Pular para o conteúdo

Novo exame detecta problemas de visão em bebês e crianças em poucos segundos

Novo exame detecta problemas de visão em bebês e crianças em poucos segundos
Crédito: Free Images/Pixabay

Hoje em dia, muitas escolas pedem um atestado de avaliação de visão para crianças no ato da matrícula. E quem tem filhos sabe que não é fácil realizar exames. E quando se trata da parte ocular, o desafio é maior, afinal, alguns ainda não estão na fase de pré-alfabetização. Logo, não sabem identificar as letras na hora do exame.
Você sabia que nos primeiros meses de vida já é possível fazer diagnósticos precoces e começar a tratar doenças em uma fase ainda inicial?
A empresa Hill-Rom, que participa esta semana da Feira Hospitalar 2019, em São Paulo, tem um aparelho que foi projetado para tornar a triagem visual mais fácil. O equipamento requer esforço mínimo e está transformando a triagem visual em crianças. Ele tira espécie de fotos dos olhinhos da criança em menos de três segundos.

O Spot Vision Screener é um dispositivo de mão portátil projetado para ajudar os usuários a detectar rapidamente e de forma precisa problemas de refração. Tem capacidade de fazer a triagem de forma simples, rápida e eficiente de doenças relacionadas à visão de pacientes a partir dos seis meses de idade até a vida adulta.

O método inovador é capaz de substituir o exame tradicional que faz a triagem solicitando ao paciente a identificação de letras e símbolos. A partir de um equipamento comparado a uma câmera digital, basta olhar para ele por alguns segundos e “tirar uma foto”; o resultado da triagem completa vem na sequência, sem depender de nenhuma participação do paciente.
O exame é capaz de identificar cinco tipos de refração e estrabismo. Entre eles, miopia, hipermetropia e astigmatismo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista.

Lembre-se de consultar um oftalmologista uma vez ao ano. É importante!

O aparelho que realiza o exame de visão em poucos segundos