Pular para o conteúdo

Cloud Computing: você está preparado para o futuro que já começou?

Cloud Computing: você está preparado para o futuro que já começou?

Alguns termos usados no mundo da tecnologia assustam. Parte deles é uma abstração completa para os menos envolvidos com o universo digital. Uma porção significativa, no entanto, é simples, mas precisa de mínima explicação para que seja compreendida por todos. É o caso da Cloud Computing.

A computação em nuvem é, de forma simples, a capacidade de armazenamento e processamento de dados compartilhada por vários computadores interligados por meio da internet. Se o conceito ainda parece complexo, vamos a um exemplo simples:

É como se você tivesse uma caneta que não está em suas mãos, e que você aciona quando precisa e usa o quanto precisa sem se preocupar com o limite de tinta nessa caneta. Essa caneta, no entanto, embora esteja disponível para você, ela não é apenas sua, o que reduz o tempo ocioso. Quando você não está escrevendo, outros acessam a caneta e a utilizam.

O Tech News acompanhou o Multicloud Summit, evento organizado pelo UOL DIVEO, que reuniu os principais nomes do mercado de TI para traçar um panorama do segmento de computação em nuvem.

Duas coisas ficaram evidentes, embora já as tivesse constatado aqui mesmo no blog: a mobilidade é cada vez mais uma obrigação para quem quer estar bem posicionado no mercado; o digital é um caminho sem volta e que vai afetar todos os setores em pouco tempo.

O vice-presidente de pesquisa do Gartner, Cassio Dreyfuss, vê na cloud computing uma oportunidade para os empresários brasileiros que estão tentando se reposicionar no mercado neste momento de crise.

“O desafio para as empresa brasileiras antigamente era ‘onde é que eu vou arrumar dinheiro para construir um data center pra mim?”. A nuvem transforma essa realidade de pagar pelo uso, não é preciso fazer esse investimento”, diz o executivo.

Para os empresários, esse e um desafio que deve ser enfrentado com criatividade e persistência, segundo os especialistas. Para o consumidor, as vantagens são inúmeras e completamente transformadoras.

No vídeo abaixo, você confere um bate-papo sobre como o cloud computing muda (e mudará ainda mais) a realidade de todos:

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: