Pular para o conteúdo

Ainda não definiu o seu candidato? Pergunte ao Google!

Reprodução
Ainda não definiu o seu candidato? Pergunte ao Google!

Se você ainda não se decidiu sobre os candidatos nos quais vai votar no próximo domingo, talvez tenha chegado a hora de ir mais a fundo na pesquisa. Com a base de dados pública do Tribunal Superior Eleitoral, o site Google Eleições 2018 mostra informações sobre os mais de 27 mil candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente. Esse pode ser um bom jeito de começar a pesquisar mais sobre os candidatos que estão disputando o seu voto.

Os dados estão reunidos na plataforma que permite filtros de buscas por gênero, estado, partido. O pulo do gato é, primeiro, a aplicação da talvez maior expertise do Google que é a indexação de informações no banco de dados do TSE, o que por si só já facilita a busca. Em segundo lugar, é a integração da plataforma com outros serviços do Google.

Você busca por um candidato à presidência e pode navegar para mais informações sobre ele consultando entrevistas que ele deu e que estejam no Google Notícias ou até mesmo no YouTube. É possível analisar o interesse pelos candidatos usando o Google Trends.

Outra forma de fazer com que mais informações sobre os candidatos cheguem até os eleitores é o “Painel do Conhecimento”. Talvez o nome lhe seja estranho, mas você sabe do que se trata: é aquele quadro informativo que aparece do lado direito da tela quando você faz uma busca no Google. Ali estarão reunidas as informações sobre candidatos a presidente, senador e deputado federal. E será possível saber, por exemplo, o histórico profissional e dados familiares dos postulantes aos cargos.

Esta, segundo o Google, é a primeira vez que o site de buscas se mobiliza de forma tão abrangente em uma eleição nacional. Eles, claro, estão acostumados a fornecer meios para que os internautas encontrem as informações, mas a magnitude da eleição brasileira chama atenção neste caso.

TSE

Para os que gostam de acompanhar a apuração das urnas, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou uma versão mais moderna do “Apuração 2014”, lançado para aquele pleito e que se tornou um fenômeno de downloads. Com a promessa de uma plataforma remodelada e mais poderosa, o TSE lançou para a Eleição 2018 o aplicativo Resultados.

Por meio do app será possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil. A ferramenta permite a visualização por meio de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos para cada candidato e com a indicação dos eleitos e dos que foram para o segundo turno. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: