Pular para o conteúdo

Campeonato Brasileiro

Neste final de semana, no quarto mês do ano, começa a principal competição do país. Não é verdade que o Campeonato Brasileiro tenha mais de 10 candidatos ao título. O formato dos pontos corridos e a divisão de dinheiro no país diminui o número de candidatos.

Palmeiras e Flamengo são os clubes com maior poder de investimento e formaram elenco com vários bons jogadores. Mesmo jogando mal, devem ficar na parte de cima da tabela, até porque poderão rodar mais o elenco quando as competições acumularem, fator que foi fundamental para a conquista do Palmeiras no ano passado.

O Corinthians também tem um bom elenco e é o time mais vencedor do país nos últimos anos. A versão de 2019 ainda precisa de ajustes para jogar bem com mais regularidade, mas acredito que também estará na parte de cima.

Cruzeiro e Grêmio têm os treinadores com maior tempo de trabalho e não devem nada para nenhuma equipe do país. A questão mais uma vez é sobre o que farão em relação a Copa do Brasil e Libertadores. Nos últimos dois anos, essas duas equipes priorizaram as copas e acabaram saindo da briga pelo Brasileiro.

O Internacional fez grande campanha em 2018 e segue bem em 2019, mas também terá que fazer escolhas quando estiver no mata-mata das copas.

O São Paulo é uma grande interrogação, mas uma vez está começando um novo trabalho com bola rolando. Cuca acabou de chegar, Pato e Tchê-Tchê não disputaram o estadual, até mesmo os garotos que se destacaram na reta final do Paulista jogaram muito pouco. O elenco no papel é bom, mas não dá pra saber se será um time. Apesar de ter disputado a decisão estadual, é bom lembrar que o time só venceu 6 dos 20 jogos oficiais do ano, todos contra times pequenos do Estado.

Outro time interessante é o Santos, o time de Sampaoli deve fazer bons jogos, mas não vejo como candidato ao título, pode brigar por Libertadores. Mesma situação do bom Athletico-PR, já o Galo mineiro começa com uma interrogação enorme, é outro time que começa tudo do zero no meio do ano.