Pular para o conteúdo

[Resenha afetiva VII] Ascensão e queda dos dinossauros

[Resenha afetiva VII] Ascensão e queda dos dinossauros

Jovem paleontólogo norte-americano que despontou como destaque na área — tendo nomeado quinze novas espécies e coordenado inovadores estudos científicos e trabalhos de campo nos últimos anos —, Steve Brusatte conta neste livro a história completa, surpreendente e inédita dos dinossauros. Baseando-se em descobertas científicas mais recentes, reconstitui esse mundo perdido e esclarece as origens enigmáticas, a evolução espetacular, a diversidade impressionante, a extinção cataclísmica e o legado duradouro para nós.

O autor relembra passagens interessantes de suas viagens ao redor do mundo durante um dos períodos mais incríveis para a pesquisa sobre dinossauros — que ele chama de “era dourada” — e conta sobre as principais descobertas feitas por ele e seus colegas, como um tiranossauro primitivo do tamanho de um ser humano; carnívoros monstruosos ainda maiores que o T. rex; e o dinossauro chinês que possuía penas e rompeu paradigmas.

Brusatte acompanha a evolução dos dinossauros desde o início desfavorável como pequenas criaturas das sombras — beneficiários de uma extinção em massa causada por erupções vulcânicas no começo do período Triássico — até a variedade de espécies dominantes conhecidas por toda criança nos dias de hoje: T. rex, Triceratops, Brontosaurus e outros.

Hábil escritor e cientista, o autor recria o auge dos dinossauros durante o Jurássico e o Cretáceo, quando milhares de espécies se desenvolveram e quando também surgiram os primeiros dinossauros com asas e penas, ancestrais pré-históricos das aves atuais. A história continua até o fim do período Cretáceo, quando um asteroide ou cometa gigantesco atingiu o planeta e exterminou (quase) todas as espécies de dinossauros existentes, na mais extraordinária extinção em massa já registrada na Terra, que pode nos ensinar muito sobre o período da chamada “sexta extinção” que se aproxima.

Há 66 milhões de anos, as criaturas mais temidas da Terra pereceram. Hoje, seguem como um dos maiores mistérios do nosso planeta. Esta obra revela, como nunca antes, uma extraordinária saga de 200 milhões de anos. E não se engane, leitor: “Ascensão e queda dos dinossauros” é delicioso também e sobretudo para leigos, como exemplifica a paixão deste ignorante aqui pelo livro.