar em campo, pediu para sair, não aguentando de dor?”

Para quem não sabe, Valdivia tem uma fibrose, e depois de ter sido vetado por duas semanas para descansar, surpreendentemente foi levado para Barueri e escalado para enfrentar o poderoso Sucre. Jogou o tempo todo. No jogo seguinte, foi levado para o jogo contra o Corinthians. Ficou no banco no primeiro tempo. Na segunda etapa, entrou no jogo – minutos depois, pediu para sair, sem condições de prosseguir.

Foi levado para Sete Lagoas e escalado para jogar contra o Atlético-MG. Antes do jogo começar, ainda no aquecimento no campo, um repórter de TV informou que “ele bate na bola e coloca a mão na coxa”. Quando a partida começou, todos viram que ele não estava bem. Minutos depois, pediu para sair.

Para jornalistas, radialistas e palhaços, surgiram dúvidas: o que está acontecendo com Valdivia? Foi correto colocá-lo em campo contra o poderoso Sucre? Foi acertada a medida de levá-lo para o jogo do Corinthians? Foi a melhor decisão escalar o chileno contra o Atlético-MG, mesmo sem estar em boas condições?

Jornalistas, radialistas e torcedores são curiosos. Palhaços também. O local mais comum dos palhaços é o circo, mas também podem trabalhar em palcos, teatros, rodeios, nas ruas e nas arenas.

É verdade que nem todos os palhaços são facilmente identificáveis através da aparência – palhaços frequentemente aparecem maquiados e fantasiados. Quase todos os cômicos usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes e cores brilhantes. A grande maioria dos palhaços usa perucas, falso nariz redondo e vermelho. Chaplin era palhaço. Arrelia, Bozo, Carequinha também. Tiririca é um palhaço bem votado.

Claro, há palhaços que usam terno e gravata e parecem executivos. Há palhaços que parecem pessoas comuns e outros vestem uniformes e agasalhos. Há palhaços que não primam pelo bom gosto, nem pela elegância e que cometem agressões. São palhaços em graça.

Quando alguém aqui na redação perguntou sobre as palhaçadas, eu lembrei de algumas:
1) aquela flor que solta água pelo meio
2) um monte de palhaços saindo de um carro pequeno
3) jogar água no público
4) cambalhotas
5) jogar uma torta na cara de outros palhaços
6) jogador de futebol sendo escalado sem condições e jogando apenas alguns minutos em dois jogos seguidos

Comentários

comments