Março é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, uma doença que afeta mais de 170 milhões de mulheres em todo o mundo e cerca de 10 milhões no Brasil.

Muitas mulheres não sabem que têm a doença, por isso, é importante estar atenta aos sintomas:

  • Cólica forte
  • Inchaço abdominal
  • Diarreia ou prisão de ventre no período menstrual
  • Dores durante ou após sexo
  • Dor lombar durante menstruação
  • Dificuldades para engravidar
Sydney Sims/Unsplash

Para conversar sobre o tema, recebemos Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra membro da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia); membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).

“O problema é que os exames de rotina normais acabam não pegando a endometriose”, alerta Geraldo Caldeira.

A jornalista Caroline Salazar viveu com a doença por muito tempo sem perceber e, para narrar sua experiência com a doença, criou o blog A Endometriose e Eu. Atualmente, é Capitã Brasileira da EndoMarcha, que acontece no mundo inteiro em 30 de março.

Acompanhe a conversa completa sobre a Endometriose no vídeo a seguir:

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *