Notícias

‘Saúde parece não ter protagonismo nesse novo governo’, diz David Uip

O segundo painel do fórum Mitos e Fatos Jovem Pan tratou de um dos temas mais problemáticos do sistema de saúde brasileiro: a prevenção. No palco, os médicos Davi Uip, ex-secretário estadual, Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein e o pediatra Paulo Pachi discutiram os gargalos no setor que geram problemas do nascimento à velhice da população.

“Nós vivemos um momento político complicado. Economia e segurança certamente são grandes problemas, mas parece que a saúde não tem protagonismo nesse novo governo”, criticou David Uip. “Estamos registrando casos de dengue, febre amarela e até aumento nos portadores de Aids. Avançamos muito de um lado, mas por outro estamos voltando a antigos tempos e problemas da humanidade”.

Além de problemas estruturais e de gestão, os especialistas debateram questões sociais que impactam o processo de prevenção, como as fake news. “Há uma onda antivacina se espalhando pela internet, pessoas associando vacina com autismo, por exemplo”, apontou Paulo Pachi. “São pessoas que se baseiam no ‘eu acho’ contra uma série imensa de pesquisas científicas sólidas. É preciso vigiar esse retrocesso”.

Assista à integra do painel no vídeo abaixo: