Desde ontem o WhatsApp liberou para toda a sua base de usuários uma nova função: o aviso de mensagens encaminhadas. Isso quer dizer que quando vc encaminhar alguma coisa que recebeu para outra pessoa, este texto virá acompanhado de uma indicação extra. A ideia é que assim possamos saber que de fato aquele texto não foi redigido pelo emissário. Sabe aquela mensagem: “O irmão da minha prima disse que tem assaltantes escalando as paredes prédios para assaltarem.” Então. Sabendo que na verdade não é o irmão da prima da sua amiga, e que a mensagem é , muito provavelmente um spam que está rodando no Whatsapp, talvez  você se sinta menos encorajado de passar pra frente.

Sim, é um esforço da ferramente para frear a proliferação de fake news.

Se você ainda não está vendo a nova etiqueta que marca “encaminhada”, atualize para a última versão do WhatsApp para Android, iPhone e Windows Phone.

Na Índia, houve uma série de casos muito sérios de acusações falsas que circularam pelo aplicativo resultaram no linchamento e morte de 27 pessoas. Ali, as mensagens falsas diziam que as vítimas eram sequestradores de crianças. A polícia confirmou, para os casos de agressão que resultaram em morte que as vítimas eram inocentes e nunca haviam se envolvido em crime algum.

Em março , a Organização das Nações Unidas divulgou que 650 mil pessoas de uma minoria islâmica foram expulsas do país asiático Mianmar e devido a ameaças impulsionadas por fake news no WhatsApp.

No Brasil, o caso mais famoso é de maio de 2014, quando uma dona de casa foi confundida com uma sequestradora de crianças e espancada até a morte no Guarujá, litoral de São Paulo. O boato foi espalhado no aplicativo de mensagens.

Em campanha, principalmente na Índia, o Whastapp recomenda:

“Não se preocupe com a quantidade de vezes que você recebeu uma mensagem. O fato de uma mensagem ser compartilhada muitas vezes não a torna verdade.”

O WhatsApp também anunciou que dará 20 bolsas de R$ US$ 50 mil para pesquisadores com projetos relacionados à disseminação de notícias falsas e seu combate.
Nego do Borel e a polêmica do clipe Me Solta Cineminha? Uma animação para os pequenos, novo filme de Dwayne Johnson e um francês bem recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.