Pular para o conteúdo

Google lança serviço de Arquivo Morto

Google lança serviço de Arquivo Morto

SERVIDORESCom foco em empresas, que muitas vezes precisam manter arquivados documentos e informações apenas por questões legais, o Google lançou o Cloud Storage Nearline. O serviço é uma especie de arquivo morto virtual, que permite manutenção de dados importantes e pouco utilizados, por um preço baixo.

Se por um lado existe a questão legal, que obriga o arquivamento de dados e informações sensíveis por alguns meses, há também a relevância do Big Data. As empresas coletam e armazenam dados para poder analisa-los e definir estratégias de mercado. É preciso lembrar que a quantidade de dados gerados é incrivelmente alta, o que implica também na dependência de uma alta capacidade de armazenamento.

Uma das vantagens apresentadas pelo Google é o fato de o Storage Nearline manter o “arquivo morto” online, enquanto serviços oferecidos pela concorrência, como o Amazon Glacier, por causa do custo, não aferecem essa facilidade. Arquivos online implicam em rapidez no acesso, o que pode contar muito para as empresas.

Comentários

comments

%d blogueiros gostam disto: