Pular para o conteúdo

Tite convocou novos jogadores sim

Muito tem se falado que Tite não mudou a seleção depois da Copa, se fizermos uma análise das convocações do treinador após o Mundial, facilmente chegaremos à conclusão de que isso não é verdade.

Após a Copa, foram incluídos no grupo jogadores como Éder Militão, Arthur, Lucas Paquetá, Allan, Richarlison e Éverton. Na última convocação foram lembrados pela primeira vez, Alex Telles, Felipe Anderson e David Neres, além de Vinicius Júnior que foi cortado.

A questão é o que as pessoas consideram uma renovação? Seria começar tudo do zero? Excluir todos que estiveram na última Copa e montar um time só de garotos? Se a resposta for positiva, não tem como cobrar resultados imediatos. Não cobrariam no Brasil?

Além disso, a manutenção de uma base ajuda inclusive na integração dos novos jogadores. Com certeza é muito mais fácil entrar em um time que já tenha uma estrutura.

Algumas convocações foram questionadas no ano passado. Os mais cornetados foram Renato Augusto, Paulinho e William. Se analisarmos de maneira objetiva, esses atletas participaram muito pouco dos seis amistosos realizados até aqui depois da Rússia e nenhum deles está na atual convocação. Renato Augusto jogou 2 dos 6 jogos, Paulinho apenas 1 partida e William entrou em 2 jogos e iniciou só 1. Importante lembrar que Tite não pôde levar jogadores que atuavam no Brasil por causa do calendário, se Paquetá estivesse disponível nas 3 convocações, Renato Augusto teria ainda menos espaço.

Arthur e Richarlison, por exemplo, participaram dos 6 amistosos disputados no segundo semestre.

Alisson, Marquinhos, Casemiro, Coutinho e Neymar, dentro da normalidade podem formar uma base pensando em 2022. Jogadores como Firmino e Gabriel Jesus também devem participar de todo o ciclo, além do goleiro reserva Ederson. Tite não tem nenhum motivo para excluir esses jogadores.

Alguns mais velhos como Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís são soluções mais para o curto prazo, pensando em Copa América. Tite sabe que está no Brasil e que precisa de resultado e se repararmos nos nomes citados acima, são todos jogadores de defesa, posições realmente carentes, principalmente a zaga e a lateral-direita.