Notícias

Tutinha e presidente do IFL abrem fórum: “se político foge do debate, empreendedor dá a cara à tapa”

O apresentador Edgard Piccoli subiu ao palco do Hotel Unique, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (27), para anunciar a abertura da 10ª edição do Mitos e Fatos – evento organizado pela Jovem Pan junto à 5ª Edição do Fórum Liberdade e Democracia do Instituto de Formação de Líderes (IFL). Os responsáveis pelos discursos inaugurais foram Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, presidente do Grupo Jovem Pan, e Danilo Pacheco, presidente do IFL.

Tutinha destacou o compromisso da rádio com a democracia e a verdade e ressaltou que costuma conquistar grandes audiências no país por “não ter rabo preso” com nenhum grupo político e econômico. Danilo, por sua vez, apresentou aquele que seria o principal objetivo do dia: debater o empreendedorismo (seus desafios e perspectivas) no Brasil.

“É uma pena que os valores de uma nação mais livre e próspera sejam tão desrespeitados. Desde o ambulante que tem suas mercadorias apreendidas pelo fiscal, o microempresário que sofre com a burocracia, a indústria que é impedida de importar matéria-prima. O resultado é sempre uma sociedade mais podre. Esse fórum poderia se chamar ‘nós contra eles’. A frase é usada para antagonizar a sociedade, colocar em oposição brancos e negros, ricos e pobres. Só que todos são indivíduos. A real oposição seria entre nós, que queremos produzir, e eles, os políticos e burocratas, de esquerda ou direita, que são sanguessugas do esforço alheio”, disse.

“A gente cometeu o erro aqui de acreditar em políticos. Eles não cumpriram. Isso nos faz perguntar: será que a eleição deveria ter tanta importância na nossa vida? Dizem que é preciso renovar tudo e clamam pela ética. Ledo engano. O maior problema do Brasil não é a corrupção. Ela é um sintoma. A doença é, na verdade, o estatismo. Se eles, os políticos, fogem do debate, nós não temos medo de dar a nossa cara à tapa. O que importa saber é quando você, meu caro presidente, vai deixar de nos atrapalhar”, concluiu.

Em seguida, iniciaram-se os três painéis. A seguir você confere todo o conteúdo.