Páscoa já é sinônimo de chocolate e é fácil pensar em acompanhar um chocolate com um café, certo?

Por que não fazer isso com a cerveja? A dica é da sommelière de cervejas Taiga Cazarine.

“O segredo da harmonização está no equilíbrio também nas intensidades. Então, se temos um chocolate bastante untuoso (gorduroso), precisamos de uma cerveja que traga pontos que equilibrem com esta “força”, Por exemplo: uma cerveja com alta carbonatação e/ou amargor e/ou mais álcool, entre outros pontos”, diz ela.

+ Elas trocaram emprego fixo e bom salário pela cerveja: “Achavam que estava maluca”

Anote as dicas da especialista:

Mikkeller Beer Geek Breakfast Oatmeal Stout 330ml

Oatmeal Stout com chocolate branco. É a harmonização da torra da cerveja com o leite do chocolate. É como a combinação de café com leite. Aprofundando, temos um chocolate de bastante untuosidade e a cerveja traz amargor médio, carbonatação média, notas de média-alta intensidade, corpo médio. No conjunto, tem “peso” para equilibrar com o chocolate.

Freigeist Strawberry Eisbock Forever Vintage 330 ml

Uma Eisbock, cerveja que passa por um processo de congelamento, deixando-a mais encorpada e alcoólica, feita com Morangos!  Por ter essa sensação licorosa e frutada, vai bem com o chocolate branco também, mas pode combinar com chocolates de alto amargor, para contrabalancear seu dulçor e alto teor alcoólico. Sem contar que pode trazer a referência do doce floresta negra.

Mikkeller I dont have a red shrimp Pilsener 330ml

Para mostrar que tudo que está no nosso dia a dia é possível de harmonização: uma pilsner. O estilo de cerveja mais consumido pelos brasileiros, com notas de biscoito e grãos e de sabor e corpo muito suaves. Fica muito boa com chocolates de médio amargor e/ou média untuosidade, principalmente aqueles que trazem laranja cristalizada, por exemplo. Então, temos uma cerveja que, apesar de suave, sempre carrega alta carbonatação, e chocolates finos, que podem trazer pontos de dulçor e citricidade.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas EVA e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *