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Conheça alimentos que “escondem” açúcar

Conheça alimentos que “escondem” açúcar

O Ministério da Saúde anunciou um acordo com a indústria alimentícia para a redução de açúcar nos alimentos industrializados no país até 2022. A iniciativa é uma ótima notícia. Mas você sabia que o grande problema é a maioria achar que o açúcar está nas sobremesas e nos refrigerantes? O açúcar está nas beterraba, na cenoura, nas frutas e no leite também.

Segundo Gladia Bernardi, especialista em obesidade e autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento”, quando a Organização Mundial de Saúde diz que o necessário são 50g de açúcar por dia por pessoa, não quer dizer 50g de açúcar puro ou de alimentos industrializados.

“É necessário levar em conta o açúcar de todos os alimentos que são consumidos durante o dia. É por isso que muitas pessoas falam que não consomem açúcar durante o dia, mas tomam o refrigerante zero, o suquinho de fruta, a batata, montanhas de arroz, queijos “lights” e no fim não tem os resultados tão esperados, tanto para o emagrecimento quanto para a saúde”, explica a nutricionista.

Veja alguns alimentos que “escondem” açúcar:

Frutose

A maioria das pessoas tem uma ideia errada em relação às frutas. Por mais que sejam saudáveis e ricas em fibras e vitaminas, apresentam um alto nível de açúcar natural – a frutose. A especialista recomenda diminuir o consumo de frutas na rotina e, quando a pessoa sentir vontade de comer uma fruta, optar pelas com menos frutose – como abacaxi, kiwi ou abacate.

“Quando transformados em suco, os índices de frutose aumentam ainda mais. Comer uma laranja é bem diferente, por exemplo, de tomar um copo de suco da fruta. Quando você come, está consumindo as fibras e os nutrientes, mas, ao tomar um suco, você está consumindo apenas a frutose, que apesar de ser um açúcar natural, em excesso pode engordar e prejudicar a saúde”, esclarece.

Lactose

Por mais que seja um termo bastante conhecido, poucos sabem que a lactose nada mais é do que o açúcar encontrado no leite. Mesmo sendo rico em cálcio e vitaminas importantes para o crescimento na infância, o consumo em excesso, principalmente em adultos, pode ser responsável por doenças como o aumento no colesterol.

“É muito fácil se viciar em alimentos ricos em açúcar”, diz.

Açúcar nos vegetais

A maioria dos açúcares em vegetais são encontrados na cenoura, beterraba e tomate. Mesmo sendo alimentos com poucas calorias, que parecem inofensivos à saúde, é preciso ter cautela ao ingeri-los.

“Além de não serem opções indicadas para quem quer perder peso, diabéticos também devem se atentar. Alguns vegetais têm alto teor de açúcar que, quando convertido em glicose, aumenta os níveis de açúcar no corpo rapidamente”, salienta.

 

crédito de imagem: Pixabay/free images