Pular para o conteúdo

Só um milagre salva Jair Ventura

Só um milagre salva Jair Ventura

Rodada após rodada a situação de Jair Ventura parece mais insustentável. Aproveitamento baixo, desempenho ruim, queda de popularidade entre os torcedores e, agora, a sombra de Carille.

Eu diria que só um milagre salva a pele do treinador e o mantém para 2019. Se analisarmos a história recente do Corinthians, principalmente após a saída de Tite para a Seleção Brasileira em 2016, conseguiremos perceber um padrão.

Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira e Osmar Loss: a trajetória dos três foi muito parecida. Primeiro, paciência e apoio dos corinthianos. Em seguida, resultados inconsistentes. A partir daí, rendimento cada vez pior dentro de campo e evolução nula. Por fim, críticas cada vez maiores por parte da imprensa e dos torcedores.

Nenhum técnico que chegou nesse último estágio conseguiu reverter a situação e dar a volta por cima – ao menos nesse período pós-Tite.

“Ah, mas teve muito torcedor que pediu a demissão do Carille.” Não é bem assim. Carille sempre teve o apoio da grande maioria dos corinthianos, mesmo no começo difícil de 2017; e até no momento de instabilidade na reta final do Brasileirão do ano passado.

Jair não é o principal culpado pelo momento ruim do Corinthians, mas é sim um dos grandes responsáveis. Deixando o péssimo aproveitamento de lado, o desempenho dentro de campo – com raríssimas exceções – é muito ruim.

Tirando alguns momentos de superação dos jogadores, contra Cruzeiro e São Paulo, por exemplo, em que o time se desdobrou com um a menos, é difícil encontrar pontos a serem elogiados no trabalho de Jair.

Por todas essas razões, se eu tivesse um dinheirinho sobrando para apostar, colocaria as minhas fichas que o Corinthians terá um novo treinador em 2019.

Seria a decisão mais justa? Talvez não, já que Jair carregaria uma carga de responsabilidade maior do que merece. Seria a decisão mais correta? Provável que sim, já que, quase certamente, o treinador ganharia apenas uma sobrevida na próxima temporada e dificilmente conseguiria emplacar.


Me siga no Twitter: @ranieri_andre

Me siga no Instagram: @ranieri_andre

Escute minhas matérias no SoundCloud clicando AQUI ou no CastBox clicando AQUI

Leia Também: Pedrinho se diverte com reações de Vampeta em seus gols