Pular para o conteúdo

AMÔNIA pode até matar

AMÔNIA pode até matar

 

 

O médico da seleção da Russia, Eduard Bezuglov, admitiu que jogadores inalaram amônia, mas nega doping.

Disse, tambem, que a substância não aparece na lista proibida da Agência Mundial Antidoping.

Mas, não é bem assim…Leia o que diz o médico Fernando Solera, especialista no controle antidopagem :

“[ AMÔNIA- AMONÍACO ]
Não consta na lista de Substâncias e Metodos Proibidos da WADA-AMA, também não é uma substância que está sendo monitorada pela FIFA, mas do ponto de vista SAÚDE DO JOGADOR é saudável oferecer tufos de algodão embebidos em amônia ?
“Trata-se de, simplesmente, de amoníaco, que você impregna em um pedaço de algodão e depois inala” – Eduard Bezuglov, Médico da Seleção Russa.
Mas não é tão simples assim você oferecer aos seus jogadores Amônia, a Literatura Médica descreve como graves os sintomas de intoxicação por inalação de amônia.
Embora a Amônia seja uma substância que está presente na atmosfera, é possível acontecer a intoxicação por Amônia se a pessoa for exposta a quantidades concentradas de Amônia, como no caso em questão.
Os sintomas da intoxicação são muito abrangentes, e pode inclusive acontecer risco de morte.
Os pulmões são os principais órgãos afetados, existem relatos de pessoas envenenadas onde a frequência cardíaca dispara, inquietação e até inconsciência nos casos mais graves.
Se inalado em quantidade considerável ou repetidamente a amônia pode intoxicar gravemente e resultar problemas respiratórios permanentes.
A Amônia em contato com as mucosas e a pele pode causar queimaduras químicas, aliás na esfera do Direito do Trabalhador, o assunto contaminação ou queimadura por Amônia é muito conhecido, resultando em grandes indenizações compatíveis com as sequelas deixadas naqueles que foram vítimas de problemas com a substância.
⚽ ÉTICA
⚽ SAÚDE
⚽ IGUALDADE
Uma substância entra para a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA-AMA quando desses três quesitos dois estiverem presentes.
AMÔNIA não é Ergogênica, portanto não fere o princípio da IGUALDADE na competição.
A SAÚDE, com certeza tem uma importante interferência, pode sim danificar a saúde daquele que inalam AMÔNIA repetidamente em concentração alta.
Agora uma pergunta, é ÉTICO se dar AMÔNIA para um jogador de futebol inalar com o pseudo objetivo de “simplesmente ganhar ânimo…” ?
Fernando A.Solera.
Médico.”

Comentários

comments