Pular para o conteúdo

Feijão, grão-de-bico e lentilha são as principais fontes de fibra dos brasileiros, diz Ibope Inteligência

Feijão, grão-de-bico e lentilha são as principais fontes de fibra dos brasileiros, diz Ibope Inteligência

O mundo moderno trouxe muito carboidrato e menos fibras no nosso prato. O que muita gente não sabe, é que as fibras têm um papel importante no bom funcionamento do intestino.Fibras também ajudam na saciedade, diz a nutricionista Marcia Daskal.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, encomendada pela marca Fibernorm, conduzida pela internet, revela que apesar de 78% dos internautas brasileiros afirmarem consumir fibras na rotina, apenas 37% costumam ingerir mais de uma vez ao dia.

“Cada fibra tem sua importância. As solúveis têm grande capacidade de retenção hídrica, o que ajuda na formação das fezes. Já as insolúveis proporcionam um estímulo mecânico no intestino e aumentam o volume das fezes. A pesquisa mostra que as fibras estão presentes na vida dos brasileiros, mas há falta de conhecimento sobre em quais alimentos encontrá-las e como introduzi-las na dieta”, explica a Maria do Carmo Friche, gastroenterologista e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na prática, no prato do brasileiro, as grandes fontes acabam sendo os tradicionais arroz e feijão. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados consomem feijão, grão-de-bico e lentilha pelo menos uma vez ao dia, enquanto 57% comem diariamente arroz ou outros cereais integrais, como aveia, trigo e milho. Por outro lado, nozes, sementes, amêndoas, castanhas e linhaça, que também são fontes de fibras, são ingeridos numa porcentagem menor (13%) pelo menos uma vez ao dia.

De acordo com a nutricionista Marcia Daskal, “o ideal é que a fibra esteja presente nas principais refeições”.

“Há quem fala que come uma barrinha de cereal por dia.Isso não resolve. Tem 1 grama de fibra somente”, diz a médica Maria do Carmo Friche. O ideal, segundo as especialistas, é ingerir 25g de fibras ao dia.

Importante também beber bastante água para a fibra agir direitinho no nosso corpo!

 

Crédito: Free Image/Pixabay