Pular para o conteúdo

‘Fosse Verdon’ investiga duas lendas dos musicais e confirma boa safra de séries biográficas

Reprodução
‘Fosse Verdon’ investiga duas lendas dos musicais e confirma boa safra de séries biográficas
Michelle Williams e Sam Rockwell protagonizam a série do FX

Iniciada por Ryan Murphy, a tendência de séries sobre figuras reais em momentos específicos de suas vidas parece ter emplacado com força nos Estados Unidos. Na esteira de “Feud”, sobre Joan Crawford e Bette Davis, e as duas temporadas de “American Crime Story”, sobre a prisão de O.J. Simpson e a morte de Giani Versace, “Fosse Verdon” foca sua trama nas vidas de Bob Fosse e Gwen Verdon, ex-casal e grandes nomes do showbizz nos anos 70. Um dos maiores coreógrafos da história e diretor de filmes como “Cabaré” e “Lenny”, ele teve uma vida de excessos, sempre amparado pela parceira, dançarina e atriz, estrela de espetáculos como “Sweet Charity” e “Chicago”.

Ao contrário das antecessoras, que privilegiavam fofocas de bastidor ou investigações policiais, “Fosse Verdon” baseia sua trama na intimidade conturbada de dois gênios de personalidade fortíssima. A aposta nesta figuras, aliás, é ousada, uma vez que atualmente seus nomes não podem ser considerados exatamente muito conhecidos do grande público. Para fãs de musicais, no entanto, é deliciosa assistir aos bastidores de produções como “Pippin” e até mesmo “Cabaret” – com direito a uma atriz que tenta imitar Liza Minelli sem grande sucesso.

O grande trunfo da série está nas interpretações dos premiados Michelle Williams e Sam Rockwell. A atriz, especialmente, consegue dar à personagem nuances ainda mais profundas que seu parceiro, que aposta no lado beberrão do coreógrafo. Ainda assim, dá gosto de ver os dois em cena, despidos de grandes vaidades. Ele, careca. Ela, como uma mulher mais velha. “Fosse Verdon” não será um fenômeno de audiência ou fomentará polêmicas, mas servirá como importante registro de um cenário cultural que ainda é pouco conhecido. No Brasil, ainda não há previsão de estreia pela FX, mas os episódios já podem ser encontrados na Apple TV.