Pular para o conteúdo

VAR na Copa América, se não treinar quem opera o equipamento os erros vão continuar.

VAR na Copa América, se não treinar quem opera o equipamento os erros vão continuar.

 

A Conmebol planeja fazer uso do VAR em todos os jogos da Copa América o ano que vem. Boa notícia. Vimos tantas bobagens e erros nos últimos campeonatos que não usar esse tecnologia seria um erro. Mas temos que treinar as pessoas para operar os equipamentos, continuar errando mesmo diante dessa inovação é o fim da picada.

O Presidente da comissão de arbitragem da Conmebol, o ex-árbitro brasileiro Wilson Seneme anunciou, no Rio de Janeiro, que a entidade pretende implementar o árbitro de vídeo em 2019. De acordo com Seneme, a Conmebol deseja triplicar o uso do VAR na próxima temporada, em relação a 2018.  Além das 26 partidas da competição, a entidade planeja utilizar a tecnologia a partir das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Lembro que neste ano, ambos os torneios receberam o uso a partir das quartas. E como vimos erros!!!

A Conmebol está construindo um centro de treinamento tecnológico de árbitros em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. O objetivo é inaugurar o centro já no próximo semestre. O local terá seis cabines de simuladores para treinamento de árbitros, assistentes e árbitros que trabalharão exclusivamente com o VAR.

Tomara dê certo, seja um sucesso e só melhore nosso futebol. Aqui já poderíamos usar o chip na bola. Algo simples e barato que já iria dirimir dúvidas e acabar com a discussão se a bola passou ou não a linha do gol. Falamos tanto em profissionalismo no esporte mais amado do Brasil, portanto não há mais espaço para aquele papinho furado de que a tecnologia vai acabar com o esporte e exterminar com o bate papo de botequim pós rodada. Futebol tem que ser sério e profissional. Chega de malandragem e erros tolos que interferem sim no resultado do jogo.

É isso aí pessoal. Me sigam no twitter @spimpolo e Instagram @marcio.spimpolo  .