A atriz Marcia Cross, famosa pela interpretação  da personagem Bree Van De Kamp na série “Desperate Housewives”, enfrenta um câncer anal e revelou a provável causa da doença: o Papilomavírus Humano, conhecido como HPV.

  • Saiba tudo sobre HPV

Entenda doença

Segundo André Lopes, Cirurgião Oncológico ouvido pelo EVA, mais que 90% dos casos de câncer do canal anal (e também do colo uterino) são causados por HPV. “E o HPV também tem aumentado a incidência de câncer de orofaringe (boca e garganta) principalmente em pacientes mais jovens, como no caso do marido da atriz”, alerta ele, sobre o câncer de garganta que acometeu Tom Mahoney, casado com a artista, em 2009.

Tratamentos

De acordo com o médico, se o câncer for diagnosticado em estágios iniciais, a chance de cura chega a 80-90%.

“Para câncer de ânus, são necessárias sessões de radioterapia associadas a quimioterapia. No caso de câncer de colo uterino e orofaringe, pode ser com cirurgia, apenas”, explica.

Números recentes

Este ano, durante o Encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o maior evento de oncologia do mundo, nos Estados Unidos, a vacina contra o HPV foi apontada como uma das melhores formas de prevenção.

No Brasil, a vacinação é gratuita pelo SUS (Sistema único de Saúde para adolescentes e deve ser aplicada em duas doses.

“O uso de preservativos também previne a transmissão”, acrescenta André Lopes.

 

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas EVA e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *