Por Nanny Cox
@nanny_cox
Ultimamente, um termo tem aparecido muito no mundo da beleza: “lip tint“. O produto tem várias aplicações e parece ter sido uma criação incrível do alto escalação de experts em tecnologia, trazida especialmente para a beauté do século XXI.
No entanto, o lip tint nada mais é, como a própria tradução diz, uma tinta para os lábios. E, pasmem, pode ser feita em casa! Nos próximos tópicos, vamos desmistificar o produto e contar tudo que você precisa saber pra arrasar com essa tendência do universo das maquiagens.
O que é?
É uma espécie de corante avermelhado. O lip tint pode ter textura líquida ou em gel, parecido com um gloss e pode ser encontrado desde o vermelho escarlate até o rosa chiclete.
Para o que serve?
lip tint, hoje, tem sido usado para dar aquela ruborzinho saudável no rosto e nos lábios, sem pesar demais. Depois de contornos e aquela maquiagem exagerada, o mundo da beleza deu uma relaxada e já estava procurando produtos mais naturais. Tanto é que aquele contorno marcado usado pelas Kardashians nos primórdios foi substituído pelo “strobing“, uma técnica mais leve que busca iluminar o rosto ao invés de marcá-lo. O retorno do lip tint já era esperado para compor esse look saudável buscado mundo afora.
De onde surgiu?
Tem muita gente falando que o lip tint foi trazido pelas asiáticas, para deixar os lábios e bochechas coradinhos. No entanto, há registros de produtos com características semelhantes já em 4000 a.C! Na época, se misturava uma tinta avermelhada retirada do ocre que era misturada com água e produtos que deixavam o líquido um pouco mais pastoso.
Não é novidade que o batom, com aquela consistência mais durinha, é o produto mais comum para pintar os lábios, mas eu me lembro bem que uma das primeiras maquiagens que tive contato, há uns 12 anos, foi um liquídinho vermelho que a minha prima disse para passar nas bochechas. A própria Benefit, a primeira marca a comercializar o lip tint como conhecemos hoje, colocou o produto no mercado em 1977. Ou seja, o lip tint é bem antigo!
Como usar?
– Nos lábios: aplique algumas gotinhas ao longo dos lábios (no inferior e também no superior) e dê algumas batidinhas para espalhar a cor e deixar a boca avermelhadinha. Dá para caprichar mais no centro dos lábios ou deixar a coloração uniforme, é você quem manda!
– Na bochecha: coloque algumas gotinhas nas maçãs do rosto e espalhe com os dedos mesmo, dando umas batidinhas. Se você quiser aquele look “acabei de sair do sol”, pode aplicar também ao redor no rosto, naquele lugar que fica vermelho depois que tomamos sol. Cuidado: o lip tint tende a secar rápido, então se você demorar muito para espalhar, pode ficar marcado. Se a pele estiver muito seca, também pode marcar a cor!
Já existem diversas marcas diferentes no mercado, com preços que variam de R$ 8,99 até R$ 169,00. Também é possível fazer em casa. Você vai precisar de corante comestível líquido da cor de preferência, água e hidratante labial (caso você queira um efeito hidratante). É só ir dosando um pouquinho de cada em uma embalagem limpa de esmalte, óleo ou corretivo, misturar tudo muito bem e pronto, já pode usar o seu lip tint feito em casa!
Confira a galeria com sugestão de produtos: