Pular para o conteúdo

China faz desenho animado com grão de soja e ataca Trump

China faz desenho animado com grão de soja e ataca Trump
https://www.youtube.com/watch?v=zurorwgU8fQ

Como fica a soja na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, o maior cliente americano e também brasileiro?

Os chineses estão taxando o equivalente a 60 bilhões de dólares de produtos americanos, envolvendo 5.207 itens a partir do próximo dia 24 de setembro. Essa foi a resposta a taxação de Donald Trump em cima de 200 bilhões de dólares de produtos chineses importados pelos Estados Unidos.

Mas vejam só como o mundo mudou. O cartoon animado feito pela televisão oficial chinesa, CGTN – China Television global Network é um grão de soja falando em inglês com tradução de texto em chinês e inglês, e se chama o Monologue of a soybean, ou em português, Monólogo de um grão de soja.

Ali você vai ver e ouvir uma lição que os chineses mandam para o Trump e a para sociedade americana. O grão de soja começa falando ser muito importante na alimentação humana chinesa, para os animais também, e mostra que 62% da soja americana tem o destino a China.

Continua mostrando que Trump foi eleito com muitos votos dos produtores rurais americanos e que essa taxação sobre a soja dos Estados Unidos os irá prejudicar a todos. “Foram mais de 12 bilhões de dólares de soja americana para a China”, diz o grão de soja chinês animado.

O grão de soja continua e diz: “Eu fui apanhado no meio de uma guerra comercial entre a China e os Estados Unidos”, e num momento do vídeo do monólogo do grão de soja aparece o mapa do Brasil e da Argentina, mostrando que a China irá ampliar seus negócios com esses dois países.

https://www.youtube.com/watch?v=zurorwgU8fQ

Os preços da soja nos Estados Unidos estão prejudicados desde maio deste ano com as ameaças das guerras comerciais. Donald Trump disse que vai taxar todos os 500 bilhões de importações da China se ela fizesse o que acabou de fazer.

Logo, o que isso vai dar?

Com certeza pressão por demanda de soja brasileira, que hoje é o maior exportador mundial e com condições ainda nesta safra de aumentar sua oferta. Mas como sempre enfrentamos dramas logísticos e a crise política.

Por outro lado, se isso ocorrer haverá sacrifício maior da área de milho, e nossos setores de proteínas animais, dependentes da ração, irão pagar o preço da guerra lá fora.

Mas, curioso mesmo, foi ver o desenho animado que os chineses produziram e mandaram para os Estados Unidos e para todos. Está nas redes sociais.

Até tu, chinês, usando a arte do marketing pra meter bronca no Donald Trump.

 

%d blogueiros gostam disto: