A interrupção do período menstrual interfere na vida das mulheres de diversas formas. Além das sensações desagradáveis, como oscilação entre calor e frio, suor excessivo e ressecamento vaginal, o surgimento de varizes também pode acontecer nessa fase.

Prevenção de varizes

A prática de exercícios físicos, manter alimentação balanceada, evitar consumo de álcool em excesso, tabagismo e controlar o estresse são algumas das formas de controlar e até evitar o aparecimento das varizes em qualquer idade, diz a angiologista e cirurgiã vascular Cláudia Fiorini.

Quem já sofre com as varizes, percebe um aumento, explica a especialista. “As mudanças hormonais nesse período podem fazer com que as varizes surjam com mais rapidez”, alerta Cláudia.

“Os cuidados não mudam antes ou após a menopausa. Manter o corpo em movimento é crucial pois melhora a circulação, fortalece a musculatura dos membros inferiores e ainda colabora na manutenção de peso, o que também facilita o retorno venoso e afasta as chances de varizes surgirem. Hábitos saudáveis de alimentação e controle da obesidade podem ajudar”, garante a médica.

Sobrepeso

Ainda segundo a angiologista, pacientes com problemas com a balança devem redobrar a atenção, pois o ganho de peso agrava o quadro de varizes devido ao acúmulo de gordura abdominal, que dificulta o retorno venoso.

Além disso, com a chegada da menopausa e o surgimento das varizes, também aumentam os riscos dos problemas do coração. “Os hormônios femininos protegem as mulheres das doenças cardiovasculares. Após a menopausa, no climatério, o risco de desenvolver essas doenças iguala-se ao dos homens.”, ressalta Cláudia Fiorini.

O que são varizes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes afetam 45% das mulheres e 30% dos homens. Suas causas são genéticas, mas hábitos pouco saudáveis, como falta de atividade física, obesidade, tabagismo, além de fatores hormonais contribuem com o adoecimento dos vasos. Atividades que necessitam de longos períodos em pé ou muito tempo sentado também podem piorar os sintomas.

Varizes são veias que se dilatam e não veias com alguma obstrução, como algumas pessoas imaginam. A dilatação dessas veias nos membros inferiores faz com que o sangue que circula nelas fique, favorecido pela ação da gravidade, “acumulado”  no decorrer do dia, causando peso, queimação, cansaço, geralmente dos joelhos para baixo, piores no final do dia, associados ou não ao edema (inchaço) de tornozelos e pés.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas EVA e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *