Pensa só. Todos os dias são 500 milhões de canudos plásticos usados apenas nos Estados Unidos. Os canudos de plástico correspondem a 0,04% de todo o lixo plástico do mundo, e segundo dados da ONG Ocean Conservancy canudos foram o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo no ano passado.

Feitos de polipropileno ou poliestireno, materiais não biodegradáveis, os canudos demoram até 200 anos para se decompor. E tem mais: quando descartados, mesmo quando desintegrados em pequenas partículas, acabam por exemplo engolidas pelos animais trazendo danos para sua saúde.

Mais de 35 milhões de pessoas foram impactadas por esse vídeo de biólogos retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica. Ele foi feito em 2015 por oceanógrafos ligados à Universidade A&M, do Texas:

Muitas empresas e governos já tomaram, ou prometem ações efetivas para a eliminação do canudo de plástico. A rede Starbucks anunciou que vai deixar de usar canudos de plástico em lojas de todo o mundo até 2020 ( evitará o descarte de mais de um bilhão de canudos). O McDonald’s também anunciou que deixará de usar canudos de plástico em lojas do Reino Unido e da Irlanda.

Escócia, Reino Unido e Rio de Janeiro já rejeitam o uso dos canudos

A questão é a ponta o iceberg de um problema muito maior: o Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos. Se continuarmos consumindo assim, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

O canudo é apenas uma pontinha do que se chama de cultura do descartável. O uso indiscriminado de objetos descartáveis, materiais de uso único, feitos de plástico, como sacolas e garrafas, esses responsáveis por índices de poluição ainda maiores. segundo o Relatório de Limpeza Costeira de 2017 da Ocean Conservancy, o lixo mais comum encontrado nas praias são os cigarros, seguidos por garrafas plásticas, tampas de garrafas, envoltórios e sacolas.

Sim, você pode optar por canudos sustentáveis, sejam ele de papel, bambu, palha ou aço, mas pense: qual a real necessidade de sempre usar canudos para ingerir líquidos? E estenda a discussão para outros descartáveis.

Sabrina BRUXONA domina 2º temporada Bruna Marquezine X Francis Sima ( a mina do vídeo da mulher corna)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.