Heloísa Schürmann garante que muitas das decisões mais difíceis que tomou na vida foram baseadas no “instinto feminino”. Ao lado do marido, Vilfredo, e dos filhos, a velejadora e escritora forma a Família Schurmann, que, há 35 anos, vive nos mares.

No início da vida a bordo, na década de 1970, não havia vestiário feminino na marina “porque mulher não velejava”. Hoje em dia, no entanto, ela comemora: “Os recordes de volta ao mundo são de mulheres jovens. Não é preciso ter força, ao contrário do que pensam. É preciso ter inteligência, jeito e saber usar a própria capacidade”.

Maternidade e feminismo

Em uma entrevista descontraída e bem-humorada concedida à jornalista Paty Moraes Nobre, Heloísa revisita a decisão de viver em um barco e a opinião dos parentes, que acharam a ideia coisa de gente louca. Mas ele se defende: “Tem gente que diz: ‘não vou navegar porque tenho filho’. Eu digo o contrário, que fui navegar porque tenho filhos e para dar oportunidade de estarem comigo”, diz ela, que não se considera feminista por dispensar “rótulos”.

Família Schurmann na primeira saída de volta ao mundo, em abril de 1984

Armas x segurança a bordo

Indagada sobre porte de armas, Heloísa é objetiva: “Nossa arma mais perigosa é um sinalizador. A gente não pode pensar que uma arma pode salvar a gente. (…) Eu sou muito otimista, penso: ‘não, não vai acontecer”, comenta.

Nova volta ao mundo

Há poucas semanas, a família assinou um contrato com a ONU Meio Ambiente para um novo projeto: A Voz dos Oceanos. “Vimos cada vez mais uma degradação do meio ambiente, principalmente na questão do plástico poluindo os mares. Por isso, vamos nos tornar ‘A Voz dos Oceanos’ nessa nova empreitada”, adianta ela.

Heloísa Schürmann é a primeira comvidada da série “Mulheres incríveis na Pan”. Assista à entrevista completa:

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *