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Embrapa, inovações e competitividade de heróis

Embrapa, inovações e competitividade de heróis
Fonte: freepik

A genética desenvolvida pela Embrapa está mudando o agronegócio do maracujá no Brasil. O Distrito Federal é o maior estado produtor de maracujá, apresenta pelo último Censo do IBGE um incremento na produtividade do maracujá de 70%.

Maracujá tem sabor, teor de vitamina e qualidade para o processamento industrial. Novas áreas do país estão plantando maracujá, e graças a genética da Embrapa e com a nova geração de híbridos, estima-se uma contribuição econômica de 400 milhões de reais, na colheita, 5 mil empregos diretos, e mais de 10 mil empregos indiretos no maracujá business.

Fonte: freepik

Os cultivares das novas variedades da Embrapa maracujá significam apenas um dos exemplos de uma série de contribuições no setor da hortifruticultura nacional, da qual pouco falamos e comentamos, e que o público desconhece.

A Embrapa está em fase de escolha de um novo presidente. Há muitos burburinhos, manifestações e cartas enviadas ao Ministro por entidades, associações e, em meio a uma belíssima crise de liderança das classes políticas nacionais, parece que as poucas coisas que se salvam, acima do mar de incompetências, viram as joias, as pérolas da coroa, e todos a querem.

Tratamos disso no último Encontro MIRA – Mesa dos Incômodos Reinantes do Agro, realizado em agosto, no PENSA, da FEA USP.

O orçamento de toda a Embrapa é de cerca de 3 bilhões e trezentos milhões de reais. Agora, compare só: o orçamento de uma companhia internacional, como a Bayer, em pesquisa é de mais de 22 bilhões de reais.

Ou seja, uma Embrapa inteira significa menos do que 15% comparado a apenas uma grande corporação de pesquisa privada como a Bayer. E que ótimo, continuem investindo!

Se quisermos mais da Embrapa, o problema está na dimensão dos seus recursos e de uma clara necessidade de investirmos acentuadamente em pesquisa e educação no país, além de lideranças do agro que se integrem como cadeia produtiva.

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