Pular para o conteúdo

Negócios milionários

A janela de transferências neste início de ano no Brasil apresenta números altíssimos. Para ser mais preciso, Flamengo, São Paulo e Palmeiras são times com investimentos mais altos e acredito que com a casa um pouco mais arrumada, o Corinthians pode em algum momento entrar neste grupo.

Os três clubes da capital paulista e o Flamengo são os times brasileiros com maior capacidade de buscar renda. Vários fatores levam a isso, são times com torcida nacional, levam grande público aos estádios com certa frequência e estão entre os que mais arrecadam com televisão. Pela exposição, também podem atrair valores mais altos de patrocínio.

Desde 2017, o calendário brasileiro passou por uma mudança significativa, com a ampliação da duração da Libertadores por toda a temporada. A Copa do Brasil já havia sido ampliada em 2013, desta maneira, os principais times do Brasil encaram uma maratona na reta final da temporada com três competições simultâneas.

Grêmio e Cruzeiro sempre estiveram entre os principais times do país nos últimos anos, mas por não terem reservas no mesmo nível do time titular, priorizaram as copas e obtiveram sucesso no mata-mata. No onze contra onze, eles encaram qualquer time do continente, mas nos pontos corridos não têm conseguido acompanhar.

Internacional e Atlético-MG, que estão na Libertadores deste ano, imagino que também mergulharão de cabeça nas copas. Vamos ver na prática, mas imagino que os três paulistas e o Flamengo brigarão mais nos pontos corridos, claro que sem deixar de lado as copas. Mineiros e gaúchos brigarão mais na Copa do Brasil e na Libertadores, sempre brigando para se garantir na Libertadores do ano seguinte pelo Brasileiro.