Pular para o conteúdo

O desperdício é o pior de todos os males

O desperdício é o pior de todos os males

Desperdício de vida, tempo e riquezas jogadas no lixo. É hora de não apenas produzir, mas de saber consumir e de não desperdiçar.

A 6ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos realizado ontem (15) pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) revelou que, somente no varejo, nas 89 mil lojas de supermercados, por onde circulam diariamente cerca de 27 milhões de brasileiros, foram computados as perdas e o desperdício entre 2014 até 2017 cerca de 26 bilhões de reais.

Somente em frutas, legumes e verduras em 2016 foi o equivalente a 1 bilhão e duzentos milhões de reais para o lixo. Em 2017 esse valor subiu para 1 bilhão e seiscentos milhões de reais.

Esse desperdício ocorre principalmente por danos mecânicos nas frutas e verduras, por problemas de logística e de planejamento entre compras e vendas.

 

O total do agronegócio brasileiro reúne um montante de mais de 1 trilhão e 500 bilhões de reais, se considerarmos 20% o nível das perdas e desperdícios no agro.

Desde o que pagamos com demurrage de navios esperando nos portos, passando por toda a cadeia produtiva, da semente, até o prato do consumidor final e o que jogamos fora nos lixões, a maioria sem tratamento, poderíamos obter algo em torno de 300 bilhões de reais, um dinheiro que pouparia outro tanto em recursos naturais, água, tempo e vida das pessoas.

Um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU prevê cortarmos 50% do desperdício mundial até 2030.

Os supermercados têm hoje estudos e casos reduzindo as perdas, e o mesmo raciocínio precisaríamos ter ao longo de todas as cadeias produtivas do agro brasileiro.

Mais de 300 bilhões de reais são perdidos e desperdiçados, pra fazer uma conta por baixo… e nos países mais ricos o desperdício está muito mais nas casas, nos restaurantes e nos fast foods do que no campo ou na logística..

Da mesma forma no Brasil, consumidores e produtores, com indústria e comércio, o desperdício é uma luta para a educação.

%d blogueiros gostam disto: