As situações estressantes do dia a dia e viver momentos de ansiedade podem ser uma das causas do bruxismo, que geralmente funciona como uma válvula de escape do estresse, segundo especialistas.

O que é bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes de forma involuntária pela aplicação de força da musculatura da região. O problema pode causar dores de cabeça e faciais e até desgaste nos dentes, o que pode comprometer a saúde oral e a integridade da estrutura dentária.

Bruxismo é comum também em crianças

Segundo o dentista Márcio Passos, especialista no assunto, o bruxismo é mais comum do que se imagina, inclusive em crianças: “Em crianças, é muito comum haver casos de bruxismo, porém, na troca da dentição de leite para a permanente, isso é interrompido”, conta.
Caso o problema persista, inclusive com frequentes dores de cabeça, cansaço e dores próximas ao ouvido, deve-se investir no tratamento. “É feito a partir do uso de um aparelho móvel especial que permite o crescimento da arcada dentária durante o desenvolvimento da criança, mantendo os dentes separados, forçando o repouso da articulação e da musculatura”, explica.

Principais sintomas

De acordo com o especialista, os principais sintomas do bruxismo são:
– Cansaço na face
– Dor na região do ouvido
– Diminuição no tamanho nos dentes
– Dor de cabeça
O mais indicado ao perceber os sintomas é procurar o dentista. Deve-se usar uma placa miorrelaxante, que proporciona um descanso aos músculos da face e força a articulação a entrar em uma posição de repouso e não deixar os dentes encostados, evitando o desgaste.

Aplicativo pode ajudar

“Também devemos observar se o apertar ou ranger os dentes ocorre durante o dia. Nesse caso, pode-se usar um dispositivo, tipo um alarme, para te lembrar de parar de apertar os dentes, e até mesmo o uso de um app, como o ‘Desencoste’, que ajuda bastante nessa questão”, finaliza Márcio.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da revista Exame, da Editora Abril, produtora do programa EVA e coordenadora do Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *